sábado, 28 de janeiro de 2017

Mãe boazinha, filhos folgados, adultos relaxados

Ana Maria Ribas Bernardelli - 20 jan, 2017

O que é mais mportante para uma mãe: manter a casa em ordem, ou deixar os filhos à vontade, sem disciplina, e sem ordem? A resposta adequada seria: manter a casa em ordem, e esperar que os filhos fiquem à vontade sob disciplina e ordem. Basta que eles sejam educados para isso.

O que é mais importante para uma mulher: um marido satisfeito, feliz, relaxado, à custa de cuecas jogadas pelo banheiro, e toalhas molhadas sobre a cama, ou um parceiro ordeiro e colaborativo? A resposta adequada seria: um marido feliz, satisfeito, ordeiro e colaborativo, que ajude a manter a casa longe do caos.

A verdade é que há situações que não se excluem, pelo contrário, se complementam.

Esse é um tema nada excludente. Filhos e maridos devem colaborar com a mínima ordem reinante sob pena de se tornarem abusivos fora do convívio familiar. Não há felicidade na desordem. Não pode haver tolerância com a desordem organizada sistematicamente como se a desordem fosse a ordem.

A criança que cresce sem envolvimento com a ordem, aprenderá a envolver-se com a desordem. O adulto que foi criança e não guardou o brinquedo que usou, terá grandes possibilidades de vir a ser pouco colaborativo, daquele tipo que levanta da mesa na casa da tia sem retirar e lavar o seu prato, ou sem arrumar a sua cama.

Não é de nenhum tratado filosófico que retirei essas conclusões; é da vida, da experiência, da análise prática.

Todas as crianças que são deixadas sem a disciplina da ordem criam uma desordem amplificada, depois de adultos. As casas que habitam são uma bagunça. As tarefas que deveriam ser resolvidas diariamente passam a ser desempenhadas em prazos dilatados por semanas, meses, e anos. A louça é lavada quando não há mais lugar sobre a pia e embaixo da pia. As roupas vão para a máquina, quando a última calcinha vai para o corpo. Tudo é abusivamente acumulado.

Não há regras que possam valer para quem foi criado sem regra alguma.

Há nos desordeiros domésticos uma forte tendência para se tornarem acumuladores, aqueles indivíduos que guardam todo tipo de lixo fora e dentro deles. Começam por não catalogar objetos que, sem lugar definido, se misturam sob as mais diversas categorias. Livros no chão fazem companhia a chinelos jogados, documentos espalhados, travesseiros abandonados pelo caminho. As mais diversas coisas e coisinhas cujo destino é incerto, somam-se às coisas maiores que se acumulam na superfície.

A Teoria do Caos prevê a grosso modo que, se uma casa for deixada limpa, arejada, arrumada, com todos os objetos em seus devidos lugares, basta um tempo relativamente curto para que o abandono se encarregue de instalar o caos.

O que quero dizer com isso? Quero dizer que todas as forças do Universo decaído trabalham a favor do caos.

Não é preciso que eu e você façamos coisa alguma para que o caos se instale. Basta que não o façamos.

Dentro de pouco tempo, a poeira fina se depositará sobre a superfície em camadas sedimentadas, as aranhas farão suas teias, o mofo se expandirá sobre as áreas que guardam algum vestígio de umidade e tudo- absolutamente tudo- entrará em processo de desintegração e morte.

A vida cobra a sua e a minha colaboração para que o universo se mantenha em cadência de ritmo, harmonia, e perfeita intencionalidade da ordem.

Algumas mães parecem ignorar essa necessidade e não colocam os seus filhos na cadeia da ordem. Preferem que eles se juntem à cadeia da desordem.

É a pior coisa que uma mãe pode fazer.

Mães muito “boazinhas” se tornam incubadoras de adultos porcalhões e relaxados. Mães muito “boazinhas”, inconscientemente, esperam que seus filhos as amem mais por isso, e, no devido tempo, cobrarão que esse “amor” lhes seja devolvido.

Mães “muito boazinhas” são um dilema existencial para carregar, mais tarde. Choramingam o tempo todo dizendo quão boas foram para os seus filhos, e exatamente por terem criado filhos irresponsáveis, bagunceiros e relaxados, não receberão de volta nem o amor, e nem a ordem minimamente necessária, que a última etapa de vida pede, para que se morra em paz.

Dia desses, fui testemunha de um fato bastante humano e convincente: Diante do quarto do menino que apresentava um cenário bagunçado, a mãe o mandou tomar banho, e enquanto ele tomava o banho, ela entrou no quarto e confiscou o Ipad.

Ao sair, o menino perguntou:

– Mãe você pegou o meu Ipad?

– Peguei. O Ipad só volta quando o seu quarto estiver tão organizado como você o recebeu pela manhã.”

Assim aconteceu por dois dias. Não foi preciso mais do que dois dias para que o hábito se instalasse.

Haveria três caminhos: fazer tudo pelo filho; repetir todos os dias a mesma cantilena, elevando a voz; exercer autoridade acompanhada do seqüestro de um privilégio ao qual ele se acostumara: o uso do Ipad.

Penso que ela fez uma ótima escolha.

Então, é isso: mães eduquem os seus filhos para a manutenção da ordem. É um benefício que fará grande diferença na vida adulta e é tão importante que até o ar, o céu, o sol, o mar, as árvores, as plantas, os rios, os peixes, os animais, os homens de boa vontade, a Terra, e o Universo agradecem.

Fonte: CONTI outra

33 comentários:

  1. https://osgriffins.blogspot.com.br/p/south-park.html

    http://lelivros.life/book/download-o-mundo-assombrado-pelos-demonios-a-ciencia-vista-como-uma-vela-no-escuro-carl-sagan-em-epub-mobi-e-pdf/

    ResponderExcluir
  2. empréstimo! empréstimo!! empréstimo!!!
    Você está procurando uma empresa de empréstimo privado respeitável e credenciada que ofereça empréstimos para oportunidades de vida. Oferecemos todos os tipos de empréstimos de forma muito rápida e fácil, empréstimos pessoais, empréstimos automotivos, empréstimos hipotecários, empréstimos estudantis, empréstimos comerciais, empréstimos de investimento, consolidação de dívidas e muito mais. Você foi rejeitado pelos bancos e outras instituições financeiras? Você precisa de um empréstimo de consolidação ou de uma hipoteca? Não olhe mais como se estivéssemos aqui para fazer de todos os seus problemas financeiros uma coisa do passado. Emprestamos fundos para indivíduos e empresas que precisam de assistência financeira a uma taxa de 2%. Nenhum número de segurança social exigido e nenhuma verificação de crédito necessária, 100% garantida. Quero usar esse meio para informá-lo de que oferecemos assistência confiável e de suporte e teremos prazer em oferecer-lhe um empréstimo.
    Em seguida, envie-nos um e-mail para: (amandaafredoloanloan42@gmail.com) para solicitar um empréstimo

    ResponderExcluir
  3. Tema muito importante. Crianças também se beneficiam de disciplina e ordem. Criar uma mentalidade de crescimento nas crianças é fundamental para um adulto bem sucedido. Vejam o texto que fala sobre isso: https://mentalidadedecrescimento.com.br/mindset-de-crescimento/

    ResponderExcluir
  4. A doença pelo HIV nos últimos 3 anos e com dores difíceis de comer e tosse são pesadelos, especialmente o primeiro ano. Nesta fase, o sistema imunológico está gravemente enfraquecido e o risco de contrair infecções oportunistas é muito maior. No entanto, nem todos com HIV continuarão desenvolvendo a AIDS. Quanto mais cedo você receber tratamento, melhor será o seu resultado. Comecei a tomar ARV para evitar a morte prematura, mas eu tinha fé em Deus que eu seria curado algum dia. Como patente do Hiv, recomendamos que você faça tratamentos antirretrovirais para reduzir nossa chance. de transmitir o vírus a outras pessoas, há algumas semanas atrás, procurei na internet se pudesse obter informações sobre o tratamento do Hiv com fitoterápicos. Na minha pesquisa, vi um testemunho de alguém que foi curado do Hiv. O nome dela era Achima Abelard e outra patente do vírus Herpes, Tasha Moore, também prestando testemunho sobre esse mesmo homem, chamado Dr. Itua Herbal Center. Fiquei emocionado com o depoimento e entrei em contato com ele por seu e-mail.drituaherbalcenter@gmail.com. Nós conversamos e ele me enviou um frasco de remédio herbal que eu bebi como ele me instruiu. Depois de beber, ele me pede para fazer um teste de que como eu terminei minha vida de sofrimento da patente do Hiv, estou curado e livre de Arv. Pills.I sou eternamente grato a ele Drituaherbalcenter.Aqui seu contato número 2348149277967 ... Ele me garante que ele pode curar a seguinte doença .. HIV, câncer, vírus do herpes, HPV, pilha, ereção fraca, doença de Lyme, epilepsia, glaucoma ., Tumor cerebral, psoríase, catarata, degeneração macular, doença cardiovascular, diarréia crônica, doença pulmonar. Próstata aumentada, osteoporose. Doença de Alzheimer,
    Demência. Câncer de bexiga, Autismo, Câncer colorretal, Câncer de mama, Câncer renal, Leucemia, Câncer de pulmão, doença Tay tach, Linfoma não Hodgkin, Câncer de pele, Lúpus, Câncer uterino, Câncer de próstata, Convulsões, Fibromialgia, ELA, Hepatite, DPOC, Parkinson Doença genética.Fibrodisplasia progressiva, Síndrome de toxicidade por fluoroquinolona, ​​acidente vascular cerebral, HPV, ereção fraca, inflamação inflamatória do fígado / rim, infertilidade masculina / feminina, doença intestinal, doença de Huntington, diabetes e fibróide.

    ResponderExcluir
  5. Very nice blog, Thanks for sharing great article.
    You are providing wonderful information, it is very useful to us.
    Keep posting like this informative articles.
    Thank you.

    From: Field Engineer
    Get to know about A firewall network security.

    ResponderExcluir
  6. Thanks for sharing a great article.
    You are providing wonderful information, it is very useful to us.
    Keep posting like this informative articles.
    Thank you.

    Get to know about 4movierulz

    ResponderExcluir
  7. LSM99 คาสิโนออนไลน์ หวยออนไลน์ ยอดนิยมอันดับ 1 ของไทย ให้บริการ แทงบอล บาคาร่า สล็อตออนไลน์ ตลอด 24 ชั่วโมง สมัครง่าย ฟรีเครดิตไม่ต้องฝาก LSM99 ทางเข้า

    ResponderExcluir
  8. Thanks for sharing a great article.
    You are providing wonderful information, it is very useful to us.
    Keep posting like this informative articles.
    Thank you.

    Get to know about yts

    ResponderExcluir
  9. Very nice blog, Thanks for sharing great article.
    You are providing wonderful information, it is very useful to us.
    Keep posting like this informative articles.
    Thank you.

    Get to know about yts.

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. I have been reading out many of your articles and it’s clever stuff. I will make sure to bookmark your blog. 메이저사이트

    ResponderExcluir
  12. But wanna comment on few general things, The website pattern is perfect, the content material is really fantastic 온라인경마

    ResponderExcluir
  13. I went over this internet site and I think you have a lot of great info , saved to favorites. 카지노

    ResponderExcluir
  14. You have remarked very interesting details ! Also visit my site: 토토사이트

    ResponderExcluir
  15. The international standard ISO 20000 defines parameters for determining an organization’s IT Service Management System’s effectiveness. The International Organization for Standardization (ISO) and the International Electrotechnical Commission (IEC) collaborated to create ISO/IEC 20000. This standard guarantees that IT services are delivered in line with customers’ and users’ needs. Visit ISO 20000 Certification

    ResponderExcluir
  16. Hi ,
    Thank you for Valuable information,
    Zazz is a leading iOS app development company in the United States Find the Best ios app developers that can transform your ideas into a reality. think what is the difference between zazz iOS Developer than other iOS App Developer companies. The app developer company is the ideal solution for all your app requirements. From ios applications to iphone apps, they can help you with any and all your app needs without any hassle

    ResponderExcluir
  17. This content creates a new hope and inspiration with in me. Thanks for sharing article like this.

    ResponderExcluir
  18. The information which you have provided is very helpful and precise.

    ResponderExcluir
  19. What a great article! I reaally love to read your blog, keep it up.

    ResponderExcluir
  20. I have read it, but the information is still less than mine, i am wanting to learn more

    ResponderExcluir


  21. I enjoy your writing style truly enjoying this web site.

    ResponderExcluir

  22. Hey there, You’ve done an incredible job. keep it up! Beautiful story you make

    ResponderExcluir

  23. Thank you for your explanation, very good content

    ResponderExcluir

  24. Thanks for your own effort on this web page.

    ResponderExcluir
  25. I was impressed by your writing. Your writing is impressive.

    ResponderExcluir
  26. That’s good articles also these teachers amazing, thanks for that quality articles.

    ResponderExcluir
  27. I am really happy to say it’s an interesting post to read.

    ResponderExcluir
  28. Thanks for sharing This is really inspiring and I love to read more about this.

    ResponderExcluir
  29. Your article is extremely attractive and interesting, hopefully more people will know and visit your blog.

    ResponderExcluir
  30. A debt of gratitude is in order for your knowledge for your fabulous posting.

    ResponderExcluir
  31. I really enjoyed reading it. This subject offered by you is very helpful and accurate.

    ResponderExcluir
  32. it's extremely cool blog. Connecting is exceptionally valuable thing.

    ResponderExcluir
  33. I finally found great post here. Thanks for the information. Please keep sharing more articles.

    ResponderExcluir

Verbratec© Desktop.