quinta-feira, 28 de maio de 2009

Mato Grosso - Projeto determina busca de crianças desaparecidas

Autor do projeto, o deputado Zé Carlos do Pátio ressalta que a demora no início das buscas pode facilitar a ação das redes de tráfico

A busca imediata de menores de 16 anos ou pessoa de qualquer idade, portadora de deficiência física, mental e/ou sensorial pode ser determinada por lei. Um projeto que define mudanças no texto original de busca por pessoas desaparecidas - uma vez que a lei hoje só considera uma pessoa desaparecida após 48 horas e as buscas só começam a partir deste momento - foi apresentado pelo deputado José Carlos do Pátio (PMDB).
Nas mudanças fica estabelecido que, logo que as autoridades policiais e órgãos de segurança pública receberem a notícia do desaparecimento destas pessoas terão que proceder a imediata busca e localização.
O parlamentar ressalta que hoje há um grande número de pessoas desaparecidas e não mais encontradas e que entre as causas apontadas está a demora na busca dificulta a solução do problema.
“Existe hoje no Estado uma orientação para que o início das buscas aconteça somente após o transcurso de 24 horas.O desaparecimento de crianças, adolescentes e pessoas com deficiência quase sempre independe de sua vontade, mesmo porque sua capacidade de discernimento é restrita. A criança ou adolescente, seja por uma questão social, ou legal, não dispõe de livre arbítrio para ausentar-se sem o devido conhecimento da sua família. A espera de 24 horas, para início das buscas facilita as redes de tráfico para adoção, exploração sexual ou mesmo comércio de órgãos”, enfatiza Zé Carlos do Pátio.

Mais informações:Secretaria de Comunicação da AL
3901-6283/ 6310

ANDRÉIA FONTES
Secretaria de Comunicação


Assembléia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Um comentário:

  1. Sou capitão da Polícia Militar de Santa Catarina, e estou elaborando um projeto para a criação de uma Força Tarefa onde a idéia é reunir policiais militares e civis e assistente social, exclusivamente dedicados diuturnamente para a área investigativa de crianças desaparecidas. Tenho 21 aos de carreira, muitos deles dedicado a área investigativa onde também possuo vários cursos na mesma área. Solicito sugestões e até possíveis projetos que já funcionam em algum estado, para formatação e adequação a nossa realidade. Obrigados e parabéns pelo trabalho prestado a esses familiares e para toda sociedade.

    Atenciosamente


    Cap Marcus: (48)84514000 / 32296245(PMSC)
    Email: marcus_dino@ig.com.br

    ResponderExcluir