quarta-feira, 1 de julho de 2009

Conselho Nacional de Educação aprova mudanças curriculares no ensino médio a partir de 2010

RIO - O Conselho Nacional de Educação (CNE) aprovou nesta terça-feira, em Brasília, por unanimidade, a proposta do Ministério da Educação (MEC) para mudar a grade curricular do ensino médio. A intenção é que a atual estrutura curricular - organizada em disciplinas fragmentadas - seja substituída pela organização dos conteúdos em quatro eixos: trabalho, ciência, tecnologia e cultura, a fim de promover um maior diálogo entre as disciplinas para que os conteúdos ensinados ganhem maior relação com o cotidiano e façam mais sentido para os alunos. Outra mudança a ser estimulada é a flexibilidade do currículo: 20% da grade curricular deve ser escolhida pelo aluno.
O texto também prevê o aumento da carga horária mínima do ensino médio - de 2,4 mil horas anuais para 3 mil - além do foco na leitura, que deve perpassar todos os campos do conhecimento. A proposta ainda estimula experiências que instiguem a participação social dos alunos, além do desenvolvimento de atividades culturais, esportivas e de preparação para o mundo do trabalho.
Pela proposta, a partir de 2010, o ministério financiará projetos de escolas públicas que privilegiem, entre outras mudanças, um currículo interdisciplinar e flexível para o ensino médio.



O Globo On Line

2 comentários:

  1. MEC dá o tiro de misericórdia na escola pública média
    http://ghiraldelli.wordpress.com

    ResponderExcluir
  2. MEC dá o tiro de misericórdia na escola pública média. Veja no blog http://ghiraldelli.wordpress.com

    ResponderExcluir