A AMB acaba de lançar, em solenidade no gabinete provisório da Presidência da República, em Brasília (DF), o Guia Comentado – Novas Regras para a Adoção, publicação que detalha as alterações promovidas pelo Senado Federal no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), especificamente no que se refere ao direito à convivência familiar e à adoção no País. O lançamento do guia ocorreu logo após a sanção, pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, da nova Lei da Adoção.
O vice-presidente de Assuntos da Infância e Juventude da AMB, Francisco Oliveira Neto, participou da cerimônia, representando a entidade, e abordou os principais aspectos tratados na publicação, que, na ocasião, foi distribuída a jornalistas e ainda será enviada aos 14 mil juízes associados. A versão eletrônica do documento pode ser acessada neste Portal.
Pela adoção consciente
Desde 2007, a AMB vem priorizando o debate nacional em torno do processo de adoção no País, tendo lançado naquele ano a campanha Mude um Destino, em favor das crianças e adolescentes que vivem em abrigos. Nessa primeira fase, o projeto buscou mostrar à sociedade brasileira a realidade dos cerca de 90 mil meninos e meninas que vivem em abrigos no Brasil.
A segunda etapa da campanha, lançada em maio de 2008, enfocou o tema da adoção consciente, feita por meio do Poder Judiciário. O objetivo da AMB era alertar a população para os riscos da chamada “adoção à brasileira”, que dispensa os procedimentos legais e acaba por trazer insegurança à criança e, também, aos pais adotivos.
Para o coordenador da campanha Mude um Destino, Francisco Oliveira Neto, que também é integrante do comitê gestor do Cadastro Nacional de Adoção, as novas regras para a adoção estabelecem garantias legais às crianças e adolescentes em situação de adoção e possibilitam uma maior agilidade a esse processo.
Mais informações sobre a campanha Mude um Destino estão disponíveis no site http://www.amb.com.br/mudeumdestino/.
Clique aqui para acessar o Guia Comentado – Novas Regras para a Adoção.
Fonte: Associação dos Magistrados Brasileiros
Esta postagem foi uma colaboração de nossa amiga Lenilde Cordeiro,bióloga (bacharel e licenciada), com Especialização em Educação Ambiental, Mestrado em Ciências da Nutrição e professora do IFPB, mãe adotiva e Vice-Presidente do Grupo de Estudos e Apoio à Adoção de João Pessoa (PB)
eu gostaria de adotar meunéto enão estou sabeno como faser pesso tua ajuda
ResponderExcluireu gostaria de saber com ter um adivogado para entra com adoção
Excluir