domingo, 13 de setembro de 2009

Conheça Tremembé 2, o presídio dos famosos

O presídio de Tremembé 2 (Penitenciária "Dr. José Augusto Salgado"), localizado na região do Vale do Paraíba, em São Paulo, é uma unidade diferenciada. Conhecida como a penitenciária dos detentos famosos, o local abriga presos por crimes de grande repercussão, e pessoas que pelo cargo ocupado não podem ser misturadas com presos comuns.
“Eles têm essa prisão especial para que não haja rejeição junto à população carcerária comum. É uma medida de segurança", explicou o coordenador de Execução Penal da regional de Taubaté da Defensoria Pública do Estado, Fabrício Quintanilha.
O pai da menina Isabella, Alexandre Nardoni, o médico Roger Abdelmassih, acusado de abusar sexualmente de mais de 60 ex-pacientes e os irmãos Cravinhos, condenados pela morte dos pais de Suzane Von Richtoffen, dividem a mesma penitenciária, que tem capacidade para 319 presos em regime fechado e no anexo semi-aberto.
“Esse tipo de preso não pode ser misturado com presos comuns. Eles poderiam ser linchados e até mortos”, disse o agente de segurança penitenciário Daniel Grandolfo, que já conheceu o presídio. “É uma cadeia bem tranquila. Não há facções e os presos têm excelente comportamento”.
As normas internas de disciplina e segurança são semelhantes às dos outros presídios do Estado. Mas a população carcerária é diferenciada. A maioria dos 366 presos de Tremembé 2 possui ensino médio e nível superior. São advogados, juízes, promotores, funcionários públicos que convivem em celas de baixa população e até podem trabalhar para diminuir a pena.
A cada três dias trabalhados, um é descontado com a remissão penal. Há serviços por escala na cozinha, lavanderia, rouparia, marcenaria, barbearia e manutenção do prédio. A unidade tem oficinas de corte, costura, reforma de carteiras escolares oferecidas pela Funap (entidade de auxílio aos presos) e duas oficinas de usinagem e montagem de torneiras.
Para o lazer, uma academia de ginástica construída pelos próprios presos, com canos de ferro e latas com cimento, além de uma campo de futebol. Os detentos também podem fazer cursos de inglês, música instrumental e informática básica e participar de cultos religiosos em um templo ecumênico.
A SAP (Secretaria da Administração Penitenciária) do Governo do Estado de São Paulo não pode fornecer mais detalhes sobre o funcionamento interno do presídio e a rotina dos detentos. De acordo com a assessoria da pasta, não revelar detalhes é uma estratégia de segurança.

17 comentários:

  1. so é um prezidio de luxo emquanto a mãe dos meninos esquartejados esta doente ,quaze sem comida vivendo de favores este mostro joão alechandre que esquartejou queimou sufocou os propios filhos por um amor come do bom é do melher enquanto farios pais de familia lutam pra sustentar seus filhos aqui fora ainda tem que sustentar estes mostros ai dentro francamente estou desepisionada com o nosso brasil ,tanta criança passando fome é eles comendo bife a role queijo etc para cadeira eletrica já pra estes que já comfeçaram seus crimes pra que julgamento quando eles se achan no direito de levar vidas de anjos é os demonios com tv computador ,tudo uma tremenda palhaçada ate ar condiçionado tem nesse prezidio ho direitos humanos do menor cade vcs que não ve a mordomia destes condenados de merda,mude essa lei caotiga já .

    ResponderExcluir
  2. oi ? o cazo nardone virou coqueluche pra impreza falada é escrita de todo o brasil,resultado otimo pelos jurados mas vcs esqueçeram dos irmãos esquartejados de ribeirão pires pelo pai é madrasta ,haaaaaa,talvez eram pobres a mãe no dia da morte dos filhos estava sendo despejada com 4 crianças onde a mais nova tinha 1 ano na época,jente vamos comentar mais sobre esses mostros ,a mãe dos meninos foi monitorizada 24 horas por uma aprezentadoura de tv pra dar audiençia pro programa dela ,pra dar ibope com a desgraça aleia,agora a mãe que aviam prometido mundos pe fundos mora fora de spcom depreção ,é sem condições pra contratar sequer um advogado pra ver os filhos serem ,vingados pelas lei,agora pergunto eu isso é serto ums com tanto ate promotor indo a missa a sim de rico pois numca vi um numa missa de pobre,infelismente tenho que lembrar um cantor filosofo, dizendo BRASIL,MOSTRE A SUA CARA.

    ResponderExcluir
  3. o luxo dos lixossssssssssssssssssssss,
    que vergonha de ser brasileiraaaaaaaaaaaaa.

    ResponderExcluir
  4. Pedrinho na sua opinião detento também é gente e da boa.
    Por isso estão lá dentro comendo as nossas custas e no luxo depois de tantos crimes.
    Merecem????????
    ABSURDO

    ResponderExcluir
  5. Qual é o luxo? As pessoas desconhecem totalmente a função das prisões e chamam isso de luxo? Esse é o exemplo, e todas as prisões deveriam ser da mesma forma... A única diferença aqui é que a verba pública é utilizada da maneira correta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente!!!!

      Excluir
    2. Cadeia não tem que ter luxo para bandido! Lá é local para ele pagar pelos seus pecados, pelos seus crimes. Bandido tem de ser vigiado 24h por dia e trabalhar enquanto cumpre sua pena! Bandido é um eterno DEVEDOR DO ESTADO e tem de PAGAR exemplarmente pelos seus crimes, sem exceção!!!

      Excluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Andrea, pelo que entendi a verba pública só é usada de maneira correta para osss criminosos de $$$$$$.
    Teriam que ficar em prisões iguais aos que não têm $$$$$$.
    Igualdade.
    Crime é crime de pobre ou de rico.
    Desse último então pior pq teve mais chances de não entrar nessa vida.
    Abaixo Tremembé!

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Também penso que crime é crime, e deve sim haver punição e igualdade, no entanto é inadmissível um exemplo recente que saiu na mídia, se recordo aproximadamente 300 presos dividindo uma cela, sem nenhuma condição de higiene, então Tremembé não deveria ser uma exceção, mas sim, a regra... Quanto ao ex promotor, ainda penso que "faltou algo", ou seja, que por algum motivo ele ser condenado interessou à alguém na época. A propósito, leia o livro: "Alegações finais, o caso do promotor de Atibaia". Mas esse é um outro assunto...

    ResponderExcluir
  10. Acredito que todas as pessoas no mundo, deveriam passar pela experiência de ter um ente querido preso, sendo ele inocente ou não, só assim poderiam avaliar que realmente o sistema carcerário não foi construido para punir e reintegrar o cidadão a sociedade, mas sim criar verdadeiros montros, que é o que temos presenciado, pois vivem em condições péssimas, sem atividade que propície a chance de se tornarem pessoas melhores, fácil é jugar, mas só passando por esta situação é que podemos avaliar e mudar conceitos, não existe possibilidade nenhuma de um ser humano transformar-se, após passar por um presídio e constatar que respeito e solidadriedade passam a ser artigo de luxo.
    Não tem como devolver a sociedade seres humanos melhores, se não tratarmos como tal e proporcionarmos condições de reintegração, ou seja, trabalho e estudo para os que estão ali para pagar uma dívida com a sociedade e não com a vida, com certeza os gastos serão bem menores que os prejuízos que a sociedade tem com reicidentes e as tragédias que causam para o cidadão comum, trabalhador e cumpridor de suas obrigações.
    Este presídio em questão não proporciona luxo, mas sim um modelo do que deveria ser todo o sistema penitenciário, talvez seja a oportunidade de diminuirmos ou exterminarmos a violência que é alvo de tantos estudos e não é atacada de forma direta e objetiva.

    ResponderExcluir
  11. A jurisprudência e a vida carceraria é bem diferente da narrada pela imprensa, a sociedade conhece um presidio pelo que se vê nas noticias, as comidas são as mesmas fornecidas nas escolas publicas,e cada preso constitui sua própria historia, existem mortes no judiciário em que os réus são absolvidos em juri o morto deixa de ser uma prova do crime e eles são absolvidos e muitos outros que nem se sabe o culpados ou não possui prova condenatória, pois no judiciário quando se testemunha um homicídio deve se segurar o réu até a chegada da policia para ser flagrante, se você não conseguir desarmar o réu e segurar ele, esquece nem adianta denunciar pois você corre o risco de ser a próxima vitima.Isso é veridico processo juri 16/02 forum de mauá já são 13 anos de impunidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nus vcs vim falar que la é Presidio di maraja , meu pai não ée nem um maraja i esta la , ele não ta vivendo nas custa di ngm minha familia com o maior sofrimento do mundo levamos as coisas i o que ele come la é o minimo que ele tem , por trabalha tantos anos é pagar seus impostos como todos vcs , la não tem nem um luxo nem um privilegio todos tem o mesmo sofrimento por uma predra que teve em sua ceminhada chamodo VIDA , so acho que todos tem que ter respeito Sem quere Deseja nada di ruin pra niguem mais na minha opnião so passando pela situação pra vcs si arepende di cada palavra , mais infelizmente não posso mudar o pensamento di ngm So acho que so quem pode julgar alguem é Deus .Desejo di coração que vcs nunca passe por o que a minha familia esta passando na vida , i que luxo nenhum paga a vida passa i eles todos la dentro sem poder ter um pingo di liberdade que mais ricos i marajas que vcs sentados no corto da sua casa com as suas familias no conforto do seu lar falando esse monte di merda . VOCêS SIM SÃO MARAJAS!

      Excluir
  12. A ai sim e presideo de maraja

    ResponderExcluir
  13. Nus vcs vim falar que la é Presidio di maraja , meu pai não ée nem um maraja i esta la , ele não ta vivendo nas custa di ngm minha familia com o maior sofrimento do mundo levamos as coisas i o que ele come la é o minimo que ele tem , por trabalha tantos anos é pagar seus impostos como todos vcs , la não tem nem um luxo nem um privilegio todos tem o mesmo sofrimento por uma predra que teve em sua ceminhada chamodo VIDA , so acho que todos tem que ter respeito Sem quere Deseja nada di ruin pra niguem mais na minha opnião so passando pela situação pra vcs si arepende di cada palavra , mais infelizmente não posso mudar o pensamento di ngm So acho que so quem pode julgar alguem é Deus .Desejo di coração que vcs nunca passe por o que a minha familia esta passando na vida , i que luxo nenhum paga a vida passa i eles todos la dentro sem poder ter um pingo di liberdade que mais ricos i marajas que vcs sentados no corto da sua casa com as suas familias no conforto do seu lar falando esse monte di merda . VOCêS SIM SÃO MARAJAS!

    ResponderExcluir
  14. Seu merda!!!! Vc e sua família só vão sentir oq é sofrimento de verdade quando um ente querido seu for preso num presídio de verdade!!!!!!
    Isso aí não é cadeia, é hotel de luxo!!!!!!!!!
    Na cadeia de verdade os funcionários tratam os visitantes como se fossem presos tbm. Temos que levar tudo em pote e bolsa transparente e mesmo assim eles reviram toda a comida que levamos, sem usar nenhum item de higiene como máscara e luva. As mulheres têm que ir com roupa masculina pra fazer a visita e chinelo de dedo. E somos tratadas como presidiárias tbm.
    Meu irmão fica numa cela minúscula com mais de 15 homens. O banheiro tem uma privada que nem tem descarga e uma ducha sem eletricidade. Eles não tem água a todo momento, quando ligam a água os caras tiram toda a roupa e já vão entrando no banho, não importa se tem alguém lá fazendo suas necessidades. Vão tudo entrando no banheiro e foda se. O banheiro não tem porta kk
    E a comida deles não pode ser chamada de comida. De manhã é pão puro e um copinho de café. No almoço uma comida que já encontraram caco de vidro, cabelo, pelo, metal e caramujo na salada... dentre outros objetos e insetos.
    E ele não tem curso de inglês, nem de música instrumental e nem informática básica. Não podemos levar nem uma revista para ele ler. Isso é cadeia, meu amigo. Seu pai não tá numa cadeia, tá num hotel de luxo muito melhor que muita casa de família brasileira. E por ele estar nesse “presídio” de presos famosos, tenho certeza que oq ele cometeu é MUITO MUITO MUITO PIOR do que oq o meu irmão fez!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir