notícias atuais sobre saúde, violência,justiça,cidadania,educação, cultura,direitos humanos,ecologia, variedades,comportamento
domingo, 13 de setembro de 2009
Esporão do calcâneo: você sabe o que é isso?
Por Laís Bittencourt de Moraes
Os pés, partes fundamentais para a sustentação corporal e para a locomoção, constituem estruturas complexas do corpo humano, formadas por diversos ossos, músculos, tendões e bursas. Além disso, os pés possuem formato anatômico, com um arqueamento na sola, o que favorece a distribuição do peso corporal, o equilíbrio e a deambulação (ato de caminhar ou correr).
Dentre os vários ossos que formam os pés, existe um chamado calcâneo. Ele está situado na região do calcanhar que, além de ser um dos principais pontos de apoio do corpo, é normalmente uma das primeiras áreas a tocar no solo durante uma caminhada ou corrida.
Se os calcanhares são expostos a impactos excessivos ou a peso em demasia (obesidade), ou ainda submetidos a maus-hábitos, como o de pisar de forma incorreta no solo, pode ser desencadeada uma formação óssea anormal chamada de esporão de calcâneo.
Trata-se essa patologia de uma deformidade determinada por uma calcificação, moldada por excrescências ósseas, que tem a forma semelhante a de uma espora de galo e localiza-se na base do osso calcâneo. É um quadro clínico relativamente comum nos atletas, mas, que pode ocorrer, também, em muitas pessoas que sequer praticam esportes.
Normalmente, os indivíduos que possuem esporão de calcâneo relatam dores na parte inferior do calcanhar, principalmente quando caminham muito ou quando ficam longos períodos em pé. Em alguns casos, essas pessoas relatam, ainda, que ao caminhar sentem-se como se estivessem pisando em uma bola de gude.
Não raro, as dores provocadas pelo esporão de calcâneo são bastante intensas. Há pessoas, contudo, em que essa patologia manifesta-se de modo indolor. Nessas situações, o organismo se adapta de tal modo à formação óssea anormal que o paciente nem chega a tomar conhecimento de sua existência.
É comum diagnosticar o esporão de calcâneo por meio de exame físico. Normalmente, quando o esporão está presente, a aplicação de uma pressão com o dedo do terapeuta no centro do calcanhar do paciente provoca dores e desconfortos que o revelam. Bem assim, para confirmar esse exame tátil, podem ser realizadas radiografias.
O tratamento para os pacientes acometidos pelo esporão de calcâneo deve ser realizado de acordo com a complexidade de cada caso. Em situações mais simples, para aqueles que se queixam de desconforto e dores leves, pode ser suficiente a prescrição, pelo médico, do uso de medicamentos, como anestésicos e antiinflamatórios. Além disso, o paciente deverá utilizar uma palmilha para amortecer a região do calcanhar e evitar traumas nessa região. Há, contudo, hipóteses mais graves, que podem exigir até mesmo intervenção cirúrgica.
Não menos importante, ademais, é o tratamento realizado pelo Fisioterapeuta. Deveras, no âmbito do tratamento fisioterapêutico, podem ser utilizados aparelhos de eletrotermoterapia, para combater a dor, o desconforto e a inflamação; bem como realizados exercícios terapêuticos no solo e na água (hidroterapia), e ainda aplicadas técnicas como a crioterapia (tratamento com o frio), o alongamento e o relaxamento muscular.
De todo modo, a pessoa deve ser tratada de forma global e não somente na parte atingida. É que o esporão de calcâneo não é causado apenas por desordens locais, mas pode decorrer, também, de alterações posturais provocadas por desequilíbrios musculares. A terapia manual, dessarte, é mais um dos instrumentos de que o Fisioterapeuta dispõe para recuperar o equilíbrio músculo-esquelético do paciente e, assim, ajudá-lo a enfrentar essa patologia.
Lais Bittencourt de Moraes *Fisioterapeuta. Crefito9/80247-F. Pós-graduada em Fisioterapia Ortopédica, Traumatológica e Reumatológica (UNOESTE-SP). Pós-graduada em Metodologia do Ensino Superior (UNIGRAN-MS). Formada em Aurículo e crânio-acupuntura. Formada no método Pilates. Pós-graduanda em Acupuntura (ABA-Associação Brasileira de Acupuntura).
Fonte: O Curumin
Acesse meu blog: http://www.ganheavidaclicando.co.cc
ResponderExcluirLembrando que prá esporão muito contraste (frio e quente)
Bom dia!
ResponderExcluirTenho 64 anos e há muitos anos atras eu tive esporão. Agora reapareceu, só que não doi no centro do calcanhar, mas no lado interno do pé direito, embaixo do calcanhar, e às vezes na volta toda posterior do calcanhar.
Quais as possíveis causas e tratamento?
Grata pela atenção.
Alice - amilhiolo@uol.com.br