sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Anorexia e bulimia: médico nutrólogo explica a diferença


A busca pelo emagrecimento a qualquer custo, agravada por um conjunto de fatores psicológicos, fisiológicos e sociais, pode desencadear as complexas síndromes que caracterizam os transtornos da conduta alimentar - entre as mais conhecidas estão anorexia e bulimia. É o que explica o médico nutrólogo Dr. José Alves Lara, da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN).
"É comum a anorexia ser confundida com bulimia. Entretanto, existem algumas diferenças entre os distúrbios", esclarece o médico nutrólogo. "Na anorexia o paciente tem preocupação excessiva em engordar, chegando à distorção real da autoimagem. Já na bulimia, o paciente come compulsivamente", completa. Para compensar a ingestão, o bulímico utiliza métodos purgativos como vômito autoinduzido, laxantes, diuréticos, atividade física excessiva e inibidores de apetite.
De acordo com o Dr. Lara, tanto a anorexia quanto a bulimia causam forte desequilíbrio entre as necessidades do corpo e a ingestão de nutrientes essenciais. "O ideal de magreza imposto pela mídia e pela sociedade gera tanta preocupação em se perder peso, que as pessoas acabam comendo de maneira errada", orienta.
Dados divulgados durante o XIII Congresso Brasileiro de Nutrologia revelaram que a anorexia tem o maior índice de mortalidade entre os transtornos psicológicos, geralmente levando à morte por ataque cardíaco, devido à falta de potássio ou sódio.
O Dr. Lara explica que o tratamento deve ser o acompanhado por médicos nutrólogos e psicólogos. A primeira etapa é restaurar o peso corpóreo normal, mostrando ao paciente o papel dos nutrientes no desenvolvimento físico e mental, para prevenir doenças e manter a saúde. "O tratamento pode incluir psicoterapia e uso de medicamento antidepressivo", conclui o médico.

Redação
eAgora.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário