quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Mundo de saúde para comunidade


A Unifor realiza até o próximo sábado, dia 24, atividades diversas e serviços para a comunidade

Uma tenda dedicada à saúde em que se pode buscar atendimentos em diversas áreas está disponível para os alunos da Universidade de Fortaleza (Unifor) e também para comunidade dentro das atividades do Mundo Unifor 2009, um evento que reúne, na universidade, atividades culturais, esportes, serviços de cidadania, saúde e mostras acadêmicas até o próximo sábado.
O cuidado com o corpo e com a saúde são a tônica dos serviços oferecidos nos diversos estandes da Tenda Saúde. Sob a coordenação de professores, os alunos da área da Saúde da Unifor estão colocando em prática os ensinamentos teóricos e também prestando um serviço cidadão à comunidade que, muitas vezes, não tem de forma fácil, viável e acessível, acesso aos serviços especializados.
Um dos exemplos das especialidades na Tenda Saúde do Mundo Unifor 2009 são os atendimentos da Fonoaudiologia. Lá, alunos e professores montaram uma cabina acústica onde realizam avaliação auditiva e fazem inspeção do meatoacústico, que é a primeira parte do ouvido. "Tudo isso é uma forma de prevenir perdas auditivas e também despertar as pessoas para a saúde do ouvido", explica a professora do Curso de Fonoaudiologia, Renata Almeida.
Aluna do 9º semestre de Fonoaudiologia, Mazé Alencar destaca que é uma oportunidade de colocar em prática o que estão estudando em sala de aula e também serve de alerta, principalmente os jovens que utilizam muitos equipamentos sonoros, como os MP3s, sobre a sua audição. "Fazendo essa avaliação, já encaminhamos duas pessoas para serem acompanhadas no Núcleo de Atenção Médica Integrada (Nami) da Universidade. Muitas vezes, as pessoas, principalmente os jovens, não percebem que existe perda nos níveis de audição", explica.
Outra atividade que chamou atenção de quem passava pelo local foi a realização do autoexame para prevenção do câncer de boca. Além de professores, alunos de Odontologia se revezavam no estande para orientar a prática do autoexame, que é desconhecido pela população. Níveis de glicose no sangue, pressão arterial, investigação de história familiar são outros serviços disponíveis na avaliação do risco cardiovascular. Para casar com isso, os alunos da Educação Física realizam avaliação física, em que pesam, medem as circunferências do corpo, o percentual de gordura, a capacidade de força nos membros superiores e a flexibilidade.
Quem estava com incômodo articular ou muscular experimentou técnicas de alongamento aplicadas na bola suíça como forma de alívio e reabilitação.

PAOLA VASCONCELOS
REPÓRTER



Nenhum comentário:

Postar um comentário