notícias atuais sobre saúde, violência,justiça,cidadania,educação, cultura,direitos humanos,ecologia, variedades,comportamento
sexta-feira, 23 de outubro de 2009
SP proíbe a venda de narguilé a menores de 18 anos
Governo ainda vai definir fiscalização e valor da multa
Justificativa é que cachimbo é prejudicial à saúde
A venda de narguilé aos menores de 18 anos está proibida em todo o estado de São Paulo desde esta quinta-feira (22). A lei considerou que fumar esse tipo de cachimbo de origem árabe é prejudicial à saúde.
O cachimbo de água - que também é objeto de decoração - virou febre entre os jovens nos últimos anos. Tradição nos países árabes, o narguilé agora também vem da China. Com tamanho que varia de 30 cm a mais de 1 metro de altura, tem modelo que imita até aquário. O preço pode chegar a R$ 40 mil.
Uma loja visitada pela reportagem e que vende 2 mil cachimbos por mês já adotava a proibição. O dono, Nizar Escandar, diz que é a favor da determinação, mas admite que vai perder faturamento.
“Como vendemos para outras lojas, poderá ter diminuição porque tem muitas pessoas que vendem para menores mesmo”, diz Escandar.
O governo tem 30 dias para regulamentar a lei, definir quem vai fiscalizar o comércio e estipular o valor da multa. O argumento para a proibição é preservar a saúde dos jovens.
Uma pesquisa da Organização Mundial da Saúde indica que quem fuma o narguilé por cerca de 30 minutos inala o equivalente a cem cigarros. Como também há queima do carvão, a liberação de substâncias tóxicas pode ser até maior.
Fonte: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário