sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Músicas antigas ganham nova vida com MP3


Se não fosse a internet, talvez você nunca conhecesse artistas e compositores do passado que marcam até hoje a cultura do nosso país. Ouça as músicas, leia as biografias e lembre-se: recordar é viver...

Pela internet a gente consegue viabilizar uma coletânea de músicas antigas. Tema para os saudosistas, aqueles que gostam de recordar canções que fizeram e fazem parte da cultura do nosso país. Músicas que de outra forma poderiam cair no esquecimento se não fosse a rede.
Recordar é viver. A web é quase uma máquina do tempo. De início, destaco logo a grande Chiquinha Gonzaga, a primeira mulher a se destacar na música popular brasileira.
Procurando, você consegue reviver uma das mais conhecidas marchas de Carnaval como “Ô Abre Alas”(1899) inspirada na cadência que os negros imprimiam à passeata carnavalesca, além de ser a primeira a reger orquestra no Brasil.
Confira grandes artistas como Ari Barroso, na divulgação da Bahia. É também compositor da “Aquarela do Brasil”(1939), uma verdadeira declaração de amor ao país, considerada praticamente um hino brasileiro.
Não posso deixar de mencionar o símbolo da alma brasileira, Carmem Miranda, que divulgou a imagem do Brasil nos Estados Unidos com seus trajes e faceirice.
Clara Nunes, alguém lembra? Famosa por canções calcadas em temas do candomblé, sua religião. E por sua indumentária, sempre de branco e com colares de origem africana.
Enfim, são muitos os artistas que contribuíram para a nossa história e cultura, impossível citar todos os grandes cantores e compositores.
Se hoje a gente entrar numa loja de CDs, dificilmente vamos encontrar as saudosas músicas que tanto sucesso fizeram no passado. Se não fosse a web, os imortais da nossa música estariam no esquecimento ainda mais.
A web resgata a possibilidade de termos oportunidade de conhecer e engrandecer a musicalidade de outrora como a polca, chorinho, samba canção…
Recuperar relíquias. Já imaginou ouvir e sonhar com músicas inesquecíveis, que fizeram parte das nossas vidas na época?
Uma boa dica é o Instituto Moreira Salles, contém acervo de cerca de cem mil músicas, além de literatura, artes plásticas, fotografia e cinema. Excelente para pesquisa e conhecimento.
O Vagalume é um site que o internauta só ouve a música e vê a letra. Minhas outras sugestões são o Kboing, BuscaMP3 e o Cliquemusic.
Faça uma boa viagem no tempo.
Acompanhe o Webinsider no Twitter.

Sobre o autor:
Marcia Castro (mmc.39@hotmail.com) é profissional de turismo e professora.

Publicado em 04/12/2009


Nenhum comentário:

Postar um comentário