domingo, 21 de março de 2010

Atibaia, SP: Tio estupra sobrinho adolescente em alojamento


Um crime absurdo chocou famílias que ocupam o alojamento montado na EMEF Walter Engrácia de Oliveira

O desocupado Vagner da Silva, de 38 anos, violentou o próprio sobrinho, um estudante de 14 anos. Vagner vive maritalmente com a tia do adolescente há mais de uma década. O crime aconteceu na sala que Vagner ocupava e foi presenciado por uma testemunha que desconfiou do barulho no local e olhou por cima da divisória. Antes de ser autuado em flagrante, Vagner levou uma surra de moradores do local. O menino foi encaminhado ao PS da Santa Casa para exames e depois levado ao IML de Bragança Paulista. Vagner também passou pelo pronto socorro e está na cadeia de Piracaia. O crime de estupro de vulnerável, cometido contra crianças até os 14 anos, prevê pena de reclusão de 8 a 15 anos.
De acordo com os registros da polícia, por volta das 16 horas de quinta-feira (18), Vagner chamou o garoto para ir até seu box, que fica na quadra da escola municipal em Caetetuba. Sem desconfiar, o adolescente acompanhou o tio. Em depoimento à polícia, o menor disse que logo que ambos entraram no local, seu tio o agarrou pela camisa, abaixou sua bermuda e fez com que o adolescente deitasse sobre ele.
Com o ato sexual parcialmente consumado, o garoto conseguiu se soltar. O barulho chamou a atenção da moradora do box vizinho que subiu em um beliche e viu a cena grotesca relatada pelo adolescente. De imediato, a testemunha chamou a mãe do garoto que, ao chegar na porta, ainda pode ver Vagner com as calças arriadas e o órgão sexual à mostra. O adolescente, de cabeça baixa, caminhou para fora do alojamento.
Seguranças que trabalham no local retiram Vagner do box e ele acabou agredido por outros moradores. Vagner foi levado ao PS da Santa Casa por uma ambulância da Prefeitura e na sequência, preso dentro do próprio hospital.
Os alojamentos são de responsabilidade da Prefeitura de Atibaia. No local foram instalados 36 boxes, que ficam na quadra coberta da escola e que receberam famílias vítimas das enchentes ocorridas entre dezembro do ano passado e fevereiro deste ano.

Veja a nota oficial da Prefeitura sobre o episódio:

Diante dos fatos ocorridos na última quinta-feira, dia 18, onde um menor de 14 anos, morador do alojamento Walter Engrácia de Oliveira, no bairro Caetetuba, foi vítima de violência sexual por pessoa de sua própria família (tio), a Prefeitura lamenta o ocorrido e, sensibilizada com a situação do menor, esclarece que sempre tomou as providências para evitar que fatos como estes ocorressem. Seguem as medidas adotadas:
- Desde o primeiro dia que o alojamento foi montado, um funcionário foi designado como administrador do local e foi contratada uma empresa de segurança para garantir a ordem;
- Esclarecemos que o alojamento é composto de espaços delimitados por divisórias (boxes) para garantir o direito à privacidade às famílias, sendo que o fato (violência sexual) ocorreu dentro de um desses espaços;
- No momento em que o vizinho do “box” identificou o possível ato ilícito, chamou o segurança, que atuou imediatamente e contatou a Secretaria de Ação e Desenvolvimento Social, que tomou as providências necessárias;
- A Prefeitura, por meio da assistente jurídica da SADS, Dra Patricia Borghi, esteve na delegacia, acompanhando o flagrante e prestando apoio necessário à vítima e sua família. O autor foi preso e conduzido à cadeia de Piracaia.
- A secretária da SADS, Prof. Gina Piniano, designou uma psicóloga e uma assistente social para total atenção à vítima e sua família, que continuam morando no alojamento;
- Já estão iniciadas as obras do alojamento provisório no Campo Santa Clara, para garantir às famílias que hoje estão nos abrigos dentro dos ginásios, maior conforto e uma situação de menos conflito, enquanto aguardam as obras de casas definitivas;
- É importante dizer que as casas (habitações insalubres) das famílias envolvidas no caso foram destruídas pelas águas das enchentes.

Fonte: Atibaia News (www.atibaianews.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário