quarta-feira, 24 de março de 2010

Depoimento Perita Rosangela Monteiro


Argüida pelo juiz, a perita afirma que teve contato com o caso por dever de ofício, esclarece que após a ida dos peritos ao local do crime, o perito que tinha se dirigido para lá pode verificar que seria necessários exames com reagentes, chamou a atenção manchas na soleira de fora para dentro do apto que indicavam que a vítima já havia chegado ferida.
No dia 02 de abril , no período noturno foram feitos os exames com reagentes, visto que é necessário que seja feito no escuro.
O juiz questionou o que havia sido identificado, ela respondeu que manchas de sangue tinham sido parcialmente removidas.
A perita responde ao juiz que foi um dos locais de crime mais preservados que ela viu em todos os anos de trabalho dela.
O Juiz pergunta quais os materiais foram analisados e a mesma afirma que sangue na tela , na fralda ( em processo de lavagem no balde) e no veículo.
Detalhando sobre os trabalhos executados , ela afirma que utilizou Blue Star e luminol para detectar sangue e o hexagon em combinação com o Blue Star para comprovação de sangue humano , nesse instante ela relata que o Blue Star apresenta sinal positivo para sangue e com a aplicação do Hexagon obtém-se a confirmação de se tratar de sangue e especificamente humano .
O hexagon define com exatidão se se trata de sangue humano ou não.
Foram analisados outros materiais assim como a tela , a faca e a tesoura que continha um fiapo , o sangue encontrado na tela era de Isabella.
Na faca a na tesoura , foram feitos exames com luzes forenses para detectar impressões digitais assim como em todo o apartamento.
Argüida pela promotoria ,ela vai detalhando sua experiência profissional tendo ela mais de 30 anos de perícia criminal , especialista em criminalística, formação acadêmica em psicologia, genética, psicofarmacos , inúmeros cursos de especialização na polícia,
Formada em arqueologia forense , 2 publicações , foi presidente da Associação de peritos criminais e organizadora dos 2 últimos congressos internacionais .

( Nesse momento os jurados demonstram estar impressionados e o Sr Nardoni na platéia segura nas mãos da Cristiane)

O promotor a questiona se ela tem experiência na utilização dos reagentes mencionados por ela , ao que ela responde que praticamente ela é a única pessoa apta entre os peritos brasileiros a utilizar esses reagentes, assessorando inclusive a perícia de outros estados.
Ela especifica que é necessário ter experiência e “treinamento “ para essa utilização em locais de crimes .

Cembranelli questiona se o fabricante dos reagentes passam instruções e a mesma responde que sempre vem profissionais do exterior para darem o treinamento.

O promotor pergunta então se há na equipe da defesa alguém que possua esse treinamento o que ela prontamente responde que não, nenhum perito da tribuna da defesa possui treinamento para tal.
Ela acrescenta que o produto não é encontrado facilmente, sendo o mesmo cancerígeno e perigoso de ser manipulado.
Ela demonstra na maquete os locais aonde foram encontrados sangue , sendo eles próximo da porta, corredor próximo a mesa de jantar , próximo sofá em maior quantidade , 2 a 3 no corredor para os quartos , no dormitório dos irmãos.
As gotas não estavam íntegras , diante disso foi aplicado o reagente . O desenho das manchas indicam uma sequência e direção em que as gotas foram caindo , foi verificado que houve tentativa de remoção .

Cembranelli questiona sobre as manchas de sangue encontradas no corredor do apto:
-Deram positivas para sangue? SIM
-Eram humanos? SIM
-O DNA indicava que o sangue era de Isabella?: SIM

Questionada pelo promotor sobre o carro , ela afirma que as manchas não eram visíveis a olho nu por causa da cor do carpete e estofado do veiculo, dessa forma foi utilizado o Blue Star + Hexagon .
Foram detectadas três manchas no banco parte posterior do motorista , no assoalho e na lateral esquerda da cadeirinha do bebê.O DNA foi positivo para Isabella .

Cembranelli leu então uma parte dos laudos e pergunta o que é mancha estática ?
Ela responde que se é uma mancha estática a gota cai , adere na superfície , exemplificou como um conta gotas, que se pingar a gota fica de forma arredondada, essa seria a estática , em caso de movimentos a gota tem formato mais alongado.
As gotas do corredor , tinham um suporte de no mínimo 1,25 portanto inviabiliza qqer possibilidade de terem caído da vítima estando ela de pé ou caminhando.

O promotor argüiu se o livro do Dr Luiz Carvalho ( perito que testemunhou ontem) foi utilizado como base para chegar nessa conclusão e ela afirma que sim.

Podval protesta mas o juiz mandou que ela prosseguisse .

Promotor pergunta se foi desconsiderada a porta de vedação e ela responde que não , visto que consta nos laudos .
Ela atesta que as duas entradas do prédio necessitavam de acionamento para abertura pelo porteiro e que os muros que circundavam o London eram altos e com altura de 2 a 4 metros.
A perita explica sobre impressões digito papilares e que é muito difícil impressões perfeitas.
Ela esclarece que os exames com reagentes podem ser feitos com meses ou até 10 anos após a ocorrência com precisão e que nesse caso o local estava perfeitamente preservado.
Foi encontrado no apartamento ao lado tintas e uma camiseta com mancha de sangue antiga e foi levado e confirmado , sangue, sangue humano e antigo.


Um comentário:

  1. Nesse momento, diante de todo o terror desse caso, que deixa qualquer pessoa indignada, agradeço muito aos profissionais que realmente se dedicam a "ouvir" e "gritar" para todos, o que Isabela não pôde falar.
    Sinto orgulho por cada policial - sem um trabalho inicial excelente, não seria possível chegar-se a uma conclusão real, pelos peritos - em especial pela Dr.Rosangela que mostrou que no nosso país também existem profissionais qualificados e sérios - pelos delegados que atuaram brilhantemente no caso, pelo promotor - que defende a nossa sociedade com garra, com firmeza, dedicação e competencia, por seus seus auxiliares e todas as pessoas se colocaram a serviço, não da acusação - que é mera consequencia de todo esse trabalho, mas da verdade.
    A todos e a cada um em especial, o meu sincero muito obrigada! Que Deus os abençoe e os recompense pelo seu comprometimento com a justiça, neste caso e em tantos outros, que se apresentam no seu difícil dia a dia.
    Que venha do sangue de cada vítima inocente, do sofrimento de cada mãe, das lágrimas de todos aqueles que choram a força para prosseguirem sempre nessa luta.
    Mais uma vez agradeço,
    Giselle Gil

    ResponderExcluir