terça-feira, 8 de junho de 2010

Unicef lança campanha para proteger crianças na África do Sul


Campanha "Cartão Vermelho" quer proteger menores durante o mundial de futebol

da Rádio ONU em Nova Iorque
Carlos Araújo

O escritório do Fundo da ONU para a Infância, Unicef, na África do Sul, anunciou a criação de uma parceria com uma popular plataforma de relacionamento social na internet, a Mxit, para falar directamente com crianças e jovens sobre a questão crucial de exploração infantil. O site é usado por milhões de jovens sul-africanos com menos de 18 anos.
A agência das Nações Unidas está trabalhando com o governo da África do Sul devido as crescentes preocupações sobre a segurança de crianças durante o mundial de futebol que o país acolhe a partir de 11 de Junho. Informações sobre tráfico de crianças, trabalho infantil e sugestões sobre protecção, incluindo números úteis de telefone, estarão contidas num Cartão Vermelho.
As pessoas que usam o Mxit poderão adicionar esses números à sua lista de contactos e ter acesso a informação vital sobre segurança caso necessitem de ajuda urgente. A representante do Unicef na nação da África Austral, Aida Girma, descreveu a parceria de inovadora, ao utilizar novas tecnologias de comunicação para capacitar os jovens a se protegerem.
A campanha visa proteger crianças e jovens, quando caminham da escola para casa, deslocam-se aos estádios para ver jogos de futebol ou quando usam a internet. Segundo o Unicef, todos os anos dezenas de milhares de crianças na África do Sul e outras regiões do mundo são exploradas através de trabalho infantil, tráfico ou pornografia e prostituição.


Nenhum comentário:

Postar um comentário