sexta-feira, 9 de julho de 2010

Divórcio mais rápido e com menos burocracia


Emenda constitucional aprovada nesta quarta-feira torna o processo mais simples. Conforme comprovado por pesquisa norte-americana, as crianças podem sofrer mais com as brigas do que com a separação dos pais
Um processo sempre difícil, o divórcio deve ser facilitado – pelo menos no que diz respeito à burocracia. Nesta quarta (7 de julho), o Senado aprovou uma emenda constitucional que modifica a maneira de um casal obter a separação. Se antes era necessário descobrir o culpado, hoje essa discussão não será mais necessária: tanto o marido quanto a mulher poderão pedir a separação sem precisar declarar os motivos para isso. Outra mudança que se dá é o fato de que o casal não precisa mais passar por um período de separação litigiosa antes de conseguir o divórcio.
A emenda ainda precisa ser aprovada pelo presidente Lula para se ter validade. Mas, como diz Rodrigo da Cunha Pereira, presidente nacional do IBDFM (Instituto Brasileiro de Direito de Família), já é uma evolução no direito das famílias. A medida visa facilitar o processo e pode até mesmo ajudar na relação com os filhos. “É claro que o divórcio é um momento difícil. Mas é pior para uma criança presenciar as brigas dos pais do que vê-los separados”, diz. Como comprovou uma pesquisa desenvolvida pela Universidade de New Jersey, Estados Unidos, realizada com 7 mil casais. De acordo com os pesquisadores, as crianças que cresceram em uma casa com conflitos familiares se saíram melhor em seus relacionamentos na vida adulta nos casos em que os pais se divorciaram. Para chegar a essa conclusão, o grupo de pesquisadores avaliou as famílias inicialmente em 1987 e, depois, entre 2001 e 2002, quando os filhos já eram adultos.


Confira:
3 passos para ser uma madrasta mais feliz



Crescer

Nenhum comentário:

Postar um comentário