segunda-feira, 30 de agosto de 2010

III Encontro Internacional Contra o Trabalho Infantil



Encontro começa na quarta com debate sobre trabalho infantil na América Latina

Erradicar o Trabalho Infantil é um compromisso de todos.Segundo dados da Organização Internacional do Trabalho, 153 milhões de crianças, entre 5 e 17 anos, estão envolvidas com o trabalho infantil. Dessas, 53 milhões em situação de risco. Essa realidade viola a Declaração Universal dos Direitos da Criança, que garante a toda criança o direito de estar protegida à exploração no trabalho.
O desejo de acabar com esse problema que atinge nossas crianças passa pela necessidade do envolvimento não apenas dos governos e organizações internacionais, mas também de toda a população mundial. Tornar essa causa um compromisso de todos é o objetivo do III Encontro Internacional contra o Trabalho Infantil.
Durante 61 dias, de 1º de setembro a 31 de outubro, por meio de vídeos e mesas redondas online com especialistas, chats e fóruns, cada participante terá a oportunidade de debater e compartilhar seu conhecimento e suas experiências sobre a temática do evento. E assim, contribuir com a construção de uma rede mundial no combate ao trabalho infantil

Situação do Trabalho Infantil no Século XXIOtrabalho infantil é uma das violações mais comuns aos direitos de crianças e adolescentes hoje. Apesar da mobilização em torno do combate à prática ter aumentado nos últimos anos, dados recentes da OIT (Organização Internacional do Trabalho) comprovam que mais de 200 milhões de crianças e adolescentes ainda estão envolvidos com o trabalho em todo o mundo. E, pior, cerca de 50% desse total está submetido às piores formas da prática, como práticas análogas à escravidão e exploração sexual comercial.
Como definir o que é trabalho infantil e por que a prática persiste? Que tipo é mais comum na América Latina e que fatores influenciam sua incidência? Esses e outros questionamentos serão o tema dos debates do primeiro bloco do Encontro, que abordará a Situação do Trabalho Infantil no Século XXI.
Confira o programa com todos os temas aqui .

prómenino

Fundação Telefônica

Nenhum comentário:

Postar um comentário