quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Mulheres que amamentam seus bebês não dormem menos que aquelas que dão mamadeira, mostra pesquisa


NOVA YORK - Mães que acabaram de dar à luz seus bebês e estão amamentando não dormem menos do que aquelas que dão mamadeira aos filhos, mostra um novo estudo da Universidade de West Virginia, nos Estados Unidos. Segundo a pesquisa, as que dão o seio aos recém-nascidos dormem o suficiente à noite e sentem-se menos cansadas durante o dia do que aquelas que não amamentam ou os bebês não estão exlcusivamente no peito.
- Apesar dos benefícios da amamentação serem indiscutíveis, as preocupações das mães sobre como a amamentação afeta o sono são pertinentes - explica o pesquisador e pediatra Hawley E. Montgomery-Downs, da Universidade de West Virginia University. - Mais informações devem ser dadas para ajudar as mães a tomarem decisões sobre que método usar. Elas devem, principalmente, saber que dar mamadeira não vai melhorar o sono delas.
Neste estudo, 80 mães com bebês recém-nascidos tiveram seus sonos monitorados de dia e de noite durante 10 semanas, duas semanas após o nascimento. Os pesquisadores mediram o tempo de sono total, o tempo em que ficaram acordadas durante a noite, a qualidade do sono, o cansaço e as dormidas durante o dia. Os resultados não apresentaram diferenças no total de horas dormidas à noite entre as que amamentavam versus as que davam mamadeira ou combinavam os dois métodos (leite artificial mais leite materno). Também não houve diferença quanto ao cansaço e as horas dormidas durante o dia. Os pesquisadores disseram que as mães que amamentavam acordaram com maior frequência à noite mas voltaram a dormir rapidamente e não registraram esses intervalos.
"As possíveis explicações para isso é que elas não se expuseram a ambientes com muita luz ou a alguma atividade física em comparação com aquelas que tiveram que levantar para preparar a fórmula", escreveram os autores da pesquisa.


Um comentário:

  1. Dê ao seu filho o que há de melhor. Amamente!
    Quando uma mulher fica grávida, ela e todos que estão à sua volta devem se preparar pra oferecer o que há de melhor para o bebê: o leite materno.
    É muito importante, tanto para o bebê como para a mãe, amamentar até os dois anos de idade ou mais. O leite materno é o únio alimento que o bebê precisa, até os seis meses. Só depois se deve começar a variar a alimentação.
    Acontece que nem todas as mães sabem de todos os benefícios e deixam de amamentar mais cedo. Você pode ajudar nessa campanha divulgando materias e informações.
    Caso se interesse pelo tema, entre em contato com comunicacao@saude.gov.br e participe!


    Atenciosamente,

    Ministério da Saúde

    ResponderExcluir