sexta-feira, 22 de julho de 2011

Americano cria arte em 3D nas ruas de todo o mundo

O artista americano Kurt Wenner trabalha há 30 anos criando ilusões de ótica em calçadas de todo o mundo. A partir de um determinado ponto de vista, o espectador tem a ideia de profundidade e de três dimensões. É o que acontece na obra acima (‘Tapete Mágico’), criada nas ruas de Bettona, Itália, em 2009.


Com experiência na Nasa e a ajuda da geometria, o artista americano Kurt Wenner especializou-se em criar ilusões de ótica nas calçadas de dezenas de cidades do mundo.

Agora, esse trabalho está sendo compilado no livro Asphalt Renaissance, que será lançado em 2 de agosto.


Antes de se dedicar à pintura, ele trabalhou dois anos na Nasa, criando simulações de paisagens extraterrestres, o que lhe rendeu ensinamentos sobre perspectivas e proporções antes de os computadores dominarem esse ofício. “Fui o último (funcionário da agência) a ser treinado em pinturas. De certa forma, é uma arte perdida.” Acima, a obra ‘Dies Irae’ (Dia da Ira), de 2005, em Mantua, Itália.

O interesse pela arte de rua surgiu há quase 30 anos, quando o artista começou a desenhar em calçadas de Roma, Itália, na tentativa de obter sustento.

"Eu observava os tetos barrocos, muitos deles com trabalhos de perspectiva", disse por telefone à BBC Brasil. "Comecei a experimentar nas ruas."



Entre a concepção de uma obra e sua finalização, Wenner diz levar cerca de três semanas. Hoje ele trabalha fazendo pinturas sob encomenda, em cidades tão distintas como Istambul, na Turquia, e Osaka, no Japão. Diz já ter recebido propostas do Brasil, mas nenhuma se concretizou até agora. A obra acima foi feita para o Greenpeace, em 2010, para marcar a realização de um abaixo-assinado contra a agricultura transgênica.

O uso da perspectiva já era aplicado na arte europeia para dar a ilusão de figuras flutuantes nos afrescos pintados nos tetos barrocos. Wenner usou noções de geometria para criar ilusões que, vistas a partir de um determinado ponto, dão a impressão de três dimensões na arte de rua.

Os cálculos são feitos sem computadores. Wenner usa régua, compasso e pedaços de barbante colados no chão para definir como será a visão da sua obra a partir de determinados pontos de vista.

BBC Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário