notícias atuais sobre saúde, violência,justiça,cidadania,educação, cultura,direitos humanos,ecologia, variedades,comportamento
segunda-feira, 11 de julho de 2011
Cirurgião espanhol realiza transplante inédito de duas pernas
Transplante seria indicado para pessoas que perderam os membros na altura das coxas e não podem usar próteses
Cirurgião espanhol realiza transplante inédito de duas pernasTransplante seria indicado para pessoas que perderam os membros na altura das coxas e não podem usar próteses
O médico espanhol Pedro Cavadas conduziu um transplante duplo de pernas, apresentado pelas autoridades como o primeiro com estas características realizado no mundo. Segundo um comunicado oficial, a cirurgia começou na noite de ontem e terminou na manhã de hoje.
A Secretaria Regional de Saúde de Valência garantiu a confidencialidade do doador e do paciente para não falar sobre as pessoas envolvidas na operação e informou que será necessário esperar mais dois dias para conhecer maiores detalhes. A ministra da Saúde espanhola Leire Pajín falou por telefone com o cirurgião e transmitiu seus parabéns pelo sucesso da intervenção.
— Essa operação abre uma porta de esperança para outros pacientes que sofrem do mesmo tipo de amputação — disse a ministra espanhola.
De acordo com o o diretor da Organização Nacional de Transplantes (ONT) espanhola Rafael Matesanz, o procedimento não havia sido realizado em nenhum lugar do mundo. Ele afirmou ainda que que seu organismo autorizou esta operação em maio do ano passado.
— As indicações deste tipo de cirurgia são muito raras. É quando a amputação foi numa parte tão alta que não cabe colocar uma prótese e o paciente está condenado a ficar numa cadeira de rodas — acrescentou Matesanz, explicando que quando um paciente perde uma perna ou a amputação acontece abaixo do joelho, é mais recomendável recorrer à prótese.
Matesanz acrescentou que foi muito complicado encontrar um doador adequado, já que seria necessário cumprir uma série de requisitos como idade compatível entre receptor e doador e compatibilidade de grupos sanguíneos.
No dia 16 de novembro passado, o Ministério da Saúde do país anunciou ter autorizado este duplo transplante de pernas para um paciente que sofreu um traumatismo à altura da coxa em um acidente.
O médico encarregado da operação, Pedro Cavadas, é conhecido por realizar vários transplantes diferenciados. Em outubro de 2008, fez o primeiro transplante duplo de braços na Espanha e o segundo no mundo, enquanto que, em agosto de 2009, realizou o primeiro transplante de rosto em território espanhol e o primeiro do mundo, que incluiu a mandíbula e a língua.
AFP
Zero Hora
Nenhum comentário:
Postar um comentário