sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

China aprova lei que obriga filhos a visitarem mais os pais idosos


Quem não cumprir a lei pode ser processado pela família

BENJING — A partir desta sexta-feira, visitar os mais velhos será uma lei, pelo menos na China. O governo aprovou uma emenda que altera a lei nacional sobre o trato com os idosos para exigir que filhos adultos visitem seus pais com mais frequência. De acordo com a mídia estatal, a nova cláusula permitirá que idosos processem seus filhos caso se sintam negligenciados. O texto, no entanto, não especifica com que frequência as visitas devem ocorrer.

A medida foi adotada diante do alto número de relatórios que reportam o abandono de pais mais velhos por seus filhos. No início de dezembro, a mídia relatou o caso de uma mulher de 90 anos que foi forçada pelo próprio filho a viver em um chiqueiro durante dois anos, na próspera província de Jiangsu.

A expansão da população idosa da China é fruto do aumento da expectativa de vida - de 41 anos para 73 anos, ao longo de cinco décadas - e por uma política de planejamento familiar que limita a maioria das famílias a ter um único filho.

O Globo

3 comentários:

  1. Estamos precisando urgente de uma lei igual.Os idosos estão sendo abandonados pelos filhos.

    ResponderExcluir
  2. Triste demais... Ter lei para isso :(

    Aqui no Brasil o trato com idosos também é péssimo!

    A única solução é ter essa lei enquanto se educa as crianças!

    ResponderExcluir
  3. É triste saber que a China esteja necessitando de uma lei desse tipo. A sociedade chinesa tradicionalmente considerava bastante os idosos. Mas a dissolução dessa sociedade tradicional, no próprio período comunista, já começou a minar essa tradição positiva. Uma pena.

    ResponderExcluir