sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Dia Nacional do Idoso

Dia Nacional do Idoso

Dia 1°de outubro se comemora o Dia do Idoso, a data tem como objetivo valorizar e sensibilizar a população sobre o respeito à pessoa idosa

Divulgação

O Dia do Idoso foi criado em 2003 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), com o objetivo de estimular a sociedade a refletir sobre a situação do idoso na sociedade.

Até o ano de 2006, esta data era celebrada, no Brasil, no dia 27 de Setembro, porém, em razão da criação do Estatuto do Idoso em 1º de Outubro, o Dia do Idoso foi transferido para esta data de acordo com a lei número 11.433 de 28 de Dezembro de 2006.

A população idosa, ou seja, de pessoas com idade acima de 60 anos, cresce exponencialmente em diversos países e principalmente nos países em desenvolvimento. Isto se deve às facilidades da vida moderna e melhorias sociais, assim como assistência em saúde, possibilitadas pelo crescimento econômico e pelo alcance às novas tecnologias e terapias para enfrentar as doenças e causas de morbidade e mortalidade.

Mas, muito tem que melhorar para eles. O acesso a saúde, lazer e vias públicas como; calçadas, rampas, ônibus e seus pontos adequados e, o principal que é o respeito a essa parcela da população que mais cresce no mundo.

Para garantir e melhorar os direitos da Pessoa Idosa toma posse nesta quinta-feira (27), na Câmara Municipal, a partir das 18h, o Conselho Municipal da Pessoa Idosa, de Chapada dos Guimarães.

A presidente do Grupo Mais Feliz da Terceira Idade, de Chapada, Maria Rondon, salienta que o grupo está se mobilizando cada vez mais na sociedade e o próximo passo é conseguir a sede própria. “Este é o nosso sonho e a nossa prioridade. Precisamos ter o nosso espaço físico para as nossas reuniões, cursos e encontros”, disse.

Hoje o grupo conta com mais de 100 associados, sendo a grande maioria de mulheres. Ele se reúne todas as quartas-feiras no restaurante Chapada House, no centro da cidade.

Neste sábado (29), às 15h, na Praça Dom Wunibaldo, o Grupo Mais Feliz vai fazer uma mobilização pelos direitos e respeito da terceira idade.

Assessora de Imprensa

Mara Carnevale

Nenhum comentário:

Postar um comentário