domingo, 2 de agosto de 2009

Jovens bebem cada vez mais cedo


Pesquisa realizada pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) revela que os jovens estão bebendo cada vez mais cedo. Adolescentes entre 14 e 17 anos dizem ter começado a beber, em média, aos 13 anos e nove meses, enquanto adultos entre 18 e 25 anos começaram com 15 anos e três meses.Realizado pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), o Levantamento Nacional sobre Padrões de Consumo de Álcool na População Brasileira traz um retrato de como o brasileiro se comporta com relação à bebida.O resultado é fruto de 3.007 entrevistas realizadas em 143 cidades em todas as regiões do país entre novembro de 2005 e abril de 2006.É o primeiro trabalho dessa dimensão, pois os dados oficiais eram baseados somente em projeções.
A pesquisa mostra;
■ 16% dos adolescentes entre 14 e 17 anos já consumiram bebidas alcoólicas em excesso - ou seja, cinco doses ou mais ao longo de um dia (uma "dose" equivale, mais ou menos, à quantidade de álcool em uma taça de 150ml de vinho ou a uma latinha de cerveja).
■ 21% da população masculina nessa faixa etária bebeu de forma abusiva no ano anterior.
■ entre meninas a proporção foi menor, mas não menos preocupante: 11%.
■ 35% dos adolescentes bebem pelo menos uma vez por ano, e 16%, em excesso.
■ 52% dos brasileiros com mais de 18 anos bebem pelo menos uma vez ao ano.Idade inicial para consumo de bebidaOs dados comprovam ainda algo que especialistas alertam há tempos a idade com que adolescentes iniciam o consumo de bebida está caindo e a freqüência, aumentando;
■ o estudo mostra que entrevistados entre 14 e 17 anos iniciaram o consumo de bebida alcoólica aos 13,9 anos.
■ entre adultos jovens, com idade entre 18 e 24, o início foi aos 15,3 anos.Mulheres com tendência aumentarEntre 14 e 17 anos apontam também uma tendência de aumento de consumo entre as mulheres.
■ enquanto na população maior que 18 anos elas são 41% das pessoas que bebem regularmente, contra o índice masculino de 65%;
■ entre as pessoas com menos de 18 anos o índice dos meninos e meninas se aproxima: 34% e 31%.Bebida mais consumidaA cerveja é a bebida alcoólica mais consumida pelos brasileiros. De acordo com a pesquisa, feita em parceria com a Senad (Secretaria Nacional Antidrogas), ela corresponde a 61% das doses ingeridas no país.Problema da bebida alcoólica

O estudo mostra:
■ quase metade da população brasileira, 48%, não bebe. Mas a legião de abstêmios não reduz a dimensão do problema.
■ 28% dos adultos, o equivalente a 33 milhões de pessoas, apresentam um padrão de consumo excessivo.“É um número muito expressivo. E indica quantas pessoas se expuseram a situações de risco ou enfrentaram problemas provocados pelo consumo de álcool em excesso”, constata a secretária-adjunta da Senad, Paulina Duarte.


G1 – 22 de agosto de 2007 e Folha de São Paulo - 23 de agosto de 2007

Blog Zona de Risco
Quinta-feira, Outubro 18, 2007

Comentário
Existe uma relação direta entre bebida e violência cuja estatística mostra o componente violento do álcool. Pessoas agressivas ficam estimuladas pela ação do álcool e potencializam comportamentos e atitudes violentas que podem resultar em violências; no ambiente familiar, entre pessoas nas ruas, no trabalho e no trânsito.O consumo de bebidas alcoólicas, mesmo que não excessivo, é causa, direta ou indireta, de inúmeros acidentes de trânsito de que resultam milhares de vítimas, já que este é um depressor que prejudica a coordenação psicomotora, a capacidade de percepção e de estímulo em geral.

ACCA

6 comentários:

  1. MUITO BOA PESQUISA ... ;D

    ResponderExcluir
  2. estou tendo proerd e esta pesquisa serviu muito pois temos que fazer um noticiario em grupo sobre o álcoolismo,essa pesquisa é muito boa!

    ResponderExcluir
  3. Ficamos satisfeitas em saber que estamos ajudando, que é a nossa intenção.
    abçs

    ResponderExcluir
  4. esta pesquisa é muito boa, mas prescisa de mais imformasões.Pense nisso e melhore essa pesquisa,ñ tomem isso como um critica mas sim como uma opinião!

    ResponderExcluir
  5. Procure que voc~e vai achar mais no blog mesmo.

    ResponderExcluir