domingo, 18 de abril de 2010

Aprovada gratuidade de documentos à vítimas de violência domésticas


Foi aprovado, em primeira votação, o projeto de lei nº 34/10 que dispõe sobre o fornecimento gratuito de documentos pessoais às mulheres vítimas de violência doméstica e aos seus filhos menores de idade. De autoria do presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Riva (PP), a proposta se refere à segunda via da Certidão de Nascimento; Certidão de Casamento e Cédula de Identidade, o Registro Geral ou simplesmente RG e atende apenas os considerados de baixa renda.
Conforme a matéria, o Poder Executivo firmará convênios, acordos ou parcerias com o Poder Judiciário na consolidação da proposta. O parlamentar progressista argumentou que a violência contra a mulher representa, hoje, uma das principais causas de sofrimento físico e psicológico, constituindo assim um sério problema de saúde pública.
Uma pesquisa do “Data Senado”, feita no final do ano passado, aponta que 62% das pessoas entrevistadas disseram conhecer mulheres que já sofreram violência doméstica e familiar. Entre os tipos de violência sofrida, as mais citadas foram: a física (55%), a moral (16%) e a psicológica (15%). De acordo com um levantamento promovido em 2002 pela Fundação Perseu Abramo, no Brasil a cada 15 segundos uma mulher é espancada pelo marido ou companheiro.
Para a coordenadora da Sala da Mulher da Assembleia, Janete Riva, a proposta é importante pelo fato de que, comprovadamente, a mulher vitimada pela violência fica fragilizada em todos os sentidos. “Ela acaba perdendo o equilíbrio e depois do ocorrido, não sente interesse em manter-se por conta do ordenador de despesa, por exemplo” , disse Janete explicando que: “este beneficio lhe encoraja a buscar alternativas de trabalho e liberdade para enfrentar sozinha as barreiras do cotidiano”, concluiu. O projeto de lei foi encaminhado para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação.

Gazeta Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.