domingo, 23 de maio de 2010

Acidente aéreo na Índia foi provocado por erro do piloto


NOVA DÉLHI - O ministro de Aviação Civil da Índia, Praful Patel, afirmou que as informações preliminares indicam que o piloto do Boeing-737 da Air India, que saiu da pista e explodiu, errou o procedimento de aterrissagem. Ao menos 158 das 166 pessoas a bordo morreram, de acordo com autoridades indianas. O avião partiu de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, com destino a Mangalore, na Índia. A equipe de resgate recuperou a caixa-preta do avião. Segundo a agência de notícias estatal árabe WAM, "a caixa-preta da aeronave foi encontrada e uma investigação foi ordenada pelo Diretor Geral de Aviação Civil". Em entrevista ao site G1, o vice-cônsul do Brasil na Índia, Fábio Araújo, afirmou que não há informações de brasileiros entre as vítimas. (Veja aqui: Air India divulga lista de passeiros)
O ministro de Aviação Civil ofereceu sua renúncia ao afirmar que tem "responsabilidade moral" pelo acidente como o chefe da família da aviação civil. Mas o primeiro-ministro indiano, Manmohan Singh rejeitou o pedido.
Segundo o jornal "Times of India", Patel afirmou que o piloto voou por 2.000 pés, cerca de 600 metros, a mais do que deveria sobre a pista e, por isso, não teria tido distância suficiente para arremeter na pista do aeroporto de Bajpe, em Mangalore, no sul da Índia.
Patel disse ainda que a pista em que o avião da Air India aterrissou era a maior das duas do aeroporto. Ela tinha 8.000 pés (cerca de 2.400 metros), contra 6.000 pés (cerca de 1.800 metros) da outra.
O piloto Zlatko Glusica, britânico de origem sérvia tem mais de 10 mil horas de experiência de voo. No momento do acidente, chovia forte em Mangalore.

Indenização
O primeiro-ministro da Índia, Manmohan Singh, anunciou que o governo vai pagar uma indenização de 200 mil rúpias indianas (cerca de R$ 8.000) para cada família das vítimas. Já os oito sobreviventes vão ganhar uma indenização de 50 mil rúpias indianas (cerca de R$ 2.000). O dinheiro virá do Fundo de Auxílio Nacional.
Em respeito às vítimas, Singh cancelou um evento para comemorar o primeiro ano do governo UPA.

O resgate
Imagens de uma rede de TV local mostravam chamas e fumaça saindo do Boeing enquanto equipes de resgate tentavam retirar possíveis sobreviventes de dentro do avião, numa área cercada por árvores e vegetação rasteira. O avião ficou completamente destruído e queimado e apenas a cauda intacta. O voo partiu de Dubai às 1h10m (horário de Dubai) e se acidentou às 6h de sábado (horário de Mangalore).
Segundo as primeiras informações, a aeronave registrou um problema durante o voo e, em seguida, um de seus dois motores teria pegado fogo, ainda no ar. As informações sobre o momento em que começaram as chamas, no entanto, não foram confirmadas. As condições climáticas eram pouco favoráveis no momento da queda, com pouca visibilidade por causa das chuvas que antecedem o período das monções.
O piloto teria arremetido ao pousar, mas a aeronave caiu num vale a dez quilômetros de distância do aeroporto, que foi fechado após o acidente. As autoridades enviaram 25 ambulâncias para a área.
Neste sábado, a companhia área indiana divulgou nota sobre o desastre em sua página na internet: "A Air India Express lamenta anunciar que a operação da aeronave B737-800 do vôo IX-812, de Dubai para Mangalore, foi envolvido em um acidente esta manhã, 22 de maio. O acidente ocorreu após o avião ter aterrissado no aeroporto de Mangalore e ultrapassado a pista. A Air India está confirmando a identidade das vítimas, e mobilizando todos os seus recursos para ajudar passageiros e suas famílias".
Imagens de uma rede de TV local mostraram muita fumaça saindo da aeronave enquanto equipes de resgate tentavam retirar pessoas de dentro do avião. O voo havia partido de Dubai às 1h10m (horário de Dubai) e se acidentou às 6h de sábado (horário de Mangalore).
- O avião aparentemente saiu da pista e caiu. Temos notícias de que se incendiou depois do choque - disse Rohit Katiyar, um funcionário de alto escalão do aeroporto.
Mainkutty Kerala, um dos sobreviventes, comentou que "não houve qualquer aviso de problema com a aeronave". Ele disse ter escapado por uma brecha na fuselagem do Boeing.
- Imediatamente após tocar o solo, o avião fez um movimento brusco e logo caiu em um bloco, algo como um edifício. O avião quebrou na metade e pegou fogo - contou.
Dubai é um destino muito frequentado por turistas e executivos indianos. O voo Mangalore-Dubai integra uma rota movimentada e costuma transportar pessoas que moram na Índia, mas trabalham na cidade árabe.
Na semana passada, Ruben van Assouw, um menino holandês de apenas 9 anos, foi o único sobrevivente de um acidente aéreo na Líbia com 104 passageiros. Os pais e o irmão mais velho do menino morreram com a queda.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.