sábado, 16 de junho de 2012

Caso Yoki: MP vai pedir que Elize fique presa até o julgamento



Promotor tem cinco dias para denunciar mulher de empresário à Justiça

SÃO PAULO – O Ministério Público de São Paulo (MP-SP) vai pedir à Justiça, na semana que vem, que a técnica em enfermagem e bacharel em Direito Elize Araújo Matsunaga - que confessou ter matado e esquartejado o marido, o empresário Marcos Kitano Matsunaga, diretor executivo e neto do fundador da empresa de alimentos Yoki - fique presa até o julgamento. Elize foi indiciada nesta quinta-feira por homicídio duplamente qualificado (motivo fútil e meio cruel) e ocultação de cadáver. Junto ao inquérito entregue à Justiça, a Polícia Civil pediu a prisão preventiva de Elize - a prisão temporária dela vence no próximo dia 21. Agora, o Ministério Público (MP), que tem cinco dias oferecer denúncia contra a técnica em enfermagem.

- O caso dela se ajusta rigorosamente àquilo que é a prisão preventiva, a garantia da ordem pública, a conveniência da instrução criminal e a efetiva aplicação da lei penal. Tudo isso é verificado, e não o crime em si, mas todo o desenrolar e, principalmente, os antecedentes e a situação da pessoa que cometeu o delito - disse o promotor de Justiça José Carlos Cosenzo, à TV Globo.

O inquérito policial que investiga o assassinato do empresário tem 551 páginas e foi encaminhado ao 5º Tribunal do Júri do Fórum Criminal da Barra Funda, na Zona Oeste de São Paulo. A decisão de transferi-lo para a capital paulista foi do juiz Théo Assuar Gragnano, da Vara Criminal de Cotia, município onde partes do corpo do empresário foram encontradas. O mesmo magistrado foi quem decretou, na semana passada, a prisão temporária de Elize, que confessou ter cometido o crime no apartamento do casal, na Vila Leopoldina, também na Zona Oeste.

De acordo com o despacho de Gragnano, os elementos indicam que o homicídio aconteceu em São Paulo e apenas o crime de ocultação de cadáver foi praticado em Cotia. “Os dois delitos são evidentemente conexos (artigo 76, inciso II do Código de Processo Penal) e, sendo assim, tem preponderância, na determinação da competência, o lugar da infração à qual for cominada a pena mais grave”, afirmou o magistrado na decisão.

O laudo necroscópico do Instituto Médico Legal (IML) de São Paulo indica que a causa mortis do executivo, assassinado no último dia 19 de maio, foi um traumatismo craniano associado a asfixia por sangue em consequência de uma decapitação. Até então, a suspeita era de que Marcos tivesse morrido em decorrência de um tiro de pistola calibre 380 disparado pela mulher.

O laudo também mostra que o tiro disparado contra Marcos foi dado à curta distância, e de cima para baixo, o que não sustentaria a versão de Elize dada à polícia, já que a vítima estaria sentada – Elize é mais baixa que o empresário e disse que atirou após ser agredida e humilhada pelo marido, durante uma discussão do casal.

O advogado Luiz Flávio Borges D’Urso, contratado pela família Matsunaga, acredita que Elize alvejou o marido e depois o decapitou, causando a morte por asfixia. Na confissão, a técnica em enfermagem disse que esquartejou o marido somente dez horas após o tiro. Apesar de a Polícia Civil ter relatado o inquérito à Justiça nesta quinta-feira, as investigações continuam, garantiu o advogado, que acredita em premeditação e até na suposta participação de uma outra pessoa no crime.

O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.