terça-feira, 27 de outubro de 2009

Surto de meningite leva escolas a suspender aulas em Trancoso


SALVADOR - As duas escolas de Trancoso, em Porto Seguro, suspenderam aulas por conta do surto de meningite na região. Cerca de 300 alunos estão sem aulas. Numa delas estudava uma das vítimas fatais da doença. Quatro pessoas morreram na última sexta-feira vítimas do tipo mais grave da doença, a meningite meningocócica tipo C. Entre os mortos está um turista de São Paulo, Guilherme Ambrósio, de 23 anos, que passava férias em Trancoso .
Outras três pessoas estão internadas com sintomas de meningite. Uma das pacientes é uma mulher, que está em estado grave. Também foi registrada a internação de um adolescente com sintomas de meningite no Hospital Luiz Eduardo Magalhães, em Itabuna, mas não há ainda resultados de exames que comprovem a doença.
A Secretaria Estadual da Saúde da Bahia confirmou que há um surto de meningite em Trancoso, distrito de Porto Seguro. Os quatro mortos são os moradores de Trancoso Tailon Matos, de 16 anos, e Ana Lúcia Teles; a moradora de Arraial d'Ajuda Luan Vinhas e o turista paulista.
Em 18 de outubro ocorreu uma festa em Trancoso e os primeiros sintomas dos infectados surgiram no dia 21. Todas as pessoas que tiveram o diagnóstico confirmado participaram desta festa.
Apenas as pessoas que tiveram contato com os infectados estão sendo medicadas. A Secretaria de Saúde de Porto Seguro não vê necessidade de vacinação em massa da população.
O secretário municipal de saúde de Porto Seguro, Messias Boaventura, disse que a situação está sob controle:
- Porto Seguro não oferece riscos para os turistas. Os turistas podem continuar a vir para Porto Seguro. O que aconteceu em Porto Seguro poderia estar acontecendo em qualquer lugar do mundo - disse.
Somente este ano, a Bahia já registrou 768 casos confirmados de meningite, o que representa 60% a mais do que em todo o ano passado. De acordo com o último boletim divulgado pela Secretaria Estadual da Saúde, 87 pessoas morreram por causa da doença. Do total, 114 casos foram do tipo mais grave da doença, a meningite meningocócica. Salvador concentra a maioria dos casos, onde foram 65 casos confirmados com 19 mortes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.