quinta-feira, 24 de maio de 2012

Atividades pelo País marcam a Semana Mundial do Brincar


Acontece de 20 a 27 de maio a Semana Mundial do Brincar, mobilização que reúne diferentes atores, como pais, educadores, comunicadores, instituições privadas, organizações não governamentais, entre outros. O objetivo da mobilização é lembrar os adultos sobre a necessidade de preservação e o respeito do tempo das crianças brincarem, um dos direitos essenciais das crianças. “O direito de brincar reforça a importância do tempo de descobrimento de cada um sobre si mesmo. O momento de criatividade que envolve todo o brincar estimula todas as atividades que envolvem a criança. Reforça o lado lúdico, é um momento fundamental, é através das descobertas pelo brincar que a criança se insere no mundo”, explica a arte educadora Juliana Gurgel, que também é coordenadora pedagógica da Casa de Ensaio, organização sem fins lucrativos que atua em Mato Grosso do Sul através do teatro, música e diversas expressões artísticas.

Por todo o País diversas atividades, envolvendo crianças, buscam contribuir para o aumento da sensibilização e da consciência sobre a importância do brincar, o respeito que devemos ter por esta ação, além de compartilhar o impacto das consequências de termos cada vez menos tempo para esta ação na infância.

Em Campo Grande, Mato Grosso do Sul várias ações acontecerão durante toda a semana, contação de histórias, tarde de brincadeiras, apresentações teatrais, audiência pública com o tema “O Respeito ao Ser Criança na Educação Infantil” e uma tarde toda dedicada ao direito de brincar no Horto Florestal, no sábado (26/05), à partir das 14h, o 3° Me Deixa Brincar, um projeto coletivo organizado pela Aliança pela Infância.

“Essa tarde será dedicada a livre expressão das crianças que estiverem no Horto”, reforça Juliana. Na programação, brincadeiras como cirandas, cantigas, pega-pega, pula-corda, pintura de rostos e o “ME DEIXA FALAR”, um microfone aberto para as crianças expressarem seus gostos e desgostos.

Além disso, jovens do Projeto Memórias do Futuro participarão documentando o evento e entrevistando os participantes, gerando um conteúdo audiovisual do dia mundial do brincar. “Toda essa mobilização da Semana Mundial do Brincar é uma riquíssima fonte de pesquisa. Estaremos lá no Horto com os jovens para registrar toda essa manifestação cultural da infância de Mato Grosso do Sul”, ressalta Andréa Freire, coordenadora artística do Projeto Memórias do Futuro e coordenadora do Pontão de Cultura Guaikuru.

A agenda com as programações de todo o País está disponível no site da Semana Mundial do Brincar, http://semanamundialdobrincar.wordpress.com/.

Fonte: Portal Direitos da Criança - 22/05/2012

promenino

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.