sábado, 16 de novembro de 2013

Caso Joaquim: tese de superdosagem ganha força após novos depoimentos



Polícia acredita que menino foi morto após dose exagerada de insulina dentro de casa


A polícia de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, acredita cada vez mais que o menino Joaquim Ponte Marques, de 3 anos, encontrado morto em um rio há seis dias, pode ter tido uma overdose de insulina, medicamento que precisava tomar por ser diabético. A aplicação da superdosagem teria sido feita pelo padrasto ou pela mãe da criança. Ambos estão presos.

Nesta sexta-feira (15), dois médicos especializados em diabetes foram ouvidos pela polícia. O objetivo do delegado Paulo Henrique Martins de Castro, responsável pelo caso, era tentar entender se a morte do menino poderia ter sido provocada pelo excesso ou falta de insulina.

A discussão girou em torno do uso da “caneta” que é utilizada para injetar insulina no corpo. Os investigadores queriam saber se seria possível analisar o equipamento e averiguar o tamanho da última dose feita com essa caneta.


Tanto os policiais quanto o MP (Ministério Público) não acreditam no envolvimento de uma terceira pessoa no caso. Outros indícios também apontam para a participação do casal no crime, segundo a polícia. Além de trechos conflitantes nos depoimentos de Guilherme Rayme Longo, de 28 anos, padrasto de Joaquim, e de Natália Ponte, de 29, a polícia estranhou encontrar, por exemplo, a cama do menino arrumada logo ao chegar na casa do casal, após ter sido acionada pelo desaparecimento da criança.

Outro ponto investigado diz respeito a uma conversa entre o casal pela internet, há um mês, na qual Natália teria demonstrado um descontentamento com as atitudes de Longo, que já naquela época estaria fazendo uso de drogas.

Em Ribeirão Preto, as manifestações pedindo por Justiça continuam. O andamento das investigações faz com que o delegado responsável acredite em uma conclusão do inquérito até a próxima sexta-feira (22), após mais alguns depoimentos e possíveis reconstituições do crime com o casal. Uma acareação entre os dois ainda não foi descartada.



Outra novidade importante, ainda não confirmada pelos policiais, é de que o homem que estaria com o celular de Longo já estaria identificado. O aparelho telefônico é visto como peça fundamental para traçar os passos do padrasto de Joaquim nas horas posteriores ao crime.

A defesa de Longo já entrou com pedido de habeas corpus para libertá-lo da prisão, mas a solicitação ainda não obteve resposta da Justiça.


R7


China relaxa política do filho único

O governo da China vai relaxar a política do filho único, usada desde a década de 1970 para restringir o tamanho das famílias no país.

Segundo a agência estatal de notícias Xinhua, no futuro as famílias chinesas poderão ter dois filhos se um dos pais for filho único.

A agência divulgou uma declaração do Partido Comunista nesta sexta-feira que afirma que a política do filho único será "ajustada e melhorada passo a passo para promover 'o desenvolvimento equilibrado da população da China no longo prazo'".

A mudança foi anunciada depois da reunião desta semana, a Terceira Plenária da atual liderança do Partido Comunista chinês, uma cúpula que poderá trazer consequências profundas à China e reflexos ao mundo.

Além da mudança na política do filho único, o governo também anunciou outras reformas como a abolição dos campos de trabalhos forçados, usados como locais de "reeducação pelo trabalho", segundo o governo.

A rede de campos foi criada há meio século e ainda tem milhares de prisioneiros. Júris formados por policiais têm o poder de sentenciar a anos de detenção os que são considerados culpados, mesmo sem um julgamento regular.

Meninos

A China introduziu a política do filho único na década de 1970 para enfrentar o rápido crescimento populacional que o país vivia na época.

A política foi aplicada em todo o país, mas também previa algumas exceções, como no caso de minorias étnicas. Na zona rural, as famílias também poderiam ter um segundo filho caso a primeira criança nascida fosse uma menina.

Em algumas cidades, se os dois pais forem filhos únicos, eles também recebem a permissão para ter um segundo filho.

Grupos de defesa dos direitos humanos afirmam que a lei do filho único levou algumas mulheres a serem obrigadas a abortar, o que o governo chinês nega.

A preferência por meninos, algo tradicional da China, também criou um desequilíbrio de gêneros no país. Alguns casais optam por fazer abortos de acordo com o sexo da criança.

Demógrafos afirmam que, até o fim desta década, a China terá 24 milhões de "homens sobrando" que não conseguirão encontrar uma esposa por causa desse desequilíbrio de gênero.

Outro problema gerado por esta política é o dos idosos. A maioria dos idosos na China recebem os cuidados dos familiares e os filhos únicos de pais que também eram filhos únicos enfrentam um problema conhecido como fenômeno 4-2-1.

Quando a criança alcança a idade em que pode trabalhar, ele ou ela pode ter que tomar conta dos dois pais e quatro avós.

Depois de décadas de crescimento, a população em idade de trabalho começou a encolher na China. Até 2050, mais de um quarto da população do país terá mais de 65 anos.

Direitos humanos

A mudança relativa ao fim dos campos de trabalhos forçados já era esperada pois líderes chineses já tinham afirmado que queriam reformar o sistema.

De acordo com a Xinhua, a decisão de acabar com essas prisões foi "parte dos esforços para melhorar os direitos humanos e práticas judiciais".

A Terceira Plenária do Partido Comunista, sob a liderança do presidente Xi Jinping que assumiu o cargo em 2012, anunciou também planos para uma reforma econômica.

Na terça-feira, quando a cúpula foi encerrada, os líderes chineses prometeram um papel maior do mercado na economia do país. Os fazendeiros também terão mais direitos sobre suas terras.

Além disso, o governo chinês anunciou a redução no número de crimes que podem levar à pena de morte.

BBC Brasil

Entidades de direitos humanos denunciam à ONU unidades de internação de Pernambuco

As condições às quais adolescentes infratores estão submetidos nas unidades de internação de Pernambuco será objeto de denúncia para a Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta terça-feira (12), organizações de direitos humanos trouxeram a público casos de violação do direito à vida e à integridade pessoal.

A denúncia tem como foco dois centros de atendimento socioeducativo que apresentam problemas como ambiente degradante, defasagem no quadro de funcionários, falta de estrutura adequada e ausência de projeto pedagógico. Além de casos de tortura. Segundo o levantamento, Pernambuco é o estado com mais casos de morte de adolescentes nas unidades de internação. Dados revelam que entre 2012 e 2013, 28% das mortes de jovens internados ocorreram no estado.

“A situação é grave, porque os adolescentes estão sob a proteção do Estado, que é o guardião deles. O Estado é responsável por zelar que nenhuma morte aconteça. Isso é a violação do princípio básico do direito à vida”, pontua a coordenadora da Associação Nacional dos Centros de Defesa da Criança e Adolescente Monika Brito.

promenino

sexta-feira, 15 de novembro de 2013

LIMPE OS SEUS RINS!

Os anos passam e os nossos rins filtram o sangue, remove o sal, veneno e qualquer indesejado que entra no nosso corpo. Com o tempo, o sal acumula e isso precisa se submeter a tratamentos de limpeza. Como é que vamos libertar-nos disso?

É muito fácil, primeiro lavar um ramo de salsa, limpar, depois cortá-la em pedaços pequenos e colocá-lo numa panela, despeje água limpa e ferva por dez minutos e deixe arrefecer, filtre e despeje numa garrafa limpa, mantê-lo dentro da geladeira para esfriar.

Beber um copo por dia e vai notar que todo o sal e outro veneno acumulado vão sair dos seus rins, por micção, também vai notar a diferença que nunca sentiu antes.

Salsa é conhecida como a melhor limpeza de tratamento para os rins e é natural. indique para alguém que tem problemas renais....compartilhe isso faça a dirença na vida de alguem..!

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Morte de Joaquim pode ter sido premeditada, diz delegado

Para Polícia Civil, mãe e padrasto de garoto são os principais suspeitos

O delegado Paulo Henrique Martins de Castro, responsável pela investigação da morte de Joaquim, de três anos, declarou nesta terça-feira (12) que a polícia ainda investiga o que pode ter motivado a morte do garoto e disse que há indícios de que o crime possa ter sido premeditado.

— Isso a gente precisa analisar, a motivação desse crime é uma incógnita, não temos essa resposta, mas há alguns indícios de que isso tenha sido previamente previsto.

Em coletiva de imprensa realizada em Ribeirão Preto, interior de São Paulo, Castro reforçou que o padrasto do menino, Guilherme Longo, e a mãe de Joaquim, Natália Mingoni Ponte, continuam sendo os principais suspeitos. Os dois tiveram a prisão temporária decretada no último domingo (10), mesmo dia em que o corpo da criança foi localizado.

— O casal ainda é o principal suspeito, mas não podemos descartar nenhuma linha de investigação.

Castro informou, ainda, que em novo depoimento Natália acrescentou alguns detalhes "que ainda estavam nebulosos", mas não detalhou o teor dessas declarações. Segundo o delegado, Natália tem colaborado mais com as investigações após a localização do corpo do filho.

— Ela estava tranquila [antes do corpo ser encontrado], isso levou com que a gente pedisse a prisão temporário do casal. Ao ver o corpo do filho ela entrou em choque, chorou. Talvez o fato dela ter visto o corpo encontrado e ter se conscientizado disso e também a prisão, talvez [isso] a leve a colaborar de um modo mais eficaz.

Além disso, imagens que mostrariam o pai de Longo saindo de carro da casa da família no dia em que o garoto desapareceu também serão analisadas.

— Temos algumas imagens, mas são só alguns indícios. Isso [se o pai de Longo participou do crime de alguma forma] vai ser apurado.

Em relação à possibilidade de Joaquim ter sido levado por um traficante como pagamento de uma dívida de Longo, que admitiu ser usuário de drogas, o delegado acredita que isso é pouco provável.

— Não descartamos, mas trabalhamos com a hipótese de que ninguém entrou na residência. Então é muito improvável que um traficante fique de posse de uma criança com problemas de saúde para tentar negociar qualquer tipo de divida que o Guilherme poderia ter. É muito improvável.

O delegado informou também que o padrasto deve ser ouvido pela primeira vez nesta tarde. Além disso, a polícia pretende realizar uma reconstituição do crime.

Agressão ou negligência

A investigação tenta esclarecer se Joaquim foi vítima de agressão ou negligência. Os policiais também apuram se ele poderia ter morrido por excesso ou falta de insulina. O garoto era diabético.

O corpo da criança, sepultado nesta segunda-feira (11), na cidade de São Joaquim da Barra, no interior de São Paulo, foi encontrado por pescadores boiando no rio Pardo, em Barretos. Ele usava um pijama estampado idêntico ao descrito pela mãe e pelo padrasto no boletim de ocorrência, feito horas depois do desaparecimento da criança. Segundo os dois suspeitos, o menino sumiu de dentro do quarto durante a madrugada da última terça-feira (5), em Ribeirão Preto. No mesmo cômodo, dormia o bebê de quatro meses.

O promotor Marcus Tulio Alves Nicolino enfatizou que somente a perícia poderá determinar a causa da morte de Joaquim.

— Só poderemos ter certeza do que aconteceu, se houve algum ferimento, se houve sinais de morte violenta com a divulgação do laudo, que demora de 20 a 30 dias. O que o médico afirmou de antemão é que a criança não morreu afogada.

R7

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Mãe e padrasto do menino Joaquim são presos em Ribeirão Preto, SP

Prisão do casal foi decretada neste domingo, após corpo ser encontrado.
Evidência de homicídio levou juiz a aceitar pedido de prisão, diz delegado.


A mãe e o padrasto do menino Joaquim Ponte Marques, de 3 anos, foram presos na noite deste domingo (10) em Ribeirão Preto (SP), após terem a prisão temporária decretada pela Justiça. A decisão é do juiz plantonista Cássio Ortega de Andrade. A psicóloga Natália Ponte e o técnico em tecnologia da informação Guilherme Longo deverão permanecer presos por 30 dias.

O corpo de Joaquim foi encontrado neste domingo pelo dono de um rancho, no Rio Pardo, em Barretos (SP). Natália e o pai do menino, Arthur Paes, estiveram nesta tarde no Instituto Médico Legal (IML) de Barretos para fazer o reconhecimento. A criança havia desaparecido na última terça-feira (5), de dentro da casa da mãe em Ribeirão Preto.

Ao ser infomado sobre a localização do corpo do menino, o padrasto reagiu com frieza. "Foi reconhecido? Maravilha. A gente vai dar uma ligada para os advogados para ver o que está acontecendo", afirmou.

“Antes não tínhamos a certeza de que era um homicídio. Agora temos a declaração do médico. Somadas a isso, evidências que tínhamos anteriormente de que não houve participação de terceiros no fato, e que colocavam o padrasto e a mãe como principais suspeitos, fizeram com que o juiz se convencesse da prisão temporária”, afirma o promotor Marcus Túlio Nicolino.

Segundo o delegado seccional João Osinski Júnior, diretor do departamento de Polícia Judiciária do Interior (Deinter-3), Longo é considerado o principal suspeito do crime, porém, a polícia não descarta a hipótese de participação de Natália no desaparecimento e na morte da criança.

Corpo do menino Joaquim foi encontrado no Rio Pardo (Foto: Arte/ G1)

De acordo com Osinski, o casal foi preso no fim da tarde deste domingo. Natália foi levada para a Delegacia de Investigações Gerais (DIG), em Ribeirão Preto, onde presta depoimento. Longo está preso no 3º Batalhão da Polícia Militar de Ribeirão. "Eles já estão presos e foram recolhidos, mas não podemos passar mais detalhes para não atrapalhar a investigação. Precisamos de calma agora", disse.

Um exame feito pelo IML no corpo do menino neste domingo revelou, segundo o delegado, que o pulmão de Joaquim não apresentava água, o que descarta a possibilidade da morte por afogamento. O fato evidencia o homicídio, já que a criança, de acordo com a polícia, foi jogada no Córrego Tanquinho, nas proximidades da casa da família.

No momento da chegada à DIG, no início da noite deste domingo, Natália foi recebida com ameaças por um grupo de pessoas. Populares, principalmente mulheres acompanhadas por crianças, gritavam “justiça”, e correram em direção ao carro em que ela estava. Alguns chutaram um portão do estacionamento das viaturas na delegacia. Uma pessoa chegou a bater no vidro do veículo. Apesar do tumulto, não houve conflito com a polícia.

Após reconhecer o filho no IML de Barretos, Natália alegou inocência no caso. Segundo Osinski, o técnico em informática Guilherme Longo, de 28 anos, é apontado como um dos principais suspeitos da morte de Joaquim.

Entretanto, o promotor de Justiça Marcus Túlio Nicolino disse, neste domingo, que não descarta a possibilidade da participação de Natália no crime. “São muitas evidências que nos levam a crer que o padrasto esteja envolvido diretamente no crime, porém, não descartamos ainda a chance da mãe também ter participação. Todas as informações coletadas até o momento são compatíveis com as diligências realizadas desde o começo da investigação”, diz.

Localização

O corpo de Joaquim foi encontrado pelo dono de uma propriedade rural em Barretos, que avisou o Corpo de Bombeiros pelo 193, após avistar uma pessoa boiando sobre as águas do Pardo neste domingo, por volta das 10h.

Segundo Osinski, a criança encontrada vestia um pijama estampado idêntico ao descrito pela família no boletim de ocorrência registrado no dia do desaparecimento, na terça-feira (5).

O delegado informou que vai solicitar a realização de exames médicos específicos, como testes de insulina, que poderão ajudar nas investigações. “Vou pedir vários exames. Precisamos saber de várias coisas, se foi esganado, por que lesão morreu”, diz.

O delegado responsável pelo caso, Paulo Henrique Martins de Castro, disse que será necessário esperar o laudo oficial da perícia para descobrir o motivo da morte. “Vamos aguardar os laudos para obter uma conclusão mais efetiva para dar prosseguimento ao caso”, diz. A previsão é que o laudo fique pronto em até 30 dias.


G1

domingo, 10 de novembro de 2013

Carta de uma senhora de 84 anos ao "Estadão", nesse final de semana... Ruth Moreira, expressou aquilo que muitos brasileiros decentes estão sentindo...


Estou com vergonha do Brasil.Vergonha do governo, com esse impatriótico,
antidemocrático e antirrepublicano projeto de poder.

Vergonha do Congresso rampeiro que temos, das Câmaras que dão com uma mão para nos surrupiar com a outra, políticos vendidos a quem dá mais e comprovadamente corruptos. (Renan, Z Dirceu, Collor e etc).Pensar no bem do País, hoje é ser trouxa.
Vergonha do dilapidar de nossas grandes empresas estatais, Petrobrás, Eletrobrás e outras, patrimônio de todos os brasileiros, que agora estão a serviço de uma causa só, o poder. Vergonha de juízes vendidos. Vergonha de mensalões, mensalinhos, mensaleiros (e ele não sabia de NADA!!).Vergonha de termos 42 ministros e outro tanto de partidos a mamar nas tetas da viúva, enquanto brasileiros morrem em enchentes, perdendo casa e familiares por desídia de políticos, se não desonestos, então, incompetentes para o cargo. Vergonha de ver a presidentA de um país pobre ir mostrar na Europa uma riqueza que não temos
(onde está a guerrilheira? era tudo fantasia?).
Vergonha da violência que impera e de ver uma turista estuprada durante
seis horas por delinquentes fichados e à solta fazendo barbaridades,
envergonhando-nos perante o mundo.Vergonha por pagarmos tantos impostos e
nada recebermos em troca - nem estradas, nem portos, nem saúde, nem segurança, nem escolas que ensinem para valer, nem creches para atender a população que forçosamente tem de ir à luta.
Vergonha de todos esses desmandos que nos trouxeram de volta a famigerada inflação.

Agora pergunto: Onde estão os homens de bem deste país?Onde está a Maçonaria? a OAB? CNBB? os Militares?? LYONS? Onde estão os que querem lutar por um Brasil melhor?
Porque os congressistas, ao inves de instituirem Pena de Morte para assassinos e estrupadores, lhes concedem gorda Bolsa Presidiario?Enquanto isso, grande parte do povo brasileiro, trabalha honestamente, pra pagar impostos absurdos e ganhar bem menos do que aqueles que mataram e estupraram. Isso, somente estimula a marginalidade! Estou com muita vergonha do Brasil!
Por que tantos estão calados?Tenho 84 anos e escrevo à espera de um despertar que não se concretiza.Até quando isso vai continuar? Até quando veremos essas nulidades que aí estão sendo eleitas e reeleitas?
Estou com muita vergonha do Brasil. Eu estou com vergonha dos BRASILEIROS.

RUTH MOREIRA http://../undefined/compose?to=ruthmoreira%40uol.com.br



Verbratec© Desktop.