quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Cachorros e gatos sonham?

Muita gente se pergunta se, assim como nós, os cachorros e gatos sonham. Será que sim? Bom, antes de qualquer explicação, vale ressaltar que quando falamos de sonhos, devemos ter em mente que o assunto é controverso por si. Psicanalistas, psicólogos, neurocientistas discutem há mais de um século a função e simbologia dos sonhos. A única coisa que todos concordam através de pesquisas é que se um ser vivo entra no sono chamado de REM (rapid eye moviment ou em português Movimento rápido dos olhos) está experimentando um sono com sonhos.

O sonho e sua história

Na bíblia, alguns dos maiores profetas tiveram suas mensagens reveladas em sonhos. Alguns dos grandes primeiros cientistas tiveram a resolução das suas pesquisas durante os seus sonhos. O grande psicanalista Sigmund Freud lançou o livro “Interpretação dos sonhos” em 1900. Falava basicamente da função do sonho como uma forma do inconsciente realizar os desejos reprimidos pelo funcionamento mental consciente entre outras funções usadas dentro da psicanálise criada por ele. Já seu contemporâneo Carl Gustav Jung acreditava que os sonhos detinham em si significados maiores numa conexão com um inconsciente coletivo e podiam revelar coisas do indivíduo e do seu entorno através de uma análise mais profunda dos signos vivenciados no estado de sono profundo. Alguns neurocientistas atuais acreditam que os sonhos são uma forma do cérebro continuar trabalhando enquanto dormimos, ajustando informações que foram mal compreendidas durante o dia ou mesmo processando e armazenando as emoções pelas quais passamos em certo período da nossa vida.

Mas afinal, os cachorros e gatos sonham?

Curiosamente existe um ponto de convergência para todos esses teóricos. Os seres que experimentam sonhos semelhantes aos dos seres humanos o fazem durante a fase de sono profundo chamado REM. Pesquisas atuais sugerem que mamíferos e aves conseguem ter esse tipo de sono. Diferente dos seres humanos que demoram em torno de 2 horas para entrarem em REM, a maioria dos animais que convivem conosco demoram por volta de 20 minutos para conseguirem dormir profundamente e começarem a sonhar. Ou seja: cachorros e gatos sonham sim!

Como são os sonhos dos animais? Eles têm pesadelos?

Acredita-se que os cachorros e gatos sonham com diferentes coisas, momentos e situações, assim como nós. Os sonhos podem ser felizes ou pesadelos. Infelizmente não conseguimos ter a confirmação por uma psicanálise com discussão entre nós e os animais. Mas certamente podemos inferir algumas suposições. Observar nossos cães mexerem as patas como estivessem correndo deitados enquanto balançam a cauda nos leva a acreditar que estão tendo um sonho prazeroso correndo em algum lugar que conhecem e os agrada. No entanto quando os vemos chorando latindo e rosnando podemos extrapolar esse comportamento inconsciente dos animais como um pesadelo e que seus cérebros estão processando informações e imagens que os deixa incomodados a ponto de refletirem o incômodo em seus corpos adormecidos.

Relação entre sono e comportamento do cachorro ou gato

Animais que sofrem com privação de sono por viverem em ambientes extremamente barulhentos ou inadequados podem desenvolver problemas de comportamento: ansiedade, depressão e, dependendo do grau de privação, podem até morrer. Então se você tem um animal de estimação, o ideal é oferecer um bom lugar para ele dormir, seja uma casinha (veja aqui) ou uma caminha (veja aqui) confortável para os cães maiores ou feno (veja aqui) para ratos, hamsters e cavalos (pois é, cavalos também gostam de deitar para dormir). Evitem acordar seu animal se ele estiver dormindo. Lembre-se de que ninguém fica de muito bom humor quando é acordado com susto.

Respeite o espaço e o sono do seu pet

Quando eu era criança entrei na casinha dos nossos cachorros para ficar com nossa Dálmata que dormia lá dentro. Ela se assustou comigo e mordeu meu rosto. Quando percebeu quem eu era, ficou me lambendo e extremamente ansiosa. Por minha vez levei uma bronca gigantesca do meu pai por não respeitar o espaço e o tempo do cachorro. Ele me disse que se eu fizesse isso com meus amigos ninguém ia gostar de mim. Meu pai era desses caras que aproveitava as situações para me explicar como o mundo funciona, como devemos respeitar os outros e principalmente sempre cuidar dos mais fracos.

Cachorros se mexendo enquanto dormem

Algumas pessoas acreditam que enquanto os animais estão se mexendo durante o sono são só espasmos musculares se manifestando. Eu prefiro acreditar na ciência e principalmente em Darwin quando dizia em seu livro “A expressão das emoções nos homens e nos animais” que as diferenças das emoções, razão e comunicação entre os animais e os seres humanos são basicamente quantitativas e não qualitativas. De uma forma ou de outra, o importante é respeitar os horários do sono dos nossos animais, oferecer lugares confortáveis para que eles possam descansar, sentir nosso coração feliz por estarmos fazendo outro ser vivo feliz! Afinal, dormir mesmo sem sonhar é tão bom… Quem não gosta?

Ah, e para quem nunca viu um cachorro sonhando, aqui vai um clássico vídeo da internet que mostra um cachorro durante um sonho aparentemente bastante agitado, tão agitado que o faz “correr” deitado e, na sequência, levantar para continuar correndo, até que…



.....tadinho

Fonte: petlove

terça-feira, 3 de novembro de 2015

Adolescente e bebê mortos em acidente no Rio são enterrados


Emocionada, mãe pediu volta de filha morta.
Motorista que estava ao volante na hora do acidente foi ao enterro.


O corpo de Stela Fabíola Mafliny, de 13 anos, que morreu no acidente de trânsito domingo à noite em Cavalcante, na Zona Norte do Rio, foi enterrado no começo da tarde desta terça-feira (3) no Cemitério de Inhaúma, Subúrbio do Rio. A outra vítima do acidente, a bebê Bruna Kuhlman, também foi sepultada, momentos depois. Uma salva de palmas marcou a última homenagem de amigos e parentes.

O motorista do carro acidentado, que é pai da bebê que também morreu, foi ao cemitério. Ele teve alta do hospital e foi enterrar a filha. Por volta das 14h30, ele chegou à 29ª DP (Madureira) para prestar depoimento.

Amigos levaram camisas com fotos da adolescentes para homenageá-la. Em desespero, a mãe de Stela pediu para que a filha voltasse durante a cerimônia: "Faço o que você quiser, minha princesa, mas volta, volta".

O bebê de cinco meses que também morreu no acidente também será enterrado ainda na tarde desta terça. A polícia investiga os motivos do acidente, que aconteceu na Rua Enaldo dos Santos Araújo. O carro levava oito pessoas e o motorista pode responder por homicídio culposo (quando não há intenção de matar) e por negligência, devido ao excesso de passageiros.

Durante o fim de semana, o delegado de plantão, Júlio Cesar Pyrrho de Carvalho, disse que, por enquanto, não há nenhuma evidência de que havia criminosos no local, o que chegou a ser especulado como motivo da colisão.

A Polícia Militar levantou, a partir do chassi, que o carro da batida era roubado. O roubo aconteceu na região da 28ª DP (Campinho) em 16 de outubro deste ano.

Diferentes versões


Uma testemunha disse que o motorista Bruno Moreira bateu ao tentar fugir de um assalto. Mas a mãe de uma das vítimas, que é também tia de uma das meninas que morreram, deu outra versão, contou que estava num carro atrás e testemunhou todo o acidente.

Vanessa Bastos disse que o motorista se assustou com a aproximação de motoqueiros, mas que não houve tentativa de assalto.

Festa no Parque Madureira


Na porta do Hospital Salgado Filho, no Méier, parentes estavam angustiados à espera de notícias. Eles voltavam de uma festa no Parque Madureira, em um carro com oito pessoas: três crianças, três adolescentes e dois adultos. Na Rua Enaldo dos Santos Araújo, o motorista perdeu o controle da direção e bateu num poste.

Stela Fabíola Mafliny, de 13 anos e Bruna Kuhlman, de 5 meses morreram antes de chegar ao hospital. Karla Kuhlman, de 21 anos, uma criança de 2, e um bebê de 11 meses tiveram ferimentos leves e já tiveram alta.

A criança de cinco meses que morreu no acidente – Bruna Kuhlman – é filha do motorista do veículo Bruno Moreira e de Karla Kuhlman, que também estava no carro.

Fonte: G1

segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Flores multicoloridas em explosão de beleza

Flor-da-paixão (Passiflora incarnata)- A flor-da-paixão, que produz o maracujá, é incrivelmente intrincada e vibrante e cresce em uma trepadeira. É comumente encontrada nos estados do sul dos EUA, particularmente perto do Tennessee, onde é a flor selvagem oficial do estado. Elas normalmente apresentam pétalas azuis e brancas, com estames salientes, e prosperam em áreas onde há luz solar abundante, o que lhes permite florescer durante o verão.


As flores são capazes de nos trazer tanta alegria com suas incríveis cores e fragrâncias. A natureza nos proporcionou tantas variedades, cada uma com suas próprias características e distintos padrões. Todas as flores nesta lista exibem uma infinidade de exuberantes cores que, quando vistas em conjunto, são um colírio especial para os olhos. Na verdade, olhando estas fotos você pode entender por que o famoso reformador social Henry W. Beecher certa vez descreveu flores como "a coisa mais doce que Deus já fez e esqueceu de colocar uma alma".

1. Aechmea 'Tango Azul'

O Tango Azul faz parte da família das bromélias, muitas vezes conhecidas por suas coloridas e brilhantes flores. É um híbrido relativamente recente do gênero, que produz uma flor azul e rosa luminescente, muito atraente para qualquer espectador. Esta flor está se tornando cada vez mais popular no paisagismo e pode ser cultivada dentro de casa. A luz forte e indireta proporciona as melhores condições para o maravilhoso Tango Azul prosperar.

2. Flor-tigre (Tigridia pavonia)

Flores-tigre possuem cores fortíssimas e belíssimas estampas, e são nativas do México. Elas têm um ciclo de floração interessante - cada cada flor vive apenas por um dia, mas várias flores normalmente crescem a partir do mesmo caule. Elas florescem no início da manhã, e fecham novamente tarde da noite. As flores vêm em uma variedade de cores e têm esse nome por causa da estampa parecida com a pelagem de um tigre em suas pétalas.

3. Neomarica northiana

A Neomarica northiana é uma das plantas mais marcantes do gênero Iradaceae. Ela pode ser encontrada pelas Américas Central e do Sul e suas pétalas exibem formas interessantes, assim como cores brilhantes em azul e branco perolado. O peso exercido pela plântula à medida que cresce faz com que o caule da planta dobre em direção ao solo, e permite que a flor crie raízes longe de sua planta hospedeira. Por esse motivo, ela é conhecida como "íris andadeira".

5. Gazânia (Gazania rigens)

A gazânia é uma planta nativa da África do Sul que produz impressionantes flores em forma de margarida, em tons incríveis de amarelo, laranja e vermelho. Elas podem ser encontradas em uma variedade de solos de baixa altitude - desde solos arenosos até prados alpinos - e são muitas vezes cultivadas por suas belas cores e pétalas quase simétricas, o que faz delas uma escolha popular para jardins privados.

E...
6. Papoula-dormideira (Papaver somniferum)
As papoulas são famosas tanto por serem uma popular e atraente flor de jardim, como por fornecerem as sementes de ópio usadas em uma variedade de drogas legais e ilegais, incluindo a morfina (e seu derivado, a heroína). A papoula-dormideira é um dos mais belos exemplos da flor, caracterizada pelas pétalas predominantemente vermelhas, com uma cruz branca em todo o centro, perto do estame. Ela é também conhecida como Danebrog, o nome da bandeira nacional da Dinamarca, que apresenta padrões semelhantes.

7. Downingia cuspidata
A downingia cuspidata é uma distinta flor selvagem, encontrada no noroeste dos EUA. A flor azul possui três pétalas siamesas na parte inferior e uma mancha amarela brilhante no meio, que é usada para atrair polinizadores e ajudá-los a navegar para o centro da flor. Há duas pétalas superiores que muitas vezes ficam proeminentes, como orelhas de coelho, o que dá a ela uma forma única e aparência multicolorida.

8. Caeté (Heliconia)
O caeté possui flores penduradas semelhantes a uma garra de lagosta, e pode ser encontrado em florestas tropicais pelas Américas Central e do Sul. Ele floresce durante a estação chuvosa, exibindo toda a glória dos seus inconfundíveis tons de vermelho, laranja, amarelo e verde. As flores vibrantes atraem os polinizadores-chave da planta - os beija-flores, que usam o caeté como local para construir o ninho.

9. Astrantia major
Esta bela flor pertence à família Apiaceae e é encontrada em prados de montanha, campos e regiões de florestas da Europa Central e Oriental. As plantas chegam a até 60 centímetros de altura e as flores possuem vários tons de rosa e branco, com pétalas detalhadas que fazem delas algumas das favoritas entre os jardineiros.

10. Nymphaea caerulea
Esta flor de lótus é uma vitória-régia, originalmente encontrada ao longo do Nilo e em outros locais ao redor África Oriental, mas que já se espalhou para outras áreas do mundo, incluindo a Tailândia e o subcontinente indiano. A flor tem um centro amarelo, cercado por pétalas coloridas que variam de tons de azul claro a roxo. Como muitas flores de lótus, ela tem um significado simbólico para muitas culturas e também é usada em uma variedade de receitas de bebidas.

11. Estrelícia (Strelitzia reginae)
A estrelícia é nativa da África do Sul, onde está até no verso da moeda de 50 centavos do país. Ela é também o símbolo floral da cidade de Los Angeles, nos Estados Unidos e considerada uma das flores mais atraentes do mundo, famosa por suas brilhantes sépalas alaranjadas e amarelas, intercaladas com pétalas azuis e roxas.

12. Geissorhiza Radians
Conhecida como "Taça de Vinho", a geissorhiza radians é uma das flores mais originais e fantásticas que você pode encontrar. É uma planta selvagem encontrada na África do Sul e suas flores têm apenas 2,5 cm de largura. Mas o que falta em tamanho, elas compensam através de sua coloração brilhante, que possui um anel roxo em torno de um centro vermelho-rubi. O centro vermelho funciona como um 'alvo', incentivando polinizadores a irem direto para o coração da flor.

Vejam mais:
Fonte: Tudo por Email



Verbratec© Desktop.