sábado, 28 de janeiro de 2012

"Um vacilo é o bastante para uma recaída", diz ex-viciado


Luciano está há dois meses em uma clínica pública. Ele precisa enfrentar a solidão e a angústia para não desistir do tratamento no meio do caminho

Falta pouco mais de uma semana para Luciano*, de 23 anos, deixar a clínica onde está se tratando da dependência de crack, álcool e cocaína. Nessa reta final, ele se concentra para encarar novamente as ruas, onde encontrará um bar em cada esquina, cigarros sempre à mão e os colegas que seguem consumindo drogas. Tem diante de si o desafio de evitar frustrações e conflitos, "gatilhos" que o fizeram voltar para as drogas depois da primeira internação, há mais de um ano. "O seu corpo fica limpo, mas a sua mente vai se lembrar da droga para sempre. Um vacilo é o bastante para você ter uma recaída", diz.

Luciano está em tratamento há dois meses no Serviço de Atenção Integral ao Dependente (SAID), clínica pública gerida pela Secretaria Municipal de Saúde e pelo Hospital Samaritano, em Heliópolis, na Zona Sul de São Paulo. O local recebe, prioritariamente, pacientes provenientes da Cracolândia durante a Operação Centro Legal, que começou em 3 de janeiro.

O rapaz procurou ajuda num posto de saúde por conta própria. Estava há três dias sem comer, dormir ou tomar banho. Em um fim de semana, gastou todo o salário bebendo e fumando crack. Luciano esperou por duas horas para falar com o médico e mais duas para ser levado até a clínica. "Por pouco não desisti".

A primeira vez que fumou crack foi aos 18 anos, após um período de uso intenso de cocaína. "A farinha já não fazia efeito", diz, referindo-se à cocaína. "Nesse dia eu fumei umas 10 pedras." Seu corpo pequeno, apesar de forte, não aguentou tanta droga, e Luciano teve um princípio de overdose.

Sessões - Nas atividades que duram todo o dia, os pacientes da clínica – homens, mulheres e adolescentes – fazem sessões nas quais, pouco a pouco, tentam entender as razões que os levaram à dependência. Quase 100% deles chegaram ali por causa do crack. Enquanto pintam uma caixinha, fazem um colar de miçangas ou criam uma tela, eles soltam pequenas pistas sobre seus problemas de convivência, a saudade da família e os momentos de raiva.

Foi durante uma dessas sessões que, na semana passada, Luciano decidiu que ligaria para o padrasto, com quem não falava há mais de cinco meses – e motivo pelo qual saiu da casa da família, no interior de São Paulo. "Foi o passo mais importante que eu dei no meu tratamento", afirma. Os conflitos com o padrasto eram a desculpa que usava para se drogar.

A educação física diária é o momento em que Luciano, ex-jogador de futsal, mais disfruta na sua grade de atividades. Na quadra, assume o papel de capitão do time e se entrega ao jogo. Mas os momentos que para ele realmente fazem diferença são aqueles em que, nas palavras dele, "trabalha a cabeça".

Na clínica, cada um é acompanhado por um terapeuta, chamado de "manejador". “É como a nossa mãe aqui dentro”, define Luciano. São eles que conversam com os pacientes nos momentos de agressividade, angústia ou vontade de desistir. Na mesma sala onde Luciano dá entrevista aconteceram seus momentos de desabafo com Carol, sua manejadora. "Molhei muito o papel dessa mesa. No primeiro mês eu chorei demais".

No início, os remédios amenizaram os sintomas da abstinência. Depois, a fissura foi contornada com passeios intermináveis pela área da clínica e artesando - dobraduras, muitas dobraduras. "Cansei de tanto fazer pato de papel".

Comunicação - “Pai, afasta de mim a biqueira. Pai, afasta de mim a cocaine. Pois na quebrada escorre sangue”. Os versos do rapper Criolo - uma versão de Cálice, um dos maiores sucessos de Chico Buarque - são o tema do grupo de poesia. A tarefa é escrever sobre o que sentiram ao ouvir as palavras que resumem muito daquilo que querem deixar para trás.

Enquanto alguns parecem que nunca mais vão parar de escrever, outros ficam imóveis diante do papel em branco. De repente, um dos rapazes se levanta com cara de choro. “Vou descer, professora”. A terapeuta pede para que ele se sente e conte o que está acontecendo. “Estou preocupado. Penso o tempo todo em me matar”. Ele é convencido a ficar. A comunicação está entre as habilidades mais trabalhadas nos grupos. “Se fosse uns dias atrás eu não estaria falando com você”, afirma Luciano.

Pelo menos duas vezes por semana há visita. Nesses dias Luciano fica no seu quarto, apenas com a companhia das moças bonitas dos pôsteres colados na parede. "Minha família não vem porque mora longe. Fica complicado." A esposa o deixou depois da sua primeira recaída, e a filha, de quatro anos, não vê desde agosto do ano passado. O irmão mais velho também é usuário de crack e esteve internado. "Ele aguentou só um mês. Agora diz que parou. Tomara".

O maior desafio para quem encara o tratamento é levá-lo até o final. Qualquer detalhe é motivo para desistir. Na terceira semana, mais lúcido, Luciano pensou em ir embora: a desistência de um colega de quarto quase o derrubou.

“Era meu melhor amigo. Um dia soube que ele tinha brigado e ido embora e desabei”. O confidente de Luciano passou a ser, então, seu caderno azul - o diário que muitos dos pacientes, principalmente os homens, relutam em manter. "Nesse caderninho tem coisas que ninguém sabe. Só eu e ele. Tinha dias que as pessoas perguntavam se eu estava bem e dizia que sim, mas por dentro estava estourando. Aí escrevia no caderninho e ficava mais calmo".

Despedida - No quarto em frente, um jovem alto, forte e bonito chama a atenção. Maurício* hoje está bem diferente daquele rapaz sujo e extremamente magro que entrou na clínica por ordem judicial há três meses. "No começo foi muito difícil porque ele não queria estar aqui", lembra uma enfermeira. Ela separa todas as cartas e o diário que Maurício escreveu durante o tratamento, que ele levará para casa.

Antes de sair de braços dados com a mãe, Maurício se despede dos amigos. “Daqui a pouco sou eu”, diz Lucas ao dar um abraço no colega.

*Para preservar a identidade dos pacientes foram adotados nomes fictícios

Veja

Buscas a vítimas de desabamento no Centro continuam neste sábado


Corpos encontrados nos escombros já são 17.
Área do desastre continua interditada ao trânsito
.

As buscas por vítimas do desabamento dos três prédios da Avenida Treze de Maio, no Centro do Rio, continuam na manhã deste sábado (28), informou a Defesa Civil do estado. Os corpos encontrados já somam 17. Já foram sepultadas na sexta-feira (27) três vítimas. Segundo a prefeitura, pelo menos nove pessoas seguem desaparecidas.

Interdições
O Centro de Operações da Prefeitura alertou que, para permitir o trabalho das equipes da prefeitura e dos bombeiros no local, permanece interditada neste sábado a Avenida Treze de Maio e a Avenida Almirante Barroso entre a Rio Branco e a Rua Senador Dantas. A Treze de Maio está interditada inclusive para pedestres, informa o Centro de Operações. A Senador Dantas está funcionando com mão invertida entre a Almirante Barroso e a Rua Evaristo da Veiga.

Agentes de trânsito trabalham nos bloqueios para informar pedestres e motoristas sobre as interdições. Por conta do trabalho das equipes de resgate, continua proibido o acesso aos prédios da Avenida Treze de Maio.

Corpos resgatados

Foi resgatado por volta das 2h15 deste sábado o corpo da 17ª vítima do desabamento. O Corpo de Bombeiros ainda não informou o sexo e a identidade da vítima. Mais cedo, por volta de 0h30, os bombeiros localizaram a 16ª vítima, que também não foi identificada.

O 15º corpo foi localizado por volta de 21h desta sexta-feira (27), segundo a Secretaria estadual de Defesa Civil. Esse e o 14º corpo foram encontrados no subsolo de um dos prédios que ruíram.

Por volta das 18h30 da sexta, o secretário estadual de Defesa Civil, coronel Sérgio Simões, informou que o 13º corpo foi retirado junto com entulhos dos escombros. De acordo com informações do coronel, o corpo havia sido retirado junto com os escombros levados pela área de descarte e encontrado por equipes da Comlurb que trabalhavam no local.

"Vim aqui prestar um esclarecimento. Nessa madrugada um corpo em muito mau estado, muito dilacerado, saiu daqui sem que nós percebêssemos, foi levado para o local destinado aos entulhos que estão sendo daqui retirados, num espaço da Comlurb. E nós identificamos esse corpo há pouco tempo, já providenciamos a sua remoção e o corpo está sendo levado para o IML. Esse então é o 13º corpo", explicou Simões. "O corpo está muito dilacerado, mas por uma das mãos, conseguimos identificar que é uma mulher", completou.

Simões afirmou ainda que os trabalhos só vão terminar quando a operação estiver concluída. Segundo o secretário, os bombeiros trabalharam na noite da sexta em uma área que seria a sala de aula do 6º andar, ocupada por um grupo de alunos em treinamento.

Mais cedo, o secretário havia informado que as equipes tinham conseguido ter acesso ao que parecia ser o local. "Finalmente, entramos na parte onde nós acreditávamos que houvesse o maior número de corpos", disse o secretário estadual de Defesa Civil, coronel Sérgio Simões, na tarde de sexta.

Identificados
Segundo a Polícia Civil, seis vítimas haviam sido identificadas até as 17h de sexta: Elenice Maria Consani Quedas, de 64 anos, Alessandra Alves Lima, de 29 anos, Celso Renato Braga Cabral, de 46 anos, Margarida Vieira de Carvalho, de 65, Nilson de Assunção Ferreira, de 50 anos, e Cornélio Ribeiro Lopes, de 73.

Além das vítimas relacionadas oficialmente pela Polícia Civil, parentes também dizem já ter identificado o corpo do catador de lixo Moiséis Moraes da Silva, da jovem Kelly Meneses, de 24 anos, e do alpinista Flavio Porrozzi, de 34 anos - que chegou a falar "Oi, amor" para a noiva por telefone horas após o desabamento, mas depois o contato foi perdido.

O acidente deixou seis feridos. De acordo com a Secretaria municipal de Saúde, o quadro mais grave é o da única pessoa que segue internada. Ela é uma mulher que teve lesão no couro cabeludo, passou por cirurgia e foi transferida para um hospital particular.

Delegado
A Polícia Civil abriu inquérito para apurar as responsabilidades do desabamento. Na tarde de sexta (27), o titular da 5ª DP (Mem de Sá), delegado Alcides Alves Pereira, disse que onze pessoas já foram ouvidas até agora e que ainda pretende ouvir mais pessoas na investigação.

Ele explicou que aguarda o resultado da perícia que está sendo feita no local para fazer uma avaliação sobre um eventual responsável.

Segundo o delegado, se houver um responsável pelas quedas dos três prédios, o crime envolvido será de desabamento qualificado e a pena será de 2 a 4 anos de detenção.

Após o depoimento de Alexandro, o síndico do prédio de 20 andares que desabou, Paulo Renha, chegou para depor.

G1

Laudo de computador aponta que mulher desfigurada fez pesquisas sobre ‘chumbinho’


Delegada está analisando documento de 50 páginas; padre prestou depoimento

A Polícia Civil recebeu o laudo do computador de Geralda Guabiraba, a mulher de 54 anos que foi encontrada morta, desfigurada e sem os dois olhos na Pedra da Macumba, em Mairiporã, na Grande São Paulo. De acordo com a delegada Claudia Patrícia Dálvia, a vítima fez várias pesquisas sobre envenenamento por chumbinho - veneno popular usado para matar animais domésticos – dias antes de morrer.

A delegada afirma que está analisando documento de 50 páginas. Nesta sexta-feira (27), o padre Geraldo Ascari prestou depoimento. Ele pertence à igreja católica que Geralda frequentava e também era amigo da dona de casa e sua família.

Seu depoimento durou pouco mais de duas horas e ele saiu sem falar com os jornalistas. Além do padre, o filho de Geralda, Rafael Guabiraba, também prestou depoimento pela segunda vez. Mais de 25 pessoas já foram ouvidas.

R7

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Fundação Criança abre inscrições para oito oficinas culturais


A Fundação Criança está com matrículas abertas, até o dia 27 de janeiro, para oficinas nas áreas de dança, figurino, cenografia, artes plásticas, judô, basquete, vôlei e futsal. Os cursos, realizados no Núcleo de Arte, Cultura, Esporte e Cidadania – Galpão Cultural, são gratuitos e voltados a crianças e adolescentes de 7 a 18 anos.

Os interessados devem se dirigir à Cidade dos Direitos da Criança e do Adolescente, na Rua Francisco Visentainer, 804, no Bairro Assunção, das 8 às 17h30, com comprovante de endereço de São Bernardo do Campo, RG ou Certidão de Nascimento da criança ou adolescente e CPF do responsável. Crianças devem levar também a carteira de vacinação em dia.

As oficinas de artes plásticas, cenografia e elaboração de figurinos serão ministradas pelo Laboratório de Artes, projeto financiado pela empresa Scania. A sala de dança conta com o apoio da Fundação Salvador Arena e as aulas de judô, futsal, basquete e vôlei são realizadas em parceria com a Secretaria de Esportes, Associação de Judô Gulô e a Liga de Futsal de São Bernardo. As atividades de circo e capoeira serão ministradas por educadores da Fundação Criança.

As vagas são limitadas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4109-9656 ou pelo e-mail galpaocultural@fundacaocrianca.org.br

Fonte: Portal Aprendiz

promenino

SUS envia reforço para atenção a crianças indígenas


Ao todo, 15 profissionais farão busca ativa de casos de Doença Diarreica Aguda. Desde 15 de dezembro, equipes permanentes fazem atendimento

Uma equipe técnica do Ministério da Saúde que reforçará as ações de atenção e investigação epidemiológica em população indígena na região de Santa Rosa do Purus (AC) chegou nesta sexta-feira (20), em Rio Branco. Os profissionais contribuirão para a busca ativa de casos de Doença Diarreica Aguda (DDA), que atingiu 70 crianças indígenas neste ano. Com as equipes permanentes, da Secretaria Especial de Saúde Indígena e da Secretaria Estadual de Saúde, que realizam a ação desde 15 de dezembro, serão 15 profissionais para atender essa população.

O grupo é composto por médicos, epidemiologistas, engenheiro, enfermeiros nutricionistas, farmacêutico, bioquímico e técnicos de saneamento e percorrerá as 46 aldeias que compõe a região. Esses profissionais fazem parte do Centro de Informações Estratégicas e Resposta em Vigilância em Saúde, da Coordenação Geral de Laboratórios de Saúde Pública, da Coordenação de Edificações e Saneamento Ambiental de Saúde Indígena e da Coordenação de Monitoramento e Avaliação da Saúde Indígena do Ministério da Saúde.

Os profissionais estão levando equipamento portátil para análise bacteriológica de água, sais de reidratação oral, 500 frascos de hipoclorito (para desinfecção da água), material para coleta de amostras para exame laboratorial e kit de teste rápido de rotavírus. Para o trabalho de campo, nesse primeiro momento, o Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Alto Purus está viabilizando até 15 fretes aéreos, que farão o transporte das equipes de saúde até o município de Santa Rosa do Purus. O número de fretes poderá ser ampliado, caso necessário. Além do deslocamento aéreo, há dois barcos do tipo “voadeira”, que deverão fazer o transporte rápido das equipes até as aldeias. Estes barcos têm a capacidade de transportar até 15 pessoas por vez.

Para garantir o apoio logístico, o DSEI também está alugando um barco com capacidade para 15 toneladas. A embarcação fará o suporte de cozinha, dormitório, gerador de energia e transporte de materiais. Completam a lista de insumos logísticos 1.500 litros de óleo diesel, para geradores e abastecimento e 3.000 litros de gasolina.

CASOS - Do total, 20 aldeias registraram casos da doença. Os sintomas predominantes são febre alta, vômito e diarreia. Quando abordados pelas equipes, os pacientes recebem atendimento e tratamento sintomático, com reidratação oral. Os casos mais graves são removidos para atendimento hospitalar.

Até o momento, cinco crianças internadas no Hospital da Criança (AC). Desde dezembro, foram registrados 12 óbitos, sendo dez provocados pela DDA. De acordo com dados preliminares das investigações, foram notificados pela Secretaria Municipal de Saúde 186 casos suspeitos de Doença Diarreica Aguda (DDA) - 70 neste ano -, no período de 4.12.11 (primeiro caso) a 14.01.12, sem determinação da causa.

INVESTIMENTOS: Em 2011, foram repassados R$ 6,4 milhões para o atendimento de mais de oito mil índios atendidos Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Alto Rio Purus. Esse DSEI compreende o sudeste do estado do Acre, o Noroeste de Rondônia e parte do sudoeste do Amazonas. O DSEI é a unidade central do Subsistema de Atenção a Saúde Indígena, e é o gestor das atividades técnicas e administrativas visando à promoção e a reordenação da rede de saúde e das práticas sanitárias, com controle social.

A equipe do DSEI possui 392 profissionais. Desse total, no polo de Santa Rosa do Purus, a equipe multidisciplinar é formada por um médico, três enfermeiros, quatro técnicos de enfermagem, 13 agentes indígenas de saneamento ambiental e 25 agentes indígenas de saúde, que prestam atendimento nas 46 aldeias e 3.000 indígenas.

Fonte: Agência Saúde

promenino

Delegada que se diz agredida pelo marido juiz faz exame de corpo de delito


A delegada Helen Sardenberg saiu, às 17h50m desta terça-feira, do Tribunal de Justiça do Rio (TJ), onde pediu o afastamento de sua casa do marido, o juiz Murilo Kieling, do 3º Tribunal do Júri da Capital. A delegada pediu também que o magistrado seja proibido de ficar a menos de 50 metros dela. As duas medidas estão previstas na Lei Maria da Penha, que protege mulheres vítimas de violência doméstica. A delegada entregou o pedido à Presidência do TJ, que deverá encaminhar o caso à Corregedoria. Helen permaneceu cerca de uma hora no Tribunal.

No início da tarde, a delegada esteve no Instituto Médico Legal (IML) para ser submetida a exame de corpo de delito. O laudo do IML atestou que Helen tem uma equimose nas costas. É com base neste laudo que ela pediu que seu marido seja proibido de permanecer em casa. O casal tem dois filhos pequenos.

— Há dois meses estou tentando me separar e venho sofrendo assédio moral. Ele me xinga de coisas impublicáveis, até na frente das crianças. Na noite de domingo, durante mais uma discussão, ele me agrediu com soco nas costas, saiu de casa e foi dar parte contra mim na 77ª DP (Icaraí). Quando eu soube, também fui à delegacia me defender. Não é porque sou delegada que estou fazendo isso. Toda mulher que é vítima de violência doméstica tem o direito de se defender.

Extra Online

Agnaldo Timóteo depõe sobre esquema de pedofilia em MG


Cantor seria amigo de um dos suspeitos

Cantor, compositor e vereador em São Paulo pelo PR, Agnaldo Timóteo prestou depoimento nesta quinta-feira na delegacia de Polícia Civil de Caratinga, no leste de Minas Gerais, sua cidade natal. De acordo com a delegada Nayara Travassos, o nome de Timóteo foi citado durante as investigações de um suposto esquema de pedofilia na região. Um funcionário do cantor também foi ouvido.

De acordo com a polícia, o cantor seria amigo de um dos suspeitos, identificado como Cláudio Rogério Alves, o Maguila, 49 anos, e que seria treinador de futebol em uma escolinha. Na saída da delegacia, Timóteo disse que o amigo é inocente das acusações e que ele jamais desrespeitaria os seus alunos. O depoimento durou três horas.

"O Agnaldo Timóteo foi citado durante as investigações como a pessoa que dava ajuda financeira ao grupo quando o Maguila levava seus alunos para testes no Rio de Janeiro. O depoimento dele só corrobora as investigações. Não posso dizer que ele ajudou a resolver alguma coisa", disse a delegada. "Chegamos ao final das investigações e na semana que vem vamos encaminhar os autos para o Ministério Público para que ele proceda as acusações", afirmou.

Perguntada se Timóteo pode ser incluído como suspeito na investigação, a delegada disse "se reservar ao direito de não responder". Seis pessoas suspeitas de participação no suposto esquema de pedofilia foram presas no último dia 13 de janeiro. Eles aguardam as investigações detidos no presídio de Caratinga.

Jornale

Sem atendimento, homem fica 20 horas na calçada de hospital de SP


Sob sol forte, um homem passou 20 horas caído na calçada do pequeno pronto-socorro da Barra Funda, à vista de todos os funcionários do lugar, sem ser atendido.

Miguel Centurion, 37, é morador de rua, como o homem que morreu em abril do ano passado na frente do mesmo pronto-socorro, depois de passar o fim de uma tarde e uma noite inteira na calçada.

No pronto-socorro Álvaro Dino de Almeida, um atendente disse que o local não pode pegar pessoas da via. Ele afirma que pacientes que estejam na rua precisam chegar com o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).

Fernando Nascimento, 33, que mora ao lado do pronto-socorro, diz que ligou para o Samu para pedir que levasse o homem até dentro da unidade. A resposta foi negativa, porque o paciente estava no local de destino.

O mesmo problema ocorreu no ano passado.

Uma funcionária do Samu, que levava outro paciente ao local, disse que "é um absurdo ter que chamar uma ambulância para pegar um homem que está na porta do pronto-socorro".

O porteiro do prédio ao lado, Gilvan José dos Santos, 34, diz que pela manhã pediu a um dentista da unidade, que fumava na calçada, para tentar ajudar o homem. Mas, segundo Santos, o dentista disse que seria melhor dar gasolina para ele.

Por falta de interesse da equipe da unidade, Miguel só foi atendido às 16h26, quando a reportagem da Folha, ao se passar por moradora do bairro, disse que ficaria responsável por ele.

Ao ser questionado pela equipe médica, ainda na calçada, se gostaria de receber atendimento, Miguel acenou que sim com a cabeça, o único movimento que conseguia fazer. Ele também não era capaz de falar.

Os enfermeiros colocaram o paciente na cadeira de rodas, sem antes checar se ele tinha fraturas e com o único cuidado de colocarem luvas neles próprios. Miguel gemeu muito de dor e não tinha forças para ficar sentado.

Segundo funcionários do pronto-socorro, ele já havia sido atendido no dia anterior, com fraqueza e inapetência, mas depois foi liberado.

Procurada, a Santa Casa de Misericórdia, gestora do local, não respondeu ontem por que o homem não foi atendido. A Secretaria Municipal da Saúde afirma que irá apurar as responsabilidades.

A reportagem tentou encaminhar Miguel para atendimento social. Não conseguiu. Os Cras (Centros de Referência em Atendimento Social) só funcionam em dias úteis, assim como a assistência social do pronto-socorro.

Folha OnLine

Promotor pede recompensa para quem ajudar a localizar Mizael Bispo


EX-PM é acusado de matar a advogada Mércia Nakashima em maio de 2010

O promotor de Justiça Rodrigo Merli Antunes solicitou à SSP (Secretaria Estadual de Segurança Pública), nesta quinta-feira (26), uma recompensa para quem ajudar a localizar Mizael Bispo, acusado de matar a ex-namorada e advogada Mércia Nakashima, em maio de 2010.

O promotor enviou ofício ao secretário da pasta, Antonio Ferreira Pinto, pedindo a fixação do valor da recompensa, que irá valer para o ex-policial militar e advogado e, também, para o frentista Evandro Bezerra da Silva, que é apontado como coautor do crime.

Em nota, o promotor diz que a medida é válida "pela notoriedade do delito em termos nacionais, pelo tempo prolongado de fuga dos acusados, pela dificuldade da Divisão de Capturas em dar cumprimento aos mandados de prisão expedidos, bem como pela necessidade de se incentivar a população em geral a dar notícias sobre o paradeiro dos criminosos, estes sabidamente auxiliados por terceiros".

Morte


No dia 23 de maio, a advogada Mércia Nakashima foi visitar a avó em Guarulhos, na Grande São Paulo, e desapareceu. As últimas imagens dela em vida foram feitas pelo circuito interno do elevador do edifício da avó.

Após denúncia feita à família de Mércia, bombeiros encontram o carro da advogada em uma represa de Nazaré Paulista, no interior de São Paulo, no dia 10 de junho. Um dia depois, o corpo dela foi achado. Mércia foi reconhecida pelas roupas, sapatos e formato dos dedos.

O então delegado do DHPP (Departamento de Homicídios de Proteção à Pessoa), Antônio de Olim, começou a apurar o caso dias depois do desaparecimento. Mizael Bispo, ex-namorado de Mércia, é convocado para depor e não aparece da primeira vez, em 28 de maio.

A polícia passa a considerá-lo suspeito. O policial militar reformado só compareceu no dia 31 de maio e nega estar envolvido no desaparecimento da ex. O outro acusado é o vigia Evandro Bezzera da Silva, apontado como coautor do crime. Bezerra teve a prisão temporária decretada no dia 25 de junho e foi detido em Canindé do São Francisco, em Aracaju (SE).

Em 9 de agosto, o Tribunal de Justiça de São Paulo aceitou a revogação da prisão preventiva do vigia, que foi solto no mesmo dia da penitenciária de Tremembé, na zona norte da capital paulista.

R7



Desabamento de prédios no Centro: bombeiros acham corpos e buscam desaparecidos


Chega a quatro o número de mortos encontrados nesta quinta-feira. Um não foi identificado

RIO - Chegou a quatro o número de corpos resgatados pelos bombeiros nos escombros dos três prédios que desabaram por volta de 20h30m da noite de quarta-feira, na Cinelândia, no Centro do Rio. Até o momento, portanto, há 20 pessoas desaparecidas, da lista da prefeitura com 24 nomes. Segundo o Instituto Médico Legal, dois corpos já foram reconhecidos por parentes. São eles: Celso Renato Cabral Filho, de 44 anos; e Cornélio Ribeiro Lopes, 73 anos, porteiro do prédio número 44 da Avenida Treze de Maio. Um corpo ainda não identificado já foi levado para o IML, e o quarto corpo acabou de ser encontrado entre os escombros. Os demais desaparecidos são: Omar José Mussi, 48 anos; Amaro Tavares da Silva, 40 anos; Sabrina Prado, 30 anos; Alessandra Alves Lima, de 29 anos; Ana Cristina Silveira, 50 anos; Bruno Charles, 25 anos; Daniel de Souza Jorge, 26 anos; Fábio Correia; Flávio Porrozi, 23 anos; Gustavo Cunha; Kelly Menezes; Luís Leandro Vasconcelos, 40 anos; Moisés Morais da Silva, 43 anos; Marcelo de Lima, 48 anos; Margarida de Carvalho, 65 anos; Nilson Ferreira, 50 anos; Priscila Montezano, 23 anos; Roosevelt da Silva; Flávio de Souza, 70 anos; Marlene; Franklin; e Yokama.

Cinco pessoas foram hospitalizadas no Souza Aguiar, e duas já tiveram alta. Uma outra pessoa deu entrada no Hospital estadual Getúlio Vargas e também já foi liberada. O primeiro corpo encontrado pelos bombeiros foi reconhecido no início da tarde. É Celso Renato Cabral, que trabalhava em uma empresa de contabilidade, segundo seu primo José Alves.

— Ele era uma pessoa muito bem-humorada. Muito gente boa. Não conheço ninguém que tenha sido melhor que ele — disse Alves.

Uma coluna de fumaça negra começou no fim da tarde desta quinta-feira a tomar conta da área onde é feito o trabalho de resgate das vítimas do desabamento dos três prédios. A fumaça é oriunda de focos de incêndio que estão no meio dos escombros. Segundo o secretário de Defesa Civil, coronel Sérgio Simões, esses focos aparecem quando as máquinas retiram pedaços de laje e outros tipos de escombros. Não é a primeira vez que a fumaça toma conta do local. Ao longo do dia, isso aconteceu diversas vezes. Quando isso acontece, as equipes de resgate jogam água sobre o escombros.

O coronel Simões disse no fim da manhã que pelo menos um representante de cada família de possíveis desaparecidos foi levado ao IML para tentar reconhecer os corpos já resgatados. São cerca de 20 parentes, transportados em duas vans. Entre eles, estava a secretária Sandra Ribeiro, de 40 anos, que procurava o pai, Cornélio Ribeiro - já identificado entre um dos mortos. Ele trabalhava como porteiro no edifício Liberdade. Sandra soube na quarta-feira do acidente, foi ao local, mas não conseguiu obter informação.

— O que me informaram hoje é que encontraram um corpo com o celular do meu pai no bolso. Estamos indo lá para ver se é ele mesmo — lamentou a filha, antes de identificar o corpo do pai no IML.

A Secretaria municipal de Assistência Social informou que vai arcar com as despesas de enterro dos mortos cujas famílias não têm condições financeiras.

Até a manhã de quinta-feira, seis pessoas feridas foram resgatadas, sendo que cinco deram entrada no Hospital Souza Aguiar, entre elas, Marcelo Antonio Moreira, zelador de um dos prédios, e Francisco Rodrigo da Costa, operário que trabalhava dentro de outro prédio que caiu e foi resgatado no elevador. Ambos tiveram ferimentos leves. Uma mulher, porém, Cristiane do Carmo, de 28 anos, está com traumatismo craniano e com uma fratura no braço. Ela passou por uma cirurgia na unidade. O Hospital estadual Getúlio Vargas, na Penha, atendeu durante a noite de quarta-feira uma paciente de 48 anos, que chegou por conta própria contando que caiu após os desabamentos. Ela apresentava escoriações superficiais e recebeu alta. A paciente chegou com as roupas cobertas de pó, disse que trabalha em um prédio em frente ao local do acidente e que optou por ir ao Getúlio Vargas por ser mais próximo de sua casa.

Segundo o subsecretário da Defesa Civil, Márcio Mota, três prédios vizinhos aos que caíram estão interditados preventivamente, e os do entorno na Avenida Treze de Maio estão fechados para evitar a circulação de pessoas pelo local, o que prejudicaria os trabalhos de busca por vítimas, a prioridade no momento. Ainda de acordo com Motta, num segundo momento, o Instituto de Criminalística Carlos Éboli vai periciar a área.

Por volta das 10h desta quinta-feira, funcionários do prédio de número 118 da Rua Senador Dantas, para onde está sendo desviado o trânsito na região, dizem que o edifício foi evacuado pela Defesa Civil. No entanto, o órgão nega. O edifício Liceu Literário Português, que tem nove andares (com 17 salas comercias cada) e não fica na mesma rua dos que desabaram, está localizado a 200 metros do local dos desmoronamentos. Segundo o administrador do prédio, Albino Melo da Costa, a medida foi tomada por precaução, e não teria sido constatado qualquer rachadura ou abalo nas estruturas do imóvel. Cerca de 600 pessoas trabalham no prédio.

A presidente Dilma Rousseff, que está em Porto Alegre para o Fórum Social Temático, falou por telefone, na manhã desta quinta-feira, com o governador Sérgio Cabral e com o prefeito do Rio, Eduardo Paes, oferecendo apoio do governo federal para os trabalhos de socorro às vítimas do desabamento. Dilma também prestou solidariedade às famílias das vítimas e aos sobreviventes do tragédia. A presidente cancelou sua ida ao Rio, marcada para sexta-feira, quando participaria da inauguração da ponte ligando o campus da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) à Linha Vermelha.

O arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta, também manifestou solidariedade diante da tragédia, por meio de nota. Dom Orani pediu orações aos familiares dos falecidos e convidou amigos e autoridades para a missa de sétimo dia na intenção dos mortos na tragédia. A cerimônia está marcada para o próximo dia 2 de fevereiro, às 10h, na Catedral São Sebastião, na Avenida República do Chile.

Segundo o secretário municipal de Conservação, Carlos Roberto Osório, cem homens estão trabalhando na retirada dos escombros dos três prédios que desabaram. As equipes usam retroescavadeiras e pás mecânicas. Osório diz que a remoção dos escombros é paralisada a todo momento para que os bombeiros procurem sobreviventes, com o apoio de cães farejadores. Há muita poeira e fumaça nos arredores do local do desabamento, onde agentes trabalham com máscaras. Além da poeira levantada pelo trabalho dos bombeiros, houve pequenos focos de fogo em meio aos destroços pela manhã. As chamas são provenientes do contato do gás das tubulações que romperam com material inflamável.

Pela manhã, um forte cheiro de fumaça e de queimado assustou os passageiros do Metrô Rio. Segundo a assessoria de imprensa da concessionária, esses problemas são reflexos do desabamentos dos prédios. Apesar de a estação mais próxima do local ser a Carioca, o mau cheiro se espalha para outras estações, como a Uruguaiana. A Metrô Rio informou, ainda, que a equipe de manutenção foi ampliada para o caso de haver algum incidente por causa dessa fumaça, mas até o fim da manhã não foi registrada qualquer ocorrência. As linhas 1 e 2 operam normalmente e, segundo a concessionária, a movimentação de passageiros foi normal durante a manhã.

O tenente-coronel Julio César Mafia, oficial de dia do Quartel de Operações com Cães da Polícia Militar, acredita que há possibilidade de encontrar sobreviventes nos escombros dos três prédios. Segundo ele, as vítimas podem conseguir sobreviver em bolsões de ar que se formam nesse tipo de acidente. Ele comparou o caso ao desabamento das torres do World Trade Center, em Nova York, após terem sido atingidas por aviões em um ataque terrorista em 11 de sembro em 2001. O oficial lembrou que foram encontrados sobreviventes dias depois do colapso dos edifício.

— É um trabalho ligeiro, porém feito com cautela porque acreditamos que é possível encontrar pessoas nesses bolsões de ar. Estamos trabalhando com muito cuidado para evitar novos desmoronamentos.

Escombros estão sendo depositados no Aterro de Gramacho

Os escombros dos três prédios que desabaram estão transportados para um terreno da prefeitura, na Zona Portuária. De lá, são transferidos, em carretas maiores, ao Aterro de Jardim Gramacho, em Duque de Caxias. O secretário Carlos Roberto Osório disse que a quantidade de escombros ainda não foi estimada. Isto deve ser feito ainda na noite desta quinta-feira. Segundo ele, ainda não é possível saber quando será encerrado os trabalhos de limpeza dos terrenos onde ficavam os prédios e das ruas dos entornos.

- A remoção está sendo feita com todo cuidado, uma vez que buscamos possíveis sobreviventes. Cem homens das secretarias de Obras, Conservação e Comlurb trabalham na limpeza. A primeira retroescavadeira chegou ao local da tregádia 20 minutos depois do Corpo de Bombeiros, ainda na noite de ontem (quarta-feira). No momento, dez máquinas pesadas trabalham no local - informou Osório.

Hemorio pede doações de sangue

O Hemorio pede que a população faça doações de sangue para atender às vítimas dos desabamentos. A assessoria do centro informou que o estoque já estava abaixo do normal. Até o momento não foram utilizadas grandes quantidades de sangue, mas o órgão está em alerta para possíveis emergências. O Hemorio funciona na Rua Frei Caneca 8, no Centro, e funciona das 7h às 18h. Para doar sangue é preciso ter entre 16 e 68 anos (menores de idade precisam estar acompanhados dos responsáveis), estar bem de saúde, ter mais de 50 quilos e levar um documento de identidade.

A Secretaria de Estado de Saúde colocou em alerta todos os hospitais da rede pública estadual, além das Unidades de Pronto Atendimento (UPA) da Tijuca e de Botafogo, que são as mais próximas ao local dos desabamentos. Pelo mesmo motivo, o Hospital municipal Souza Aguiar, no Centro, é o que está recebendo as vítimas.

O secretário estadual de Saúde, Sérgio Côrtes, disse na manhã desta quinta-feira, em entrevista à Rádio CBN, que o plano de contingência foi acionado e que menos de 30 minutos depois do acidente todos os serviços de emergência dos hospitais estaduais, municipais e federais do estado já estavam em alerta. Segundo Côrtes, a população deve evitar ir ao local dos escombros, pois a poeira que está no ar pode causar problemas alérgicos:

— A poeira vai para os pulmões e não sabemos que tipos de substâncias estão ali. O ideal é que somente os profissionais que estão trabalhando fiquem no local. Curiosos atrapalham e estão se colocando em risco. Ontem, quando cheguei em casa, meu terno que era azul estava cinza. Lembrou a imagem do 11 de setembro.

Usuários de serviços na região do desabamento têm alternativas

Em nota, o banco Itaú Unibanco informou que a agência número 0607 funcionava num dos prédios que desabou na Avenida Treze de Maio. Não há registro de que havia funcionários ou clientes do banco no local na hora do acidente. “A agência não passava por reformas e não tinha hall de atendimento com caixas eletrônicos”, diz a nota. A partir desta quinta-feira, os clientes da agência afetada serão atendidos pela agência 8468, também localizada na Avenida Treze de Maio.

Já a loja da rede Mundo Verde, que na quarta-feira chegou a ser divulgado que estaria destruída, não teria sido atingida. Em nota, a rede afirma que nenhuma loja foi atingida na tragédia:

“A diretoria da rede Mundo Verde lamenta o corrido e se solidariza com as famílias, Prefeitura e o Governo do Estado. Segundo o diretor de marketing da rede Mundo Verde, Donato Ramos, o acidente foi uma fatalidade”, diz nota.

Também por causa da interdição da Avenida Treze de Maio, a Caixa Econômica Federal informa que seu edifício-sede, situado na Avenida Rio Branco 174, não estará aberto ao público nesta quinta-feira. As agências Rio Branco e Largo da Carioca também estarão fechadas. “O público poderá dirigir-se às outras unidades da Caixa ou lotéricas nas imediações. Também estará à disposição o telefone da Central de Atendimento Caixa (0800-7260101). A programação da Caixa Cultural - Unidade Barroso, localizada no edifício-sede, também foi suspensa. O Teatro Nelson Rodrigues, na Rua Chile, mantém o funcionamento normal”, diz a nota do banco.

O Detran informou, na tarde desta quinta-feira, que tendo em vista a completa interdição da Avenida Treze de Maio, estão suspensos os agendamentos para as seguintes clínicas médicas ali situadas: Cemt - Clínica Especializada em Medicina do Trânsito Ltda; CentroMédico Psicólogico Santa Antônio Ltda; Clínica de Medicina e Psicologia do Trânsito Metrô Cinelância e Detramed Medicina do Trânsito Ltda. Os clientes que seriam atendidos hoje, nestas clínicas, estão sendo encaminhadas para outras clínicas também situadas no Centro do Rio.

A Light esclareceu, no início da tarde desta quinta-feira, que por questões de segurança, a empresa foi acionada na quarta-feira, por volta das 21h, pelo Corpo de Bombeiros, para ficar à disposição, caso houvesse necessidade de interromper a energia elétrica para trechos próximos ao local dos desabamentos. Atendendo as orientações dos bombeiros, três endereços tiveram o fornecimento de energia desligado na noite de quarta-feira. São eles: Rua Manoel de Carvalho 16 e Rua 13 de Maio 40 e 44.

Já a Cedae informou que o fornecimento de água na região está normal. Segundo a assessoria de imprensa, o abastecimentos aos prédios vizinhos também está normal.

O Globo

Cinegrafistas amadores registram imagens do desabamento logo depois do acidente


As imagens mostram os primeiros momentos antes mesmo da chegada do Corpo de Bombeiros e das equipes de televisão. O registro foi feito com celulares. Muita gente ainda circulava pela região.

Globo News

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Polícia investiga morte de cão em pet shop em Orlândia (SP)


A Polícia Civil de Orlândia (365 km de São Paulo) vai investigar uma suspeita de maus-tratos no caso de um cachorro de 11 meses de idade que foi encontrado morto em um pet shop da cidade.

A morte ocorreu na última sexta-feira (20). O dono diz que Tony, um cão da raça shih tzu, foi levado para banho e morreu trancado no veículo da empresa, após ter sido esquecido lá por horas. Já a proprietária do pet shop admite ter esquecido o animal, mas diz que ele ficou dentro da loja, não do veículo.

Segundo o dono do cão, o consultor Marcelo Manso de Andrade, 29, funcionários do pet shop buscaram Tony na sexta de manhã, por volta das 9h, para dar banho. Normalmente, o animal era devolvido ao meio dia.

Passaram-se horas, sem resposta. Andrade disse que sua irmã ligou para o pet shop à tarde, às 16h, e que chegou a ser informado que o animal já havia sido entregue. Como os donos negaram que Tony havia voltado, disse o consultor, a atendente afirmou que iria checar o que aconteceu.

Mais tarde, contou Andrade, a família conseguiu falar com a veterinária responsável pelo pet shop, e ela disse que Tony havia sido esquecido na caixa de transporte dentro do carro e que havia morrido.

Ainda segundo Andrade, a veterinária assumiu o erro e disse que lhe daria um novo cachorro. A família ainda não se decidiu se aceitará a proposta. "Não é a mesma coisa. Mas imagina se fosse uma criança? Ela me daria outra de volta?", afirmou o consultor.

A Polícia Civil da cidade informou que vai ouvir ainda nesta semana a proprietária do pet shop. A suspeita é de crime de maus-tratos a animais.

OUTRO LADO

À Folha a médica veterinária Cíntia Fonseca, proprietária do pet shop, negou que o cachorro tenha sido esquecido dentro do carro, porque naquela tarde ela estava dirigindo o veículo. "Eu teria ouvido os latidos".

A veterinária admitiu que Tony foi esquecido no banho e tosa dentro do pet shop. Disse ainda que foi um "erro imperdoável" de sua parte e que cometeu uma "falha gravíssima".

Cíntia confirmou, ainda, que ofereceu à mãe de Andrade um outro cão, mas ela teria recusado.

Folha OnLine

Caso Juan: testemunha-chave pede que PMs acusados sejam retirados do auditório em depoimento


Wanderson foi baleado e chegou a ser apontado como traficante pelos policiais

Testemunha-chave e sobrevivente da ação policial que terminou com a morte do menino Juan, em junho do ano passado, Wanderson dos Santos de Assis, de 19 anos, começou a ser ouvido no fim da tarde desta terça-feira (24) na primeira audiência do processo que corre na 4ª Vara Criminal de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. Apesar de negar que tenha recebido uma denúncia concreta, Wanderson pediu que os quatro policiais militares acusados da morte de Juan fossem retirados do auditório do fórum durante seu depoimento.

- Meu temor é do que eles podem fazer. Meu temor é esse.

Wanderson foi baleado e chegou a ser apontado como traficante pelos policiais militares acusados de matar Juan e esconder o seu corpo. Estudante do ensino médio e repositor em uma loja de doces no centro de Nova Iguaçu, o jovem chegou a ficar oito dias sob custódia policial no Hospital Estadual Adão Pereira Nunes, em Duque de Caxias.

Os advogados dos réus fizeram uma reclamação formal ao juiz Marcio Alexandre Pacheco da Silva sobre a retirada dos PMs do auditório argumentando que apenas uma ameaça concreta legitimaria a retirada dos réus e foram criticados pela promotora de Justiça, Júlia Costa da Silva Jardim.

- Não é razoável colocar essa vítima mais uma vez em risco de vida pelo simples deleite dos acusados em ouvir sua narrativa.

O juiz aceitou o pedido do rapaz.

Mãe de garoto morto na ação foi a primeira a depor


A primeira testemunha de acusação a ser ouvida sobre o caso da morte do menino Juan foi Adriana de Souza, mãe de Igor de Souza Afonso, morto aos 17 anos. O rapaz foi baleado no mesmo tiroteio em que Juan foi morto. Ela optou por falar diante dos quatro policias militares presos desde julho do ano passado.

Adriana pouco colaborou com seu depoimento, já que disse não saber nada sobre as circunstâncias da morte do filho e que só soube do envolvimento de Igor com drogas após a sua morte.

Wanderson foi baleado e chegou a ser apontado como traficante pelos policiais militares que são réus no processo sobre a morte do menino Juan. Estudante do ensino médio e funcionário de uma loja no centro de Nova Iguaçu, o jovem chegou a ficar oito dias sob custódia policial no Hospital Estadual Adão Pereira Nunes, em Duque de Caxias.

Usando óculos escuros e chapéu, Wanderson foi encaminhado ao auditório para ouvir a leitura da denúncia antes do início do depoimento das testemunhas. Assim como os parentes de Juan, o jovem e sua família vivem hoje sob o programa de proteção a testemunhas.

Mais cedo, a promotora de Justiça Júlia Costa da Silva Jardim havia pedido que a família de Juan, que vive sob a tutela do programa de proteção a testemunhas, seja ouvida em Brasília. O objetivo é evitar que os pais do menino Juan, Rosineia de Moraes e Alexandre da Silva Neves; seu avô, José Salvador; e seu irmão Wesley Moraes, outra testemunha-chave do crime, fiquem frente a frente com os acusados da morte do menino durante as audiências do processo em Nova Iguaçu.

Todos saíram do Rio dias após o crime e hoje vivem em local desconhecido. Segundo a promotora foi a própria Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República que orientou que a família de Juan fosse ouvida separadamente. O pedido, no entanto, foi negado pelo juiz Marcio Alexandre Pacheco da Silva. O magistrado considerou que, nesse caso, haveria limitações à atuação dos advogados de defesa e que, se for preciso, vai solicitar todo o aparato de segurança necessário para a vinda da família de Juan a Nova Iguaçu com segurança. Pacheco da Silva lembrou ainda que os réus podem ser retirados da sala no momento em que os pais, o avô e o irmão de Juan forem ouvidos.

Por conta do forte calor e do atraso no início da audiência, uma testemunha passou mal e teve que ser retirada do auditório. A expectativa é que 40 testemunhas de acusação e defesa sejam ouvidas nos próximos dias.

R7

Jovem afegã dá à luz sêxtuplos gerados sem inseminação artificial


Sara Gul, 22 anos, concebeu em Mazar-e-Sharif; um bebê está em risco.
Mulher confessou que tentou abortar ao saber da gestação múltipla.


Sara Gul, uma jovem afegã de 22 anos, deu à luz sêxtuplos, três meninos e três meninas, atingindo de uma só vez a média de filhos que mulheres afegãs costumam ter durante toda a vida. A gestação não foi causada por inseminação artificial, técnica que não existe no país.

As crianças nasceram com peso abaixo do normal; cinco apresentam boas condições de saúde, mas um deles está em estado preocupante, segundo o ginecologista Hamidi Elmi. Essa foi a primeira gravidez de Sara. Os bebês nasceram num hospital de Mazar-e-Sharif, capital da província de Balkh.

Nesta terça-feira (24), a mãe admitiu à Reuters que chegou a tentar um aborto ao saber que teria uma gravidez múltipla. "Eu até pulei de um muro, mas nada aconteceu com eles", afirmou.

Em declarações a agência afegã Pajhwok, a mãe assegurou que estava preocupada em como alimentar tantos filhos com o salário de seu marido, um humilde lavrador de 28 de idade, com quem se casou há um ano e meio.

Inicialmente, um exame de ultrassom mostrou quatro, e não seis bebês. "Fiquei com medo quando os médicos me falaram que eu estava esperando quatro crianças, mas agora estou muito feliz", afirmou Sara.

Natural de uma zona rural, Gul espera que o Governo preste algum tipo de assistência para que ela possa cuidar dos bebês.

Os bebês nasceram com pesos entre 1,18 quilos e 470 gramas e ficarão na incubadora até que atinjam dois quilos, explicou o ginecologista Hamidi Elmi. A direção do hospital afirmou que essa é a segunda vez que uma mulher dá à luz sêxtuplos no centro médico.

Cultura
As mulheres no Afeganistão costumam casar muito cedo, às vezes ainda adolescentes. O casamento geralmente é arranjado e, pouco depois de formalizado, os filhos são esperados.

A região de Balkh, no norte do país, é relativamente estável comparada com a fronteira com o Paquistão, reduto da insurgência talibã.

Raras de ocorrer naturalmente, gestações múltiplas são geralmente o resultado de fertilização artificial, mas o tratamento sequer existe no Afeganistão.

As famílias afegãs se orgulham de possuir muitos membros, mas fatores como guerras, conflitos e pobreza são refletidos no índice de que uma em cada quatro crianças morre antes de completar 5 anos de idade.

G1

Mulher esquece bebê ao atravessar rua


A cena foi gravada do interior de um carro. Uma mulher que atravessava rua na Rússia seguiu em frente sem perceber que o bebê caíra do carrinho no asfalto gelado... Depois, ela volta correndo!

page not found

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

ATENÇÃO!!!!!!!VERIFIQUEM SUAS CONTAS ANTES DE PAGAR!!!


Belmonte Flamengo. Vejam a soma. Cupom que engana o cliente. No mínimo policia deveria averiguar. E uma campanha na web pode ajudar.

Enviado por uma amiga>

Sancionada lei que institui o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase)


A presidenta Dilma Rousseff sancionou nesta quarta-feira (18) a lei 12.594, que institui o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase). O texto regulamenta a execução das medidas socioeducativas destinadas a adolescentes que estejam em conflito com a lei. A lei, que foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira (19), entra em vigor em 90 dias.

O Sinase busca uniformizar, em todo o País, o atendimento aos adolescentes em conflito com a lei e o processo de apuração de infrações cometidas. O projeto de 88 artigos, aprovado pelo Congresso Nacional em dezembro do ano passado, estabelece as medidas socioeducativas que devem ser adotadas para recuperar os adolescentes.

De acordo com a ministra Maria do Rosário, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), com a reformulação da lei, o Estado brasileiro passa a contar com um mecanismo legal que possibilitará a efetiva ressocialização dos jovens em conflito com a lei. “Com essa mudança, haverá uma reformulação tanto da estrutura física das unidades socioeducativas, quanto do atendimento ao menor infrator. Serão combinadas ações que vão desde a área da saúde, assistência social, educação e profissionalização”, afirmou a ministra.

Rosário explicou ainda que entre as principais mudanças trazidas pela reformulação do Sinase está a adoção de medidas alternativas à internação de menores. “Todo o sistema será focado nas necessidades dos jovens. A partir de agora, haverá maior utilização de medidas reparadoras. Ou seja, dependendo do tipo de infração, o jovem poderá prestar serviços à sociedade, por exemplo. Isso, com certeza, é muito mais educativo do que manter este adolescente em privação de liberdade”, defendeu.

Segundo a secretária nacional de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente, Carmen de Oliveira, atualmente, o país têm cerca de 18 mil jovens em regime fechado. Ainda segundo a secretária, até 2010 havia um total de 435 unidades socioeducativas no país. Dessas, cerca de 60 foram construídas ou reformadas nos últimos cinco anos, já prevendo adequações ao Sinase.

Mudanças - O Sinase recomenda que a aplicação da pena seja individualizada, levando em conta condições como doenças, deficiências ou dependência química. Durante o debate. A lei ainda garante que os jovens tenham acesso à educação, capacitação profissional, e retornem à escola pública assim que terminar o período nas unidades de internação.

Outra novidade dá aos jovens casados ou que tenham um relacionamento estável o direito a visitas íntimas. Essas visitas, explicou a ministra, só serão permitidas mediante uma autorização do juiz responsável pelo acompanhamento da sentença à qual o jovem está submetido. A lei do Sinase tramitou no Congresso Nacional por 4 anos.

Fonte: SDH - 19/01/2012

promenino

Pesquisador diz que cachorros podem ter dom da 'telepatia'


Um cientista britânico desenvolveu a teoria polêmica de que a telepatia pode explicar a suposta conexão entre cachorros e seus donos.

O pesquisador Rupert Sheldrake, da Universidade de Cambridge, acredita que os cachorros têm uma conexão telepática com seus donos, embora a existência de telepatia seja descartada pela maioria dos cientistas.

Em uma de suas experiências, uma mulher é monitorada enquanto está fazendo compras, assim como seu cachorro, que permaneceu em casa.

Em um momento aleatório, o cientista pede à mulher que volte para casa. Onze segundos depois, em sua sala de estar, o cachorro se levanta e vai para a porta. Ele fica lá até a chegada de sua dona.

Sheldrake acredita que cachorros e seus donos estão conectados à distância, pelo que ele chama de campo amórfico, uma espécie de elástico invisível.

A maioria dos cientistas rejeitou as teorias do pesquisador, dizendo que o comportamento animal pode ser explicado por hábitos ou ansiedade.

BBC Brasil

Palestina diz que ficou 10 anos trancada pelo próprio pai no banheiro


RAMALLAH - Uma mulher palestina de 21 anos disse a autoridades que passou os últimos 10 anos trancada em um banheiro por seu próprio pai, que só a deixava sair durante a noite para que ela limpasse a casa. Baraa Melhem disse que seu pai dizia a ela que "as pessoas são monstros", segundo uma assistente social que está trabalhando no caso.

A polícia palestina disse nesta segunda-feira, 23, que libertou Melhem no sábado do pequeno banheiro de uma casa na cidade de Qalqilya, na Cisjordânia, após uma denúncia anônima. O pai dela, que tem cidadania israelense, foi preso e entregue a autoridades de Israel. Ele vai prestar depoimento a um tribunal israelense na quarta-feira, de acordo com um porta-voz da polícia.

Baraa disse a uma rádio palestina que ela tinha 11 anos quando seu pai a trancou dentro do banheiro e não a deixou mais ir à escola ou ver a mãe, de quem ele é divorciado. Ele batia nela com um pedaço de pau com arames de metal e dava apenas uma coberta para ela se aquecer, de acordo com a assistente social Hala Shreim. "O banheiro tinha apenas um metro e meio, era como uma cela", disse Shreim.

De acordo com um comunicado da polícia palestina, o pai, citando uma "disputa familiar", admitiu ter trancado a filha e que a alimentava basicamente só com pão.

A assistente social disse que o pai de Melhem frequentemente encorajava a filha a cometer suicídio. "Seu único consolo era um rádio que a mantinha conectada ao mundo", disse a assistente social Shreim. A jovem agora vive com sua mãe.

Estadão

Vídeo flagra seis pessoas e dois cães em uma motocicleta na Índia


Nova Délhi (Índia) - Um motorista que viajava de carro numa estrada pela Índia flagrou seis pessoas e dois cães sendo transportados em uma motocicleta.

Um homem guiava a moto acompanhado de uma mulher, um adolescente, três crianças, dois cães e ainda uma grande quantidade de bolsas. A suposta família não se incomodou e ainda acenou para o cinegrafista.

O DIA ONLINE

Bandidos disparam contra criança em Guarulhos para fazê-la parar de chorar


Eles assaltaram casa na Grande São Paulo e ficaram irritados com choro

Uma criança foi atingida no pé de raspão por tiros disparados por bandidos que invadiram uma casa em Guarulhos, na Grande São Paulo.

Ao tentar fugir, os criminosos deram de cara com a polícia, avisada por vizinhos que ligaram para o 190. Nervosos, eles se irritaram com a criança, que não parava de chorar.

Na tentativa de fazê-la parar de gritar, os assaltantes atiraram em direção a ela. O tiro ricocheteou e acabou atingido de raspão a criança e o pai dela. Os dois passam bem.

R7

China espera boom de bebês em Ano do Dragão


Catherine Mok, uma mãe moderna de Hong Kong que se divide entre a vida profissional e criação da filha, sabia que dar à luz neste ano sairia caro.

Assim como muitos chineses e descendentes ao redor do mundo, ela crê que o signo do Dragão é o Zodíaco do calendário chinês mais auspicioso do ciclo tradicional que completa sua volta a cada 12 anos.

"O dragão é especial. Eu podia esperar um ou dois anos mais, mas claro, não quero esperar mais 12 anos por um bebê dragão", disso Catherine à BBC. O parto deve ser no mês que vem.

Em parte por causa do aumento da demanda, a maquiadora espera gastar cerca de 100 mil dólares de Hong Kong (cerca de R$ 22,7 mil) só em cuidados médicos relativos à gravidez – mais de 50% a mais do que gastou no nascimento da primeira filha, nascida no ano do Rato, três anos atrás.

Em Hong Kong, o governo espera um aumento de 5% no número de nascimentos em 2012 em relação a 2011. Médicos e especialistas acreditam que a elevação seja ainda maior: 10%.

Gastos

Os esforços dos casais em ter seus filhos no Ano do Dragão têm criado expectativas econômicas para empresas que vendem ou fabricam fraldas, berços, leite em pó e outros produtos neste nicho de mercado.

BBcare, uma agência que provê serviços pré e pós-natal em Hong Kong, espera uma aumento de 20% na sua receita neste ano em relação ao ano passado em decorrência do Ano do Dragão.

A agência diz que o número de consultas por telefone ou e-mail já saltou 25% e os preços dos serviços, prestados por hora, 15%.

A tradição chinesa manda que, por causa de sua vulnerabilidade após o parto, a mulher entre em um período de recuperação e, se possível, confinamento dentro de casa por um mês para se recuperar.

Wendy Law, da BBcare, acredita que, com tantas mães dando à luz em Hong Kong ao mesmo tempo, vai haver carência de enfermeiros para cuidar de tanto pós-parto.

Para analistas, o "baby boom" temporário também deve dar fôlego ao mercado imobiliário em cidades chinesas.

Segundo o analista de mercado imobiliário do banco de investimento Citi, Ken Yeung,um ano considerado auspicioso no Zodíaco acarreta um aumento de 12% no número de casamentos, contra apenas 1% em anos vistos como menos afortunados.

"Esse aumento no número de casamentos cria um bom potencial para potenciais compradores no mercado imobiliário", diz.

"Esse fator deve liderar a demanda estrutural por imóveis em 2012, ao passo que a oferta deve continuar limitada no curto prazo."

Incertezas


De Taiwan a Indonésia, a crença de que o Ano do Dragão traz boa sorte é amplamente aceita entre os cidadãos chineses ou descendentes. Mas o custo associado a ter um filho especialmente neste período afasta muita gente.

O analista do banco BNP Paribas Charlie Chen, que ganha parte do seu salário em bônus, diz que este é o fator que mais pesa na decisão de ter filhos ou não.

Com tanta incerteza nos mercados financeiros dos EUA e da Europa, ele diz que não tem escolha senão pular o Ano do Dragão.

"Sou casado e pessoalmente, queria ter um filho no Ano do Dragão", ele diz. "Mas com a turbulência nos mercados, vamos ter de adiar."

BBC Brasil

Professora anuncia gravidez após ser presa por sexo com aluno de 13 anos


Gravidez 2 anos após escândalo foi planejada, diz Renata Juras, 43 anos.
Um ano mais velho que a 1ª filha da professora, jovem defende a mulher.


Uma professora de educação física de 43 anos que foi presa na Áustria após ter relações sexuais com um aluno de 13 anos está agora grávida do jovem, segundo informou o site noticioso Orange News.

Renata Juras, que tem origem croata, era técnica do time de handball da escola onde estudava o adolescente, Erwin Unterlechner. Ele era um dos jogadores do time. A mulher foi demitida por conta do caso, e chegou então a se mudar e morar com Erwin e a mãe dele por um tempo.

Agora aos 16 anos, o jovem defendeu a mulher desde que o caso veio à tona há pouco mais de dois anos. O padrasto dele foi quem denunciou a professora. "Eu fui apresentado como vítima, como se ela tivesse me seduzido. Foi uma interpretação completamente falsa. Eu que tomei toda a iniciativa", conta Erwin, que é apenas um ano mais velho do que a primeira filha de Juras. Ele e a "enteada" estudam na mesma escola.

A sentença de Juras, de 22 meses em condicional, foi suspensa depois de o menino dizer à corte que amava a professora e que eles planejavam se casar. E, segundo ela, a gravidez foi planejada. "Foi algo completamente planejado e desejado por nós dois. Já até decidimos o nome, mas não vamos revelá-lo por enquanto", afirma.

O bebê é esperado para junho.

G1

domingo, 22 de janeiro de 2012

ABPH - Associação Brasileira dos Portadores de Hepatite | ABPH



Nascida com o objetivo de ser a grande aliada dos infectados da doença, nosso principal objetivo é levar informação sobre a existência da hepatite, suas divisões e implicações. Além disso, visamos possibilitar o tratamento e cura aos infectados, através de diversas ações sociais. Trata-se de uma organização não governamental, sem fins lucrativos, recém criada e em trâmites de oficialização.

Verbratec© Desktop.