sábado, 22 de outubro de 2011

Maconha aumenta risco de depressão, diz pesquisa


Probabilidade de desenvolver a doença é agravada com o consumo da droga por jovens vulneráveis a quadros depressivos

Quem fuma maconha corre o risco de desenvolver distúrbios graves, como esquizofrenia e psicose. Uma nova pesquisa feita na Holanda adiciona mais um problema causado pela droga. De acordo com um estudo feito no Instituto de Ciência Comportamental da Universidade Radboud de Nijmegen, na Holanda, a droga aumenta o risco de desenvolver sintomas depressivos em jovens geneticamente vulneráveis. A pesquisa foi publicada na versão online do Addiction Biology, periódico científico da Sociedade Britânica para o Estudo da Dependência.

A maioria da população é vulnerável. Segundo o estudo, duas em cada três pessoas apresentam uma variação no gene transportador de serotonina, um neurotransmissor também conhecido como 5-HT. Tal variante pode ser responsável por tornar uma pessoa mais sensível a desenvolver depressão.

A pesquisa recolheu, durante quatro anos, informações de 310 adolescentes. A cada ano, os jovens responderam questões sobre assuntos como comportamento e sintomas de depressão. A variação do gene da serotonina foi determinante para os resultados: o consumo de maconha aumentou os sintomas depressivos nos adolescentes que apresentavam tal variante.

"Esse efeito da droga é forte, mesmo se levarmos em conta uma série de outras variantes que causam a depressão, como uso de álcool, personalidade e situação socioeconômica. Algumas pessoas podem pensar que jovens com disposição a depressão comecem a consumir maconha como uma forma de automedicação e que a presença de sintomas depressivos seja o fator que leve ao consumo da droga. Entretanto, nesse estudo a longo prazo, mostramos que não é o caso”, diz Roy Otten, principal autor da pesquisa.

Em estudo feito pelo IBGE em 2009, 8,7% dos estudantes entre 13 e 15 anos disseram já haver experimentado alguma droga ilícita. Na Holanda, onde foi feita essa pesquisa, o uso de maconha entre jovens é expressivo: 12% dos adolescentes de 16 anos disseram ter usado maconha ao longo do mês anterior. Além de um pior desempenho escolar, o uso da droga pode aumentar o risco de desenvolver esquizofrenia e psicose.

Para os pesquisadores, conhecer os efeitos negativos do consumo de maconha é importante, pois, para um grande número de pessoas, entre outros prejuízos, seu uso pode aumentar o risco de depressão a longo prazo.

Veja

Fofocar faz bem: saiba os benefícios de falar da vida alheia

Depois de comentar a vida alheia sem maldade, as emoções negativas diminuem 6%, sugere estudo (Foto: Divulgação)

pessoa que tem o hábito de fofocar é melhor aceita pela sociedade

Fofoca é coisa de mulher, de quem está insatisfeito com a vida, e sempre acaba mal. Ops, nem sempre. Dois recentes estudos, elaborados pela Universidade de Staffordshire, apontam que falar da vida alheia tem lá seus benefícios, ainda mais se os comentários forem positivos.

Ao analisarem 300 voluntários, em duas etapas, os pesquisadores notaram que aqueles que tinham o hábito de fofocar apresentavam maior aceitação em um meio social. Além disso, os participantes que optaram por falar bem de uma pessoa fictícia, durante um dos testes, apresentavam autoestima mais elevada que os demais. Resultado? Depois de comentar a vida alheia sem maldade, as emoções positivas dos voluntários subiam 3%, a autoestima crescia 5% e as emoções negativas diminuíam 6% .

“Falar da vida alheia pode ser positivo no sentido de participação. Somos seres sociais e gostamos de fazer parte de grupos, e comentar a vida do outro significa participar dela”, explica a psicóloga Gema Galgani Mesquita, que frisa que o ético é falar do outro na cara.

A psicóloga Beatriz Cardella acredita que quando estamos satisfeitos conosco e com nossa vida, somos capazes de reconhecer, amar e admirar outra pessoa. E, expressar esses sentimentos, mesmo que na ausência da pessoa, não é um ato de fofoca. “A fofoca é uma maledicência, que revela mal-estar, inveja, preconceito e vaidade. Uma pessoa que tem o hábito de fazer fofoca costuma estar insatisfeita consigo mesmo, apresentar conflitos pessoais e dificuldades de se relacionar”, explica Beatriz.

E você, acha que fofocar faz bem? Acredita que uma fofoca possa ser positiva?

gnt

Ilhéus: Lixo hospitalar vendido por loja é apreendido pela polícia


O material era vendido abertamente à população na Loja Agreste Tecido

Mais de 800 kg de lençóis e jalecos usados de hospitais foram apreendidos pela polícia em uma loja em Ilhéus, no sul da Bahia, onde eram vendidos. Segundo a polícia, o material era revendido para clínicas e instituições da cidade. A apreensão foi feita pela Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos depois de uma denúncia anônima.



De acordo com a polícia, entre os objetos estão lençóis, fronhas e jalecos, alguns até com manchas de sangue. Parte do material ainda tinha logo de hospitais e instituções de saúde. Tudo que foi apreendido foi levado para o Centro de Controle de Zoonoses de Ilhéus - o material será periciado.



O material era vendido abertamente à população na Loja Agreste Tecido, na rua Almirante Barroso. O filho do dono da loja disse em depoimento que o material era comprado em São Paulo e revendido para clínicas e instituições em Ilhéus. O proprietário ainda não prestou depoimento.

A polícia agora quer investigar para saber se o material foi revendido pelos próprios hospitais ou se houve um desvio - geralmente, empresas são contratadas para incinerar o lixo hospitalar, o que é determinado pela lei. "Na nota fiscal, o material chegou à Bahia como retalhos de roupas, mas eram na verdade resíduos que deveriam ter sido destruídos", disse a delegada Andréa Oliveira à Folha.

Pernambuco
Em Pernambuco, a Receita Federal preendeu recentemente lixo hospitalar vindo dos EUA no porto de Suape. O material era vendido por quilo em Santa Cruz do Capibaripe. Além de lençóis e roupas, também veio dos EUA uma carga com seringas e ampolas.

De acordo com a polícia, o empresário suspeito de importar o material norte-americano retido em Suape é ex-proprietário de uma loja onde os itens foram encontrados à venda. A loja foi interditada pela polícia.

Fonte: Correio da Bahia

O Sollo

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Casamento forçado de adolescentes pode fazer 100 milhões de vítimas


Unicef diz que problema pode ocorrer até 2020 caso não haja mudanças; todos os anos 145 milhões de meninas se tornam mães

Mais de 100 milhões de meninas podem ser vítimas de casamentos forçados durante a próxima década; a estimativa é parte de um estudo do Fundo das Nações Unidas para a Infância, Unicef.

Segundo o Fundo, um terço de mulheres, entre 20 e 24 anos, foi forçado a se casar antes de completarem 18 anos.

Maternidade Precoce
O estudo foi apresentado na sede da ONU, na semana passada. De acordo com o Unicef, uma das consequências do casamento forçado é a maternidade precoce. Mais de 145 milhões de meninas dão à luz todos os anos, muitas delas não estão preparadas física ou psicologicamente para a responsabilidade.

A representante especial do Secretário-Geral sobre Violência contra Crianças, Marta Santos Pais, falou à Rádio ONU, em Nova York, sobre o drama das crianças obrigadas a se casar.

“O que nós sabemos é que, ao casar e ao assumir responsabilidades no seio da família, não só ficam dependentes da autoridade do marido e da família do marido. Muitas vezes, sem ter um direito à educação e poder contribuir, construtivamente, para o desenvolvimento da família e da sociedade. Mas, em segundo lugar, muitas vezes ao engravidar, vem a dar à luz com uma idade muito baixa e isto cria riscos gravíssimos no momento do nascimento da criança”, explicou.

Sociedade
De acordo com o informe, grande parte das vítimas de casamentos forçados integra as camadas mais marginalizadas e vulneráveis da sociedade. As meninas são geralmente isoladas, ao serem retiradas das suas famílias, escolas e separadas da interação com os seus pares.

Segundo o Unicef, meninas entre 10 e 14 anos são cinco vezes mais propensas a morrer durante a gravidez que outras, 10 anos mais velhas.

*Apresentação: Mônica Villela Grayley

prómenino

Corpo de Kadafi é mantido em freezer de shopping center em Misurata


TRÍPOLI e MISURATA, Líbia - Enquanto decide sobre a data e o local do enterro, o governo interino da Líbia mantém o corpo de Muamar Kadafi nesta sexta-feira em um freezer de um centro comercial de Misurata. A situação improvisada reflete o caos em torno da morte do ditador, cujas circunstâncias ainda não foram totalmente esclarecidas e devem ser alvo de uma investigação, como pedido pela ONU e a viúva Safia Farkas.

O corpo de Kadafi, sem camisa e sapatos, foi colocado sobre um colchão sujo de sangue numa sala refrigerada vazia geralmente usada por restaurantes e bares da espécie de shopping center para estocar alimentos. Marcas de tiro ainda eram visíveis no lado esquerdo da cabeça do ditador - com a bala ainda alojada -, no peito e na barriga. Moradores faziam fila pra vê-lo morto.

Extra Online

Justiça determina que Gol deixe menina com paralisia viajar


A Justiça do Rio Grande do Sul determinou que a Gol providencie o embarque em um de seus voos de uma menina de três anos que tem paralisia cerebral.

O pai da garota, de Bento Gonçalves (a 113 km de Porto Alegre), acusa a empresa de discriminação e afirma que a companhia se recusou a transportá-la.

A família do comerciante Volnei Pertile, 50, viajaria no próximo sábado (22) da capital gaúcha para Porto Seguro (BA) pela Gol. Na semana passada, diz Pertile, a empresa enviou um e-mail à família afirmando que uma junta médica não autorizou o embarque da criança.

No comunicado, diz o pai, a companhia cogitou a possibilidade de transportá-la durante toda a viagem em uma maca. Pertile não aceitou e foi à Justiça, que concedeu uma liminar.

O juiz responsável afirmou que o transporte em maca "viola os direitos da criança" e constitui discriminação.

O comerciante fala que enviou à Gol laudos médicos garantindo que a menina tinha condições de viajar e até ofereceu a possibilidade de levar uma cadeirinha para ela. "Imagina o desconforto em uma maca. A minha filha não é bicho", disse à Folha.

Pertile diz ainda que outras companhias não fizeram objeção à viagem da criança.

Apesar da confusão, ele manteve o plano de viajar pela companhia aérea. Mas vai pedir uma indenização por danos morais na Justiça.

OUTRO LADO
Procurada, a Gol, por meio de sua assessoria, disse que decidiu oferecer o transporte por meio de maca após uma "minuciosa avaliação" do caso por seu departamento médico.

Afirmou ainda que fez a exigência para garantir a "total segurança" da criança e que a medida segue normas estabelecidas por autoridades aeronáuticas.

Disse também que não foi notificada sobre a liminar e que está à disposição do cliente para esclarecimentos.

Folha OnLine

Médicos voltam ao trabalho após condenação em Taubaté


Advogados informaram que irão recorrer da decisão da Justiça sobre fraude em mortes

Os três médicos condenados, na quinta-feira (20) ,a 17 anos e seis meses de prisão - responsabilizados por fraudar mortes para retirar órgãos de pacientes - voltaram ao trabalho normalmente nesta sexta-feira (21), em Taubaté, cidade a 140 km São Paulo. Eles irão recorrer da sentença em liberdade, segundo seus advogados.

Paulo Henrique Masiuan, Rui Noronha Sacramento e Mariano Fiore Júnior foram julgados e condenados por usar diagnósticos falsos de morte cerebral para extrair os rins de quatro pacientes. Os órgãos foram usados em transplantes.

De acordo com o advogado Sérgio Badaró, os três passaram por um processo sobre os mesmos casos no CRM (Conselho Regional de Medicina) e no Conselho Federal e foram absolvidos, o que não os impede de exercer a profissão. O cliente dele, Mariano Fiore Júnior, é professor de ética e medicina e tem uma clínica particular.

- Se os clientes irão deixar de frequentar o consultório dele eu não sei. Na verdade, acredito que isso não vá acontecer porque muitos prestaram solidariedade a eles. O importante é que nenhum está impedido de exercer a medicina.

O advogado Romeu Goffi, que defende Paulo Henrique Masiuan e Rui Noronha Sacramento, também confirmou que entrará com o recurso do julgamento.

- O depoimento da enfermeira que teria visto um paciente se debater foi desmontado pela defesa e não há razões para as condenações. Vamos recorrer ainda hoje.

O CRM confirmou a informação de que os três condenados pela Justiça não serão impedidos de exercer a medicina por terem sido absolvidos no processo interno do conselho.

O julgamento dos três médicos começou na segunda-feira (17) e terminou na última quinta. Ele foi realizado no Fórum Desembargador Paulo de Costa Oliveira, em Taubaté, e foi presidido por Marco Antonio Montenor, juiz da Vara do Júri. Foram ouvidas 16 testemunhas (sete de acusação e nove de defesa).

Histórico
Pedro Henrique Masjuan Torrecillas, Rui Noronha Sacramento e Mariano Fiore Júnior foram condenados por quatro homicídios dolosos contra os pacientes Miguel da Silva, Alex de Lima, Irani Gobo e José Faria Carneiro, que morreram entre setembro e dezembro de 1986.

Depois da operação, o neurocirurgião e legista Mariano Fiori concluía como causa da morte, exclusivamente, lesões cerebrais como traumatismo craniano, raquimedular ou aneurisma, ocultando a causa direta dos óbitos: a retirada dos rins dos pacientes.

Os prontuários médicos e os laudos das angiografias cerebrais relativos a esses pacientes foram apreendidos e submetidos à análise de peritos, que concluíram que as vítimas não tinham diagnóstico seguro de morte encefálica apta a amparar a realização das cirurgias de retirada dos rins.

Também foram denunciados pelos mesmos crimes os médicos Antônio Aurélio de Carvalho Monteiro, que morreu em 2010, e José Carlos Natrielli de Almeida, que acabou não sendo denunciado à Justiça pelo Ministério Público.

R7

Imagens mostram adolescente atirando em jovem no ABC


Briga entre alunos de uma escola aconteceu em rua de Santo André.
Confusão teria acontecido por causa de uma namorada


Câmeras de segurança gravaram uma briga de alunos de uma escola de Santo André, no ABC, nesta quinta-feira (20). Um adolescente de 13 anos estava armado e saiu atirando no meio da rua. Ele dá dois tiros contra um jovem na intenção de proteger o irmão de 18 anos, que também aparece nas imagens.

O rapaz de 18 anos aparece correndo atrás de um jovem de 16 anos. Depois dos tiros, o jovem mais velho volta, pega a arma do caçula e corre novamente atrás da vítima. De acordo com a polícia, a briga teria sido causada porque a vítima dos disparo estaria namorando uma ex-namorada do jovem de 18 anos, que resolveu se vingar.

O jovem agredido nega ter alguma relação com a ex-namorada do rapaz. “Ele deu uma paulada na minha cara. Eu tomei o pau dele e nós começamos a brigar. Ele viu que estava em desvantagem na briga e falou para o irmão dele atirar em mim se eu reagisse de novo”, disse.

De acordo com o jovem agredido, quando o adolescente de 13 anos deu um primeiro tiro para o alto, ele tentou fugir. O adolescente deu um segundo disparo. O rapaz de 18 anos voltou para pegar a arma e atirou ainda atirou três vezes contra ele.

O jovem ficou com várias marcas pelo corpo por causa das agressões e da queda enquanto fugia. Ele mora ao lado da casa dos irmãos que o agrediram.

O jovem de 18 anos já havia passagem pela polícia. Por telefone, ele contou à polícia que a arma usada na briga estava escondida debaixo de uma pedra, no quintal de casa. No local, a polícia encontrou também um colete à prova de balas de uma empresa de segurança, capacetes, óculos escuros e peças de carros e motos. A polícia acredita que todo o material apreendido é roubado.

A mãe dos jovens de 13 e de 18 anos foi detida por receptação. Ela pagou fiança de R$ 450 e vai responder em liberdade. O jovem de 18 anos foi indiciado por tentativa de homicídio, disparo com arma de fogo e está sendo procurado.

G1

Gol proíbe viagem de cães com focinho curto


A medida foi tomada porque eles não têm grande capacidade respiratória

A Gol decidiu vetar o transporte de cães e gatos com focinho curto em seus aviões. A regra entrou em vigor no final de setembro, nove dias depois da morte de um cachorro da raça pug em um avião.

No total, 15 raças de cães, entre elas boxer e shih tzu, e quatro de gatos, como o persa, não podem mais embarcar. Segundo a Gol, a medida foi tomada porque eles 'não têm grande capacidade respiratória, o que prejudica a regulação de temperatura corporal. O veterinário Renato Dalcin, da Clínica Tatuapet, confirma a deficiência e acrescenta que o estresse também afeta os bichos.

'O estresse pode agravar a disfunção respiratória, o que leva a uma alteração metabólica, que aumenta a temperatura corporal. A hipertermia associada ao estresse acarreta alterações que podem até levar à morte. Por isso é sempre bom uma avaliação completa antes da viagem.” O pug teve uma parada cardiorrespiratória após ficar 10 horas na aeronave.

Fonte: Band.com - Publicado neste site em 18/10/2011

A Gol decidiu vetar o transporte de cães e gatos com focinho curto em seus aviões. A regra entrou em vigor no final de setembro, nove dias depois da morte de um cachorro da raça pug em um avião.

No total, 15 raças de cães, entre elas boxer e shih tzu, e quatro de gatos, como o persa, não podem mais embarcar. Segundo a Gol, a medida foi tomada porque eles 'não têm grande capacidade respiratória, o que prejudica a regulação de temperatura corporal. O veterinário Renato Dalcin, da Clínica Tatuapet, confirma a deficiência e acrescenta que o estresse também afeta os bichos.

'O estresse pode agravar a disfunção respiratória, o que leva a uma alteração metabólica, que aumenta a temperatura corporal. A hipertermia associada ao estresse acarreta alterações que podem até levar à morte. Por isso é sempre bom uma avaliação completa antes da viagem.” O pug teve uma parada cardiorrespiratória após ficar 10 horas na aeronave.

Fonte: Band.com - Publicado neste site em 18/10/2011

News Criador On-Line

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Nova vacina para malária entusiasma pesquisadores


Uma nova vacina contra a malária está dando resultados animadores nos testes realizados em países africanos.

Os resultados, ainda inconclusivos, mostram uma redução de 55% da doença entre as seis mil crianças que participaram dos testes.

O coordenador da pesquisa, Andrew Witti, diz que em poucos anos se terá uma visão muito clara do alcance da nova vacina.

Um dos financiadores da pesquisa é a Fundação Bill e Melinda Gates.

Cerca de três bilhões de pessoas vivem em áreas de risco ao redor do mundo.

BBC Brasil

Meninas de 12 e 13 anos fazem série de roubos em Suzano, SP


SÃO PAULO - Quatro adolescentes foram apreendidas em Suzano, 49 KM de SP, nesta quarta-feira depois de furtar várias lojas. Elas têm entre 12 e 13 anos e confessaram que tinham furtado três lojas apenas durante a tarde.

Discretamente elas pegavam os produtos e colocavam nas bolsas. O funcionário do último estabelecimento desconfiou e seguiu as meninas. Ele então encontrou uma viatura da polícia e fez a denúncia.

Com elas, foram encontrados os produtos furtados também das outras lojas. As menians foram levadas para a delegacia central de Suzano e respondem apenas por ato infracional. Todos os objetivos roubados foram devolvidos às vítimas.

Para as mães, as meninas disseram que iriam à escola.

Na vizinha Mogi das Cruzes, dois adolescentes mataram aula das escolas estaduais Washington Luiz e Aprígio de Oliveira nesta quarta-feira para roubar uma tabacaria. Eles conseguiram levar quase 750 reais.

O dono do estabelecimento chamou a polícia. O 1º Distrito Policial, onde o caso foi registrado, não informou se os jovens seriam liberados ou se seguiriam para a Fundação Casa.

O Globo

Médico diz que Kadhafi morreu vítima de 2 tiros no peito

Novo governo da Líbia afirma ter matado o ex-ditador proximo a Sirte.
Imagens mostram homem parecido com Kadhafi, com sangue na cabeça


O médico que acompanhou o transporte do corpo de Kadhafi em Sirte afirmou que o ditador líbio foi morto com dois tiros no peito.

A rede de TV Al Jazeera mostrou nesta quinta-feira (20) um vídeo do que seria o cadáver do ex-ditador da Líbia, Muammar Kadhafi, pouco depois de ele ter sido morto por combatentes leais ao Conselho Nacional de Transição (CNT), próximo a Sirte.

Até o fim desta manhã, a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e os EUA ainda não confirmaram a morte. A Otan afirmou que ainda "levaria tempo" para checar a veracidade das imagens e dos relatos. Entretanto, a aliança admitiu ter bombardeado um comboio pró-Kadhafi próximo à cidade onde os ex-rebeldes dizem ter matado o ditador.

A rebelião contra Kadhafi começou em fevereiro deste ano na cidade de Benghazi e colocou a Líbia em uma violenta guerra civil e em crise humanitária. Desde o fim de agosto Kadhafi estava desaparecido: ele foi derrubado do poder após a tomada da capital, Trípoli. Ele estava no comando do país há 42 anos.

As imagens divulgadas pela TV Al Jazeera, feitas por um telefone celular, mostram o corpo sem vida de um homem sem camisa, com sangue e um buraco de bala na cabeça, e bastante parecido com Kadhafi. O corpo aparece cercado de pessoas que comemoravam e o arrastavam pela rua.

A Al Jazeera também afirmou que o corpo de Kadhafi teria sido levado a uma mesquita na cidade de Misrata. Já a TV Al Arabiya afirmou que o corpo estava em um centro comercial no bairro de Souq Tawansa.

Nesta quinta, os primeiros anúncios informavam que Kadhafi havia sido preso e estava gravemente ferido em ambas as pernas. A France Presse publicou uma foto que seria de Kadhafi logo após a captura, ferido ou morto. Fontes militares rebeldes confirmaram a veracidade da imagem. A TV Al Jazeera divulgou um vídeo do que seria o cadáver de Kadhafi.

"Ele foi morto em um ataque dos combatentes. Há filmagem disso", disse Mahmoud Shammam, ministro da Informação do novo governo. Para Abdel Hafez Ghoga, porta-voz do Conselho Nacional de Transição (CNT), em Benghazi, o país vive um momento histórico. "É o fim da tirania e da ditadura. Kadhafi cumpriu seu destino."

Logo após a divulgação da notícia, o portal do canal de TV Al Libya, pró-Kadhafi, desmentiu a "captura ou da morte" do coronel. Segundo a emissora, o ex-líder líbio goza de "boa saúde".

Ataque em terra natal
Kadhafi foi atacado próximo à sua cidade-natal, Sirte, em um comboio que sofria ataque aéreo da Otan enquanto tentava fugir. A aliança confirmou que disparou, por volta das 10h30 de Brasília, contra veículos "que representava uma ameaça para os civis", mas não precisou se Kadhafi se encontrava no local.

A cidade de Sirte, último foco de resistência dos combatentes kadhafistas, havia sido tomada definitivamente pelos rebeldes nesta quinta-feira, após semanas de cerco e resistência dos pró-Kadhafi.

Um combatente do novo governo líbio, ouvido pela Reuters, disse que Kadhafi estava escondido em uma tubulação e teria gritado "Não atire! Não atire!" ao ser descoberto.

G1

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Criança esfaqueada na cabeça está internada em estado grave


Agressor foi preso por policiais do Batalhão de Queimados

O estado de saúde do menino esfaqueado, na última terça-feira (18), por um homem na cidade de Itaguaí, na Baixada Fluminense, é grave. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, ele permanece internado no CTI (Centro de Tratamento Intensivo) pediátrico do Hospital Municipal Miguel Couto, na zona sul do Rio de Janeiro.

A criança, de 4 anos, sofreu fraturas no crânio e teve que passar por uma cirurgia de emergência para a retirada de fragmentos ósseos. Ao tentar proteger o filho, a mãe do menino também foi atingida na mão.

O crime aconteceu quando a criança brincava na rua Pedro Honório Nascimento, no bairro Monte Serrat, em Itaguaí. O homem, de 56 anos, golpeou o menino diversas vezes na cabeça com um facão de 40 cm.

O homem foi preso por policiais militares do Batalhão de Queimados (24º BPM). A arma usada no crime também foi apreendida. O caso será investigado pela Delegacia de Itaguaí (50ª DP).

R7

Interessados em adotar é cinco vezes maior do que crianças à espera de família


São Paulo - O número de pessoas interessadas em adotar é cinco vezes maior do que o número de crianças e adolescentes à espera de nova família. Isso é o que mostrou o Cadastro Nacional de Adoção, que foi divulgado na última quinta-feira (13) pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

O cadastro mostra que há 4,9 mil crianças e adolescentes registrados para adoção no país. O número de pretendentes inscritos, por sua vez, chega a 26.936.

Para o CNJ, três fatores têm dificultado a adoção de crianças e adolescentes. O primeiro deles é o perfil exigido pelos pretendentes: de acordo com o cadastro, 9.842 (36,54% do total) dos que pretendem adotar preferem crianças ou adolescentes brancos. No entanto, quase metade das crianças disponíveis para adoção – 2.272 no total – é parda. Crianças brancas somam 1.657, o que representa 33,82% do total.

Outro entrave, segundo o CNJ, refere-se à faixa etária. Mais da metade dos pretendentes (cerca de 59%) querem adotar crianças de até 3 anos de idade. O terceiro fator é a indisposição dos pretendentes em adotar grupos de irmãos. Segundo o cadastro, 22.341 pretendentes desejam adotar apenas uma criança. Das crianças e adolescentes disponíveis para adoção, 3.780 têm irmãos.

Em entrevista à Agência Brasil, o desembargador Antônio Carlos Malheiros, coordenador da área de Infância e Juventude do Tribunal de Justiça de São Paulo, disse que outro problema que dificulta as adoções no país é a ausência de uma estrutura melhor e mais adequada nas varas de infância.

“O [Poder] Judiciário da Infância e da Juventude ainda não está suficientemente aparelhado para ser mais ágil. Segundo, ainda que estivéssemos aparelhados e bem estruturados para sermos mais rápidos, é preciso tomar uma série de cuidados ao colocarmos uma criança em uma família. Temos que saber quem é essa família”, disse o desembargador.

De acordo com o desembargador, hoje o tempo de espera para adoção caiu muito com a criação do Cadastro Nacional. “Com o Cadastro Nacional melhorou muito, está andando mais rapidamente. A diminuição das exigências também está fazendo andar mais rapidamente. A média hoje, depois que um casal é habilitado, é de uns dois anos. Já foi mais tempo”.

Para Malheiros, somente as campanhas de orientação e estímulo das adoções poderão reduzir o número de crianças e adolescentes em abrigos. “Não podemos parar com nossas campanhas. Temos que fazer uma atrás da outra”.

O Cadastro Nacional de Adoção foi criado em abril de 2008 como forma de consolidar os dados de todas as comarcas do país com relação a crianças e adolescentes disponíveis para adoção. O cadastro tem dados sobre o sistema e serve para acelerar a adoção no país.

Fonte: Agência Brasil - 16/10/2011

prómenino

Justiça fixa fiança de R$ 54,5 mil para jovem que atropelou três


A Justiça de São Paulo fixou em R$ 54,5 mil a fiança do jovem Nacib Mohamed Orra, 20, preso após atropelar três pessoas na avenida Juscelino Kubitschek (zona oeste de São Paulo), no último domingo (16).

A fiança foi estabelecida ontem pela juíza Cláudia Ribeiro, do Dipo (Departamento de Inquéritos Policiais).

Na segunda-feira (17), os advogados dele tinham entrado com o pedido de liberdade provisória. A reportagem tentou falar com a defesa do rapaz nesta quarta, mas não teve sucesso.

O acidente aconteceu por volta das 5h30 de ontem (16) próximo à rua João Cachoeira. As vítimas --Ricardo Oliveira Miranda, 25, Meire Miranda, 27, e Felipe Guedes Fatore, 24-- tinham acabado de deixar a casa noturna onde trabalham e estavam em um ponto de ônibus quando foram atingidas.

Segundo a polícia, Orra não tinha carteira de habilitação, apresentava sinais de embriaguez e dirigia acima da velocidade permitida. O jovem recusou fazer o teste do bafômetro.

Ainda de acordo com a polícia, ele disse informalmente que tomou três doses de uísque e perdeu o controle do carro após acelerar para alcançar um amigo. No entanto, Fábio Eduardo Saldanha de Miranda --um dos advogados de Orra-- negou que seu cliente tenha bebido antes de dirigir.

Folha OnLine

Britânico provoca prisão de vizinho ao postar no Facebook vídeo de cachorro sendo espancado



Na noite desta terça-feira (18/10), um homem foi preso na Inglaterra após espancar seu animal de estimação, um cachorro da raça staffordshire bull terrier.

Um vídeo do bichinho sendo maltratado foi produzido por um vizinho do britânico e, imediatamente, postado no Facebook, coletando em poucas horas inúmeros comentários de pessoas revoltadas com a atitude.

O alvoroço provocado na rede social permitiu o acesso de policiais ao endereço da casa onde o cachorro sofria agressões.

De acordo com o jornal Daily Mail desta quarta-feira (19/10), o animal foi retirado da residência cerca de 10 minutos após a prisão de seu dono e encaminhado à ONG britânica RSPCA.

O vídeo com imagens da agressão ao bicho foi postado via Youtube, mas o acesso é restrito a menores de 18 anos.

Planeta Bicho

Encontrado corpo de menino brasileiro desaparecido há dois anos nos Estados Unidos


OMAHA, Nebraska - O corpo de uma criança brasileira de sete anos foi encontrado no Rio Missouri, em Nebraska, nos Estados Unidos. As informações foram divulgadas nesta terça-feira. De acordo com autoridades, Christopher Szczepanik estava desaparecido há dois anos e teria sido morto junto com os pais, os missionários Vanderlei Szczepanik e Jacqueline. Os restos mortais do menino foram resgatados do rio por uma equipe de mergulhadores na última quinta-feira, segundo o chefe de polícia Alex Hayes Omaha.

Na segunda-feira, um exame de DNA confirmou que o corpo era mesmo o de Christopher. O menino e seus pais foram dados como desaparecidos em janeiro de 2010 em Omaha, onde eles moravam. Vanderlei Szczepanik era carpinteiro e trabalhava na obra de uma igreja, que a família frequentava. Ao perder o contato com os três, amigos e parentes no Brasil ficaram preocupados.

Três brasileiros que trabalhavam para a família são acusados pela morte do menino e de seus pais, além de terem usado o cartão de crédito da família. Segundo autoridades, a descoberta do corpo de Christopher foi realizada depois que um dos homens, Valder Gonçalves Santos, chegou a um acordo para testemunhar contra os outros dois. Em troca, Gonçalves Santos se declarou culpado pelo homicídio não premeditado.

Investigadores informaram que Gonçalves afirmou que Vanderlei Szczepanik foi morto com um taco de baseball e a mãe e a criança foram estrangulados, e que depois do crime, os corpos foram jogados no rio. Outro acusado, José Oliveira Coutinho, será julgado por assassinato premeditado. Um mandado também foi emitido para o terceiro réu no caso, Elias Lourenço Batista.

A filha de Szczepanik, Tatiane Costa Klein, disse durante uma visita a Omaha em 2010 que José Oliveira Coutinho tinha trabalhado para o pai dela por cinco anos e era quase parte da família.

O Globo

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Sumiço de adolescente grávida intriga Três Passos, no Noroeste


Polícia espera contar com a ajuda da população para resolver o mistério

Mais de três meses sem notícia. A angústia pelo desaparecimento de Cíntia Luana Ribeiro Moraes, 15 anos, mobiliza a comunidade de Três Passos, noroeste do Estado. Ao sair de casa, Luana, como é chamada pela família, afirmou que iria se encontrar com o pai da criança que esperava e retornaria em seguida. Foram as últimas palavras da filha, que a mãe, Ivone Moraes, 54 anos, ouviu.

No dia 13 de julho, quando sumiu, ela estava grávida de sete meses e meio e já havia preparado o enxoval para a chegada da filha, Emily Vitória. Vestia calça jeans azul escura, com zíper na lateral direita, blusa cinza clara com bolso na altura da cintura e chinelos dourados.

Duas horas depois, a mãe recebeu uma mensagem do celular da adolescente, dizendo que ela iria viajar com o pai da criança, morador de Humaitá. Ele não viajou e Cíntia, desde então, não entrou mais em contato.

O desaparecimento da adolescente impediu que a família celebrasse seu aniversário de 15 anos, em 27 de julho, e o nascimento da criança, previsto para a metade de setembro. A mãe ainda tem esperanças de reencontrar a filha.

— Eu tenho esperança que ela volte ainda com o bebezinho nos braços — disse.

Por falta de notícias, a família se mobilizou e realizou protesto com faixas e cartazes por duas vezes, em frente à Delegacia de Três Passos. No entanto, o mistério continua.

A Polícia considera que não há motivos para Cíntia ter fugido, pois a família aceitava a gravidez. Segundo a delegada que assumiu o caso em outubro, Caroline Bamberg Machado, todas as informações recebidas nos últimos meses foram checadas, sem que pistas concretas indicassem a resolução do mistério.

— A gente não tem certeza do que aconteceu. Apenas sabemos que ela foi se encontrar com o pai do filho dela e que ele foi a última pessoa que a viu. Mas não temos nada de concreto, portanto, não tem como falarmos em suspeitos. Primeiro temos que especificar o que ocorreu — afirma.

Para chegar ao paradeiro da adolescente, a Polícia apela para a colaboração da população. Quem tiver informações que possam levar até Cíntia, pode entrar em contato com a Polícia Civil de Três Passos pelo telefone (55) 3522-1211, ou informar à polícia mais próxima pelo 197.

ZERO HORA

Pais e mães voltarão à escola para aprender a educar os filhos


Esta medida – extrema e polêmica – será adotada pelo governo na Grã-Bretanha, mas já está acontecendo em particular com famílias que se declaram incompetentes para educar os filhos. Será um laboratório: 50 mil pais e mães de classe média, com filhos de menos de cinco anos, ganharão do governo um voucher de 100 libras (R$ 275) para financiar aulas… sabe para quê? Para entender sua função no mundo ao dar à luz uma criança.

O primeiro-ministro inglês, David Cameron, está preocupado com a “decadência moral”, a falta de valores em crianças e jovens. A preocupação se acentuou quando houve em agosto em Londres aqueles distúrbios de rua, apedrejamentos de lojas e destruição de patrimônio público, capitaneados por gangues de jovens e adolescentes.

O que esses pais vão aprender na sala de aula? A disciplinar seus filhos, a se comunicar com seus filhos e a administrar direito os conflitos dentro de casa, sem violência mas com autoridade. Além disso, terão que entender como passar para suas criancinhas um código de valores morais.

Acho tudo isso dramático e triste. Se acontece em países desenvolvidos onde a educação é muito melhor, imaginem no Brasil. Não se pode nem culpar a profunda desigualdade social em nosso país. Em São Paulo, nesta madrugada, um rapaz de 20 anos atropelou, embriagado, três trabalhadores que estavam num ponto de ônibus. Ele não tem carteira de habilitação, era 5h30 da manhã, ele tinha tomado três doses de uísque e alegou na delegacia ter apanhado o Honda Civic sem autorização da família. Difícil de acreditar. Por ironia, uma das vítimas trabalha como barman numa casa noturna: “Fico servindo esses playboys que se enchem de cachaça e uísque e depois um deles vem e me atropela”. Um dos atropelados corre o risco de amputar uma perna. No Brasil, além da contribuição dos pais para a falta de educação, existe a impunidade da lei para os riquinhos.

Na Inglaterra, a atriz Helena Bonham Carter (na foto que abre este post) admitiu que está “fazendo um curso para aprender a ser mãe” de seus dois filhos. Ela disse ao jornal Daily Mail: “Estou tendo aulas de maternidade. Nunca ninguém me ensinou o que devo fazer. É muito mais difícil do que ser atriz”.

E é mesmo. É difícil à beça educar. Vivemos cometendo erros, mas é preciso saber o essencial, não? Para mães pobres e abandonadas pelo marido, que trabalham o dia inteiro e precisam deixar a criança sozinha ou com uma babá analfabeta ou ainda com uma irmã ou irmão com um pouquinho mais de idade, numa comunidade que convive diariamente com a violência, eu diria que é uma tarefa acima de suas possibilidades.

Mas, como se vê, o problema transcende classes sociais e até mesmo o grau de desenvolvimento de um país. No ano que vem, o esquema de “educar pais para educar filhos” será testado em várias regiões da Inglaterra e no bairro londrino de Camden, durante dois anos, a um custo de 5 milhões de libras (R$ 13 milhões) para os cofres públicos.

Se der certo, o programa será ampliado para todo o país. Segundo a ministra da Infância Sarah Teather, “especialistas confirmam que os primeiros cinco anos de uma criança são decisivos para seu futuro, sua saúde, seu desempenho escolar e perspectivas profissionais”.

O mais importante, diz a ministra, é ter consciência de que esses cursos não se destinam apenas a “famílias-problema”. Da mesma forma que as mulheres se procupam com o pré-natal, deveriam recorrer a orientação profissional quando percebem que não estão conseguindo educar os filhos como gostariam, sem impor limites, produzindo involuntariamente crianças mimadas que batem, gritam, xingam. “É dever social e moral do Estado ajudar os pais nesse momento crítico”, diz a ministra.

Os maiores focos do curso serão: como estimular bom comportamento e administrar conflitos em casa, e como garantir que pai e mãe trabalhem juntos como um time, sem criar confusões na cabecinha infantil. E também demonstrar como é gratificante cumprir a rotina e a disciplina, além de se comportar seguindo regras de respeito ao próximo. Um dos problemas mais graves é o alcoolismo juvenil.

O deputado do Partido Conservador Philip Davies afirmou: “Não há dúvida de que há muitos adultos por aí que não estão aptos a ser pais. Mas não acredito no sucesso dessa iniciativa do Estado para transformar as pessoas”. Nick Seaton, que trabalha na Campanha para a Educação Real, concorda que há muitos pais que precisam ser orientados e aconselhados sobre a educação dos filhos. “Mas estou convencido de que quem realmente precisa de cursinho não irá procurar o Estado”.

E você, o que acha? Você se considera um bom pai, uma boa mãe? Ou precisa de umas aulas porque perdeu o controle da educação? Como reverter a indisciplina e a decadência moral e de valores? O Estado deve intervir? As escolas fazem seu papel? Sempre foi assim ou piorou?


Mulher 7x7

Justiça ouve sexta testemunha de defesa no caso dos médicos acusados de fraudar mortes


Tribunal de Justiça confirmou que júri popular deve terminar só nesta quarta-feira

A Justiça ouvia, por volta das 14h45 desta terça-feira (18), a sexta testemunha de defesa no julgamento dos médicos acusados de fraudar mortes para traficar órgãos foi retomado em Taubaté, no interior de São Paulo. Outras duas pessoas deverão ser ouvidas ainda nesta tarde, no Fórum Desembargador Paulo da Costa Oliveira, informou o Tribunal de Justiça do Estado.

A denúncia do Ministério Público aponta que os médicos Paulo Henrique Masiuan, Rui Noronha Sacramento e Mariano Fiore Júnior usavam diagnósticos falsos de morte encefálica para extrair os rins dos pacientes, para fins de transplante. O primeiro dia de júri popular, nesta segunda-feira (17), ouviu sete testemunhas de acusação.

O julgamento começou na segunda-feira (17) e foi retomado nesta manhã. A previsão é de que o júri popular só termine na quarta-feira (19), mas sem horário previsto.

No total, dez pessoas foram convocadas para dar depoimento em defesa dos réus. A oitiva de uma delas aconteceu ontem e outra testemunha foi dispensada nesta manhã. No horário, duas pessoas ainda aguardavam para serem ouvidas. Em seguida, será a vez dos médicos acusados Paulo Henrique Masiuan, Rui Noronha Sacramento e Mariano Fiore Júnior se defenderem das acusações de fraude na morte de pacientes.

O júri ainda prevê ainda os debates entre a promotoria do Ministério Público e os advogados que representam os médicos acusados. Depois disso, as pessoas que formam o júri popular se reunirão em uma sala privada para decidirem se os profissionais são ou não culpados.

Histórico

Pedro Henrique Masjuan Torrecillas, Rui Noronha Sacramento e Mariano Fiore Júnior são acusados de quatro homicídios dolosos contra os pacientes Miguel da Silva, Alex de Lima, Irani Gobo e José Faria Carneiro, que morreram entre setembro e dezembro de 1986.

Depois da operação, o neurocirurgião e legista Mariano Fiori concluía como causa mortis exclusivamente as lesões cerebrais experimentadas pelas vítimas (traumatismo craniano, raquimedular ou aneurisma), ocultando a causa direta e eficiente das mortes: a retirada dos rins dos pacientes.

Os prontuários médicos e os laudos das angiografias cerebrais relativos a esses pacientes foram apreendidos e submetidos à análise de peritos, que concluíram que as vítimas não tinham diagnóstico seguro de morte encefálica apta a amparar a realização das cirurgias de retirada dos rins.

Também foram denunciados pelos mesmos crimes os médicos Antônio Aurélio de Carvalho Monteiro, que faleceu no ano passado, e José Carlos Natrielli de Almeida, que acabou impronunciado a pedido do Ministério Público.

R7

Gêmeas siamesas de 7 anos esperam por cirurgia milagrosa


Mãe das meninas afirma que família aguarda avanços na medicina que sejam capazes de garantir mais chances de sobrevivência para as duas depois da operação. Apesar da condição, as duas crianças levam uma vida normal

As gêmeas siamesas Anastacia e Tatiana Dogaru, unidas pela cabeça, superaram as expectivas dos médicos: vivem assim há 7 anos. "A cirurgia de separação é como uma faca de dois gumes: mudaria a vida das meninas, mas também poderia acabar com elas", disse a mãe, Claudia, ao jornal britânico Daily Mail. As garotas têm cérebros e órgãos separados, com exceção do rim, pois Anastácia depende desse órgão da irmã. Segundo a mãe das gêmeas, as pessoas costumam achar que Ana tem uma condição melhor que a Tati. “Ana tem uma mobilidade maior e consegue se manter reta por mais tempo. Tati às vezes precisa se arrastar. Mesmo assim, elas se amam muito”, afirmou Claudia. E, apesar de estarem sempre juntas, nunca puderam se olhar de frente.

A descoberta de que a gravidez era de gêmeas siamesas aconteceu na quarta semana de gestação. A família e amigos do casal os aconselharam a fazer um aborto, mas eles se recusaram. As meninas tinham apenas 25% de chances de sobreviver à gestação. Em janeiro de 2004 , porém, Claudia deu à luz por meio de uma cesárea, em Roma. Atualmente a família mora nos Estados Unidos por conta dos tratamentos médicos. “O momento mais emocionante da minha vida foi quando, aos 20 meses, elas deram os primeiros passos juntas”, contou a mãe. Apesar de tudo, as meninas têm uma rotina comum: frequentam a escola e adoram nadar.

A primeira tentativa de separação aconteceu em 2007, mas a equipe médica acabou decidindo que um procedimento cirúrgico naquele momento seria muito arriscado. A família foi informada de que era melhor esperar até que a pressão arterial das meninas se equiparasse, pois Ana tinha uma pressão muito baixa e Tati, muito alta. Exames recentes mostraram que a pressão arterial de ambas está equilibrada e especialistas de Chicago agora estão buscando novas maneiras de realizar a operação.

“Uma vez que as meninas nasceram, nosso maior sonho é dar a elas uma vida separada. Mas nós só vamos fazer isso quando os médicos nos derem garantias razoáveis de sobrevivência para as duas”, explicou a mãe. A família espera um avanço na medicina para que os especialistas consigam isolar os sistemas vasculares das garotas – o que aumentaria a chance de elas saírem com vida da operação.

Crescer

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Bebê com síndrome de Down é abandonado em hospital do Rio


O bebê foi abandonado em uma clínica particular na zona sul do Rio. Ele permanece internado com problemas cardíacos e luta para sobreviver.

R7

Transeuntes ignoram bebê atropelada na China


Vários transeuntes de uma cidade no sul da China ignoraram uma menina de dois anos de idade que havia sido atropelada, segundo a agência oficial de notícias do país, Xinhua.

O acidente na cidade de Foshan causou morte cerebral no bebê.

A menina é então ignorada, durante sete minutos, por várias pessoas que passam pelo local. Ela é ainda atropelada por um segundo veículo.

Yue Yue é socorrida por um lixeiro que pede ajuda a vários lojistas do mercado, mas é ignorado por eles. Por fim, ele consegue localizar a mãe da menina, que a leva ao hospital.

A Xinhuã afirma que a polícia prendeu os motoristas dos dois veículos envolvidos no acidente.

O incidente causou ultraje nos populares sites de redes sociais da China. Alguns sugeriram que os transeuntes temeriam ser responsabilizados pelo ocorrido se ajudassem a menina.

Alguns mencionaram o caso de um homem que tentou ajudar uma idosa que sofreu um tombo e acabou sendo processado, aparentemente porque sua intervenção teria violado as regras do governo sobre como lidar com vítimas de acidentes

Figura ilustrativa

Começa nesta segunda-feira julgamento de médicos acusados de retirar órgão de pacientes vivos


SÃO PAULO - Teve início na manhã desta segunda-feira o julgamento de três médicos acusados de retirar órgãos de pacientes ainda vivos, em Taubaté, a 134 quilômetros da capital paulista. A história chocou o Vale do Paraíba, interior de São Paulo, e todo o Brasil na década de 1980. Pedro Henrique Masjuan Torrecillas e Rui Noronha Sacramento são acusados de quatro homicídios dolosos contra os pacientes Miguel da Silva, Alex de Lima, Irani Gobbo e José Faria Carneiro, entre setembro e dezembro de 1986. O médico Mariano Fiore Júnior é acusado de ser partícipe dos crimes. Um quarto acusado, o neurologista Antônio Aurélio de Carvalho Monteiro, morreu em maio do ano passado. A previsão é que o julgamento só termine na noite desta terça-feira.

Primeiro, falarão sete testemunhas de acusação. E depois, as dez de defesa. Segundo a assessoria de imprensa do Tribunal de Justiça, a primeira pessoa a dar seu depoimento será o médico que denunciou os acusados, Roosevelt de Sá Kalume, que na época era diretor do departamento de Medicina da Universidade de Taubaté (Unitau). Segundo ele, as cirurgias foram realizadas sem autorização, sempre durante a noite e pelos mesmos médicos.

Depois de Kalume, devem falar outras seis testemunhas de acusação, entre elas Ivã Gobbo, irmão de uma das vítimas, Irani Gobbo.

Os médicos faziam parte do corpo de profissionais da Universidade de Taubaté e realizaram os procedimentos no Hospital Santa Isabel, hoje Hospital Regional do Vale do Paraíba. As informações são do site VNews.
Segundo a acusação, os médicos se utilizaram de diagnósticos falsos de morte para extrair os rins dos pacientes para utilizá-los em uma rede de transplante de órgãos. Na época, os procedimentos foram presenciados por uma enfermeira, que foi testemunha no processo.

Tomando conhecimento do procedimento, o médico Roosevelt Kalume, na época diretor do departamento de Medicina da Universidade de Taubaté (Unitau), denunciou o caso. Segundo ele, as cirurgias foram realizadas sem autorização, sempre durante a noite e pelos mesmos médicos.

Ivan Gobbo viveu um drama familiar em 1986. O irmão dele, Irani Gobo, foi internado no antigo hospital Santa Isabel com um aneurisma. A família autorizou a doação dos rins assim que fosse constatada a morte cerebral. Mas Ivan diz que os médicos desligaram os aparelhos antes disso.

- Tem gente que não fica em coma dois, três, quatro anos e de repente se recupera? Por que não ele? Vamos dizer até que poderia ser um milagre, mas existia a possibilidade - diz.

Na época, outras três famílias contaram histórias parecidas. Então, em 1987, a polícia abriu um inquérito para investigar os atos de quatro médicos. Mais de duas décadas depois, ele quebrou o silêncio. E reafirmou: no momento da retirada dos órgãos, os pacientes estavam vivos:

- Pelos padrões científicos internacionais, você não pode ter um diagnóstico de morte cerebral num paciente que tem fluxo cerebral. E os doentes tinham fluxo cerebral. Tinham arteriografias perfeitas.

O inquérito policial durou dez anos. E o delegado Roberto Martins, que investigou o caso, concorda: houve precipitação na extração dos rins:

- Nós temos uma testemunha, uma enfermeira, que foi incisiva quando ela disse que um dos médicos deu um golpe, uma estocada com bisturi, no coração de uma das vítimas. E também um detalhe importante: morto não volta para a UTI. Era o caso que acontecia. Retirava os rins, diziam que estavam mortos, e voltavam pra UTI. Pra quê?

No tribunal do júri de Taubaté, serão contadas histórias com versões completamente diferentes: a promotoria diz ter provas de que os médicos cometeram, ao menos, quatro assassinatos. Mas a defesa vai tentar mostrar que as denúncias são absurdas e que não passam de mentiras.

Dois acusados, o neurologista Marione Fiore Junior e o urologista Rui Sacramento falaram à VNews. Eles alegaram que a equipe fez todos os procedimentos de forma correta. E disseram que Kalume retirou dos prontuários os laudos que comprovariam a morte dos pacientes.

- O doutor denunciante encaminhou para o conselho prontuários manipulados, manuseados, dos quais ele retirou documentos importantes - afirma o urologista Rui Sacramento.

Mas Mariano Fiore Jr., neurologista, afirma, "não havia sinais de fluxo cerebral compatível com vida nestes pacientes". O quarto médico, também urologista Pedro Henrique Torrecillas, não quis falar.

Ivan Gobo diz que espera por uma decisão da Justiça há 25 anos:

- Quanto tempo de espera e o negócio só vai enrolando, enrolando... É uma emoção muito grande saber que agora pode resolver esse problema desse processo.

- Eu acho que a Justiça tem que dar um basta nessa história. Foi um negócio assim, que me causa náusea até hoje. Me causa espanto - afirma Roosevelt Kalume.

- Eu sofrendo, a família sofrendo, um desespero dos amigos. Só não sei por que isso demorou tanto tempo. Nós estamos atrás dessa absolvição faz tempo - diz Mariano Fiore Jr.

Já o urologista Rui Sacramento se defende:

- Não me formei e não estudei 20 anos para prejudicar a vida dos outros. Pelo contrário: eu me formei pra salvar vidas e pra ajudar as pessoas a viver melhor.

Sobre a possível manipulação dos prontuários das vítimas, o médico denunciante, Roosevelt Kalume, nega as acusações dos réus.

A pena pode variar de seis a 20 anos de prisão.

O Globo

domingo, 16 de outubro de 2011

Governo envia ao Congresso projeto de lei que proíbe 'palmadas' em crianças


O governo federal enviou nesta quarta-feira ao Congresso um projeto de lei que proíbe a prática do castigo físico em crianças. Caso aprovado o texto, pais, professores e cuidadores de menores em geral podem ficar proibidos de beliscar, empurrar ou mesmo dar "palmadas pedagógicas" em menores de idade. “Eu me considero uma criança abençoada, porque não lembro da minha mãe ter batido em um filho. Eu nunca bati nos meus filhos. Não é necessário bater”, disse o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ao defender o projeto na cerimônia dos 20 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
O presidente afirmou ainda que confia que os congressistas vão, não só aprovar, como também aperfeiçoar o texto.“Tenho consciência de que o Congresso irá aperfeiçoar, irá conseguir fazer melhor [o projeto] do que nós mandamos. Temos consciência de que alguns conservadores irão fazer disputa conosco. Mas esse é o debate bom. E temos que mostrar que nós estaremos atentos para garantir que as crianças sejam crianças.”
A medida visa garantir o direito de uma criança ou jovem de ser educado sem o uso de castigos corporais ou "tratamento cruel e degradante". Atualmente, a Lei 8.069, que institui o ECA, condena maus-tratos contra a criança e o adolescente, mas não define se os maus-tratos seriam físicos ou morais. Com o projeto, o artigo 18 passa a definir "castigo corporal" como "ação de natureza disciplinar ou punitiva com o uso da força física que resulte em dor ou lesão à criança ou adolescente". Para os infratores, as penas são advertência, encaminhamento a programas de proteção à família e orientação psicológica.
"A definição proposta se aplica não só para o ambiente doméstico, mas também para os demais cuidadores de crianças e adolescentes - na escola, nos abrigos, nas unidades de internação. O projeto busca uma mudança cultural", diz a subsecretária nacional de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente, Carmen Oliveira. Segundo ela, "1/3 das denúncias no Disque 100 refere-se à violência doméstica, seja na forma de negligência ou de maus tratos".
Será necessário o testemunho de terceiros - vizinhos, parentes, funcionários, assistentes sociais - que atestem o castigo corporal e queiram delatar o infrator para o Conselho Tutelar. Vale lembrar que, no caso de lesões corporais graves, o responsável é punido de acordo com o Código Penal, que prevê a pena de 1 a 4 anos de prisão para quem "abusa dos meios de correção ou disciplina", com agravante se a vítima for menor de 14 anos.

Fonte:http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/projeto-lei-priobe-palmadas-em-criancas


Publicado em 27/7/10

FloreSer

Muçulmana se recusa a tirar véu e é impedida de fazer exame de motorista


Uma funcionária de um CFC (Centro de Formação de Condutores) de São Bernardo do Campo impediu neste sábado (15) que a brasileira muçulmana Ahlan Saifi (foto) terminasse um prova teórica de renovação de carteira de motorista por ter se recusado a tirar o véu. Ahlan chamou a PMs, e o caso foi parar na polícia.

“Eles [funcionários] me falaram que nenhum aluno pode entrar de boné, de gorro, com alguma coisa que não tenha como identificar", disse.

Ela argumentou que não podia tirar o véu porque se trata de uma vestimenta religiosa, mas não conseguiu convencer a funcionária. A prova foi bloqueada via rede de computador pelo Detran.

O 1º DP (Distrito Policial) da cidade vai apurar o que aconteceu. Orivaldo Marchi, dono do CFC, disse que provavelmente houve um travamento no computador da Ahlan. Ele informou que ela poderá se submeter a um novo exame na segunda-feira.

Ahlan foi acompanhada à delegacia por Sheikh Hassan Hammdeh, representante da Sociedade Islâmica de São Paulo. Ele disse ter havido uma discriminação por motivo religioso, o que é crime no Brasil.

Em alguns países islâmicos, como o Irã, mulher é proibida de dirigir.

Não há um levantamento oficial sobre o número de muçulmanos no Brasil. De acordo com algumas estimativas, o número de brasileiros convertidos aumentou 25% nos últimos dez anos.

Com informação das agências

Paulopes

CÂNCER E FUNGOS


3-Dr Simoncini, Cancer, l'hypothèse fongique (VO... por JLGUIGUIL

Um médico oncologista italiano, depois de anos de pesquisas e observações, descobriu algo simples, que considera a causa do câncer.

Inicialmente banido da comunidade médica italiana, foi aplaudido de pé na Associação Americana contra o Câncer quando apresentou suas conclusões e os resultados de sua terapia.
O médico observou que todo paciente de câncer apresenta aftas. Isso já era sabido da comunidade médica, mas sempre foi tratada como uma infecção oportunista por fungos [Candida albicans].
Ele achou muito estranho que todos os tipos de câncer tivessem essa característica, ou seja, embora a váriedade de tipos de tumores, todos têm em comum o aparecimento das famosas aftas no paciente.

Então, pensou ele, pode estar ocorrendo o contrário: a causa do câncer pode ser o fungo. E para tratar esse fungo usa-se o medicamento mais simples que a humanidade conhece: bicarbonato de sódio.
Assim ele começou a tratar seus pacientes com bicarbonado de sódio, não apenas ingerível, mas aplicado, mediante enxagues metodicamente controlados, diretamente sobre as manchas brancas (fungos) dos tumores.
Resultados surpreendentes começaram a acontecer.
Tumores de pulmão, próstata e intestino desapareciam como num passe de mágica, junto com as aftas.
Desta forma, muitíssimos pacientes de câncer foram curados pelo médico e hoje comprovam, por seus exames, os resultados altamente positivos do tratamento.
Eis o método: a aplicação do bicarbonado de sódio diretamente sobre o tecido tumoral... Quaisquer tumores podem ser debelados com esse tratamento simples e barato.
Parece brincadeira, não é?
Mas foi notícia nos EUA e nunca chegou por aqui.
Bem que a homeopatia recomenda tratar tumores com borax, que é o remédio homeopático para aftas.
Afinal, uma boa notícia em meio a tantas ruins.
De novo, a pergunta que não quer calar: por que a grande imprensa não dá a menor cobertura a isso? Nem na TV, nem nas rádios, nem nos grandes jornais... Absolutamente nada. Quem os proíbe de noticiar?
O médico italiano teve que construir um site para divulgar o seu trabalho sobre a cura o câncer (ou, pelo menos, várias das suas formas) mediante a aplicação de solução de bicarbonato de sódio a 20% (200mg/l).
Imaginem! Bicarbonato de sódio... coisa que a gente encontra até no boteco da esquina.
No endereço http://www.cancerfungus.com/ você encontra o vídeo onde o especialista italiano mostra a evolução do tratamento, até a completa cura do paciente, em quatro casos. O site é apresentado também em Português: clicando-se na bandeirinha do Brasil, no alto da página, muda-se o idioma.
Repasse. Milhares de pessoas estão precisando saber o que causa essa doença letal e uma das formas possíveis de tratamento.


Informação enviada por e-mail
Verbratec© Desktop.