sábado, 4 de janeiro de 2014

Manaus registra mais de 600 casos de maus-tratos a crianças e adolescentes em 2013

Por mês, em média, 55 crianças e adolescentes foram vítimas de maus-tratos em Manaus em 2013. A Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca) registrou 604 casos de janeiro a novembro, 7,2% superior ao mesmo tipo de crime cometido no ano passado, quando houve 563 denúncias de casos de maus-tratos.

Segundo a delegada titular da Depca, Linda Gláucia de Moraes, normalmente esses crimes acontecem dentro do lar por causa de problemas de desemprego, bebidas alcoólicas ou drogas. “O infrator acaba jogando toda essa explosão de raiva ou energia em uma criança ou adolescente no momento de corrigir o filho”, explicou a delegada. O principal infrator, no caso de maus-tratos, são os pais.

Para a delegada Linda Gláucia, o aumento deste crime na delegacia deve-se a partir de denúncias de vizinhos por meio do disque-denúncia da Secretaria Nacional de Direitos Humanos, pelo telefone 100. “Aqui mesmo na delegacia os casos aumentaram porque as pessoas estão vindo denunciar e não ficam mais caladas diante dessas injustiças”, revelou a delegada.

promenino

Ex-namorado é suspeito de atirar jovem de terraço no Réveillon

Ex-namorado é suspeito de atirar jovem de terraço no Réveillon
A estudante de Direito Nívea Araújo, 24 anos, teria sido atirada do terraço pelo ex-namorado na noite de Réveillon


A estudante de Direito Nívea Araújo, 24 anos, caiu do terraço da casa onde mora, no bairro do Rocha, em São Gonçalo, e sofreu traumatismo craniano no noite de Réveillon. Ela foi socorrida no Hospital Estadual Alberto Torres, onde passou por cirurgia e está em estado grave. O ex-namorado da vítima, Leonardo Carvalho Oliveira, 25 anos, é suspeito de ter arremessado a jovem, segundo a versão da família dela, e teve prisão temporária pedida pela 73ª DP (Neves).

Segundo a mãe da vítima, Neuzeli Barboza da Costa, 45 anos, o suspeito é um homem violento e ciumento e havia ameaçado a jovem quando ela pôs fim ao relacionamento no último domingo.
Neuzeli disse que a filha, que também é mãe de uma menina de dois anos, teria passado o Réveillon com amigos e foi surpreendida quando voltava para casa ao encontrar o ex-namorado no portão da residência, localizada na Estrada do Boqueirão Pequeno.
"Um vizinho contou que ele aguardava a chegada dela desde às 2h. Quando ela chegou, ele tentou arrombar o portão, mas como não conseguiu subiu até a varanda, arrombou a porta e quebrou toda a casa. Ela se trancou no quarto, mas ele consegiu entrar. Tem um pedaço do vestido dela dentro do quarto", disse a mãe da jovem, afirmando que o laudo policial constatou que Nívea teria sido golpeada com socos até ficar inconsciente e ser jogada da sacada.
"Na delegacia ele afirmou que ela estaria embriagada e que teria caído, mas é mentira. Minha filha tomou apenas uma taça de champanhe", disse Neuzeli.
Logo após o ocorrido, Leonardo acionou os Bombeiros, que desconfiados da situação, o conduziram à 73ª DP, que registrou o fato como acidente.
A direção do Hospital Estadual Alberto Torres, em São Gonçalo, informou que a universitária deu entrada na unidade com quadro de traumatismo craniano.

TrbunaHoje

quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

MP denuncia padrasto e mãe do menino Joaquim por homicídio triplamente qualificado

Promotor entende que mãe foi omissa e pede à Justiça que casal fique preso até o julgamento

SÃO PAULO – O promotor de Justiça Marcus Túlio Alves Nicolino entregou nesta quinta-feira à Justiça de Ribeirão Preto, no interior paulista, denúncia por homicídio triplamente qualificado (motivo fútil, emprego de meio cruel e uso de recurso que impossibilitou a defesa da vítima) contra o técnico em TI Guilherme Longo e a psicóloga Natália Ponte, respectivamente, padrasto e mãe do menino Joaquim Ponte Marques, de 3 anos. A criança desapareceu de casa, em Ribeirão Preto, no dia 5 de novembro do ano passado. O corpo dela corpo foi encontrado em um rio, na cidade de Barretos, dias depois.

Segundo o promotor, Longo foi denunciado também por ocultação de cadáver. Natália, na opinião dele, foi omissa e colaborou para o crime. No inquérito policial sobre o caso, a mãe de Joaquim não foi indiciada pelo delegado Paulo Henrique Martins de Castro. Além da denúncia, Nicolino pediu à Justiça também que o casal fique preso preventivamente até o julgamento do crime.

- Ela é penalmente responsável, por omissão. Permitiu que o crime ocorresse – diz o promotor.

- Endossei o pedido de prisão preventiva feito pelo delegado à Justiça em relação ao Guilherme. E acredito que a prisão de ambos é necessária para conveniência da instrução criminal e garantia da ordem pública – acrescenta.

O promotor espera que a Justiça decida sobre o pedido das prisões até esta sexta-feira. Em relação à aceitação ou não da denúncia, isso só deve ocorrer na próxima semana, em razão do recesso judiciário.

Ambos, Polícia Civil e Promotoria, creem que Longo matou o menino Joaquim, que era diabético, com uma superdosagem de insulina.

O padrasto está preso na Delegacia Seccional de Barretos desde o início das investigações. Já a mãe do menino, Natália, ficou presa durante 31 dias na Cadeia Feminina de Franca, interior de SP, e foi solta no dia 11 de dezembro, após vencer o prazo do primeiro pedido da Polícia Civil de prisão temporária por trinta dias.

O Globo

terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Estado de saúde de Schumacher melhora, dizem médicos

O estado de saúde do ex-piloto de Fórmula 1 Michael Schumacher apresentou leve melhora após uma segunda operação para aliviar a pressão no cérebro, informaram os médicos que cuidam do alemão.

Uma nova ultrassonografia realizada nesta terça-feira indicou que Schumacher, de 44 anos, está "melhor do que ontem", mas ainda não está fora de perigo e continua em coma induzido.


No domingo, o heptacampeão de Fórmula 1 sofreu um acidente de esqui nos Alpes Franceses. Ele bateu com a cabeça em uma pedra enquanto esquiava com o filho de 14 anos no resort de Méribel.

Segundo os médicos, um exame realizado na noite de segunda-feira mostrou que a situação havia melhorado, abrindo "uma janela de oportunidade" para a segunda operação.

A família, então, teria tomado a "difícil decisão" de dar consentimento para cirurgia, que durou duas horas. A ultrassonografia que se seguiu teria apontado "uma leve melhora" no quadro de saúde do ex-piloto.

"Não podemos dizer que ele está fora de perigo, mas ganhamos tempo", disse o medico Jean-François Payen, acrescentando que "as próximas horas serão cruciais".

"Mas a família está consciente de que seu estado de saúde ainda é muito delicado e qualquer coisa pode acontecer".

'Chocados'Uma porta-voz da chanceler alemã, Angela Merkel, disse que ela e seu governo estavam, assim como milhões de alemães, "extremamente chocados" com o que aconteceu com Schumacher.

"Nós esperamos, juntamente com Michael Schumacher e sua família, que ele possa se recuperar dos ferimentos", disse o porta-voz.

Schumacher foi socorrido por dois patrulheiros do resort que chamaram um helicóptero para levá-lo ao hospital mais próximo, na cidade de Moutiers. Em estado grave, ele foi transferido para o Hospital Universitário de Grenoble.

Segundo o neurocirurgião Stephan Chabardes, o ex-piloto chegou a Grenoble em um estado agitado, com contorções incontroláveis, e piorou rapidamente.

Ele foi operado com urgência e ficou em estado crítico.

Schumacher ganhou sete títulos na Fórmula 1 e garantiu 91 vitórias ao longo dos 19 anos de carreira.

Ele se aposentou em 2006, mas voltou a competir três anos depois pela equipe Mercedes.

Após três temporadas, em que subiu ao pódio apenas uma vez, o alemão deixou as pistas definitivamente no ano passado.

BBC Brasil
Verbratec© Desktop.