sábado, 28 de abril de 2012

Prisões na Cracolândia crescem 1000% após operação da PM na área


Capitão diz que ainda não há previsão de operação no centro acabar

As prisão realizadas pela Polícia Militar na região da Cracolândia cresceram 1000% após a ação na região. De acordo com o Capitão Rogério Aparecido Nogueira, coordenador operacional do 13º Batalhão, as prisões feitas em flagrante pela corporação foram de 21 nos quatro primeiros meses de 2011 para 210 em 2012. Segundo o capitão, as prisões foram feitas principalmente por tráfico de drogas.

Ainda de acordo com dados do capitão, o número de foragidos recapturados pela PM também aumentou consideravelmente. Em 2011, foram 13. Já neste ano foram 99. O número de abordagens foram de 2.400 pessoas a 36.717.

A operação para retirar usuários de crack e traficantes do centro da cidade teve início no dia 3 de janeiro e, segundo o capitão, ainda não tem data para terminar. Apesar do alto número de prisões, de acordo com dados do capitão, a apreensão de crack na região da Nova Luz foi de 3,537 kg até o momento. O baixo número trouxe à tona a discussão sobre o perfil dos presos pela polícia. Segundo Nogueira, a intenção da ação é “combater primeiro os microtraficantes”.

— Nós temos serviço de inteligência que trabalha para coibir tanto o microtraficante quando o macro. A operação visa principalmente quebrar a logística do tráfico, mas vamos combater primeiro os microtraficantes. Nós tivemos também grandes apreensões em outras regiões de São Paulo.

Outro aspecto criticado é o “sumiço” dos usuários do centro. Sem ter local para ficarem, não é difícil encontrar os viciados em crack perambulam pelas ruas. Eles continuam formando pequenos grupos e consumindo a droga, especialmente entre a avenida Rio Branco e a alameda Barão de Limeira, inclusive próximos da polícia. A migração dos usuários também recebeu críticas, inclusive de policiais, que dizem que eles só mudaram de local. Sobre o assunto, o capitão admite a migração.

— A migração realmente ocorre. A partir do momento em que um usuário que está portando o entorpecente é levado [para o distrito], o grupo deixa o local e passa para outro. Dessa maneira, eles vão migrando até achar o local mais adequado onde momentaneamente, enquanto a polícia não está presente, possam fazer uso [da droga]. Infelizmente, a Polícia Militar vai agir desta forma a fim que quebrar a logistica do crack.

Ele admite que os policiais ficam "desmotivados", porque muitas vezes "vê o usuário sair do DP ao mesmo tempo em que eles".

Operação Centro Legal

De acordo com boletim divulgado pelo Governo de São Paulo, os principais dados da operção dão conta de que 401 pessoas foram presas em flagrante e 103 condenados capturados pela Polícia Militar, Polícia Civil e Guarda Civil Municipal. Além disso, 488 pessoas foram encaminhadas para iternações para tratamento de dependentes químicos e 4.227 foram encaminhadas para serviços de saúde.

Além disso, o policiamento na cidade apreendeu cerca de 14,3 mil pedras de crack, 17 kg de cocaína e 43,75 kg de maconha.

R7

“Minha mãe casou com outro cara e disse: este é seu pai”, diz Sean


Em entrevista à rede americana de TV NBC, o menino afirmou que visitar a família no Brasil faz parte de seus planos, mas que só fará a viagem quando ficar mais velho

WASHINGTON - Na entrevista veiculada às 23h desta sexta-feira do Brasil pela rede americana de TV NBC, o menino Sean Goldman afirma à apresentadora Meredith Vieira, do "Dateline", que sua mãe, Brunna Bianchi, disse a ele, após casar, que o advogado João Lins e Silva era o seu pai:

— Minha mãe casou com outro cara e disse: esse é seu pai - afirmou o menino. — Eu sabia que ele não era meu pai, mas eu não dizia nada, porque eu não queria deixar ninguém zangado.

O programa é entremeado com imagens de arquivo, que recontam a história do menino e da batalha judicial por sua guarda, e declarações do pai, também em entrevista a Meredith Vieira. A cada etapa da história de Sean o programa volta à entrevista com o garoto, que responde sobre determinado tópico. A versão da família brasileira foi mencionada no programa, que utiliza linguagem e música bastante emocionais.

Respondendo a muitas perguntas de forma curta e direta, Sean disse que, nos anos que ficou no Brasil, ninguém lhe disse que seu pai, David Goldman, estava tentando vê-lo, inclusive com viagens ao Brasil. Perguntado por Meredith Vieira se tinha conhecimento à época da batalha do pai, respondeu:

— Nenhuma ideia.

A apresentou insistiu, indagando se ninguém no Brasil havia contado para ele:

— Não - respondeu o menino.

Sean se disse confuso com a ausência do pai na temporada que passou no Brasil. Perguntado se entendia o que ocorria, respondeu:

— Não, do que eu me lembro eu estava confuso. O que está acontecendo? Cadê meu pai?

Indagado se ficou zangado à época com o pai, Sean negou:

— Não zangado, eu estava confuso. Porque... cadê meu pai?

O menino diz à apresentadora que "não, nunca" esqueceu David Goldman:

— É uma grande parte da sua vida quando você é uma criança, seu pai. Você quer seu pai.

Ele disse que o reencontro com o pai, no início de 2009, na casa onde vivia, após quatro anos e meio, quando brincaram na piscina, foi um momento de "muita felicidade" e que os sentimentos "ressurgiram" quando o viu:

— Como alegria. Eu só o encontrei, alegria, e eu estava feliz, realmente feliz.

Hoje vivendo com David em Nova Jersey, Sean diz que o pai é um modelo para ele:

— Meu pai, ele é um guia. Eu não sei como explicar, é simplesmente este vínculo, de que ele está ali.

"Quero ficar mais velho para voltar" ao Brasil, diz o menino Sean

Na entrevista, o menino disse que voltar ao Brasil para visitar a família faz parte de seus planos, mas que só fará a viagem quando ficar mais velho. Para Sean, que completará em breve 12 anos, quando tiver 16 ou 18 anos ele terá mais condições de lidar emocionalmente com a situação.

— Talvez algum dia eu visite (a família brasileira), mas eu quero ficar mais velho antes de eu voltar lá. Porque eu posso lidar mais (com a situação) - disse Sean, dizendo que tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos há pessoas que se importam com ele.

O garoto afirmou que não pensa muita em sua avó, Silvana Bianchi, como uma forma de se proteger. Perguntado se pensa na avó, respondeu:

— Na verdade, não, porque eu fico triste. E ninguém gosta de ficar triste.

O pai do menino, David Goldman, afirmou em entrevista ao mesmo programa que se Sean manifestar interesse em encontrar a avó, dirá a ele para ligar para Silvana, que eles tentarão encontrar uma forma de fazer o encontro acontecer. Ele garantiu que encoraja o filho a ligar para a família brasileira.

David Goldman contou no programa que Sean ainda frequenta sessões de terapia e que passou por um teste no ano passado. O pai viajou por alguns dias no verão e o deixou com os avós maternos, quando ficou claro, segundo David, que o garoto ainda se recupera de um trauma.

— Na quarta noite, ele acordou após pesadelos de que estava sendo perseguido no Brasil (...). Era um teste pelo qual ele tinha que passar.

No início do programa, a apresentadora disse a Sean que o pai havia lhe contado que ele tinha tido problemas com Matemática, mas que hoje era um estudante de primeira linha. O menino respondeu:

— Assim é a vida, superar desafios.

Ele afirmou que fica triste às vezes com o fato de sua mãe, Bruna Bianchi, ter morrido em 2008, mas que tenta se acostumar à situação. Segundo o pai do garoto, Sean faz referências de vez em quando à mãe, como por exemplo lembrar que ela gostava de determinada música. Ele garantiu que mantém viva a memória de Bruna na vida do filho, por exemplo mencionando ocasionalmente um restaurante que ela gostava de frequentar.

No texto lido pela apresentadora enquanto imagens de Sean com Bruna eram veiculadas, Meredith Vieira disse que a morte da mãe é um dos assuntos nos quais Sean hesita falar. Em seguida, ela perguntou diretamente ao menino se ele fala de Bruna com o pai:

— Às vezes eu fico triste, porque toda criança que tenha um pai ou mãe que já morreu fica triste de vez em quando. Mas, você sabe, eu tento viver com isso.

Adiante, ele brinca. Indagado se o seu maior desafio no retorno aos Estados Unidos foi retomar o inglês, Sean respondeu:

— Na verdade, não - disse ele. — Acho que o maior desafio foi voltar a ficar em forma. Já perdi uns 13,5 a 18 quilos (em dois anos e meio

O Globo

Por que os pais de Madeleine não perdem a esperança


Há uma série de casos de crianças e adolescentes desaparecidos e encontrados vivos anos depois

Quatro anos depois do desaparecimento da menina Madeleine McCann, a Scotland Yard afirmou que existe uma possibilidade de a menina estar viva. Os britânicos solicitaram às autoridades policiais portuguesas que reabram as investigações da história. Um sopro de esperança para Gerry e Kate McCann, pais da garota? Talvez. Há casos de crianças e adolescentes desaparecidos e encontrados vivos anos depois - embora muitos deles tenham passado por momentos trágicos (ver quadro abaixo).

Madeleine tinha 5 anos quando sumiu durante uma viagem com os pais a Portugal - hoje, ela estaria com 9 anos. O próprio inspetor da Scotland Yard, Andy Redwood, deu esperança à família na semana passada. "Não são raros os casos de jovens sequestrados e encontrados tempos depois", afirmou. "E não se pode descartar que Madeleine foi raptada por um estranho."

Independentemente do alívio da família, o possível retorno de Maddie também pode representar a retomada de um doloroso ciclo de ansiedade para os McCann. "A real possiblidade de reencontro pode atuar como um novo fator de stress", explica a psicóloga Denise Diniz, coordenadora do Núcleo de Qualidade de Vida e Controle de Stress da Unifesp. "Ainda mais porque a situação jé mexeu com a identidade daquele núcleo familiar."

Para Denise, o "luto sem corpo", ou o desaparecimento de um ente querido por tempo indeterminado, pode ser até mais doloroso que a própria morte da pessoa. "É triste, mas fundamental que enterremos nossos mortos. Quando a família passa pelo stress de perder um parente para o desconhecido, passa a viver em um velório constante, uma esperança que pode gerar muita ansiedade e uma expectativa exagerada", afirma.

Relembre casos de crianças que sumiram e reapareceram anos depois:
O jovem do Missouri foi sequestrado em 2002, aos 11 anos de idade, e encontrado cinco anos depois vivendo com seu captor, Michael Devlin, de 41 anos, a poucos quilômetros da casa de sua família. Aparentemente, Shawn tinha liberdade para sair à rua, fazer amigos e acessar telefone ou internet.

Pedro Braule Pinto
Foi sequestrado no dia 21 de janeiro de 1986, apenas 12 horas depois do nascimento em uma maternidade em Brasília. Registrado como Osvaldo Borges Jr., o garoto foi criado em Goiânia por Osvaldo Borges e Vilma Martins da Costa. Sua vida mudou drasticamente em 2002, quando descobriu que Vilma não era sua mãe biológica e, sim, sua sequestradora.

Natascha Kampusch

Veja

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Mulher compra frango cheio de grampos no RS


A consumidora teve uma surpresa desagradável ao abrir o frango, mas de cem grampos estava dentro da embalagem. A dona de casa comprou e congelou o produto. Ela só percebeu a presença dos grampos quando foi preparar o frango.

R7

Censo: mortalidade infantil tem queda de 47,6% na última década


Ainda assim, Brasil está longe do índice de países desenvolvidos

RIO - O Brasil diminuiu consideravelmente os índices de mortalidade infantil na última década. Dados do Censo 2010 divulgados nesta sexta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que a queda chegou a 47,6%. Em 2000, a cada mil crianças nascidas vivas, 29,7 morriam antes de completar um ano de idade. Em 2010, eram 15,6 mortes para cada mil nascidos vivos. Em cinco décadas, a queda foi de 88%, pois há 50 anos, o índice era de 131.

A maior redução no período aconteceu no Nordeste (58,6%). Apesar da melhora, o Brasil ainda está longe do nível de países desenvolvidos, como os da Europa e Japão, além de Cuba, onde o índice é de cinco mortes por mil.

Para o IBGE, o índice de mortalidade infantil pode continuar em queda, mas os percentuais de redução já não devem ser os mesmos. Isso porque, quando o nível é muito alto, medidas emergenciais, como a ampliação do saneamento básico e campanhas de vacinação, já diminui drasticamente a taxa. Agora, chegou-se a um nível em que as ações para diminuição devem ser mais específicas.

A taxa de mortalidade de menores de um ano é importante por refletir níveis gerais de saúde, condição de vida e desenvolvimento econômico de uma população. Segundo o IBGE, os principais fatores que contribuíram para tamanha queda na mortalidade infantil foram políticas como o aumento do salário mínimo e ampliação de programas de transferência de renda.

As mudanças nos padrões reprodutivos, com quedas acentuadas nos índices de fecundidade desde os anos 60, e o aumento da escolaridade das mães também ajudaram a manter a taxa de mortalidade em ritmo de queda.

Menos de dois filhos por mulher

Os dados divulgados nesta sexta-feira também mostram a queda na taxa de fecundidade das brasileiras. Em 2000, o índice era 2,38 filhos por mulher e, em 2010, a taxa foi de 1,90. Ou seja, uma redução de 20,1%. A queda maior aconteceu no Nordeste: 23,4% na década pesquisada.

O IBGE chama atenção para o fato de que o Brasil chegou a um patamar abaixo do chamado nível de reposição (de 2,1), que garante a substituição das gerações. Assim, se o país mantiver a taxa de fecundidade abaixo deste patamar, a população absoluta começará a diminuir, embora não haja uma projeção para que isso aconteça.

- O Rio e São Paulo já têm taxas no padrão europeu - afirmou Luiz Antônio Pinto de Oliveira, coordenador de população de indicadores sociais do IBGE.

- A redução da taxa de fecundidade está ligada ao planejamento do casal, à entrada da mulher no mercado de trabalho e ao estilo de vida urbano. É um fenômeno internacional que está acontecendo no Brasil - disse o coordenador.

Na década de 1940, a média era de 6,16 filhos por mulher. A cada Censo, o nível diminui e agora apenas a Região Norte, com índice 2,47, tem taxa acima do nível de reposição. O Ceará foi onde houve maior queda da taxa de fecundidade: 29,7%.

O recenseamento mostra ainda que houve queda nos índices de todas as idades, mas a redução foi menos acentuada nas faixas entre 35 a 49 anos.

- Isso significa que há uma tendência clara ao chamado envelhecimento da fecundidade - afirmou Oliveira.

Diante dos resultados do Censo, o Ministério do Desenvolvimento Social divulgou nota na qual diz que a ministra Tereza Campello considera que os dados contribuem para rebater "mitos" em torno do Bolsa Família.

"Os dados mostram que o Bolsa Família não incentiva a natalidade. Ao contrário. A queda é maior nas regiões que mais recebem os benefícios do programa", disse a ministra.

O Globo

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Sean Goldman dá entrevista a TV


Garoto, hoje morando em Nova Jersey, diz que seu pai é o 'melhor amigo'.
Guarda do menino ainda está em disputa com a família da mãe brasileira.


O garoto Sean Goldman, pivô de uma polêmica internacional sobre custódia entre seu pai americano e a família brasileira de sua mãe, deu uma entrevista que deve ir ao ar nesta sexta-feira (27) na TV americana NBC.

É a primeira vez que ele fala desde o início do caso.

Jornais americanos adiantaram partes da entrevista para o programa "Dateline NBC". Nelas, Sean diz que seu pai, David Goldman, é "seu melhor amigo" e relembra os dois anos em que vivem juntos no estado americano de Nova Jersey.

"Outros pais podem ser só pais. Mas ele é mais que um pai", diz Sean a respeito de David, que encarou uma longa disputa judicial para ter sua custódia.

Questionado sobre como era sua vida no Brasil antes da volta para os EUA, Sean, hoje com 11 anos, disse:

"Eu não estava com raiva, mas estava confuso", disse, sempre em inglês. "Onde estava meu pai? Eu tinha medo de perguntar."

Sean disse se lembrar de quando, em dezembro de 2009, foi levado do Rio de Janeiro de volta a Tinton Falls, Nova Jersey, onde hoje mora.

"Lembro de ser arrastado por ruas cheias de cinegrafistas. Muitas pessoas empurrando", disse. "E ouvir muita gritaria e gente chamando meu nome. Eu só queria escapar de todos."

"Eu lembro de ter ido ao avião, e meu pai estava olhando e acenando. Eu disse para ele se apressar porque eu queria entrar no avião e voltar para os EUA."

Disputa judicial

A disputa judicial pela guarda do garoto começou depois da morte da mãe de Sean, Bruna Bianchi, em 2008.

Antes da decisão da Justiça brasileira autorizando a permanência do garoto com o pai biológico, Sean morava no Brasil havia quase 5 anos, após ter sido trazido dos Estados Unidos pela mãe.

Já no Brasil, Bruna Bianchi se separou de David e se casou com o advogado João Paulo Lins e Silva.

Em 2008, após a morte de Bruna, o padrasto ficou com a guarda provisória da criança.

David Goldman, no entanto, entrou na Justiça e pediu o retorno da criança aos Estados Unidos.

O presidente dos EUA, Barack Obama, e a secretária de Estado, Hillary Clinton, pressionaram pela entrega de Sean.

Pai, padrasto e avós maternos da criança travaram uma batalha jurídica pela guarda do menino.

O caso começou na Justiça estadual do Rio e depois passou para a jurisdição federal.

Goldman argumentou que o Brasil violava uma convenção internacional ao negar seu direito à guarda do filho.

Já a família brasileira do garoto dizia que, por “razões socioafetivas”, o que inclui a convivência com sua meia-irmã, Chiara, ele deveria permanecer no país, ao qual já estava adaptado.

A Justiça brasileira, no entanto, ordenou a entrega do menino ao pai biológico.

A avó de Sean ainda recorre, no Supremo Tribunal Federal, da decisão judicial que o mandou morar com o pai nos Estados Unidos.

O plenário do tribunal deve analisar o caso, em data ainda não definida.

Para avó, entrevista é 'crueldade'

A avó materna de Sean, Silvana Bianchi, disse ao G1 na tarde desta quinta (26) que considera a entrevista "uma crueldade". "Não cheguei a ver e nem quero ver. Fiquei sabendo da reportagem por jornalistas, que me relataram alguns trechos do que o Sean teria dito na entrevista. Eu me reservo ao direito de não assistir porque eu acho isso uma crueldade. Eu acho que é uma exposição", afirmou Silvana.

Silvana reclamou ainda da falta de contato com o menino. "Há um ano e meio que eu não tenho uma palavra do meu neto, nenhuma palavra, nem e-mail nem telefonema. O menino está totalmente bloqueado junto ao pai. Se ele já tem tudo isso que ele mais desejava na vida, por que continua essa exposição dessa criança na imprensa? Eu acho isso uma crueldade, por isso que eu não quero ver", disse.

G1

Escola pública de aldeia indígena de Alagoas desenvolve aulas espirituais para crianças


Cerca de cem meninos e meninas participam do curso desenvolvido pelo Instituto Ruhí de Capacitação

Nesse mês de abril, cerca de cem crianças começaram a participar de aulas espirituais para crianças na tribo Kariri-Xocó, em Alagoas. A iniciativa partiu de alguns membros da comunidade bahá'í local, que apresentaram o programa educacional infantil do Instituto Ruhí à coordenação da escola pública localizada no interior da aldeia.

“As aulas estão sendo realizadas durante o horário normal da escola, como parte da grade curricular dos alunos”, contaMaria Walkíria Cardoso. “Os facilitadores das aulas também recebem o apoio das professoras da escola”, explica ela, que é membro da comunidade bahá'í local.

Os bahá'ís acreditam que, independentemente de credo, raça, etnia, religião ou outras características individuais, todos são capazes de assumir o seu protagonismo na promoção do avanço de uma civilização em constante evolução. Com o desejo único de auxiliar na construção de uma Nova Ordem Mundial baseada nos princípios de unidade, justiça, amor e desprendimento, a comunidade bahá'í local desenvolve um programa de visitas a indivíduos que possam atuar como elementos chave dessa transformação individual e coletiva.

“O pajé da tribo gostou muito das atividades bahá'ís”, conta Walkíria. “Conhecemos algumas famílias, conversamos e explicamos qual o desejo dos bahá’ís, e como é importante para nós a construção de uma Nova Civilização. E esse é o maior motivo de estarmos fazendo essas visitas”, confirma ela.

Um dos princípios basilares da Fé Bahá'í é a unicidade de Deus. Conforme explicou Horace Holley1, a partir deste ensinamento trazido por Bahá'u'lláh, “a velha concepção de religião – que separou espiritualidade das funções fundamentais de civilização, compelindo os homens a se sujeitarem a princípios conflitantes de fé, de política e de economia – foi destruída para sempre”.

A partir dessas visitas, abriu-se a possibilidade de iniciar uma turma de aulas para crianças. Já nas primeiras aulas, notou-se o interesse geral dos pequenos participantes pelas histórias de servitude de 'Abdúl-Bahá2, contadas por uma adolescente bahá’í da região.

Jovens e adultos da comunidade indígena também demonstraram o desejo de saber mais sobre os ensinamentos bahá'ís. “Uma jovem índia relatou suas inúmeras pesquisas feitas na internet sobre a Fé Bahá’í”, conta Walkíria, “e expressou com emoção seu encantamento por Bahá’u’lláh e seus ensinamentos.” Alguns dias depois, a menina teve a oportunidade de esclareceu suas dúvidas com os bahá'ís locais. “Ela abriu seu coração cheio de esperanças na Busca da Verdade”, emociona-se Walkíria.

1 Holley foi nomeado pelo guardião da Fé Bahá'í, Shoghi Effendi, como Mão da Causa de Deus, um seleto grupo de bahá'ís cuja principal função era propagar e proteger a religião bahá'í nos anos que sucederam o falecimento de 'Abdu'l-Bahá.

2 Filho de Bahá'u'lláh, Fundador da Fé Bahá’í - nasceu em Teerã, na antiga Pérsia, atual Irã. É reconhecido como o perfeito exemplo da vida bahá’í. ‘Abdu’l-Bahá foi apontado por Seu Pai como o Interprete de Seus Ensinamentos e o Centro de Seu Convênio.

Informação recebida por e-mail

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Polícia britânica diz que Madeleine pode estar viva e divulga foto de como seria a menina


Scotland Yard pede a Portugal a reabertura da investigação sobre Maddie McCann

A Scotland Yard anunciou nesta quarta-feira (25) que trabalha com a hipótese de que Madeleine McCann, desaparecida em Portugal há quase cinco anos, esteja viva, e apresentou uma imagem de como a menina seria atualmente.

Andy Redwood, o inspetor encarregado da revisão do caso, explicou em entrevista coletiva que o grupo de 37 agentes envolvidos nas buscas detectou 195 "vias para a investigação" após analisar uma parte dos 100 mil documentos com os quais trabalham.

Espanha investiga paradeiro de Madeleine

Menina encontrada na Índia não é Madeleine

O inspetor ressaltou que se comunica de forma regular com a polícia portuguesa, que fechou sua investigação sobre o desaparecimento em 2008, e expressou seu desejo de que as autoridades lusas reabram o caso após as provas apresentadas pela Scotland Yard.

A polícia londrina reiniciou há um ano as investigações sobre o paradeiro de Madeleine — que em maio completaria nove anos — praticamente reiniciando o caso, e analisaram todas as provas acumuladas sobre o episódio ocorrido em 3 de maio de 2007 na Praia da Luz, no sul de Portugal.

"Desenvolvemos uma análise legista detalhada da cronologia dos fatos e acreditamos seriamente que há uma possibilidade de que ela esteja viva", afirmou Redwood, que ressaltou que o novo exame sobre os dados que já estavam à disposição da polícia trouxe "novas informações".

O inspetor da Scotland Yard declarou que "são de sobra conhecidos outros casos de jovens que foram sequestrados e achados tempo depois", por isso indicou que "não se pode descartar que Madeleine foi raptada por um estranho" e que ainda esteja viva.

Redwood ressaltou que os investigadores britânicos estão "abertos" a considerar a possibilidade de que a menina, que tinha quatro anos no momento de seu desaparecimento, tivesse atravessado a fronteira portuguesa, mas não quis "entrar em detalhes" sobre essa chance.

O retrato falado da menina divulgado hoje e que apresenta o rosto que Madeleine teria atualmente foi elaborado por especialistas em reconhecimento facial e legistas britânicos com a estreita colaboração da família McCann.

O inspetor do caso afirmou que quer entrar em contato com qualquer pessoa que possa apresentar alguma pista sobre o paradeiro de Madeleine, assim como com aqueles que estavam perto do lugar onde a menina desapareceu em 2007 e que ainda não tinham falado com as autoridades portuguesas ou britânicas.

Redwood viajou em sete ocasiões no último ano a Portugal para informar a polícia lusa sobre seus avanços nas investigações, e mantem informada regularmente a família da menina.

R7

Índios latino-americanos preparam ofensiva na Rio+20


Índios brasileiros e de outros países latino-americanos pretendem usar a Rio+20, conferência da ONU sobre desenvolvimento sustentável que ocorrerá no Rio de Janeiro, em junho, para discutir estratégias comuns para o movimento indígena na região.

Segundo a Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab), são esperados no evento 1.200 índios latino-americanos, dos quais cerca de 800 brasileiros. Caso a previsão se confirme, será o maior encontro indígena internacional de todos os tempos, diz a Coiab.

Três temas terão destaque nas conversas, entre 17 e 22 de junho: estratégias para a demarcação de terras, formas de pressionar os governos nacionais a aplicar a Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que determina consulta aos indígenas quanto a obras ou políticas que possam afetá-los, e o modelo de desenvolvimento nos países da região, que inclui grandes obras.
"Estamos nos articulando para que o mundo nos ouça, através de estratégias de comunicação e da internet. Não estaremos tanto na agenda oficial (da conferência), mas estaremos em salas, em palestras, divulgando a nossa causa", diz à BBC Brasil Marcos Apurinã, coordenador-geral da Coiab.
Clique Leia mais: Índios lutam por direito a consulta prévia sobre obras que possam afetá-los
Para abrigar todos os indígenas, será erguido no aterro do Flamengo, zona sul do Rio, um acampamento com 32 tendas, que terão estrutura para refeições, montagem de redes e banheiros. Haverá linhas de transporte gratuitas entre o acampamento e a conferência, na Barra da Tijuca (zona oeste).
Segundo Apurinã, além de difundir as reivindicações do movimento, o encontro servirá para alinhar as posições dos indígenas diante das ameaças que enfrentam em quase todos os países latino-americanos. "Nossos problemas são praticamente idênticos aos dos indígenas dos outros países. Mesmo nos lugares sem florestas, os índios enfrentam dificuldades para ter acesso a água e terras", afirma.

Encontros internacionais
O reconhecimento de que os desafios enfrentados por índios latino-americanos ultrapassam as fronteiras nacionais tem feito com que, nos últimos anos, lideranças de movimentos indígenas venham intensificando as relações com seus pares de países vizinhos, com vistas a trocar experiências bem-sucedidas.
Esse processo tem sido liderado por organizações indígenas regionais, como a Coordenação das Organizações Indígenas da Bacia Amazônica (Coica), que estará na Rio+20. Baseada no Equador, a organização também contempla movimentos indígenas da Bolívia, Brasil, Colômbia, Guiana, Guiana Francesa, Peru, Suriname e Venezuela.

Com o intuito de capacitar seus integrantes para negociações internacionais, a Coica promoveu na Colômbia, no ano passado, a primeira Oficina de Formação em Diplomacia Indígena.
Segundo o coordenador técnico da Coica, Rodrigo de la Cruz, na oficina – que deverá se repetir neste ano – líderes indígenas foram informados sobre ferramentas do direito internacional que podem favorecê-los em disputas com governos locais, bem como sobre técnicas de persuasão e resolução de conflitos.
A Coica, que participou neste ano do Fórum Social Temático, em Porto Alegre, e de encontro em 2011 em Manaus com lideranças indígenas da bacia amazônica, também tem buscado fortalecer sua posição junto a instituições multilaterais, como o Fórum Permanente da ONU para Assuntos Indígenas.
A intenção, explica Cruz, é ampliar ao máximo os pontos de apoio do movimento e explorar todos os recursos disponíveis em seus pleitos.

Eco-92
Segundo Ricardo Verdum, doutor em Antropologia pela Universidade de Brasília, a articulação entre indígenas tem ganhado "contornos mais institucionais" nos últimos anos.
"Na Eco-92 (Conferência da ONU sobre o Meio Ambiente no Rio de Janeiro, em 1992), havia um processo de organização incipiente conduzido pelas lideranças (indígenas), mas não organizações com a estrutura atual. Hoje eles estão bem mais atentos, buscando se organizar de forma politicamente autônoma."
Verdum diz que a integração entre índios sul-americanos também tem sido impulsionada por políticas transfronteiriças, como grandes obras que afetam indígenas de países vizinhos.

No entanto, em viagem à fronteira do Brasil com o Peru, a BBC Brasil ouviu de líderes indígenas locais que rixas internas nos movimentos nacionais e a ausência de uma visão comum sobre a relação entre preservação e desenvolvimento impedem uma aproximação maior entre índios de países vizinhos.
No Peru, indígenas do Departamento (Estado) de Madre de Dios reivindicam o direito de explorar ouro em seus territórios, posição condenada por movimentos brasileiros, que criticam os impactos ambientais dessa atividade.
Índios peruanos, por sua vez, dizem que o movimento indígena brasileiro parece estar fragmentado e ter menos força do que ONGs ambientalistas – que, segundo argumentam, nem sempre defendem os interesses dos índios.

BBC Brasil

Famílias reconhecem corpos dos jovens do ES achados mortos na BA


IML relata que corpos dos dois homens já foram reconhecidos por famílias.
Vítimas foram encontradas em rio na BA após cinco dias desaparecidas.


Os corpos de André Galão, 28 anos, e de Marlonn Amaral, 21 anos, dois dos cinco jovens desaparecidos durante viagem do Espírito Santo à Bahia, foram reconhecidos por familiares na manhã desta quarta-feira (25), no Instituto Médico Legal (IML) da cidade de Teixeira de Freitas, extremo sul da Bahia, segundo informa o órgão.

De acordo com o IML, as famílias das outras três vítimas, todas mulheres, já estão no local para realizar os reconhecimentos. O IML informa que todos os cinco corpos estão em estado de decomposição e que, por isso, o processo tem que ser embasado por indícios além do físico, como documentos. Por volta das 11h, a médica permanecia dentro da sala de necropsia e os familiares não tinham concluído o procedimento das jovens.

Os universitários estavam desaparecidos desde sexta-feira (20) e foram encontrados por equipes de resgate na noite de terça-feira (24) dentro do Rio Mucuri, que passa na cidade homônima. O grupo saiu do Espírito Santos para a cidade de Prado, na Bahia, e, até o momento, a perícia acredita que os jovens tenha se envolvido em um acidente de carro. Quatro deles foram encontrados dentro do veículo, modelo Punto, e um deles estava deitado na vegetação do local na noite do resgate.

A polícia inicia as investigações com a hipótese de acidente de trânsito, que teria ocorrido em uma curva perigosa. A conclusão é embasada pelas das condições do veículo e dos cálculos de distância e frenagem realizados no local.

O perito Alexson Magalhães informa que foram achados documentos do proprietário e de objetos pessoais no interior do carro, que conferem com os descritos por parentes dos jovens. Magalhães fez parte da equipe de quatro peritos da polícia técnica que participaram das buscas e da captura. Segundo ele, as vítimas que estavam dentro do carro utilizavam cinto de segurança no momento em que foram encontradas.

"Ainda vamos aguardar os resultados dos exames de necropsia, que poderão acusar algum sinal de violência nos corpos e levantar alguma suspeita de crime, mas, a princípio, trabalhamos com a hipótese de acidente, visto que o carro foi encontrado em uma distância muito grande do ponto de frenagem, o que pode configurar um excesso de velocidade, seguido de capotamento", afirma.

G1

terça-feira, 24 de abril de 2012

Fundação Telefônica|Vivo apoia caravana contra o trabalho infantil no Rio Grande do Norte


Caravana já passou pelo Ceará, Maranhão e Piauí. Iniciativa é realizada em conjunto com o Instituto Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (Inpeti)

São Paulo, 20 de abril de 2012 – Acontecem nesta terça-feira, dia 24, em Natal, as atividades da Caravana do Nordeste contra o Trabalho Infantil previstas para o Rio Grande do Norte. A iniciativa faz parte do projeto de fortalecimento dos Fóruns Estaduais das regiões Norte e Nordeste e das redes municipais de atenção à criança e ao adolescente das duas regiões, formulado pela Fundação Telefônica|Vivo em conjunto com o Instituto Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (Inpeti). A Caravana já passou pelo Ceará, Maranhão e Piauí.

O objetivo é coordenar, juntamente com os fóruns estaduais, ações de mobilização, como campanhas, discussões pela Internet e realização de caravanas pelas cidades, visando à sensibilização da opinião pública. Em Natal, o Fórum Estadual de Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção do Trabalhador Adolescente do Rio Grande do Norte programou, a partir das 14h, a realização de uma caminhada, com o percurso saindo da Praça Cívica, atravessando o centro da cidade pelas ruas Deodoro e João Pessoa, até chegar ao Palácio da Cultura. Participarão representantes de segmentos envolvidos com a causa, além de crianças e adolescentes beneficiados pelo PETI – Programa de Erradicação do Trabalho Infantil de Natal e da Grande Natal.

Às 16h30, será realizada audiência com a governadora do Estado, Rosalba Ciarlini Rosado, para assinatura de termo de compromisso, visando a elaboração do Plano Estadual de Enfrentamento do Trabalho Infantil. As crianças lerão uma carta à governadora. Paralelamente a essas atividades, será organizada no Palácio da Cultura exposição do material confeccionado pelas as crianças e adolescentes, durante oficinas pedagógicas preparatórias para a Caravana.

As ações promovidas pela Caravana do Nordeste contra o Trabalho Infantil podem ser acompanhadas pela Internet por meio da Rede Pró-Menino, da Fundação Telefônica|Vivo (www.promenino.org.br).

Diagnósticos e planos de ação
O projeto da Fundação Telefônica|Vivo prevê apoio a 16 fóruns estaduais entre 2012 e 2013, envolvendo 236 organizações que os compõem, além de 32 autoridades públicas e 160 crianças e adolescentes que participam dos eventos. A expectativa é de que os Estados se mobilizem para mapear e construir diagnósticos do trabalho infantil nas diferentes localidades, a fim de organizar planos de ação para enfrentar o problema.

O trabalho infantil afeta grande número de crianças no Norte e Nordeste do país. Segundo dados da PNAD de 2009, um total de 756.590 crianças entre 5 e 14 anos estava trabalhando nas duas regiões naquele ano, sendo 608.896 no Nordeste e 147.694 na região Norte. Entre as principais atividades desempenhadas pelas crianças estão lavoura, pecuária, serviço doméstico e comércio.

O Combate ao Trabalho Infantil é uma das vertentes da atuação da Fundação Telefônica|Vivo. A instituição atende diretamente a mais de 15 mil crianças e adolescentes no Brasil.


Fonte: Assessoria de imprensa da Fundação Telefônica | Vivo - 20/04/2012

promenino

Homem confessa crime para atendente de telemarketing em MS


Gravação registra confissão de homem, que matou mulher com canivete.
Segundo a polícia, gravação é mais uma prova de autoria do crime
.

A Polícia Civil em Campo Grande está finalizando o inquérito sobre a morte de uma manicure, de 32 anos, assassinada a golpes de canivete no dia 19 de abril. O marido, que é o suspeito do crime, foi preso no mesmo dia e, antes de ser detido, confessou o crime para um primo e até para uma atendente de telemarketing. Na gravação feita pela empresa, divulgada ao G1 pela Polícia Civil, o homem diz que acabou de matar a mulher e que iria se entregar. (ouça o áudio).

A mulher foi morta com pelo menos 5 golpes de canivete. O crime aconteceu na casa dela, no bairro Nova Lima, onde também estavam 2 dos 5 filhos do casal. Segundo a Polícia Civil, ela e o suspeito estavam separados há um mês e ele não aceitava o fim do relacionamento.

Conforme registro da ocorrência na Polícia Civil, no dia 19 de abril, o suspeito foi até a casa da mulher e os dois discutiram. Segundo a delegada Rozely Molina, da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), a menina de 12 anos chegou a dizer para o pai que ele não poderia entrar na casa. O alerta referia-se a uma medida protetiva expedida no dia 8 de abril, depois que a manicure registrou boletim de ocorrência por ter sido ameaçada pelo marido.

De acordo com a polícia, o marido já estava sendo considerado foragido quando recebeu a ligação da atendente de telemarketing, no mesmo dia. Na gravação, ele diz que vai se entregar, pois “está dando maior rolo”. A funcionária da empresa não acredita na confissão, mas ele insiste; “sério, vou mentir isso para quê?”.

Antes de se entregar, segundo a polícia, o suspeito também havia confessado o crime para um primo e disse que iria se matar. No encontro com essa testemunha, ele foi preso por policiais militares. A delegada diz que a gravação serve como mais um elemento de confissão, pois reafirma o que já consta no inquérito.

Para a investigação, segundo Rozely, é uma forma de assegurar que ele não mude a versão, dizendo que foi forçado a confessar o crime. O homem está detido na 4º Delegacia de Polícia.

A delegada conta que a gravação foi entregue ao Instituto de Criminalística, mas a polícia não tem dúvidas de que a voz é do suspeito. “Ele mostra uma frieza, porque acabou de cometer um crime e relatou os fatos com tamanha crueldade”, disse a delegada. No dia que foi preso, ele disse ao G1 que estava arrependido.

Rozely diz que ele será indiciado por homicídio doloso, mas ainda não definiu as qualificadoras a serem utilizadas (motivo torpe, sem chance de defesa ou emprego de meio cruel). A polícia ainda irá interrogar algumas testemunhas e procura pelo canivete usado para matar a mulher Somente o cabo foi encontrado na casa.

Para o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil em Mato Grosso do Sul (OAB-MS), Leonardo Duarte, a gravação pode ser usada pela acusação, conforme o entendimento do promotor que futuramente será responsável pelo caso. Segundo Duarte, a confissão para a atendente não deve influenciar na qualificação do crime, mas não deixa dúvidas da autoria do homicídio. Veja o diálogo:

Suspeito - Acho que não vai dar para falar com você agora.
Atendente - Não vai dar seu ...?
Suspeito - Não, acabei de fazer uma cagadinha aqui... acabei de matar minha esposa.
Atendente - Oi?
Suspeito - Acabei de matar minha esposa e está dando o maior rolo. Acho que eu vou até me entregar agora.
Atendente - Ah é, até parece.
Suspeito - Estou falando sério mesmo, não estou brincando não.
Atendente - Sério? Eu não acredito...
Suspeito - Dei 4 ou 5 facadas, parece. Sério. Eu vou mentir isso para quê? Acabou de falecer agora, ela. Eu estou indo para a fazenda.
Suspeito - Ela morreu lá no Nova Lima, com 5 facadas.
Atendente - Por que?
Suspeito - É briga de marido e mulher.
Atendente - Sério?
Suspeito - Por isso que eu mudei de endereço. Eu ia mudar para cá, aí não deu mais certo. A gente começou a brigar e aconteceu isso. Tchau.
Atendente - Tá bom então seu..., obrigada.

G1

Município do Rio já vive epidemia de dengue


Cidade ultrapassou índice de 300 casos por cem mil habitantes, segundo o secretário Hans Dohmann

RIO - O secretário municipal de Saúde, Hans Dohmann, informou na tarde desta terça-feira, em entrevista coletiva, que o Rio de Janeiro enfrenta uma epidemia de dengue. A cidade ultrapassou o índice de 300 casos por cem mil habitantes. Dohmann disse, porém, que a epidemia é uma questão numérica e que não há um colapso no atendimento. Todos os 30 polos de hidratação, segundo ele, estão sendo capazes de atender à demanda. De 1º de janeiro a 21 de abril foram registrados 50.016 casos da doença e 12 óbitos.

Há uma semana, três áreas do Rio já haviam registrado surto da doença, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde: Grande Madureira (AP 3.3), Grande Bangu (AP 5.1) e Campo Grande (AP 5.2), que continuam com o maior número de registros em 2012. Dohmann havia alertado na ocasião que o ritmo crescente de registros de casos da doença deveria levar ao anúncio de uma epidemia na cidade nas semanas seguintes.

Já em todo o Estado do Rio, nas mesmas 16 semanas epidemiológicas - de 1º de janeiro a 21 de abril -, foram notificados 64.423 casos suspeitos da doença e 13 óbitos. Doze pacientes são do município do Rio e outro, de Niterói. No mesmo período de 2011, foram registrados 96.253 casos no estado.

Segundo o boletim divulgado pela Secretaria estadual de Saúde, considerando o total de casos graves, o grau de letalidade da dengue está em 5%. Exames realizados em amostras de sangue confirmaram a presença do vírus tipo 1 da dengue em Barra do Piraí, Campos dos Goytacazes, Itaboraí, Mesquita, Niterói, Nova Iguaçu, Resende, Rio de Janeiro, Valença, Vassouras e Silva Jardim. Há notificações do tipo 3 no Rio de Janeiro, e a presença do tipo 4 em Belford Roxo, Japeri, Mesquita, Nilópolis, Niterói, Nova Friburgo, Nova Iguaçu, Rio de Janeiro, São Gonçalo e São João de Meriti.

Imóvel abandonado é vistoriado o Rio

Na última sexta sexta-feira, mais um imóvel abandonado foi vistoriado por agentes da prefeitura do Rio. De acordo com a secretaria municipal de Saúde e Defesa Civil, o terreno ficava na Rua Clarimundo de Melo, em Piedade. O local já havia sido vistoria de forma compulsória há cerca de 40 dias. No imóvel, foram eliminados 16 depósitos de possíveis criadouros do mosquito, outros 10 recipientes, e um foco de dengue, recolhido para análise. Os técnicos também retiraram uma lona plástica que estava sobre a laje com acúmulo de água.

Na quinta-feira, quatro imóveis localizados em Vila Valqueire, na Zona Norte do Rio, foram vistoriados. Eles estavam fechados e foram denunciados pela população por terem possíveis focos de mosquito da dengue. De acordo com a prefeitura, foram identificados focos da doença em dois dos quatro imóveis vistoriados. A prefeitura do Rio realiza entrada compulsória em imóveis abandonados baseada no decreto nº 34.377, de 2011, que autoriza o ingresso de agentes de saúde em locais fechados. Desde a publicação do decreto, já foram realizadas 145 entradas compulsórias em toda a cidade.

Sociedade de Cardiologia do Rio de Janeiro alerta para uso de medicamentos anticoagulantes

Especialistas da Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio de Janeiro chamam a atenção para o risco aumentado para pessoas portadoras de doenças cardiovasculares. Segundo eles, esses pacientes podem ter o quadro agravado em caso de dengue. A maior preocupação é com pessoas que já fazem uso de anticoagulantes e antiagregantes, medicamentos que evitam a formação de coágulos nas artérias. Como o vírus da dengue ataca as plaquetas, responsáveis pela coagulação sanguínea, o uso desses remédios também reduz a quantidade dessas células, existe um risco maior de ocorrerem hemorragias.

Entre os antiagregantes mais comuns estão analgésicos e antiinflamatórios como a aspirina e o AAS, algumas das substâncias mais vendidas nas farmácias do país e comercializadas sem necessidade de receita médica. “Por isso, ao surgirem os primeiros sintomas, é importante que a pessoa suspenda o uso desses medicamentos imediatamente”, alerta o cardiologista Wolney Martins.

O Globo

Professoras motivam leitura em família


Na Escola CAIC, em Ponta Grossa, alunos são incentivados a ler o jornal com seus pais e juntos discutirem os temas mais relevantes. O resultado ficou exposto em mural

Como forma de integrar escola e família através da leitura do jornal, e ainda desenvolver a criticidade, ampliando o conhecimento de mundo de seus alunos, a professora da Escola Reitor Álvaro Augusto Cunha Rocha (CAIC Ponta Grossa), Andréa Siqueira Hass, realizou um trabalho de interpretação e reflexão de notícias com o 'Grupo Pantera Negra' – turma do 4º ano A. “Expliquei o que era manchete, mostrei as notícias e esclareci sobre a divisão das informações no texto. Feito isso, propus que, ao chegar em casa, todos fizessem a leitura das notícias com os pais e, em família, escolhessem a mais importante e trouxessem, por escrito, a opinião dos pais sobre o assunto”, explica Andréa. A educadora comenta que notou uma participação mais efetiva dos familiares no processo educativo, estreitando os laços com a escola. A atividade também ajudou para aperfeiçoar a escrita, a interpretação textual e aprimorar a desenvoltura dos jovens na hora de expressar a opinião.
Já nas turmas do 5º ano, as professoras Adriane de Carvalho, Janaina da Silva, Neide dos Santos e Rosemeire Nabozny, uniram o jornal às disciplinas de Língua Portuguesa, História e Geografia com o objetivo de desenvolver um olhar crítico mediante os problemas da sociedade. As educadoras também conseguiram envolver a família nas atividades escolares.
“A leitura da notícia ‘Câmara fará audiência para discutir projetos’, publicada em 17 de abril no JM, chamou a atenção das turmas, pois já haviam lido a respeito em edições anteriores e o assunto já estava causando polêmica entre eles. Todos tinham algo a dizer. Então, sugerimos o trabalho em conjunto com os pais e percebemos como essa participação familiar foi importante para eles, era visível a alegria quando iam expor a opinião dos pais”, lembram as educadoras.
Ser feliz na sociedade
Alunos refletem sobre a felicidade
O 'Grupo Esquilo', formado por alunos do 4º ano B do CAIC, trabalharam o tema ‘O homem e a sensação de felicidade’ após terem a informação: ‘Agenda Rio + 20: Movimentos sociais querem incluir a felicidade na agenda’, publicada dia 17 de abril no JM. A leitura do texto e o contato com as diferentes linguagens do jornal possibilitaram a reflexão sobre o que é felicidade. O trabalho aconteceu nas aulas das professoras Gláucia Colesel e Lucimar Nowakoski. “Discutimos o que se entende por ‘felicidade do cidadão’, enumerando situações que atualmente interferem na vida do homem para a conquista da tão sonhada felicidade, apontando o excesso de trabalho como o maior entrave para se chegar a esse estágio”, explicam as educadoras. Os alunos expuseram sua opinião sobre os possíveis vilões que impedem a construção da felicidade através de textos e charges.

Jornal da Manhã

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Menor é agredido por síndico ao tocar interfone do prédio errado, perde dois dentes e fratura osso da boca

O adolescente mostra o celular quebrado Foto: Fabiano Rocha / Extra

Um menor de 16 anos foi agredido com um bastão de madeira pelo síndico de um prédio, na madrugada deste domingo, em Icaraí, na Zona Sul de Niterói. Ele foi agredido no rosto após confundir seu prédio com o de uma rua paralela à sua. O adolescente perdeu dois dentes e fraturou um osso da boca.

O menor voltava de táxi de um aniversário no bairro Fonseca, na Zona Norte da cidade, quando desceu na rua errada. Ele não reparou que não estava na rua do seu prédio e pediu ao síndico para abrir o portão, quando foi atingido através da grade. Segundo a mãe do adolescente, Cláudia Nazareth, ele não faz uso de drogas:

- Meu filho é um atleta e está à disposição para fazer qualquer exame

Extra Online

Após serem salvos de virar comida, centenas de cachorros morrem por más condições na Tailândia


Contrabandistas tiram da Tailândia 30 mil cachorros por mês para vender ao Vietnã

Centenas de cachorros que tinham sido resgatados antes de serem exportados ilegalmente como carne de consumo morreram, na Tailândia, por causa das péssimas condições dos centros onde foram acolhidos.

Apenas no centro de quarentena da Província de Buri Ram, no noroeste, morreram pelo menos 700 cães desde agosto do ano passado por problemas de saúde derivados da aglomeração, segundo o jornal Bangcoc Post.

Seu diretor, Phaisan Phatthanadechakun, afirmou que o centro acolhe atualmente 1.100 cachorros, muito acima de sua capacidade, o que provoca problemas em razão principalmente das altas temperaturas.

Phaisan explicou que os animais foram vacinados, mas muitos deixam de comer devido ao calor.

Outro centro em Nakhon Phanom, também no noroeste, recebe cerca de 1.160 cães, embora sua capacidade seja para apenas 800 animais.

Durante muito tempo, a Tailândia tolerou o tráfico ilegal de cachorros, sobretudo ao Vietnã, onde sua carne é considerada um manjar, mas no ano passado as autoridades aumentaram as apreensões destes animais.

A mudança ocorreu em razão do descontentamento social por várias notícias que mostravam jaulas com centenas de cachorros amontoados antes de serem levados aos restaurantes vietnamitas.

Um estudo da Universidade de Chulalongkorn, em Bancoc, estima que as redes de contrabandistas de cachorros que operam em regiões do norte e nordeste da Tailândia tiram ilegalmente do país 30 mil cachorros por mês com a finalidade de suprir a forte demanda vietnamita.

Nas Filipinas, China, Indonésia, Coreia do Sul, assim como em áreas da Tailândia com população de origem vietnamita, também se consome carne de cachorro

R7

Flagra de funcionários maltratando idosa em asilo causa escândalo na Grã-Bretanha


Imagens mostrando uma senhora de 80 anos com Alzheimer e artrite sendo maltratada em uma casa de repouso provocaram escândalo na Grã-Bretanha e críticas à comissão reguladora estatal de cuidados a idosos.

A britânica Jane Worroll notou hematomas no corpo da mãe e decidiu colocar uma câmera escondida no quarto de sua mãe, Maria, no asilo de Ash Court, em Londres. Ela se chocou com o que gravou: viu funcionárias levantando sua mãe sem nenhuma delicadeza, e um deles, encarregado de dar banho na senhora, dando-lhe um tapa.

Esse funcionário, Jonathan Aquino, acaba de ser condenado a 18 meses de prisão.

As imagens foram obtidas pelo programa Panorama, da BBC.

"Minha mãe é tão vulnerável; não consegue se levantar, não consegue gritar por ajuda", lamenta Jane Worroll. "(A agressão) é simplesmente algo sádico."

Antes das gravações virem à tona, o asilo que hospedava Maria Worroll era qualificado como "excelente" pela Comissão de Qualidade de Cuidados, que regula as casas de repouso britânica.

A agência também está sendo criticada por um relatório, posterior ao caso, que supostamente minimiza o episódio da família Worroll - algo que o organismo nega.

'Protegidos'

Para a comissão, o asilo Ash Court ainda "assegura que os usuários do serviço estão protegidos de abuso e do risco de abuso".

Mas Jane Worroll diz que se sentiu ofendida pelo relatório oficial. "Quando li, foi como um tapa na cara. Senti que eles basicamente deram (ao asilo) um registro limpo novamente, (pedindo ajustes mínimos). Isso me preocupa, pelas outras pessoas que estão prestes a colocar seus parentes em casas de repouso."

Os responsáveis por Ash Court, por sua vez, dizem que os maus-tratos sofridos por Maria Worroll são um caso isolado.

BBC Brasil

No dia do livro, leia!


Dez indicações de livros deliciosos para contemplar dos experientes ao mais novato dos leitores

Para que serve um livro? Embora essa pergunta seja, aparentemente, descabida, nos últimos tempos até há motivos para que seja feita. Afinal, o objeto livro nunca esteve tão questionado quanto agora, no mesmo passo em que a ameaça do e-book se consolida cada vez mais. Não bastasse uma tendência lenta e crescente de falta de interesse pelo objeto e seus possíveis conhecimentos.

A Unesco, a partir de 1996, instituiu 23 de abril como o Dia Mundial do Livro. Uma homenagem a Miguel de Cervantes, o escritor espanhol que eternizou sua obra no personagem de Dom Quixote. Livros como esse, e muitos outros, permanecem e sobrevivem aos tempos, ainda que sejam seus personagens e não propriamente seu texto original.

Assim, aproveitando a comemoração universal, proponho que no dia do livro, todos comecem a ler um título. E dou minha sugestão — alguns clássicos, outros nem tanto, mas que se sobressaem pela qualidade e, até, atualidade do tema que abordam. Mas, principalmente, são livros escolhidos pela linguagem acessível, pelas história interessantes e pela capacidade de emocionar o leitor, ainda que seja um iniciante.

Cem Anos de Solidão

O colombiano Gabriel Garcia Marquez ambienta a saga de uma família numa cidade fictícia do interior da Colômbia, retratando o melhor do realismo fantástico, numa mistura singular de drama, comédia e loucura.

Metamorfose

Kafka foi um dos maiores escritores da Europa e sua história, do personagem que um dia acorda transformado numa barata gigante, marcou a literatura mundial.

Crime e Castigo

Os russos foram os grandes “inventores” do romance, o estilo literário. Dostoiévki é um deles: uma prosa intensa, coloquial, com grandes personagens.

Madame Bovari

A emancipação feminina não seria a mesma se não fosse a obra de Fleubert. A história de uma mulher, devassa e infiel, na plenitude de sua essência.

O Sol também se levanta

A obra de Hemingway é poderosa e consistente. Mas esse, um de seus primeiros romances, tem o fascínio dos tempos em que Paris era uma festa, no começo do século XX.

A Leste do Eden

John Steibeck foi autor de uma obra imensa, com título politizados, românticos e até mágicos. Essa saga de uma família no oeste americano é um dos principais romances americanos.

A Guerra do Fim do Mundo

Uma das características de Mario Vargas Llossa é ser capaz de construir uma obra homogênea, marcada pela boa qualidade. Nesse livro, ele dá a sua versão, recheada de histórias e personagens, sobre a Guerra dos Canudos, ocorrida no nordeste brasileiro.

Dona Flor e Seus Dois Maridos

A obra de Jorge Amado apresenta três núcleos básicos: o ambiente das fazendas de cacau, em Ilhéus; o discurso político e as grandes personagens femininos. Dentre eles, o mais famoso é Gabriela, mas Dona Flor é o mais divertido e inventivo.

Não Diga Noite

Amoz Oz é um escritor israelense contemporâneo. Seu grande mérito é ser capaz de erigir personagens absolutamente reais, falíveis e intensos, em ambientes tão áridos como o deserto e os fronts de batalhas, sempre de maneira poética e inspirada.

ALFA

Google homenageia o Dia da Terra


São Paulo - Neste domingo (22), o doodle - logo exibido na página de buscas do Google - homenageia o Dia da Terra, aniversário do famoso movimento ambientalista moderno de 1970.
Com um bilhão de pessoas por ano marcando a ocasião, o movimento é descrito como a maior atitude de respeito cívico sobre o tema no mundo. Contando com 22 mil parceiros em mais de 190 países, nesse ano a Rede Dia da Terra se prepara para celebrar "Um bilhão de atos de verde".

A primeira manifestação foi iniciada pelo então senador Gaylord Nelson, ativista ambiental, que pretendia criar uma consciência comum aos problemas de contaminação, conservação da natureza, e outras preocupações ambientais na Terra.

Desde 2001, o Google homenageia todos os anos do Dia da Terra com um logo especialmente desenhado.

info

Yorkshires micro para Doação


GENTE PRA COMEÇAR, AGORA SOU LADRA DE YORKS!!!!
ESTOU PAGANDO 50,00 PRA UM BANDIDINHO RESGATA-LOS DE UM CRIADOR DE FUNDO DE QUINTAL NO MEIO DA FAVELA.
ELES SÃO CRIADOS EM GAIOLINHAS MÍNIMAS, SEM NUNCA SAIREM NEM PRA ANDAR UM POUQUINHO.
ESTÃO DESNUTRIDOS, ARREBENTADOS, MACHUCADOS.
JÁ ESTOU COM O PRIMEIRO RESGATADO AQUI EM CASA. AINDA TEM UNS 15 LÁ.

GENTE É SÉRIO, ELE VIVIA EM UMA GAIOLINHA, NÃO SABE NEM ANDAR DIREITO E ANDA TODO CURVADINHO.
TEM NO MÁXIMO 1 KG. É MUITO PEQUENO MESMO, METADE DE UM GATO OU MENOS.
É ADULTO, TEM POR VOLTA DE 4 ANINHOS OU MAIS. MUITO DÓCIL E CARENTE. ESTÁ MAGÉRRIMO, CERTAMENTE EM ALTO GRAU DE DESNUTRIÇÃO.
NO SÁBADO, DURANTE UMA VISITA DE AMIGOS DE SÃO PAULO QUE VIERAM CONHECER MEUS ANIMAIS, UMA DAS MINHAS CADELAS O ATACOU POR CIUMES, CAUSANDO UM SÉRIO FERIMENTO EM UM DOS OLHINHOS DELE.
GENTE, EU NÃO TENHO COMO TER ANIMAIS TÃO PEQUENOS ASSIM AQUI EM CASA, POIS OS MEUS DELINQUENTES SÃO ESTABANADOS, LEVADÍSSIMOS E GRANDÕES.
PRECISO DE ALGUÉM QUE POSSA ADOTA-LO OU DAR LAR TEMPORÁRIO URGENTE E TB PRECISO LEVA-LO A UM VET OFTALMOLOGISTA URGENTE, ELE PRECISA DE UMA CHECAGEM GERAL, POIS VEIO DIRETO DAS MÃOS DO CARA QUE PAGUEI PARA ROUBA-LO PRA MIM E AINDA NÃO PUDE LEVA-LO AO VET OFTALMO, PELO ALTO VALOR QUE ESTÁ A MINHA CONTA EM MAIS DE UMA CLÍNICA E AINDA NÃO CONSEGUI CHEGAR NEM PERTO DE PAGAR.
O QUE FIZ FOI LEVA-LO DE URGÊNCIA NA CLÍNICA NA HORA DO ACIDENTE. ESTÁ SENDO MEDICADO, MAS NÃO ESTOU VENDO MELHORAS.
ELE PRECISA DE UM ESPECIALISTA.

CASO ALGUÉM QUEIRA ADOTA-LO, SÓ DAREI COM COMPROMISSO DE CASTRAÇÃO E CUIDADOS NUM VET OFTALMO. ELE NÃO TEM CONDIÇÕES FÍSICAS E NEM EMOCIONAIS DE PASSAR POR UMA CIRURGIA AGORA, POIS É OSSO PURO, MUITO MAGRINHO.
TENHO MUITOS OUTROS PRA ROUBAR AINDA. DEVEM SER POR VOLTA DE 15 YORKS LÁ DENTRO.
ELES ESTÃO DENTRO DE UMA FAVELA E ESTOU PAGANDO 50,00 PRA UM "BANDIDINHO" ENTRAR LÁ NA CALADA E ROUBAR PRA MIM.
SÓ QUE O CARA CORRE RISCO, POIS MORA LÁ NA FAVELA E SE PEGAREM ELE ROUBANDO, ESTÁ MORTO LITERALMENTE.
ENTÃO A COISA TEM QUE SER FEITA MUITO CAUTELOSAMENTE E BEM DEVAGAR.
PRETENDO TIRAR TODOS, MAS CASO A GENTE CONSIGA INVADIR NOS PRÓXIMOS DIAS, TEREMOS QUE PEGAR TODOS DE UMA VEZ, POIS DEPOIS NÃO CONSEGUIREMOS PEGAR MAIS NENHUM, CASO ALGUM FIQUE LÁ.
TODOS SÃO YORKS PUROS E MÍNIMOS DE TAMANHO. SÃO PORTE MICRO, TAMANHO ZERO. ESTÃO EM ESTADO PRECÁRIO DE SAÚDE.
ONDE ESTÃO SÓ CONSEGUIMOS AVISTAR OS MACHINHOS, QUE FICAM EM GAIOLINHAS DE PERIQUITO.
AS FEMEAS TB ESTÃO EM GAIOLAS, MAS FICAM NA PARTE DE TRÁS DA CASA E É IMPOSSIVEL CHEGAR ATÉ ELAS A NÃO SER NA INVASÃO MESMO. ESTOU PROVIDENCIANDO ISSO.

SE DEUS QUISER E PERMITIR, DAQUI A POUCO TEREMOS UMA ENXURRADA DE YORKS AQUI PRECISANDO DE ADOÇÃO, CASTRAÇÃO, CUIDADOS VETS E PRINCIPALMENTE MUITO AMOR.
QUEM QUISER E PUDER ME AJUDAR NA CONTINHA DELE, GASTEI NO VET NA CONSULTA DE EMERGENCIA, 100,00 INCLUINDO CONSULTA E PROCEDIMENTO VET.
DE MEDICAÇÃO GASTEI 69,00. DEPOIS COLOCO A NOTINHA DA FARMACIA PRA VCS, POIS NÃO SEI ONDE COLOQUEI.
ELE ESTÁ USANDO OCUFEN, ATROPINA, EPITEZAN E SORO FISIOLÓGICO.
PRECISO DE AJUDA PRA UMA CONSULTA DE UM VET OFTALMO, QUE DEVE SER BEM MAIS CARA, AINDA NÃO TENHO IDÉIA DE QUANTO.
QUEM PUDER AJUDAR FICO MUITO AGRADECIDA, POIS JÁ ESTOU FALIDA, COM TANTOS ANIMAIS SOB MEUS CUIDADOS.
SEGUEM AS FOTOS DO PEQUENINO EM ANEXO.
BORA LÁ MEU POVO, VOLTEI!!!!
A LUTA CONTINUAAAAAA SEMPREEEEEE!
AH!! AGRADEÇO DEMAIS AOS VÁRIOS E-MAILS CARINHOSOS QUE RECEBI PREOCUPADOS COM MEU SUMIÇO.
VCS SAO OS MELHORES DO MUNDO!
AMO VCS!
BJS, KARLA.

"Quando eu morrer, Se precisar chorar, chore por um animal andando na rua a seu lado. E quando precisar de mim, recolha um animalzinho abandonado e dê a ele o que você precisa de mim, você pode me amar mais, ao deixar mãos tocarem patas e almas tocarem almas, você pode me amar mais, compartilhando suas alegrias, multiplicando suas boas ações. Você pode me amar mais, deixando que eu viva em seus olhos, através dos olhos dos animais que foram recolhidos por mim. Então, quando só o que restar de mim for o meu amor pelos animais, me espalhe."


De: Karla Alves

Informação recebida por e-mail

Após se enforcar acidentalmente, ator morre em São Paulo


Tiago Klimeck sofreu acidente ao representar Judas no espetáculo Paixão de Cristo

RIO - O ator Tiago Klimeck, que sofreu enforcamento acidental há duas semanas, durante encenação da Paixão de Cristo, morreu na tarde deste domingo, aos 27 anos, segundo informou a Santa Casa de Misericórdia de Itapeva, onde ele estava internado em coma profundo há duas semanas. Familiares devem levar o corpo para ser velado e enterrado em Itararé, cidade natal do ator, município que fica a 345 km de distância de São Paulo.

Segundo a Guarda Municipal de Itararé, o acidente ocorreu por volta de 22h do dia 6 de abril. A corporação afirmou que as pessoas que estavam próximas demoraram um pouco para perceber que algo estava errado e que Thiago estava desacordado. Acharam que a cena estava realista e o rapaz trabalhava muito bem. A cena de enforcamento de Judas teria durado cerca de três minutos, de acordo com um dos atores da peça.

O figurino e o equipamento de segurança usados pelo ator serão periciados no Instituto de Criminalística de Sorocaba. Na terça-feira passada, uma médica legista examinou o ator na Santa Casa de Itapeva e identificou que o hematoma no pescoço Tiago é compatível com o cordão do figurino usado na encenação da Paixão de Cristo. O laudo oficial sobre o acidente ainda não foi concluído pela polícia.

O professor Sandro Azevedo fotografava a peça para o site Virtual Guia e registrou a cena. Ele disse que a encenação era itinerante, e, quando os atores caminharam para outro lado da praça, as pessoas que ficaram perto de Thiago notaram que ele não se mexia. Pelo relato de Sandro, havia uma cadeirinha de rapel por baixo da roupa usada pelo ator, onde era amarrada a corda.

Quando se percebeu que o ator estava inconsciente, a Guarda Municipal foi chamada. Thiago foi socorrido pelos guardas e levado à Santa Casa da cidade, onde ficou na UTI. Na manhã de sábado, foi transferido para a Santa Casa de Itapeva.

- A informação que a eu tive é que ele (o ator) estava usando um colete de segurança, que estava apertado. Ele afrouxou o colete e na hora de pular, o colete subiu. O ator desmaiou - disse Luis Carlos Rosner, dono de uma barraca de lanches na praça onde foi feita a encenação.

O Globo

domingo, 22 de abril de 2012

Em onze anos, casos de estupro aumentaram 88% no Rio de Janeiro


Para a polícia, criação de lei em 2009 e prisões contribuíram para crescimento

Apesar de os principais índices de criminalidade apresentarem queda nos últimos anos, principalmente após a implantação das UPPs (Unidades de Polícia Pacificadora), um crime gravíssimo tem aumentado no Rio de Janeiro: o estupro. Nos últimos onze anos a quantidade de registros aumentou 88,5%, de acordo com o ISP (Instituto de Segurança Pública).

A quantidade de casos notificados chegou a 4.871 em 2011, uma média de 13 pessoas violentadas sexualmente a cada dia. Em 2000, a média era de sete casos por dia, ano em que houve 2.583 notificações, uma diferença de 2.288 casos na comparação entre os dois períodos. Entre 2010 e 2011, também houve aumento, mas menor, de apenas 6%. Este ano, nos dois primeiros meses, já foram registrados 962 casos de estupro no Estado, com uma média superior à do ano passado, com 16 casos a cada 24 horas. Em março, a quantidade de casos aumentou ainda mais. Foram 545 casos no mês, média de 18 registros por dia.

No sábado (21), PMs foram presos por suspeita de estuprar uma moradora da Rocinha que teria praticado furtos na comunidade. Há uma semana, um caso de estupro em Campo Grande, na zona oeste do Rio também traz como suspeito um policial militar. Uma jovem de 21 anos foi diz ter sido atacada por um PM, que fugiu da delegacia após ser preso. Em fevereiro, um homem foi preso após estuprar uma menina de 12 anos dentro de um ônibus no Jardim Botânico, na zona sul do Rio.

"Ele fugiu e nós não saímos de casa", diz irmão de vítima de estupro

Para a delegada Márcia Noeli, diretora da Divisão de Polícia de Atendimento à Mulher, há três principais motivos para explicar o aumento no número de casos de estupro. Um deles é a criação de uma lei, em 2009, que tipificou como estupro casos que antes eram considerados como atentado violento ao pudor, quando não há penetração pelo órgão sexual masculino, por exemplo.

— Essa lei também inovou ao permitir que, em caso de vítimas menores de 18 anos ou pessoa vulnerável, a ação pública seja incondicionada. Ou seja, qualquer pessoa pode denunciar. Antes, só a representante legal da vítima poderia registrar o caso. Outro fator é o trabalho da polícia, que prende os autores e encoraja as mulheres a denunciar. Mesmo com o aumento de registros, ainda há muitas mulheres que têm medo ou vergonha de denunciar.

Um estudo do ISP divulgado no ano passado com base em dados de 2010 revelou o perfil das vítimas de estupro. As mulheres responderam por 81,2% e os homens ficaram com 15,6%. Em 2009, houve uma mudança na lei e os casos de atentado violento ao pudor passaram a ser considerados como estupro também. Antes, o crime previa penetração vaginal e por isso só as mulheres poderiam ser vítimas deste tipo de crime.

Ainda de acordo com o estudo, do total de mulheres violentadas em 2010, 23,2% tinham até nove anos de idade. As vítimas de 10 a 14 anos respondiam por 30,3% e as de15 a 19 anos, 15,3%. Quase a metade das mulheres vítimas de estupro se declarou branca (43,6%) e apenas 11,9% se declararam pretas.

Outro dado da pesquisa mostra o tipo de relação entre estuprador e vítima. Em 18,2% dos casos, o autor do crime era o pai ou padrasto. Outros parentes respondem por 11,5% dos casos, conhecidos (10,8%), companheiro ou ex-companheiro (10%) e nenhuma relação (26,7%).

Para a delegada, é importante que os filhos tenham confiança nas mães para que contem a elas tudo o que aconteça.

— A criança precisa estar orientada a não permitir que ninguém a toque de forma que incomode, ensinando que é errado um adulto passar a mão em suas partes íntimas, essas coisas. Os pais também precisam estar atentos sobre onde seus filhos andam.

Baixada concentra casos

O capítulo sobre o crime de estupro do Dossiê Mulher também aponta as regiões de maior incidência de casos. Entre as dez áreas com maior quantidade de registros de violência sexual, quatro ficam na Baixada Fluminense. Em primeiro lugar aparece a região patrulhada pelo Batalhão de Mesquita (20º BPM), que inclui as cidades de Nova Iguaçu, Mesquita e Nilópolis. Em segundo, a cidade de Duque de Caxias.

Para a Márcia, a quantidade de denúncias na baixada está diretamente ligada ao comportamento das mulheres na região.


— Trabalhei muito tempo na Baixada Fluminense. O que percebi é que, tanto na violência sexual quanto na doméstica, as mulheres denunciam mais. Talvez porque, em muitos casos, as casas são geminadas e os vizinhos sabem o que ocorre naquela família. Elas não têm muita coisa a perder. Já em família de alta renda vejo que, quando uma criança é violentada, eles a levam para clínicas psicológicas, mas não a levam para delegacia, pois geralmente são homens ou mulheres públicas.

Vulnerabilidade

Também entraram na lista as áreas patrulhadas pelos Batalhões de Cabo Frio (25º BPM), São Gonçalo (7º BPM), Rocha Miranda (9º BPM), Campo Grande (40º BPM), Belford Roxo (39º BPM), Queimados (24º BPM), Niterói (12º BPM) e Macaé (32º BPM). Conforme reportagem do R7 revelou no dia 4 de março, a baixada sofre com a falta de policiais nas ruas. Enquanto na capital, a proporção é de um PM para cada 478 pessoas, na baixada esse número chega a um PM para cada 1.254 habitantes. As cidades de Belford Roxo e São João de Meriti, por exemplo, contam individualmente com menos policiais do que a UPP do morro Mangueira, por exemplo.

A diretora do DPAM também faz um alerta importante, principalmente para as mulheres.

— Nas questões de crimes sexuais é bom evitar andar sozinha de madrugada ou em ruas escuras. Geralmente os estupradores aproveitam a vulnerabilidade da mulher. Se ela tiver acompanhada será mais difícil ele abordá-la. Se estiver em uma rua iluminada, a abordagem também fica mais difícil. A mulher tem que dificultar para que o autor pense que poderá ser visto e ele geralmente não quer arriscar ser preso.

R7

Lionel Messi... uma verdadeira história de superação!

"GRANDE LIÇÃO DOS PAIS QUE NÃO DESISTIRAM DO SONHO:
CURAR O FILHO."
Não se focaram só no problema, mas sim
na solução e sem a ajuda dos clubes argentinos

Para os adeptos do Barça, a oitava maravilha é Messi.

Eis uma história, uma lição de vida, que encanta Camp Nou.
É uma desforra bem pessoal, a história do menino, autista aos 8 anos, anão aos 13, que via o mundo a 1,10 metros do solo.
É esse mesmo, Lionel Messi, que botou corpo à base de tratamentos hormonais e que, 59 centímetros depois, encanta o mundo do futebol com aquele jeito singularíssimo de conduzir a bola colada ao genial pé esquerdo, como se o couro redondo fosse um mano siamês, uma mera extensão corporal, um órgão vital, inseparável.

Barcelona rende-se ao talento de "La Pulga", e os adversários caem aos pés de um talento puro e raro.
E, por mais talento que tivesse para jogar bola, estaria o rapaz consciente do destino glorioso que lhe estava reservado?
O miúdo de 16 anos que vestiu, pela primeira vez, a camisola da equipa principal do Barcelona num jogo com o F. C. Porto, em 16 de novembro de 2003, na inauguração do Estádio do Dragão, o Lionel Messi, que agora caminha sobre a água, é ainda o mesmo menino que sobrevoou o Atlântico, em 2000, para se curar de uma patologia hormonal.

Lá na Argentina, na Rosário natal, os prognósticos médicos eram arrasadores: sem tratamento eficaz contra o nanismo, Lionel chegaria à idade adulta com 1,50 metros, no máximo.

Os diagnósticos alarmaram os Messi. E o custo dos curativos também: mil euros mensais, ou seja, quatro meses de rendimentos da família de La Heras, um bairro pobre de Rosário. Mas o pai de Lionel não se resignou. Sabia que o filho, pequeno no corpo, era gigante no talento.
E não aceitou a fatalidade.
Nessa altura, o prodígio de dez anos despontava no Newells Boys, fintando meninos com o dobro do tamanho e marcando golos atrás de golos.

O pai sugeriu ao clube que pagasse os tratamentos de Lionel. A resposta foi negativa. E o mesmo sucedeu quando os Messi foram bater à porta do grande River Plate.

Na adversidade, a família Messi teve mais força, com a ajuda de uma tia de Lionel, emigrada na Catalunha.
E foi assim, em 2000, ainda antes de completar 13 anos, que Lionel e os pais viajaram até Lérida.
Dias depois, o pequeno prodígio foi fazer testes no Barcelona... E com a bola quase a dar-lhe pelos joelhos, aquela habilidade enorme logo maravilhou os treinadores do Barça. Carles Rexach, director do centro de formação do Barcelona, ficou maravilhado com o prodigiozinho argentino. Ao cabo de dois treinos, não hesitou e logo tratou de arranjar contrato. E ficou espantado com a proposta do pai do craque: o Barça só tinha de lhe pagar os tratamentos que os médicos argentinos sugeriam.
Foi dito e feito.

Durante 42 meses, Lionel levou, todos os dias, injecções de somatropina, hormona de crescimento inscrito na tabela de produtos proibidos pela Agência Mundial Antidopagem, e só autorizada para fins terapêuticos.
Em 2003, a milagrosa hormona fizera de Lionel o que ele é hoje, um rapagão de... 1,69 metros!

No Verão de 2004, acabadinho de fazer 17 anos, e já com contrato profissional, entrou para a equipa B do Barça. Mas fez só cinco jogos, porque aquele enorme talento não cabia no "Miniestadi". Reclamava palcos maiores. E rapidamente começou a jogar no Camp Nou, na equipa principal.
Em 16 de outubro de 2004, o prodígio fez a grande estreia na liga espanhola, num dérbi com o Espanhol.
No 1º de Maio de 2005, entrou para a história do Barça: marcou no Albacete e tornou-se o mais jovem jogador a marcar um golo pelo Barcelona. Aos 17 anos, dez meses e sete dias, começou a lenda.
Cinco anos depois, Messi teve a consagração absoluta. Foi eleito Melhor Jogador do Mundo de 2009, após uma época de sonho, concluída com um feito inédito do Barça "de las seis copas": campeão de Espanha, da Taça do Rei, da Supertaça Espanhola, da Supertaça Europeia, da Liga dos Campeões, do Mundial de Clubes. Ufff!

O craque que o Barça contratou pelo custo da terapia de crescimento é, hoje, a maior jóia do futebol mundial, segurada por uma cláusula de rescisão de... 250 milhões de euros! E é, também, o mais bem pago de todos: o menino pobre do bairro de la Heras é, agora, multimilionário, recebendo qualquer coisa como 33 milhões de euros anuais em salários e publicidade. Nem em contos...
Lionel Andrés Messi >> 24 anos (24/06/1987)
Nacionalidade: Argentina (os argentinos têm vergonha de não terem tratado do rapaz).
Títulos: Campeão Espanha (2005, 2006, 2009, 2010 e 2011), Taça do Rei (2009); Supertaça Espanha (2005, 2006, 2009, 2010 e 2011); Liga dos Campeões (2006, 2009 e 2011); Supertaça Europeia (2009 e 2011); Mundial de Clubes (2009).


Informação recebida por e
-mail

CNJ e SDH/PR discutem ações para implantação da Lei do Sinase



No dia em que entra em vigor a Lei do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo – Sinase (Lei nº12.594), a ministra Maria do Rosário, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), reuniu-se nesta quarta-feira (18), em Brasília, com a corregedora do Conselho Nacional de Justiça – CNJ, Eliana Calmon, para discutir um plano de ações de enfrentamento à violação de direitos de crianças e adolescentes em conflito com a lei.

Durante a audiência, que também contou com a presença de um representante do Conselho Nacional do Ministério Público, ficou acertado, entre outras ações, a realização de um encontro nacional, com a presença de gestores e representantes do Unicef e dos Conselhos de Direito, entre outras entidades. O objetivo do encontro, previsto para o mês de julho, é promover uma grande pactuação nacional para a implantação do Sinase, que foi sancionado pela presidenta Dilma Rousseff em 18 de janeiro deste ano.

Ficou acertado ainda um compartilhamento entre o Sistema de Informação de Atendimento Sócioeducativo – SIPIA/SINAE, gerido pela SDH, e o Cadastro Nacional de Adolescentes em Conflito com a Lei, gerido pelo CNJ. A medida, segundo a Secretária Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (SNPDCA), Carmen Oliveira, que também participou da reunião, vai possibilitar o acompanhamento, em tempo real, da situação dos adolescentes em conflito com a lei.

Plano Decenal – Também foram iniciados os diálogos para a criação de um Grupo de Trabalho interministerial e interinstitucional para a formulação do Plano Nacional Decenal e de Diretrizes e Normas do atendimento socioeducativo. A meta do governo, segundo a secretária da SNPDC, é que o Plano seja concluído até o final do próximo ano. O processo de elaboração será participativo e contará com contribuições dos estados e municípios, mediante consulta pública . “Assim que concluirmos este plano, estados e municípios terão um ano para elaborarem seus planos decenais, que terão como base o Plano Nacional”, explicou Carmen.

A secretária informou ainda que está sendo construída uma agenda com os ministérios da Educação, Saúde, Trabalho, Assistência Social, Cultura, Justiça/Segurança Pública e Esporte, para atendimento dos adolescentes inseridos no Sinase.

De acordo com a legislação, que entra em vigor a partir desta quarta-feira (18), em um prazo de seis meses todos os programas municipais e estaduais deverão estar inscritos nos respectivos conselhos de direitos de criança e adolescentes. A lei prevê ainda que no prazo de um ano deverá ocorrer a inserção dos adolescentes na rede pública de educação, em qualquer fase do período letivo, faixa etária e níveis de instrução.

Também no mesmo prazo, todos os programas de restrição e privação de liberdade deverão ficar com os governos estaduais. Da mesma forma, os programas em meio aberto ficarão sob responsabilidade dos municípios. Ao término deste período, nenhum programa de atendimento deverá ser executado pelo poder judiciário.

Fonte: SDH - 18/04/2012

promenino

Jet skis colocam banhistas em risco na Praia do Pepê, na Barra


Em Arraial do Cabo, barqueiro será notificado por não usar atracadouro

RIO - Flagrantes de imprudência na condução de jet skis na Praia do Pepê, na Barra da Tijuca, feitos pelo leitor Raphael Augusto Sansão, mostram motonautas em alta velocidade e a menos de 200 metros da arrebentação, desrespeitando a distância estabelecida nas Normas da Autoridade Marítima.

Para Sansão, a prática coloca em risco os milhares de banhistas que costumam frequentar o local nos fins de semana.

“Será que temos que ter um acidente para haver uma fiscalização?”, indaga ele, no relato enviado ao Eu-Repórter.

Segundo o presidente da Associação Brasileira de Jet Ski (BJSA), Marcelo Teixeira, acidentes graves, como o de fevereiro deste ano, que matou uma menina de três anos no litoral paulista, resultam de imprudências como as registradas pelo leitor.

- A orientação precisa ser frequente, pois sabemos que a maioria dos acidentes acontece por irresponsabilidade na condução dos jets - afirma Teixeira.

Em uma das fotos, um condutor aparece sem o cordão da chave corta-circuito preso no braço. O dispositivo desliga automaticamente o jet ski em caso de queda do motonauta. Segundo o presidente da BJSA, alguns condutores acoplam a cordinha junto ao guidão, o que faz com que o motor continue ligado, mesmo depois de uma queda:

- É uma conduta irresponsável.

Ele acrescenta ainda que todos os associados são orientados a obter a carteira de habilitação de motonauta, mais conhecida por arrais-amador, indispensável para quem deseja guiar um jet ski.

A Capitania dos Portos informa que em caso de flagrante feito pelo órgão, o responsável é notificado e autuado, ficando sujeito a multa e penalidades administrativas, que vão de suspensão temporária à cassação definitiva da habilitação.

Barco em Arraial do Cabo invade área de banhistas

Em Arraial do Cabo, novo flagrante de desrespeito à área de banhistas. A leitora Karine do Vale e Dali conta que um barqueiro chegou a jogar o barco para cima dela e do namorado no último sábado (14).

“Fui ‘expulsa’ por um barqueiro que começou a jogar o barco na minha direção - e ainda achou que estava certo. Fui obrigada a sair de onde estava para que ele não machucasse a mim ou a meu namorado”, diz ela, no relato ao Eu-Repórter.

O presidente do Fundação Instituto Pesca de Arraial do Cabo, Paulo Fernandes, afirma que todos os barcos que fazem o trajeto para a Praia do Forno - que só pode ser acessada por barco ou trilha - devem desembarcar no atracadouro do local:

- Mas sempre tem uns espertinhos querendo deixar os passageiros na praia para ganhar tempo e poder pegar outros passageiros mais rapidamente.

De acordo com a Capitania dos Portos, o dono do barco será notificado, pois deveria usar o atracadouro - revitalizado pela prefeitura e local de parada obrigatória de todas as embarcações, para embarque e desembarque de passageiros.

A fiscalização também está a cargo da Secretaria de Ordem Pública de Arraial do Cabo, porém, o secretário Fernando Lima, não retornou as ligações durante dois dias.

O Globo
Verbratec© Desktop.