sábado, 26 de fevereiro de 2011

Enterro de bebê que caiu em rio é marcado por comoção e revolta


RIO - O enterro da menina Crystal, de 1 ano e 2 meses, foi marcado por comoção e revolta, de acordo com informações do site G1 . As famílias da mãe e do pai da criança trocaram acusações durante a cerimônia, que aconteceu na tarde deste sábado, no cemitério de Inhaúma, no subúrbio do Rio. A criança morreu na sexta-feira , após sofrer um acidente de carro. O veículo caiu no Canal do Rio Morto, no Recreio dos Bandeirantes, e ela ficou submersa por pelo menos 20 minutos .
Crystal foi encontrada pelos bombeiros, que conseguiram reanimá-la. No entanto, um dia depois do acidente ela não resistiu e morreu no Hospital Miguel Couto, no Leblon, na Zona Sul do Rio. Segundo peritos do IML, o laudo com a causa da morte da menina sairá em 10 dias.

Pais passam mal em enterro
No enterro, o pai do bebê, o enfermeiro Alessandro Sabino, não falou com a imprensa. Ele passou mal e foi amparado por amigos e parentes. A mãe, Elisivane Costa, também não conseguiu conter as lágrimas e saiu do cemitério em uma Kombi da igreja que frequenta em Jacarepaguá, na Zona Oeste.
- Eu não aceito, eu quero ir com ela - disse a mãe aos prantos ao ver o caixão da pequena Crystal.
Ainda no velório, a irmã de Elisivane desmaiou e não conseguiu assistir ao enterro da sobrinha. Segundo parentes, Crystal foi fruto de um relacionamento de três meses entre Elisiviane e Alessandro. De acordo com os relatos, ele só reconheceu a menina através de um exame de DNA que comprovou a paternidade. Desde então, eles travavam uma batalha na Justiça pelo pagamento de pensão e a regularização de visitas.

Troca de acusações
A avó paterna da menina, Liziet Sabino, culpa a ex-nora pela perda da neta. Elisiviane estava no carro que afundou no rio junto da filha e de outras duas pessoas. O motorista do veículo confirmou à polícia que tinha ingerido bebida alcoólica e que sua carteira de habilitação estava vencida há 8 anos. Ele foi indiciado por lesão corporal de trânsito com agravamento.
- Espero que haja a justiça de Deus para os homens. A Elisiviane está se passando de vítima e quer mudar o foco da investigação. Por que ela não ficou lá no rio procurando a filha? A vítima é quem está lá em cima - indagou a avó.

Indiciamento do motorista
Com a morte da neta, o avô paterno, o aposentado Neocir Pavão Faria, disse que vai pedir à polícia para mudar o indiciamento do motorista para homicídio doloso, quando há intenção de matar, já que ele assumiu ter bebido cerveja antes de dirigir.
- A partir do momento em que se dirige bêbado, se assume o risco de matar. Por isso acho que a lei e as autoridades devem ser rigorosos na punição. Perdi minha neta, uma menina linda e muito alegre - lamentou Neocir.
A mãe da menina não falou com a imprensa durante o velório. Sua mãe, a doméstica Meire Costa, rebateu as acusações da família de Alessandro, e declarou que Crystal teve todo o cuidade e a atenção de sua filha.
- Se Deus chamou é porque tinha que ir, cada um tem sua hora. Eu fui a verdadeira avó dela - concluiu a avó materna.

Resgate emocionante
O cabo do Corpo de Bombeiros Luiz Carlos Peixoto Castellar, de 33 anos, que fez o resgate da menina, disse que foi emocionante:
- Foi o resgate mais importante que já fiz.
A água escura tornou o trabalho dos bombeiros ainda mais dificil. Em 13 anos de corporação e com a experiência de 12 anos como mergulhador, o cabo Castellar contou que é raro uma vítima sobreviver nas condições em que a menina foi resgatada.



OMS alerta sobre perigo das superbactérias no Dia Mundial da Saúde


A Organização Mundial da Saúde (OMS) elegeu o combate à resistência antimicrobiana como tema do Dia Mundial da Saúde deste ano, comemorado em 7 de abril. A resistência ocorre quando os microorganismos – bactérias, vírus, fungos e parasitas – se tornam resistentes à maior parte dos remédios usados nos tratamentos e passam a ser chamados de superbactérias.
De acordo com a OMS, os microorganismos resistentes não são um problema novo, mas estão se tornando perigoso e ameaçam vários tratamentos e cirurgias, como o de câncer e transplante de órgãos. As infecções causadas por esses microorganismos deixam as pessoas doentes por mais tempo e elevam o risco de morte.
Dados da OMS indicam que, a cada ano, surgem no mundo 440 mil casos de tuberculose resistentes e cerca de 150 mil pessoas morrem.
A organização alerta que o aumento de casos está relacionado ao uso indiscriminado de medicamentos, principalmente antibióticos, ao abandono de tratamentos, prescrições erradas, remédios de baixa qualidade e falta de controle e empenho por parte dos governos.
No Dia Mundial da Saúde, a OMS lançará uma política com seis pontos para o controle da resistência antimicrobiana e apelará aos países e autoridades de saúde para que a adotem.
Para conter os microorganismos resistentes, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a venda de antibióticos nas farmácias e drogarias de todo País somente com apresentação de duas vias da receita médica. A iniciativa pretende restringir a automedicação. Uma via é retida pelo estabelecimento e a outra é devolvida ao paciente.

Fonte:
Agência Brasil


PM mulher tentou impedir delegado que tirou roupa à força de escrivã


Policial militar feminina disse que delegado queria ver suspeita nua em SP.
Escrivã conta que delegado sorriu ao vê-la nua, diz relatório da Promotoria.

Relatório do Ministério Público Estadual revela que uma policial militar chamada por policiais civis para revistar a escrivã suspeita de corrupção em 2009 tentou vistoriá-la no banheiro da delegacia, na companhia de uma guarda-civil metropolitana, sem a presença masculina, mas foi impedida pelo delegado da Corregedoria que comandava a ação.
O documento da Promotoria foi obtido pelo G1. A ex-escrivã, expulsa da corporação, foi despida à força por um delegado da Corregedoria da Polícia Civil e filmada nua pela equipe dele, formada por homens, dentro do 25º Distrito Policial, em Parelheiros, na Zona Sul de São Paulo.
Em seu depoimento, a policial militar disse que o delegado alegou que ele precisava acompanhar a revista, exigindo que a escrivã se despisse na sua frente. A testemunha afirmou que a suspeita se recusou, dizendo que só iria tirar a roupa para mulheres.
Mas o delegado arrancou a calça e a calcinha da escrivã, que ficou nua na frente da policial militar, de uma guarda-civil metropolitana, de uma mulher e de pelo menos quatro delegados. Em seguida, o delegado da Corregedoria mostrou R$ 200 que disse estar com a escrivã e a prendeu. O dinheiro, segundo a acusação, foi pago à escrivã por um suspeito de porte ilegal de arma para favorecê-lo no inquérito.
“A testemunha solicitava ao delegado da Corregedoria para fazer a revista pessoal (...) no banheiro existente no local. Porém, o delegado exigia que ela se desnudasse na frente dele. Referido delegado não deixou que a testemunha realizasse a revista pessoal (...) no banheiro porque ele dizia que, por ser o condutor, precisava acompanhar a diligência. Na sala também estava uma guarda-civil metropolitana para auxiliar na diligência e uma outra mulher. Por fim, (...) se jogou no chão e referido delegado a segurou pelas pernas e arrancou as calças dela, arrancando também a calcinha, permitindo que todos vissem seus pelos pubianos”, disse a policial militar em depoimento ao Grupo de Atuação Especial de Controle Externo da Atividade Policial (Gecep), que instaurou procedimento para apurar eventual crime de abuso de poder e violação de direitos durante a prisão em flagrante da escrivã.

Vídeo na internet
Recentemente, imagens da ação vazaram na internet, causando mal-estar na cúpula da Secretaria da Segurança Pública do estado. Pelo menos dois documentos foram encaminhados ao secretário da Segurança, Antonio Ferreira Pinto, nos últimos dois anos o alertando sobre esse vídeo no qual o delegado despe a escrivã.
São eles o relatório do Gecep, ao qual a equipe de reportagem teve acesso, e que foi enviado em 28 de agosto de 2009 ao secretário Ferreira Pinto; e um ofício da Ordem dos Advogados do Brasil, em São Paulo (OAB-SP), enviando cópia da fita com a ação da Corregedoria a ele em 4 de novembro de 2010.
A assessoria de imprensa da SSP foi procurada para comentar a informação de que o Gecep encaminhou o relatório ao secretário, mas não se pronunciou. A respeito do DVD com cenas da ação policial, a secretaria informou que Ferreira Pinto recebeu o conteúdo com as imagens em 22 de dezembro de 2010, mas não as viu, e enviou as cenas à Corregedoria da Polícia, que já havia investigado e arquivado o caso.
O vazamento do vídeo da Corregedoria foi criticado nesta semana pelo governador Geraldo Alckimn (PSDB), que o classificou como “grave”.

Delegados afastados
Após a divulgação da ação em sites e a reprodução dela nas TVs e jornais, o secretário Ferreira Pinto demonstrou indignação com o arquivamento do inquérito da Corregedoria que apurava suposto abuso de poder praticado pelos delegados que fizeram a prisão da escrivã. Na segunda-feira (21), ele determinou o afastamento dos quatro delegados envolvidos. No dia seguinte, foi a vez de ele transferir a delegada Inês Trefiglio Valente do posto de corregedora-geral. Ela chegou a defender os policiais publicamente, ao dizer que eles agiram com “moderação”.
O secretário também determinou a nova instauração de processo administrativo disciplinar na Corregedoria da Polícia Civil para apurar a responsabilidade dos delegados envolvidos naquela ação de 2009.
A equipe da Corregedoria investigava a escrivã por crime de concussão (quando um servidor exige o pagamento de propina). A mulher respondeu a processo administrativo e foi exonerada da Polícia Civil em outubro de 2010.

Arquivamento
No relatório obtido pelo G1, o Gecep pediu para a Promotoria do Fórum de Parelheiros apurar o suposto abuso policial, mas o promotor designado decidiu arquivar o caso em 23 de setembro de 2009. Também informou que foi instaurado inquérito policial na Corregedoria da Polícia Civil e a apuração na então Promotoria de Justiça da Cidadania (substituída hoje pela Promotoria do Patrimônio Público e Social).
“Não há que falar em abuso de autoridade por parte do delegado (...), pois à polícia será sempre permitido relativo arbítrio, certa liberdade de ação (...)”, escreveu o promotor que arquivou o caso.
Sobre as imagens a que assistiu, o promotor escreveu que “o clima existente no local dos fatos ficou bem adverso a atuação destes, aliás, muito idêntico àqueles retratados nos filmes, quando policiais são investigados por outros policiais”.
O promotor ainda escreveu que os delegados “agiram, portanto, estritamente no exercício de suas funções policiais”.
Nesta semana, a Promotoria de Justiça instaurou procedimentos para apurar novamente a denúncia de abuso de autoridade praticado por policiais contra a escrivã a partir das notícias veiculadas na imprensa.

Delegados trocam acusações
O documento também mostra trechos de depoimentos dos delegados que eram investigados pelo Ministério Público, bem como da escrivã e de testemunhas.
O delegado-corregedor apontado como o responsável por tirar a roupa da escrivã sem o consentimento dela foi ouvido e alegou que “a ordem para despir (...) partiu do delegado de polícia divisionário, (...). Disse também que não permitiu que as policiais femininas que estavam no local efetuassem a revista pessoal (...) porque não confiou nelas. Por fim, informou que como era ele quem comandava a operação, deliberou que a revista pessoal (...) fosse feita por ele mesmo”.
O então delegado divisionário negou que ele tenha permitido que a revista da suspeita fosse feita por homens e “afirmou que jamais autorizou ou determinou que a escrivã (...) fosse desnuda por policiais do sexo masculino. Autorizou que a revista fosse realizada dentro dos ditames legais, ou seja, por policiais femininas.”

Escrivã
No mesmo relatório, o Gecep informa que escrivã lhe contou que o delegado começou a sorrir quando ela ficou nua. “Algemou a depoente, com as mãos para trás, e jogou a depoente no chão e, sem sequer abrir os botões arrancou a calça da depoente. Nisso o dinheiro caiu no chão. Sem necessidade alguma o delegado abaixou a calcinha da depoente, tendo ela ficado com a intimidade exposta. A depoente viu que o delegado de polícia da Corregedoria sorriu enquanto estava desnuda”, escreveu a promotora.
Em entrevista ao G1 na segunda, a ex-escrivã, que não quis ter o nome divulgado, afirmou que se sente humilhada em dobro com a veiculação do vídeo na internet com a cena dentro da delegacia. “É uma dupla humilhação, no dia e agora”, disse a mulher, que preferiu não comentar a acusação.
O advogado da ex-escrivã tenta reverter sua exoneração da Polícia Civil. O inquérito criminal ainda corre na Justiça. A primeira audiência do caso só deverá ocorrer em maio, conforme seus advogados. "Foi um excesso desnecessário. Ela só não queria passar pelo constrangimento de ficar nua na frente de homens", disse o advogado Fábio Guedes da Silveira.

Testemunhas
Ainda no mesmo documento, são mostrados trechos dos depoimentos dos delegados suspeitos do abuso e das testemunhas.
Outro depoimento que chama a atenção é do delegado titular do 25º DP, que tentou defender a escrivã e chegou a responder uma sindicância na Corregedoria por atrapalhar a ação do órgão. De acordo com o delegado de Parelheiros, o delegado da Corregedoria “gritava para que (...) tirasse a roupa dela na frente dele; porém, ela dizia que a revista deveria ser feita por uma policial feminina e não por homens. Havia uma policial militar e uma guarda-civil metropolitana femininas no distrito policial no momento dos fatos”.
O G1 não conseguiu localizar os delegados afastados da Corregedoria pelo secretário, os promotores, a policial militar que prestou depoimento e as testemunhas para comentar o assunto.


G1

“O mundo é masculino e assim deve permanecer”


A lei Maria da Penha é um conjunto de regras diabólicas. Se essa lei vingar, a família estará em perigo. Ora, a desgraça humana começou no Éden: por causa da mulher. As armadilhas dessa lei absurda tornam o homem tolo, mole. O mundo é masculino e assim deve permanecer. No caso de impasse entre um casal, a posição do homem deve prevalecer até decisão da Justiça, já que o inverso não será do agrado da esposa.

Releia o parágrafo acima, mas agora entre aspas. O autor dessas palavras é o juiz mineiro Edílson Rumbelsperger Rodrigues. Ele disse exatamente tudo isso em sentença, em 2007, ao julgar homens acusados de agredir e ameaçar suas mulheres. A Lei Maria da Penha existe desde agosto de 2006. Ela aumenta o rigor a agressões domésticas. Seu nome é uma homenagem à biofarmacêutica Maria da Penha Maia. Após duas tentativas de assassinato pelo marido em 1983, ela ficou paraplégica. O marido, Marco Antonio Herredia, foi preso após 19 anos de julgamento e ficou só dois anos em regime fechado.
Em novembro do ano passado, o juiz Rodrigues foi suspenso por dois anos pelo Conselho Nacional da Justiça por suas “considerações preconceituosas e discriminatórias”. Na última terça-feira à noite, o ministro Marco Aurélio, do Supremo Tribunal Federal, cancelou a punição. Defendeu a liberdade de pensamento dos magistrados. Para Marco Aurélio, a opinião de Rodrigues é “uma concepção individual” e “suas considerações são abstratas”. Segundo o ministro, não é preciso concordar com o juiz, mas a punição seria um exagero.
Na sexta-feira, tentei entrevistar Rodrigues. Por meio da assessoria da Associação dos Magistrados de Minas Gerais, ele informou que não vai falar sobre o assunto até o julgamento final do Supremo. Ditou uma nota aos assessores: “Meu pronunciamento pessoal seria mais prudente depois da decisão definitiva do STF, na qual evidentemente confiamos”. Rodrigues já conta com a solidariedade do ministro Marco Aurélio. Um sinal de que poderá ser definitivamente reabilitado.
Por muito tempo, Rodrigues sentiu-se perseguido. “Fui mal interpretado”, disse na ocasião, em 2007. Explicou que não ofendeu ninguém e, em sua sentença, citou até “o filósofo Jesus”. Mas admitiu achar a Lei Maria da Penha um “monstrengo tinhoso”, que leva a um “feminismo socialmente perigoso”. Segundo Rodrigues, alguns colegas concordam com ele, mas não têm coragem de dizer isso publicamente. Ele se considera um defensor do gênero feminino: “A mulher não suporta o homem emocionalmente frágil, pois é exatamente por ele que ela quer se sentir protegida”.

A frase do juiz língua solta nos leva a refletir sobre os limites da liberdade de expressão

O caso do juiz língua solta de Sete Lagoas, Minas Gerais, nos leva a refletir sobre os limites da liberdade de expressão. Podemos pensar o que der na telha. Falar é mais complicado. Especialmente quando ocupamos um cargo importante e representamos uma instituição. Mais delicado ainda é um juiz ter uma “concepção individual” que contrarie uma lei instituída. Digamos que, em casa, no domingão com a família, ou nos bares de Sete Lagoas, o cidadão Edílson desça o sarrafo na Lei Maria da Penha. Tudo bem. Mas usar sua convicção de superioridade masculina para julgar e proferir sentenças o torna pouco confiável para avaliar processos de agressão no lar. Ou não?
Gafes de pessoas públicas têm um preço. A presidenta Dilma repreendeu o general José Elito por ter declarado que os desaparecidos na ditadura militar são “um fato histórico”. O general foi obrigado a pedir desculpas. O papa Bento XVI repreendeu o bispo britânico Richard Williamson por negar o Holocausto. Williamson pediu perdão. A presidenta do Flamengo, Patricia Amorim, repreendeu o ex-goleiro Bruno por perguntar, em defesa de Adriano: “Qual de vocês, casado, nunca brigou ou até saiu na mão com a mulher?”. Bruno pediu desculpas. Ele está preso, acusado de agredir e fazer sumir a ex-amante e mãe de seu filho Bruninho.

Todos os acusados – juiz, general, bispo, goleiro – se disseram “mal interpretados”. Queria saber se o juiz Edílson Rodrigues repetiria tudo o que pensa diante de Dilma. Algo me diz que ela tem apreço pela Lei Maria da Penha e não acha o mundo masculino.

Ruth de Aquino


Brasileiros que estavam na Líbia já estão a caminho da Grécia


Possível mau tempo pode atrasar a chegada do barco em Atenas

Os 148 brasileiros que estavam na Líbia deixaram o país de navio por volta das 5h da manhã (horário de Brasília) deste sábado (26), segundo informou a Embaixada do Brasil na Grécia. O comandante da embarcação disse que a previsão de chegada ao porto grego de Pireu é na madrugada deste domingo (27), às 2h. Em Atenas o dia já terá amanhecido.
O navio deveria ter zarpado de Benghazi, na Líbia, na tarde desta sexta-feira (25), mas o mau tempo adiou a viagem. A Embaixada acredita que o tempo melhorou, mas ainda não está ideal, pois em condições normais o navio chegaria às 22h - madrugada na Grécia.

Além dos brasileiros, funcionários da construtora Queiroz Galvão, a embarcação leva a bordo trabalhadores da empresa de outras nacionalidades (48 portugueses, 13 espanhóis e um tunisiano). A viagem deve durar cerca de 17 horas.
Na Grécia, os brasileiros serão atendidos pelos funcionários da Embaixada brasileira e embarcam, em vôo fretado, para o Brasil. O governo líbio reteve todos os passaportes de estrangeiros que vivem no país, por isso os funcionários da empreiteira viajariam sem passaporte.

Malta
Segundo o Itamaraty, fora o grupo de Benghazi, não há mais brasileiros a serem retirados da Líbia. Alguns poucos preferiram ficar no país africano, por estarem em segurança e com suas famílias, de acordo com a Chancelaria brasileira.
Outros brasileiros que estavam em Trípoli - funcionários da empresa Odebrecht - foram resgatados de avião na quinta-feira e levados para a ilha de Malta, no Mediterrâneo.
Também foram retirados da capital brasileiros que trabalharam para a Petrobras e a construtora Andrade Gutierrez.

R7

Polícia liberta mulheres grávidas de 'fazenda de bebês' na Tailândia

Companhia tinha site onde serviços de barriga de aluguel eram vendidos

A polícia tailandesa desbaratou uma operação de tráfico de pessoas que vendia pela internet o serviço de barriga de aluguel e mantinha as grávidas confinadas num sítio em Bangcoc.

Oficiais do departamento de imigração prenderam 13 mulheres vietnamitas em uma casa na região de Ramkhamhaeng na quarta-feira.
Sete estavam grávidas e uma outra teria dado à luz na segunda-feira em um hospital no distrito de Min Buri.
Elas vinham sendo mantidas por chineses de Taiwan que administravam o negócio considerado ilegal.
Algumas mulheres disseram que aceitaram servir de barriga de aluguel devido à promessa de pagamento de US$5,5 mil (cerca de R$ 9,1 mil), mas foram enganadas e tiveram seus passaportes apreendidos pela organização, informou a imprensa local.

Pela internet
O esquema funcionava através de vendas na internet. O site http://www.baby-1001.com/ cobrava pelo serviço de gestação e prometia privacidade total aos usuários.
A organização funcionava como uma companhia, como uma "fazenda produtora de bebês" e a polícia chegou a intimar um executivo da firma, Siang Lung Lor, em um escritório em Bangcoc.
A operação da empresa foi descoberta depois que quatro mulheres contactaram a embaixada vietnamita em Bangcoc denunciando a exploração.
O pagamento pelo serviço de gestação é proibido na Tailândia pelo código de ética médico e pela regulamentação hospitalar.
Os envolvidos poderão responder por tráfico de seres humanos e outros crimes relacionados à natureza ilegal da fertilização e das gestações.
No entanto, não está claro qual será a possível pena enfrentada pelos acusados, pois leis que tratam de questões relacionadas à concepção artificial e barriga de aluguel ainda aguardam votação final no Parlamento tailandês.
O ministro de Saúde Pública Jurin Laksanavisit disse ao jornal The Nation que o caso é uma prioridade do governo.
"Precisamos encarar com seriedade essa questão, se não a Tailândia se tornará um lugar conhecido pelo tráfico de barrigas de aluguel", afirmou .


BBC Brasil

Com 26 homicídidos em 2008, Búzios foi a cidade com mais mortes por cem mil habitantes no estado


BRASÍLIA e CABO FRIO - Destinos turísticos do litoral fluminense, Búzios, Cabo Frio e Paraty fazem parte dos cem municípios onde mais se mata no Brasil. É o que revela o Mapa da Violência 2011, lançado na quinta-feira pelo Instituto Sangari e pelo Ministério da Justiça. Cidades turísticas de outros estados, como Cabo de Santo Agostinho (PE) e Porto Seguro (BA), também estão na lista. A taxa média de homicídio em Búzios foi de 87,8 para cada cem mil habitantes, no período de 2006 a 2008. Esse é o índice mais alto entre os municípios do Rio de Janeiro e o 25 maior do país. A média nacional, referente a 2008, ficou em 26,4 - o que significa que o índice de Búzios corresponde a mais do que o triplo do brasileiro. No Estado do Rio, a taxa foi 34.
- Búzios? É uma surpresa. Não tinha informação de que a situação está desse jeito - espantou-se Tião Santos, um dos coordenadores do Viva Rio, ao saber dos resultados.
O Mapa da Violência tem como base o Sistema de Informações de Mortalidade, do Ministério da Saúde, que contabiliza registros de óbito em todo o país. O ano mais recente com informações disponíveis é 2008.

Crítica ao 'turismo predatório'
Em Búzios, segundo o levantamento, foram mortas 22 pessoas em 2006, 25 em 2007 e 26 em 2008. A taxa acabou sendo a mais alta do estado porque a cidade tinha apenas 27,7 mil moradores. Na lista de cem municípios, a cidade com maior número absoluto de assassinatos no Estado do Rio foi Caxias, com 606 vítimas, em 2008.
O segundo município fluminense com taxa mais alta de homicídio foi Cabo Frio, com 71,4 assassinatos para cada cem mil habitantes, em 2008. No ranking nacional, Cabo Frio (que tem 190 mil habitentes) ocupa o 50 lugar. Duque de Caxias, conhecida pelos altos índices de violência, aparece na 52 colocação, seguida por Paraty (na 72). Macaé, onde o petróleo é fonte de riqueza, estava na 78 posição, à frente de Itaguaí, na 89.
Autor das 12 edições do Mapa da Violência lançadas desde 1998, o sociólogo Julio Jacobo Waiselfisz diz desconhecer detalhes da realidade de Búzios. Mas levanta a hipótese de que o alto grau de violência seria resultado de uma espécie de "turismo predatório":
- Existem áreas de turismo, principalmente na zona costeira, que incentivam um tipo de turismo predatório, com botequinhos de praia, gente que vai se embebedar, brigas e armas de fogo.

Demétrio Weber e Walmor Freitas


O Globo

Morre criança que caiu em rio após acidente, diz Secretaria de Saúde


Segundo a Secretaria, o bebê morreu às 20h30 desta sexta-feira.
A causa da morte só será divulgada após laudo do IML.

A criança de 1 anos e 2 meses, que caiu em um rio após acidente de carro no Recreio do Bandeirantes, Zona Oeste do Rio, morreu às 20h30 desta sexta-feira (25). A informação foi confirmada pela Secretaria municipal de Saúde. A causa da morte só será revelada após laudo do Instituto Médico Legal (IML).
O acidente ocorreu na quinta-feira (24). O bebê estava internado em estado gravíssimo no Hospital municipal Miguel Couto, na Gávea, Zona Sul.
No acidente, a criança ficou submersa durante 20 minutos e foi resgatada pelos bombeiros com vida. A família ainda não divulgou o local do enterro.

Motorista indiciado
Segundo a Polícia Civil, o motorista do carro foi indiciado por lesão corporal de trânsito com agravamento. Agentes da 42ª DP (Recreio dos Bandeirantes) informaram que o motorista dirige há 8 anos com a carteira de habilitação vencida.
Na delegacia, o motorista contou que, ao fazer uma ultrapassagem, foi surpreendido por outro carro. Para evitar um acidente, ele teria desviado e acabou perdendo a direção, e caído no rio. Além da menina, outras três pessoas estavam dentro do carro no momento do acidente.

Resgate emocionante
O cabo do Corpo de Bombeiros Luiz Carlos Peixoto Castellar, de 33 anos, que fez o resgate da menina, disse que foi emocionante: “Foi o resgate mais importante que já fiz”, disse.
Em 13 anos de corporação e com a experiência de 12 anos como mergulhador, o cabo Castellar contou que é raro uma vítima sobreviver nas condições em que a menina foi resgatada.

Liana Leite e Tássia Thum



G1

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Polícia pede prisão de suspeito de balear alunos da FGV em bar de SP


O homem foi reconhecido por uma das testemunhas; moto foi apreendida.
Um dos estudantes morreu e outro ficou gravemente ferido.


A polícia pediu na tarde desta sexta-feira (25) a prisão temporária de um suspeito de balear dois alunos da Fundação Getúlio Vargas (FGV) em um bar no Centro de São Paulo na noite de quarta. O homem foi localizado em Heliópolis, na Zona Sul de São Paulo. Um dos estudantes morreu e outro ficou gravemente ferido.
O homem foi reconhecido por uma das testemunhas do crime. A moto do suspeito foi apreendida, já que testemunhas confirmaram que o modelo é o mesmo usado no dia do crime. Computador e roupas do suspeito também foram recolhidos. A polícia aguarda agora a decisão da Justiça.
De acordo com o delegado seccional Kleber Altale, "vários indícios que o apontam como um dos suspeitos" justificaram o pedido de prisão temporária. "São argumentos suficientes para fazer o pedido da prisão à Justiça. O suspeito nega (participação no crime), mas cabe à polícia mostrar o contrário", completou.
Ele disse que o suspeito é funcionário público - trabalha em uma autarquia municipal - e que não tem antecedentes criminais. Segundo o delegado seccional, a polícia chegou até o suspeito por meio de uma denúncia. A motivação do crime continua sendo investigada.
O delegado Paulo Afonso Tucci, titular do 4º DP, da Consolação, no Centro de São Paulo, disse que uma das vítimas, o estudante Christopher Akiocha Tominaga, de 23 anos, que está internado no Hospital das Clínicas desde o ocorrido, foi ouvido formalmente nesta sexta-feira pela polícia. "Ele ofereceu alguns dados importantes, que vão ajudar nas investigações. As testemunhas já foram ouvidas e agora faltam as provas periciais", declarou Tucci.
Os estudantes estavam no bar com amigos quando os criminosos atiraram. Julio Cesar Grimm Bakri, de 22 anos, foi morto no atentado. Todas as testemunhas que já prestaram depoimento disseram que a vítima e o amigo que ficou gravemente ferido não tinham inimigos.
A polícia voltou à cena do crime na tarde desta sexta. Investigadores conversaram com o dono do bar e pegaram uma fita com imagens feitas por câmeras de um outro prédio vizinho ao bar.
Para a polícia, o crime foi encomendado. As câmeras de segurança de um prédio, na Avenida Nove de Julho, na região central da capital, gravaram a chegada dos criminosos ao bar onde os estudantes foram baleados. Imagens mostram que uma moto passa na rua. Em seguida, dois homens se aproximam de capacete, param em frente às mesas, como se estivessem procurando os alvos, e partem para o ataque.
Na manhã desta sexta-feira no Crematório da Vila Alpina, na Zona Leste, aconteceu a cerimônia de cremação do corpo do estudante. O amigo dele, que levou quatro tiros, continua internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital das Clínicas em estado grave. Ele está consciente e respira sem ajuda de aparelhos.


Mortes no trânsito crescem 31% em 10 anos; maioria das vítimas são jovens


Motoristas jovens nas ruas brasileiras durante os fins de semana. Eis o cenário que culmina em uma grande quantidade de mortes no país, segundo o Mapa da Violência, divulgado ontem pelo Ministério da Justiça. O documento mostra um crescimento de 31% de óbitos por acidentes de trânsito. O estudo, que reuniu dados de 1998 a 2008, aponta também que são os domingos os dias em que se registram mais mortes dessa natureza, principalmente de jovens. A pesquisa constatou também que a juventude continua sendo a maior vítima dos homicídios.
Segundo o sociólogo Júlio Jacobo Waiselfisz, autor do documento, nos últimos anos houve uma oscilação em torno das mortes por acidentes de trânsito. No estudo, ele aponta que, a partir de 1997, quando houve a promulgação do Código de Trânsito Brasileiro, ocorreu um decréscimo de mortes causadas por veículos que durou três anos, quando o número de óbitos caiu em quase 5 mil. Mas, a partir de 2004, os números voltaram ao patamar anterior, chegando em 2008 a 39,2 mil vítimas. Os dados representam um aumento de 20,8% dos casos em 10 anos, 3,6% a mais que o crescimento da população brasileira no mesmo período.
Outro dado preocupante assinalado por Jacobo é o aumento do óbito entre jovens com idade a partir de 13 anos principalmente em Santa Catarina, na Paraíba e na cidade de São Paulo. O fenômeno, observado a partir de 2004, fez com que o Brasil passasse da 30ª posição para a 14º entre os 100 países do mundo analisados pela Organização Mundial de Saúde (OMS). E os fins de semana são o período em que a juventude é a principal vítima dos acidentes de carro. Às segundas, os jovens representam 12,3% dos óbitos, quase 1% a menos que os mais velhos. Os índices permanecem no mesmo nível até sexta-feira, passando para 19,3% no sábado — 2% a mais que o de outras idades — e atingindo 25,1% aos domingos, 6% maior que as demais categorias por faixa etária. “Temos que desenvolver políticas para diminuir as mortes”, observou o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, durante o lançamento do Mapa da Violência, feito com o Instituto Sangari. Ele atribuiu os dados ao uso de álcool e drogas. “Isso coloca o problema sobre os nossos ombros, dos governadores e dos prefeitos. No que for da nossa competência, vamos tomar as medidas necessárias. Segundo Jacobo, outro problema relatado no documento são os homicídios entre jovens. “Essa taxa está três vezes acima da média internacional, é muito elevada”, diz o sociólogo. As mortes avançaram principalmente entre as pessoas da faixa etária dos 15 aos 24 anos.
O mapa usou o Sistema de Informações de Mortalidade (SIM) do Ministério da Saúde, que registrou 50.113 mortes em 2008, 17,8% a mais que em 1998. Desse total, a taxa de óbitos entre a população com idade de 19 a 23 anos representa 52,9 homicídios a cada 100 mil jovens.


Lei Maria da Penha é aplicada à violência entre casal homossexual

Para juiz, embora lei vise proteger mulheres, proteção abrange todos em 'situação vulnerável'

SÃO PAULO - A Lei Maria da Penha foi aplicada a um caso de violência entre um casal homossexual no Rio Grande do Sul. Na última quarta-feira, 23, o juiz Osmar de Aguiar Pacheco, da Comarca de Rio Pardo, a 150 quilômetros de Porto Alegre, concedeu medida protetiva a um homem que afirmou estar sendo ameaçado por seu companheiro.
Pela decisão judicial, o agressor foi proibido de se aproximar mais que 100 metros da vítima. Segundo o juiz, embora a Lei Maria da Penha tenha como objetivo original a proteção das mulheres contra a violência doméstica, todo aquele em "situação vulnerável" - ou seja, enfraquecido - pode ser vitimado.
Em sua decisão, o magistrado também observou que a união homoafetiva deve ser vista como fenômeno social, merecedor de respeito e de proteção efetiva com os instrumentos contidos na legislação.

Brasil é o único país no mundo a ter Residência Médica em Acupuntura


Caracterizada pela inserção de agulhas em pontos específicos da superfície do corpo, para tratar doenças e disfunções do organismo, a acupuntura é praticada na China há mais de 3 mil anos. O método, introduzido na medicina brasileira na década de 70, completou, em 2010, 15 anos, sendo reconhecida como especialidade médica pelo Conselho Federal de Medicina.
O título de especialização em acupuntura é adquirido da mesma forma como nas demais especialidades médicas. Após conclusão de curso de formação, reconhecido pelo Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura (CMBA), o médico se inscreve no concurso ao Título de Especialista em Acupuntura-TEAC, realizado anualmente pelo CMBA em parceria com Associação Médica Brasileira (AMB).
A acupuntura é oferecida como disciplina eletiva em várias faculdades do país, como Hospital das Clinicas da Universidade Federal de Pernambuco, Hospital de Base do Distrito Federal, Universidade Federal Fluminense, USP - Universidade de São Paulo, Escola Paulista de Medicina, Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo e Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto, entre outras.
Outra forma do médico conseguir o título de especialista em acupuntura é através do programa de residência médica, estabelecida e autorizada, desde 2002, pelo Ministério da Educação, com uma carga horária de 60 horas semanais durante dois anos, num total de 5.800 horas. O Brasil, é o único país do mundo que possui programa de residência médica em acupuntura, mais um aspecto que o referenda como país de vanguarda em relação a esta especialidade.
Objeto de estudos e pesquisas em renomadas instituições no mundo todo que, com base em um sólido trabalho científico, comprovam a eficácia e abrangência do método, a acupuntura no Brasil também está amplamente implantado nos serviços públicos de saúde, desde 1998, onde o Sistema Único de Saúde (SUS) registra, anualmente, mais de 600 mil atendimentos.
Além das indicações mais conhecidas e tradicionais, como o alívio da dor e inflamação, a prática é recomendada para tratamentos neurológicos, psiquiátricos, ortopédicos, respiratórios, reumatológicos e digestivos, entre outros.
Cientificamente um ramo da medicina, reconhecida, em 1995, pelo CFM, como uma especialidade médica, que, para ser bem exercida, da mesma forma que várias outras especialidades, deve envolver o diagnóstico, prognóstico, prescrição e execução de procedimento invasivo, a enfermidade a ser tratada, mediante acupuntura, deve ser diagnosticada por um médico, devidamente habilitado ao exercício da profissão, a quem cabe também sua aplicação.


Só um lembrete do Quintana .....


'A vida é o dever que nós trouxemos para fazer em casa.
Quando se vê, já são seis horas!
Quando se vê, já é sexta-feira. ..
Quando se vê, já terminou o ano...
Quando se vê, perdemos o amor da nossa vida.
Quando se vê, já se passaram 50 anos!
Agora é tarde demais para ser reprovado.
Se me fosse dado, um dia, outra oportunidade, eu nem olhava o relógio.
Seguiria sempre em frente e iria jogando, pelo caminho, a casca dourada e inútil das horas.
Desta forma, eu digo:
Não deixe de fazer algo que gosta, devido à falta de tempo,
Pois a única falta que terá,
Será desse tempo que infelizmente não voltará mais.'


Mário Quintana

Crime contra estudantes pode ter sido motivado por dívida de jogo


O crime contra os dois estudantes universitários em frente à Fundação Getúlio Vargas, em São Paulo, pode ter sido motivado por dívida de jogo. A teoria chegou a ser discutida por amigos dos jovens baleados.

Segundo pessoas próximas aos estudantes, eles participaram várias vezes de partidas de pôquer. A polícia ainda não começou a trabalhar com esta hipótese.
Imagens registradas pela câmera de um prédio vizinho mostram a chegada dos dois criminosos. Antes de entrar no bar eles cochicham e vinte segundos depois, a correria no bar revela que o crime foi cometido. A última imagem mostra os bandidos correndo.
Foram 15 tiros disparados e todos com armas de uso restrito das forças armadas. Cinco tiros acertaram um estudante, de 22 anos, do quarto ano de administração de empresas da FGV (Fundação Getúlio Vargas). O menino não resistiu e morreu na hora.
Outros quatro disparos atingiram o amigo de 23 anos, também estudante da FGV. Ele teve perfurações no estômago, no rim e na perna. O estudante foi levado para o Hospital das Clínicas, onde passou por várias cirurgias nesta quarta-feira. O estado dele é grave, mas estável.
As imagens da câmera do prédio vizinho reforçam na polícia a suspeita de que o crime foi encomendado. Mas os primeiros testemunhos de familiares e amigos das vítimas não ajudaram a esclarecer a motivação do crime.


Sobram vagas para presos e ex-detentos no mercado de trabalho


Brasília – A passagem pela prisão muitas vezes fecha portas para cidadãos que tentam recomeçar a vida no mercado de trabalho. Entretanto, hoje há mais vagas para presos e ex-detentos do que as que são efetivamente preenchidas. Segundo números do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), 2.848 vagas para esse público foram registradas desde 2009, mas apenas 445 foram aproveitadas, em torno de 15%.
Os números são do projeto Começar de Novo, instituído pelo CNJ para dar oportunidade a quem responde ou já respondeu por um crime. Criado em 2009, o projeto deixou a cargo dos tribunais e dos juízes a responsabilidade de fechar parcerias para a criação de vagas e para capacitar os detentos. O Judiciário também ficou responsável por gerir o encaminhamento dos presos para as oportunidades de trabalho.
As vagas registradas desde 2009 estão no Distrito Federal e em 18 estados, sendo que em 11 unidades federativas nenhuma foi preenchida, de um total de 1.422 vagas. As oportunidades estão distribuídas em todas as regiões do país para as mais diversas profissões, como pintor, mecânico, cozinheiro e pedreiro. Em apenas oito estados não houve criação de vagas.
Os estados que criaram mais vagas são a Bahia (956) – onde nenhuma foi preenchida até agora - e o Espírito Santo (798), que encaminhou apenas sete. Goiás é o estado em que mais postos de trabalho foram ocupados, 265 de 322. As únicos unidades da Federação com 100% de aproveitamento são a Paraíba e o Distrito Federal, com encaminhamento para todas as 43 vagas oferecidas.

Juliana Andrade


Agência Brasil

95% das crianças já acessaram pornografia online


Pesquisa foi feita 1.570 pais pela BitDefender

Pelo menos nove entre dez pais (95%) têm consciência de que seus filhos já acessaram pornografia na web, geralmente durante o período em que fazem lição de casa, informou a empresa de segurança online BitDefender.
Uma pesquisa com 1.570 pais elaborada pela empresa revelou que, em média, a idade de uma criança começar a usar a Internet para buscar conteúdo adulto é de 11 anos, e 97% dos pais entrevistados disseram ter instalado software de controle parental no PC utilizado pelas crianças.
No entanto, 12% admitiram que seus filhos conseguiram, com sucesso, desinstalar ou desbloquear o software.
O estudo também mostrou que aproximadamente dois terços (62%) dos adultos admitiram ter procurado, eles mesmos, por conteúdo adulto na web, e que 87% disseram permitir que jovens com 19 anos ou mais navegassem pela web em busca de conteúdo sexual.
“Uma das descobertas mais interesantes deste estudo está relacionado ao controle parental. Mesmo que os pais entendam a necessidade de tal software e a necessidade de monitorar a atividade de seus filhos nas redes sociais e na Internet em geral, as crianças sempre encontrarão um meio de acessar conteúdo adulto”, disse Sabina Dactu, especialista em comunicação e análise de ameaças digitais da BitDefender.
“A BitDefender acredita que o estudo manda uma mensagem clara aos pais – é mais importante do que nunca tomar medidas para proteger as crianças da exposição ao material explicitamente sexual encontrado na Internet”, afirmou.


Jornale

Banco Mundial defende investimentos na primeira infância

Cuidados até os dois anos

Em novo relatório, órgão destaca importância da medida na vida das crianças para quebrar o ciclo da pobreza

Um estudo do Banco Mundial sugere que investir em educação e desenvolvimento nos primeiros anos da infância é uma estratégia efetiva de combate ao ciclo da pobreza entre gerações.
O relatório realizado em parceira com a Comissão Nacional da China para Populações e Planejamento Familiar foca o desenvolvimento de crianças de até 6 anos.

Desenvolvimento
Segundo o estudo, divulgado nesta terça-feira, intervenções e investimentos na primeira infância podem ajudar a superar disparidades como baixa renda doméstica e nível educacional dos pais.
O especialista em educação do Banco Mundial, King Bing Wou, disse que o desenvolvimento do cérebro é mais ativo nos primeiros dois anos de vida e é essencial fornecer cuidados adequados de saúde e nutrição para fortalecer o desenvolvimento psicológico e cognitivo das crianças.

Investimentos
O Banco Mundial e a organização Alas, fundada pela cantora Shakira, já investiram mais de US$ 100 milhões, equivalentes a R$ 170 milhões, no desenvolvimento de crianças na América Latina e no Caribe.
Robert B. Zoellick, presidente do Banco Mundial, acredita que melhorar as oportunidades nos primeiros anos de vida é essencial para reduzir a desigualdade social.

Fonte: Rádio ONU, Pedro Nakano

Leda Letra - 23/02/2011

Conheça criaturas que habitam os mares

Inaugurada nesta sexta-feira (25) em Edimburgo, na Escócia, a exposição Nas Profundezas mostra criaturas que habitam os mares, como este peixe-morcego (Ogcocephalus porrectus) da ilha do Coco, na Costa Rica.

Inaugurada nesta sexta-feira (25) em Edinburgo, na Escócia, a exposição “Nas profundezas” mostra variadas criaturas que habitam os mares. As fotos retratam animais que vivem na superfície do oceano, como baleias, corais e tubarões, e espécies que se refugiam nas profundezas

Baleia beluga que habita a costa no norte da Rússia


Peixe da espécie Opistognathus latitabundus, encontrado no litoral da Indonésia


O peixe-sapo cabeludo, ou Antennarius striatus, também habita as águas da Indonésia


As fotos retratam animais que vivem na superfície do oceano, como corais e tubarões, e espécies que se refugiam nas profundezas, como esta moreia junto a um camarão



BBC Brasil

Garota de 15 anos diz ter sido vendida pelo pai para noivo no Paquistão


Uma adolescente britânica afirma ter sido vendida pelo próprio pai que teria acertado o casamento da filha com um homem 16 anos mais velho no Paquistão.

A jovem de 15 anos, cujo nome não foi divulgado, contou à BBC como foi enganada pelo pai. Ela diz que o acompanhou a uma viagem ao Paquistão, mas conseguiu escapar dias antes do casamento.
Segundo a adolescente, o pai queria casá-la com o noivo mais velho para que ele pudesse ter permissão de morar na Grã-Bretanha.
"Foi pelo dinheiro", disse a jovem. "Ele estava literalmente me vendendo e vendendo minha nacionalidade para que eu pudesse trazer a pessoa de volta. Acho que (o acordo) foi em torno de 10 mil libras (quase R$ 27 mil)."
Ela conta que quando recusou o casamento, começou a ser espancada pelo pai.
"Ele me acertou no rosto. Então eu comecei a me rebelar mais, dizendo 'não'. Então ele pegou um vidro e fez cortes em meus braços", disse.
"Ele tinha alguém para me segurar por trás, um de seus criados, e ele pegou um vidro e fez cortes profundos", afirmou a jovem.
A adolescente então foi trancada em seu quarto, sem comida ou água por horas.
"Pensei que ele ia me matar. Pensei que iria morrer naquele quarto", afirmou.

Abrigo
A jovem conseguiu escapar e foi até o Alto Comissariado Britânico no Paquistão. Chegando ao local, os funcionários a colocaram em um abrigo secreto para mulheres.
Do abrigo, a jovem pegou um voo de volta para a Grã-Bretanha e se reencontrou com sua mãe.
A adolescente agora está a salvo, mas afirmou à BBC que escolas e outras agências não estão fazendo o bastante para ajudar as vítimas destes casamentos forçados.
O secretário de Estado do Ministério do Exterior, Jeremy Browne, que também é um dos encarregados da unidade do governo britânico que lida com a questão de casamentos forçados, diz que "sente muito" pela vítima e defendeu as ações do governo.
"Tentamos fazer o que podemos", disse. "Não sei de nenhum outro país no mundo que faça mais do que a Grã-Bretanha em termos de casamentos forçados."
De acordo com dados levantados pela BBC, ocorreram 1.735 incidentes semelhantes - casos de casamento forçado ou que poderiam se transformar em casamentos forçados - envolvendo cidadãos britânicos e relatados para o Ministério do Exterior em 2010.
Quase um terço das pessoas envolvidas tinha menos de 18 anos.

Escola
A adolescente que escapou do Paquistão frequentava uma escola predominantemente asiática, mas contou que nunca recebeu informações sobre ajuda em casos como o dela.
Cada escola secundária da Inglaterra e do País de Gales deveria receber orientações que deveriam ser passadas para os alunos. Mas há o temor de que isto não esteja acontecendo.
Jasvinder Sanghera, da organização de caridade britânica que luta contra o casamento forçado Karma Nirvana, quer que a questão seja incluída nos currículos escolares.
"Temos que garantir que os jovens saibam que a ajuda está disponível", afirmou.
"Não podemos nem colocar cartazes nas escolas, e, para mim, isto é inaceitável."

Proteção
Pessoas que temem se transformar em vítimas de um casamento forçado, podem conseguir uma ordem de proteção contra este tipo de união na Inglaterra, Irlanda do Norte e País de Gales.
Estas ordens podem proibir que as famílias levem as vítimas em potencial para outros países, por exemplo. A pena máxima para quem desrespeita esta ordem é até de dois anos de prisão, mas nunca houve condenações por isto.
Jeremy Browne, do Ministério do Exterior, afirma que "sempre se pode fazer mais".
"Não há nada que diga que o Ministério do Exterior precisa fazer isto. Estamos fazendo, pois acreditamos nisto. Acreditamos que seja uma prioridade verdadeira, queremos ajudar as pessoas", afirmou.

Dono de carro que caiu no rio estava com carteira vencida, diz polícia



Segundo agentes da 42ª DP, documento expirou há 8 anos.
Criança ficou 20 minutos embaixo d'água e está em estado gravíssimo.


A situação do dono do carro que caiu no Rio Morto, no Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste do Rio, na tarde de quinta-feira (24), ficou bastante complicada. Segundo agentes da 42ª DP (Recreio dos Bandeirantes), ele dirige há 8 anos com a carteira de habilitação vencida. O motorista deve ser indiciado pelo crime de lesão corporal culposa e pode pegar até 2 anos de prisão.
Quatro pessoas estavam dentro do carro no momento do acidente. Entre elas, uma criança, que ficou cerca de 20 minutos debaixo d’água e saiu desacordada. A menina está internada em estado gravíssimo no Hospital Miguel Couto, no Leblon, na Zona Sul.

O acidente
De acordo com a 42ª DP, o motorista do carro contou que, ao fazer uma ultrapassagem, foi surpreendido por outro carro. Para evitar um acidente, ele teria desviado e acabou perdendo a direção, e caído no rio.
Segundo os bombeiros, no carro, que tem placa de São Paulo, estavam o motorista, duas mulheres e a criança. O Corpo de Bombeiros também informou que há suspeita de que o motorista estivesse alcoolizado.
O resgate das vítimas foi angustiante. Bombeiros, guardas municipais e pessoas que passavam pelo local se jogaram no rio e salvaram os adultos, mas com a água do rio muito escura, não conseguiam achar a menina. O carro ficou totalmente submerso. Foram várias tentativas para retirar o veículo do fundo do rio.
Quando o carro chegou à margem, a criança não estava mais no banco traseiro. Bombeiros e voluntários voltaram a mergulhar e encontraram a menina no fundo do rio.
Ela foi reanimada pelos bombeiros dentro da ambulância, e levada o hospital. Segundo a Secretaria municipal de Saúde, a criança está no CTI Pediátrico.


G1

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Brasil é o 6º no ranking de homicídios de jovens


Taxa de homicídios é de 52,9 por cem mil habitantes

O Brasil ocupa o sexto lugar no ranking de homicídios de jovens, com uma taxa de 52,9 homicídios por cem mil habitantes. El Salvador lidera o ranking, seguido por Ilhas Virgens, Venezuela, Colômbia e Guatemala. Os dados referentes ao Brasil são de 2008.
Os números fazem parte do “Mapa da Violência 2011 – Os Jovens do Brasil”, divulgado nesta quinta-feira (24) pelo Ministério da Justiça. Foram tabulados os resultados de cem países cujo único critério de seleção foi possuir dados para o período entre 2004 e 2008.
O estudo tem como fonte os dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde. No mapa, foram adotadas as definições da Organização Pan-Americana de Saúde (OPS) e da Organização Mundial da Saúde (OMS), nas quais o período da juventude vai dos 15 aos 24 anos.
O sociólogo Julio Jacobo Waiselfisz, que coordenou o estudo, afirmou que a situação no Brasil é “epidêmica”. “A taxa de homicídios entre jovens está três vezes acima da média internacional. Ainda é muito elevada”, explicou.
Segundo o estudo, nos últimos anos, países da América Central, como El Salvador e Guatemala, superaram vários países da América do Sul no ranking da violência internacional.
"Os índices de El Salvador e Guatemala crescem de forma drástica, aproximadamente, na mesma época, a partir de mecanismos de violência ligados, principalmente, a gangues juvenis. Com isso, se no continente Sul observa-se um arrefecimento, o crescimento dos índices na América Central fazem com que países dessa região ultrapassem os níveis de violência homicida tanto do Brasil quanto, e principalmente, da Colômbia, fato inédito nas últimas décadas", diz trecho do estudo.
De acordo com o estudo, a menor taxa de homicídios de jovens é a de Cuba, com 6,7 homicídios por cem mil habitantes. O país ocupa a 31º posição no ranking. O estudo afirma que a taxa ainda é bem superior a de muitos países da Europa, cujos índices não chegam a 2 homicídios por cem mil habitantes.

Ranking dos países segundo taxa total de homicídios de jovens
El Salvador
Ilhas Virgens
Venezuela
Colômbia
Guatemala
Brasil


Jornale

Carnaval livre de acidentes


Medidas preventivas evitam riscos comuns desta época do ano

Carnaval alegre é aquele acompanhado de muita segurança para evitar acidentes com as crianças.
Durante as viagens e festas de rua elas ficam mais expostas a alguns riscos. Seja qual for a opção da família para o feriado, a CRIANÇA SEGURA dá dicas para que os possíveis perigos não prejudiquem a folia.
O aumento do movimento nas estradas durante o feriado eleva o risco de acidentes. Por isso, no veículo, a criança deve ser transportada sempre na cadeirinha, não só na estrada, como na cidade também.
Se a opção é pular o Carnaval na rua, a atenção deve ser redobrada para que a criança não caminhe sozinha para locais com movimento de carros. Entre o total de mortes de crianças até 14 anos vítimas de acidentes de trânsito, 1.971 em 2008, a maior parte representou atropelamentos: 42%.
O afogamento também é um risco já que praia e piscina têm tudo a ver com as altas temperaturas do feriado. Este acidente representa a segunda maior causa de morte entre os acidentes de crianças até 14 anos.
Confira também algumas dicas para a escolha das fantasias:
- Evitar adereços soltos como cintos, cordões e faixas ou partes que se soltem facilmente e possam causar sufocação.
- As lantejoulas que podem se desprender facilmente das roupas e os confetes, jogados em grande quantidade também representam risco de sufocação, por isso a brincadeira deve ser acompanhada por adultos.
- Pintura nos rostos: maquiagens próprias para o público infantil e atóxicas evitam irritações de pele e intoxicações.

Fonte: ONG Criança Segura - 21/02/2011

Morte de estudante da FGV foi encomendada, diz delegado



O delegado Paulo Afonso Tucci, que investiga o caso de dois estudantes da FGV (Fundação Getúlio Vargas) baleados na noite desta quarta-feira (23) em São Paulo, diz acreditar que o crime foi encomendado.
Por meio da SSP (Secretaria de Segurança Pública), o delegado afirmou que "pela dinâmica dos acontecimentos, tudo leva a crer que o crime foi encomendado, porém ainda não se sabe o motivo".
Um inquérito foi instaurado no 4º DP (Consolação) para investigar o caso. Nesta tarde de hoje, uma parte das testemunhas que presenciaram o crime está sendo ouvida pela polícia.
A polícia encontrou ao menos 20 cápsulas de arma de fogo no bar em que os estudantes universitários Júlio César Grimm Bakri, 25, e Christopher Akiocha Tominaga, 23, foram baleados, próximo à FGV, no centro de São Paulo.
Um dos rapazes, Bakri, não resistiu aos ferimentos e morreu. Já Tominaga passou por cirurgia no Hospital das Clínicas e permanece internado em estado grave. De acordo com a unidade, ele apresenta lesões de órgãos gastrointestinais e no rim esquerdo, além de fratura de perna direita.
Dos 20 disparos feitos pelos criminosos quatro atingiram Tominaga, que foi ferido no abdômen, peito e perna. Não foi informado quantos tiros acertaram Bakri. O corpo do rapaz será velado na tarde de hoje no cemitério Vila Alpina, na zona leste de SP. A cremação deve acontecer no mesmo local.

CRIME
O crime aconteceu por volta das 21h de ontem em frente a um bar na região da Bela Vista. Os dois rapazes cursavam o 4º ano de administração e estavam no local com, ao menos, mais três pessoas.
Segundo a polícia, dois homens estacionaram uma moto, desceram até ao bar e dispararam diversas vezes contra o grupo, sem tirar os capacetes.
O irmão de Tominaga disse em depoimento que o irmão se envolveu em uma briga com outro rapaz em um bar no bairro do Bexiga, há cerca de um mês. De acordo com o delegado Ricardo Prezia, a suposta briga será investigada, mas não é possível falar que foi a causa do crime.


Folha OnLine

Quase 24 mil crianças trabalham ou dormem na rua, diz pesquisa


Um levantamento da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República mostra que quase 24 mil crianças trabalham ou dormem na rua. Ao todo, o levantamento aponta 23.973 crianças nessas condições. Segundo o estudo, elas estão espalhadas nas 75 cidades brasileiras com mais de 300 mil habitantes.
A pesquisa constatou ainda que 63% delas foram parar nas ruas por causa de brigas domésticas. Os resultados devem servir para a criação de uma política nacional para essa população, a partir de cinco grandes encontros nas diferentes regiões do Brasil.
A pesquisa ajuda a aprofundar as causas que levam as crianças e os jovens para as ruas, além de permitir conhecer quem são. Conforme os resultados, 59% dos que estão na rua voltam para dormir na casa dos pais, parentes ou amigos, o que indica que a rua é vista por muitos como um local para ganhar dinheiro, por meio de esmolas e venda de produtos, entre outras ações.


‘Ele não parava de falar sobre a USP’, diz madrasta de calouro atropelado


Jovem de 19 anos morreu ao ser atingido por carro na Raposo Tavares.
Motorista entrou em contato com família de Leonardo Araújo dos Anjos.


O estudante Leonardo Araújo dos Anjos, de 19 anos, havia acabado de alcançar um de seus maiores sonhos na segunda: começar o curso de economia na Universidade de São Paulo (USP). O jovem, porém, morreu atropelado na madrugada do dia seguinte, na Rodovia Raposo Tavares. Seus parentes acreditam que ele tenha participado de uma cervejada com veteranos.
Empenhado, Leonardo estudou quase que diariamente durante os dois últimos anos para entrar na faculdade pública. “Ele cursou o ensino médio em uma escola um pouco fraca. Então, se dedicou bastante em um cursinho”, afirmou sua madrasta, a gerente de atendimento Maria Ângela de Lima, de 48 anos.
“Ele estava feliz. Não parava de falar sobre a USP”, disse a mulher. A fotografia que ilustra essa reportagem, enviada por Maria nesta quinta-feira (24), é uma das últimas tiradas de Leonardo.
Mesmo após passar na segunda fase do disputado vestibular da Fuvest, o jovem não deixava de se dedicar à leitura. “Até no último fim de semana, quando já estava com o cabelo raspado, ele continuava estudando.”
O clima de alegria havia se espalhado pela família de Leonardo. A felicidade foi abruptamente encerrada com a notícia do acidente. “Nos ligaram de madrugada dizendo que ele tinha falecido.”
De acordo com o Corpo de Bombeiros, o jovem foi atropelado por volta da 0h30. Equipes que foram ao km 13 da Raposo Tavares encontraram o estudante já sem vida. A Polícia Civil instaurou inquérito para apurar o caso, registrado como homicídio culposo [sem intenção] no 51º Distrito Policial, no Butantã.
Segundo a Polícia Civil, o motorista que atropelou o estudante parou para socorrer a vítima. Ele contou à polícia que passava pela faixa da esquerda, no sentido interior, quando notou o pedestre, desviou para a direita, mas não conseguiu evitar o atropelamento. “O motorista nos ligou. Ele está bem abalado. Queria até nos encontrar pessoalmente”, afirmou Maria.
A madrasta disse que irá investigar o que aconteceu. “Vou até o fim. Ele não bebia. Quero saber se ele foi forçado a ingerir bebida e quero saber o que ele fazia lá na estrada naquele horário”, disse. O pai de Leonardo, Miguel dos Anjos, de 59 anos, não estava em condições emocionais para falar sobre o acidente. O corpo do jovem foi enterrado na quarta, no Cemitério São Paulo.


Navio que resgatará 148 brasileiros chega à 2º maior cidade líbia

Trabalhadores expatriados aguardam resgate no porto de Benghazi

O Itamaraty informou nesta quinta-feira que um navio que resgatará 148 brasileiros que estão em Benghazi, a segunda maior cidade da Líbia, já está atracado no porto e espera apenas a liberação de um píer para receber os passageiros.

Espera-se que a embarcação parta ainda nesta quinta-feira com os brasileiros, funcionários da construtora Queiroz Galvão, rumo ao porto de Pireu, na Grécia, onde deve chegar na sexta-feira.
Espanhóis, portugueses e um tunisiano também devem ser resgatados pelo navio.
Houve tentativas prévias de buscar os brasileiros em Benghazi por via aérea, mas há relatos de que a pista do aeroporto da cidade foi destruída no início da semana em meio à instabilidade na região.

Primeiro avião
Ainda segundo fontes do Itamaraty, um avião fretado pela construtora Odebrecht já se encontra em Trípoli, a capital do país, para realizar um segundo voo de retirada de seus funcionários da cidade.
No entanto, por causa da intensa movimentação no aeroporto, é possível que a aeronave só consiga decolar na sexta-feira.
Nesta quinta-feira, um primeiro voo fretado chegou a Malta, Ilha no Mediterrâneo, com 446 funcionários da Odebrecht que estavam em Trípoli, incluindo 114 brasileiros.
A empresa anunciou que fretaria três aviões para retirar funcionários e seus familiares do país norte-africano, palco de protestos contra o regime do líder Muamar Khadafi desde 15 de fevereiro.

Leia mais na BBC Brasil: Avião com 114 brasileiros que estavam na Líbia chega a Malta

Alessandra Corrêa




Uma em quatro brasileiras sofre violência na hora do parto


Estudo diz que mulheres são desrespeitadas em hospitais públicos e privados

Xingamentos. Humilhações. Gritos. Exame de toque doloroso. Falta de tratamento para alívio da dor e de explicações sobre os procedimentos. Na hora do parto, 1 a 4 quatro mulheres sofre algum tipo de violência ou mau-trato em hospitais públicos e privados brasileiros.
Esses são os resultados do estudo “Mulheres brasileiras e gênero nos espaços público e privado”, realizado em agosto de 2010 pela Fundação Perseu Abramo e pelo Sesc. A pesquisa reúne entrevistas com 2.365 mulheres e 1.181 homens de 25 Estados do país.
Segundo o levantamento, 25% delas relataram ter sofrido algum tipo de violência, como: 10% passaram por exame de toque doloroso, 10% não receberam tratamento para alívio da dor, 9% não tiveram explicação sobre os procedimentos adotados, 9% ouviram gritos de profissionais ao serem atendidas, 8% não receberam atendimento e 7% ouviram xingamentos ou humilhações.
Ainda de acordo com o estudo, 23% delas ouviram de algum profissional algo como: “não chora que ano que vem você está aqui de novo”; “na hora de fazer não chorou, não chamou a mamãe”; “se gritar eu paro e não vou te atender”; “se ficar gritando vai fazer mal pro neném, ele vai nascer surdo”.
O estudo mostra que os casos de violência na hora do parto são mais frequentes no Nordeste (27%) e menos comum no Norte e Centro-Oeste (22%). Com relação aos municípios, os relatos são mais frequentes nas capitais (30%).
E os hospitais públicos são os que mais desrespeitam as pacientes. Dentre as que sofreram algum tipo de violência, 27% relataram casos na rede pública, 17% na rede privada e 31% em ambas.
Já entre as que ouviram frases desrespeitosas, 27% dizem que o caso ocorreu em uma unidade pública, 10% em particular e 14% em ambas.
Entre as mulheres que tiveram filhos naturais (71% da amostra), a maioria fez o parto só na rede pública (68%), 16% na rede privada, 8% em ambas e 9% em casa ou outros locais.
A idade média do primeiro filho foi de 21 anos e 3 meses para as mulheres e de 24 anos e 3 meses para homens. Entre elas, 6% tiveram o primeiro após os 30 anos. Entre eles, 12% tiveram o primeiro após os 30 anos.


R7

Verônica Costa acusa o marido de estar envolvido com drogas


Em entrevista ao SBT, na manhã desta quinta-feira, a funkeira e ex-vereadora Verônica Costa acusou o marido, o empresário Márcio Costa, de estar envolvido com drogas. Segundo ela, ele já chegou ferido em casa na noite de segunda-feira, pedindo R$ 100 mil para pagar dívidas com traficantes. O empresário estaria jurado de morte.
- Ele chegou com cheiro de gasolina, todo arrebentado. Hoje é o dia mais triste da minha vida. Essa acusação é uma mentira. Ninguém na minha família teria essa coragem monstra de fazer isso com ele - afirmou.
Logo em seguida, a Mãe Loura teria saído para tentar providenciar o valor pedido pelo marido. Enquanto isso, ele teria procurado um vizinho e contado que foi agredido por ela.
- Ele disse que, se eu não desse o dinheiro, ia procurar a polícia e contar essa história. Falou que não tinha nada a perder, mas que eu era querida e amada pelo Rio e pelo Brasil, que eu tinha credibilidade. Ele não tem ninguém pra cuidar dele. O pai dele é uma pessoa assim... sabe? Sempre estive disponível para que ele pudesse se recuperar - disse.
Segundo Verônica, essa não seria a primeira vez em que Márcio apanha de bandidos. Há pouco tempo, quatro homens teriam invadido sua casa, roubado suas joias e espancado seu marido no closet. Não ocasião, ele não teria procurado a delegacia com o argumento de que "não queria expor a mulher".
- Ele sempre saía e não dava satisfação. E voltava muito alterado. Meus amigos já viram ele assim e ficaram apavorados. O Márcio é uma pessoa bacana, mas tem esses problemas... precisa de ajuda. E vou continuar aqui, para o que ele precisar. Eu vou estar sempre do lado dele, apesar dessa loucura. Ele é a pessoa que eu amo - contou.


Caso Vanessa: polícia prende suspeito


SÃO PAULO - A polícia civil prendeu, na noite desta quarta-feira, um dos suspeitos de ter assassinado a promotora de vendas Vanessa de Vasconcelos Duarte, de 25 anos. O delegado Zacharias Tadros chegou com o suspeito à delegacia, por volta das 22 horas. Não se sabe se ele ficou preso na carceragem ou se foi levado para outra delegacia. A promotora foi rendida quando saía de casa, em Barueri, na Grande São Paulo, estuprada e morta. O corpo foi achado em um matagal às margens da Rodovia Raposo Tavares.
O homem apontado como principal autor do crime é Edson Bezerra de Gouveia. Ele ficou preso durante 13 anos e passou por 18 presídios diferentes . Estava em liberdade condicional e saiu da prisão sem que fossem feitos exames de avaliação psicológica. Ele já foi casado, tem dois filhos e mede 2,03 metros de altura. Cumpriu pena por assaltos e atentado violento ao pudor.
Gouveia confessou o crime ao irmão. Em seguida, juntou algumas roupas e sumiu de casa. Segundo a polícia, o segundo suspeito, teria dormido na casa do primeiro, localizada em Barueri.
Nesta quarta-feira, a polícia devolveu o carro que estava sendo usado por Vanessa no dia em que foi rendida e morta. O carro, que pertence ao noivo dela, Luiz Vanderley de Oliveira, de 34 anos, estava com a polícia desde o dia 13 de fevereiro. Luiz Vanderley e a irmã de Vanessa, Valéria, estiveram por três horas na delegacia.


“Me senti violada, um lixo”, diz escrivã que foi obrigada a ficar nua em revista policial



Caso aconteceu em 2009 e veio à tona após vídeo circular na internet

A escrivã de polícia que foi despida à força em uma revista feita por delegados da Corregedoria da Polícia Civil disse ter se sentido “violada” como mulher. A policial, que não quis se identificar, afirmou que ficou nua em frente de cerca de seis homens e duas mulheres “totalmente estranhos”. O caso aconteceu em 2009, na zona sul de São Paulo, e um vídeo com as imagens do abuso foi divulgado na internet na última semana.
- Eu pedi ajuda, mas alguns minutos antes de tirarem a minha roupa, aquele delegado [que aparece no vídeo] tirou o meu delegado da sala. Como profissional, me senti desrespeitada pelos próprios colegas. Como mulher me senti violada, um lixo.
A vítima resistiu em tirar a roupa na frente de policiais homens e o delegado responsável teria dito que chamaria agentes femininas, mas que teria que acompanhar a revista. A acusada negou-se e acabou sendo revistada à força por policiais homens, que descobriram R$ 200 na calcinha dela.
Ela contou que tudo aconteceu dentro do distrito onde trabalhava, em Parelheiros, e que as agressões continuaram depois da revista.
- Me deram um mata-leão e me arrastaram algemada para dentro de uma viatura.
A escrivã disse ainda não ter ideia de quem divulgou as imagens na internet e afirma esperar por justiça.
O secretário de Segurança Pública determinou a saída dos delegados Eduardo Henrique de Carvalho Filho e Gustavo Henrique Gonçalves, envolvidos na operação, e o Ministério Público de São Paulo apura a ocorrência de abuso por parte dos policiais.


R7

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Navio e aviões vão resgatar brasileiros na Líbia, diz Itamaraty


Embarcação para resgatar 148 brasileiros deixou a Grécia nesta tarde.
Previsão é de que outro grupo deixe a Líbia em voo ainda nesta quarta (23).

Uma embarcação de grande porte deixou Atenas, na Grécia, em direção à Líbia na tarde desta quarta-feira (23) para resgatar um grupo de 148 brasileiros, informou o Ministério das Relações Exteriores - confira abaixo nota divulgada. Eles ficaram retidos na Líbia devido aos conflitos após protestos contra o regime de Muammar Kadhafi, que está no poder desde 1969.
Esses 148 brasileiros retidos, conforme o Itamaraty, são funcionários da construtora Queiroz Galvão que estão na cidade de Benghazi, um dos focos do conflito entre manifestantes e forças do governo.
A operação foi organizada pela embaixada brasileira em Atenas e paga pela Queiroz Galvão. O navio deixou o porto de porto de Pireus, em Atenas, por volta de 16h no horário de Brasília e fará percurso estimado em 17 horas. Isso significa que a embarcação deve chegar à Líbia na manhã de quinta-feira (24). A previsão é de que os brasileiros voltem para Atenas.
Além dos 148 brasileiros, informou o Itamaraty, pessoas de outras nacionalidades também serão resgatadas pelo navio. A estimativa é de que a embarcação leve cerca de 180 pessoas. A opção pelo transporte marítimo teria sido feita devido aos danos causados durante os protestos ao aeroporto de Bengazhi.

Aeronaves fretadas
O Itamaraty informou ainda que as autoridades da Líbia autorizaram o pouso de cinco aviões fretados no aeroporto de Trípoli para retirada dos demais brasileiros. As aeronaves partirão de Malta, conforme o governo brasileiro. Há possibilidade de os primeiros brasileiros embarcarem ainda nesta quarta (23) e os demais na quinta.
O governo estima que entre 500 e 600 brasileiros estejam atualmente na Líbia, a maior parte funcionários de empresas brasileiras – além da Queiroz Galvão, Petrobras, Odebrecht e Andrade Gutierrez atuam no país.
O fretamento das aeronaves foi pago pelas empresas. Assim como no navio, também nessas aeronaves devem ser resgastadas pessoas de outras nacionalidades.
De acordo com o Itamaraty, o embaixador brasileiro na Líbia, George Ney, negociou com o governo líbio para facilitar a saída dos brasileiros do país.

Conflitos
Pelo menos 640 pessoas já morreram na Líbia desde 14 de fevereiro nos protestos contra o regime de Muamnar Kadhafi, anunciou nesta quarta-feira (23) a Federação Internacional para os Direitos Humanos (FIDH).
O número representa mais que o dobro do balanço oficial do governo da Líbia, divulgado na véspera, de 300 mortos.
A FIDH, com sede em Paris, menciona 275 mortos na capital na Líbia, Trípoli, e 230 na cidade de Benghazi, epicentro dos protestos, no leste do país.
Entre os mortos em Benghazi, 130 seriam militares que foram executados por seus superiores porque não quiseram atacar os manifestantes antigoverno, segundo a entidade.

Confira a nota do Ministério das Relações Exteriores:
"Evacuação de cidadãos brasileiros na Líbia
O Ministério das Relações Exteriores, por intermédio da Embaixada do Brasil na Líbia, e em estreita coordenação com as empresas brasileiras com funcionários na Líbia, continua trabalhando para viabilizar, no menor tempo possível, a evacuação de cidadãos brasileiros que se encontram nas cidades de Trípoli e Bengazi.
Partiu na tarde de hoje, 23 de fevereiro, do Porto de Pireu (Atenas, Grécia), navio de grande porte com destino a Bengazi, onde grupo de 148 brasileiros e cidadãos de outras nacionalidades aguardam evacuação.
Foram obtidas junto às autoridades líbias as autorizações necessárias para a aterrissagem, no aeroporto de Trípoli, de cinco vôos fretados pelas empresas para o embarque de seus funcionários, hoje e amanhã.
A Embaixada do Brasil na Líbia permanece em contato permanente com a comunidade brasileira naquele país."


A história de Kim Phuc


Oito de Junho de 1972.

Uma fotografia choca o mundo civilizado.
Kim Phuc, uma criança vietnamita do norte de nove anos ,atrozmente queimada por um bombardeamento de napalm , corre a chorar num desespero e susto total.
É transportada pelo jornalista que a fotografa e a leva para o hospital.
Ainda hoje doí o olhar para esta fotografia. Não é fácil.
Depois de dezessete operações dolorosas e de uma díficil recuperação, Kim foge do Vietname e vai para o Canadá. Aí vive, sofrendo de asma, diabetes, enxaquecase múltiplas alergias . A sua pele queimada pelo napalm nunca recuperará. E é mãe. De duas crianças.


É redescoberta pelos media em 1995. O que contribui para lhe facilitar a vida economicamente.
Não é barato viver com tão pesada herança de danos físicos e psicológicos.
Há fotografias que expressam bem mais do que mil palavras. Não adianta eu prosear àcerca.
Há ainda demasiadas Kim em todo o mundo. E talvez, no papel de vítima que lhe foi destinado pela história, ela até tenha tido sorte. Sobreviveu.


Sogro da Mãe Loura descreve toda a tortura sofrida por seu filho


"Ela disse que me daria uma casa em troca de não denunciá-la para a polícia"
"O Márcio foi amarrado no banheiro, acorrentado e torturado com socos, chutes e pontapés. Depois, enfiaram sua cabeça no vaso sanitário e o mantiveram em cárcere por mais de 20 horas". O relato é do aposentado Felicíssimo Costa, pai de Márcio Costa, marido da funkeira e ex-vereadora carioca Verônica Costa. Márcio registrou queixa contra a mulher na noite desta quarta-feira, acusando-a de tortura e tentativa de homicídio.
Ele está internado no Centro de Terapia Intensiva do Hospital Pasteur, no Méier (Zona Norte do Rio) com ferimentos por todo o corpo e queimaduras de terceito grau.
Segundo Felicíssimo Costa, a tortura contou com a participação do irmão, da cunhada e até do padrasto de Verônica. Vinte horas depois de estar acorrentado no banheiro, Márcio conseguiu escapar do cárcere e telefonou para seu pai contando a situação.
"Não entendi direito o que estava acontecendo com o Márcio e caí na besteira de ligar para a Verônica. Ela tentou me comprar com uma casa e me pediu pelo amor de Deus para não ir a uma delegacia", relata Felicíssimo.
A violência teria sido motivada porque Verônica queria que Márcio confessasse ter uma amante e chegou a gritar "Quem é a mulher que você sai?" durante as sessões de espancamento. Ela também exigia que ele revelasse onde estava o dinheiro da última campanha eleitoral da qual a funkeira participou, concorrendo a uma vaga na Assembléia legislativa do Rio.
"Meu filho não ficou com dinheiro nenhum. Tudo ficou com ela, já que a campanha era dela", alegou Felicíssimo.
Pela manhã, policiais da 42ª DP (Recreio dos Bandeirantes) estiveram na casa de Verônica, mas ela não foi encontrada. À tarde, policiais da distrital informaram que a "Mãe Loura do funk" será intimada a dar esclarecimentos à polícia. Contudo, não há previsão de quando Verônica terá que comparecer à delegacia.

Maria Luisa de Melo


Advogado quer que Bruno treine com preparadores de goleiro


Belo Horizonte (Minas Gerais) - O advogado Robson Martins Pinheiro Melo informou nesta quarta-feira que vai tentar junto à Secretaria de Defesa Social de Minas Gerais (Seds-MG) autorização para que o ex-goleiro do Flamengo Bruno de Souza tenha, dentro do presídio, acompanhamento de dois profissionais ligados ao futebol.
"Estou em conversa com a secretaria, vou me reunir novamente com eles e negociar diretamente para que estes profissionais orientem o Bruno e os demais presos de bom comportamento", explicou.
O advogado disse que os preparadores de goleiros Sérgio Biônico e Marcelo Costa, que trabalharam com Bruno nas categorias de base do Atlético-MG, clube onde ele começou a carreira, já teriam se oferecido para treinar o ex-jogador do Flamengo voluntariamente.
"Eles já se doaram para esta tarefa, se colocaram à disposição. O Bruno já está treinando na penitenciária, levei para ele roupas do Flamengo que ele tinha, além de outros equipamentos para que ele faça a atividade profissional que ele sabe fazer, que é jogar futebol. A lei de execuções penais permite isso", afirmou o advogado.
Robson Martins Pinheiro Melo disse ainda que o goleiro deverá em breve ser avaliado por um médico especialista em Medicina Esportiva. "Ele está há sete meses parado, se alimentando de uma comida com poucas calorias, portanto não pode se exceder, até porque senão ele poder perder massa muscular caso treine sem um acompanhamento. Por enquanto, ele faz exercícios leves", concluiu.
O goleiro recebeu autorização da Justiça para que possa treinar durante o período de banho de sol na Penitenciária de Segurança Máxima Nelson Hungria, em Contagem, região metropolitana de Belo Horizonte, onde está preso. O banho de sol acontece de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 9h30 e de 10h às 12h, segundo informou a Seds-MG.
Bruno, seu amigo Luiz Henrique Ferreira Romão - o Macarrão -, seu primo Sérgio Rosa Sales e o ex-policial Marcos Aparecido dos Santos - o Bola - aguardam na unidade o julgamento popular pela morte de Eliza Samudio, ex-amante do goleiro, no ano passado.
Segundo o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJ-MG), a autorização para que Bruno jogasse futebol foi dada pela juíza Marixa Fabiane Lopes, do Tribunal do Júri de Contagem. Bruno foi autorizado a usar bola, meiões, luvas e caneleiras. A secretaria informou que foi feita uma avaliação, que considerou não haver riscos para a segurança no presídio o uso dos equipamentos.

Liberdade negada
Na semana passada a juíza Marixa Fabiane Lopes negou mais um pedido de liberdade para o goleiro. O advogado Robson Melo disse que, na próxima semana, vai entrar junto ao Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJ-MG) com o pedido de liminar de habeas corpus. "Estamos confiantes que teremos uma resposta positiva", disse.


O DIA ONLINE

Alunos fazem sexo em sala de aula em São Carlos (SP)



As imagens foram registradas por uma câmera de celular; colégio investiga o caso

A Escola Estadual Jesuíno de Arruda, em São Carlos, interior do Estado de São Paulo, passa por uma investigação, depois que um vídeo de alunos fazendo sexo na sala de aula começou a circular pelo colégio.
Os dois adolescentes, um rapaz de 15 anos e uma aluna de 14 anos, faziam aulas de recuperação quando gravaram as cenas. A informação é que o estudante gravou as imagens pelo telefone celular e repassou para os colegas depois.
O diretor da escola afirmou que, ao saber do caso, não comunicou imediatamente o conselho tutelar para preservar a identidade dos alunos.

R7

Justiça de SP nega habeas corpus a Mizael Bispo, acusado de matar Mércia


O Tribunal de Justiça de São Paulo negou nesta quarta-feira o habeas corpus solicitado pela defesa de Mizael Bispo dos Santos, acusado pela morte de sua ex-namorada, a advogada Mércia Nakashima. Dos três desembargadores, dois entenderam que Mizael deve responder o processo na prisão.
Mizael está foragido desde o dia 7 de dezembro, quando teve a prisão preventiva decretada. A polícia desconhece o paradeiro dele e do vigia Evandro Bezerra da Silva, outro acusado do crime.
“É mais uma vitória que nós tivemos. A vitória começou quando apareceu o pescador, e depois quando foram a júri popular e agora, que decidiram manter a prisão. Mesmo que ele esteja foragido, a justiça será feita”, afirmou à Rádio Bandeirantes, Janete Nakashima, mãe de Mércia.
O caso
Mércia Nakashima desapareceu em 23 de maio deste ano. O corpo foi encontrado no dia 11 de junho em uma represa em Nazaré Paulista, no interior de São Paulo.
Mizael foi acusado de homicídio triplamente qualificado, mas desde o início das investigações nega qualquer envolvimento com o crime. Evandro, acusado pela polícia de ajudar Mizael, foi denunciado por homicídio duplamente qualificado.


eBand
Verbratec© Desktop.