sábado, 6 de outubro de 2012

Modelo português que castrou jornalista em NY usava testículos como talismã


O modelo português Renato Seabra, 21 anos, que matou e castrou o jornalista Carlos Castro, 65 anos, usava a genitália do ex namorado presa ao pulso como um amuleto, revelou seu advogado nesta sexta-feira (5) em Nova York, onde o crime ocorreu.

“Ele fazia isso para a sua proteção, ele podia sentir o poder”, disse o advogado Rubin Sinis

R7

Nova vacina contra a aids mata células infectadas

Equipe brasileira: a pesquisa utilizou a vacina para febre amarela como base para novas vacinas (Gutemberg Brito/IOC)


Pesquisa usa 'células assassinas' que destroem as células infectadas pelo HIV. Em teste com macacos, maioria teve a doença controlada

Um estudo conduzido em conjunto por pesquisadores da Universidade de Miami e do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) abre um novo caminho na pesquisa de uma vacina para o vírus HIV, causador da aids. O estudo, liderado por David Watkins, professor do Departamento de Patologia da Universidade de Miami, foi publicado esta semana no site da revista Nature. Ao invés de realizar testes com anticorpos, como tem sido feito atualmente, a equipe trabalhou com uma célula do sistema imunológico, a T CD8, considerada potencial "assassina" das células que reproduzem o HIV. "O vírus usa as células T CD4 como uma 'fábrica'", onde se replica, gerando mais vírus, que vão infectar outras células T CD4. A T CD8 mata as células infectadas", diz Myrna Bonaldo, chefe do Laboratório de Biologia Molecular de Flavivírus do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) e integrante do grupo que conduziu a pesquisa.

A inspiração veio da descoberta de um grupo de pessoas, os chamados "controladores de elite”, que possuem o vírus do HIV, mas não desenvolvem a aids. De acordo com Watkins, apenas uma a cada 300 pessoas infectadas pelo HIV pode controlar a replicação do vírus no organismo e não desenvolver a doença. O pesquisador conta que há cinco anos foi descoberto que entre macacos rhesus também havia aqueles capazes de controlar a replicação do SIV, vírus responsável pela aids nos primatas.

Estudos realizados com os controladores de elite mostraram que 70% deles possuía um genótipo em comum. Para descobrir se esse genótipo estava relacionado ao controle do vírus, a equipe desenvolveu vacinas que estimulavam a produção da T CD8 e aplicou apenas em macacos que possuíam esse genótipo específico (que é similar ao dos humanos). Em seguida, os macacos foram infectados com o vírus SIV.

"Quando o vírus começa a se multiplicar, as T CD8 impedem a replicação de células infectadas, mas isso leva um tempo, porque elas estão presentes em uma quantidade muito baixa inicialmente", afirmou Watkins ao site de VEJA. "O que nós fizemos foi colocar as células assassinas em maior quantidade no organismo antes do vírus chegar", completa.

Os macacos testados foram divididos em dois grupos de oito animais cada. Um grupo recebeu a vacina antes do vírus e o outro recebeu apenas o vírus. Entre os que foram vacinados, todos controlaram o vírus nas primeiras 10 semanas. Após esse período, em dois deles a quantidade de vírus começou a crescer. Os pesquisadores descobriram que isso ocorreu porque o vírus sofreu mutações que impediram que ele fosse reconhecido pela T CD8. Dessa forma, foram gerados 6 controladores de elite, enquanto no grupo que não foi vacinado, apenas um animal se mostrou capaz de controlar o vírus.

Genética - A variação no DNA encontrada na maior parte dos controladores de elite é identificada pelos códigos HLA-B*57 e HLA-B*27. Nas pessoas que possuem uma dessas variações, há uma espécie de ‘balde’ na superfície das células infectadas pelo HIV, que contém uma parte do vírus. É isso o que mostra para T CD8 que aquela célula está infectada e deve ser eliminada. Estima-se que uma a cada dez pessoas apresente esse genótipo, mas a porcentagem varia muito conforme a população analisada. “Não sabemos por que nem todo mundo que tem o genótipo é um controlador de elite. Isso ainda é um mistério”, lembra Myrna Bonaldo.

Participação brasileira - As vacinas foram criadas a partir de uma metodologia desenvolvida pela Fiocruz, que utiliza a vacina de febre amarela como “base” na qual são feitas modificações genéticas que podem levar ao combate de outras doenças. Além de Myrna Bonaldo, participaram do estudo outros três pesquisadores Brasileiros: Ricardo Galler (pesquisador de Bio-Manguinhos/Fiocruz), Marlon Santana (bolsista do Laboratório de Biologia Molecular de Flavivírus do IOC/Fiocruz) e Maurício Martins (brasileiro que integra a equipe de David Watkins).

As vacinas continham partes do vírus SIV e estimulavam a produção de três variações da T CD8. A diferença entre elas é que cada uma tem como alvo, ou seja, é capaz de reconhecer, partes diferentes do vírus. “Podemos pensar no vírus como um colar, com uma longa sequência de pérolas, que são os aminoácidos. Cada tipo de TCD8 consegue identificar uma região com oito aminoácidos”, explica Watkins.

Expectativas - "Os resultados obtidos neste estudo podem ajudar o estabelecimento de estratégias de vacinação para o HIV", afirma Myrna Bonaldo. "Uma vacina eficaz provavelmente precisará incluir duas abordagens: tanto a de anticorpos neutralizantes quanto a de produção de células T CD8 protetoras."

Para Watkins, os próximos passos da pesquisa são descobrir qual das três variações de T CD8 é a mais eficaz para inibir a replicação do HIV e realizar testes em macacos que não possuem o genótipo específico.

O pesquisador prefere não fazer previsões sobre quando a vacina estará pronta para aplicação em massa. “Quando o vírus foi descoberto disseram que a gente teria a vacina em dois anos. Isso já faz 30 anos. Eu acho que vai demorar muito tempo para termos a vacina, mas isso não quer dizer que não possa acontecer uma descoberta no ano que vem que mude o jeito que a gente pensa sobre isso. Essa é a natureza da ciência”, afirma.

CONHEÇA A PESQUISA

Título original: Vaccine-induced CD8+ T cells control AIDS virus replication

Onde foi divulgada: revista Nature

Quem fez: Myrna C. Bonaldo, Ricardo Galler, David B. Allison, Michael Piatak Jr, Ashley T. Haase, Jeffrey D. Lifson, Todd M. Allen e David I. Watkins

Instituição: Universidade de Miami e Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz

Dados de amostragem: 16 macacos rhesus, divididos em dois grupos

Resultado: 6 dos 8 macacos que receberam a vacina experimental se tornaram capazes de controlar o vírus SIV (correspondente ao HIV nos humanos) e não desenvolveram a doença. Entre os 8 que não foram vacinados, apenas 1 conseguiu controlar o vírus

Veja

Russos embriagados provocam pouso forçado de avião em Recife


Grupo foi retirado da aeronave e detido pela Polícia Federal

RIO - O voo da Lufthansa LH-505, que saiu do Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, às 16h50m de sexta-feira com destino a Munique, na Alemanha, precisou fazer um pouso não programado em Recife, após confusão causada por três turistas russos embriagados. Um deles chegou a agredir um comissário de bordo e precisou ser imobilizado.

Assim que foi feita a parada de emergência, o trio foi retirado da aeronave pela Polícia Federal. Segundo passageiros, o grupo já apresentava sinais de embriaguez antes do embarque e ingeriu mais ácool durante o voo.

“Depois do serviço de bordo servir bebidas alcoólicas, duas pessoas se embriagaram bem acima da cota, uma delas vomitando, e andando pelo avião sem controle. Um amigo, acompanhado de tripulante, tentou conter o alcoolizado e acabou entrando em briga corporal com o homem embriagado. Foram socos no rosto, vidros de óculos voando, mulheres correndo e os dois lutando pelo chão do avião”, descreveu por e-mail o catarinense Egon Schlüter, que estava a bordo.

Ainda segundo o passageiro, houve momentos de pânico no trecho São Paulo - Recife.

“Depois de alguns minutos com um dos passageiros imobilizados, um dos amigos deste, também alcoolizado começou a causar pânico, querendo soltar seu companheiro. Após muita conversa da tripulação e alguns passageiros cercando, este homem também foi imobilizado, e teve as mãos amarradas. Com muita discussão e pânico, os dois foram cercados em duas poltronas na parte central da classe econômica”, relatou Schlüter.

A Polícia Federal informou que os passageiros foram liberados, após a Lufthansa se responsabilizar pelo trio.

A companhia aérea confirmou o pouso forçado devido “ao mau comportamento de um passageiro”, mas não deu detalhes sobre o ocorrido.

O Globo

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Juiz nega pedido de segredo de justiça em processo sobre morte de Marcos Matsunaga


Solicitação foi feita por advogado da família do empresário, após vazamento de fotos

O juiz Adilson Paukoski Simoni, do 5º Tribunal do Júri da Capital, negou o pedido de decretação de segredo de justiça proposto pelo advogado Flávio D’Urso, contratado pela família de Marcos Matsunaga, executivo da Yoki morto em 19 de maio deste ano. D’Urso, que atua como assistente de acusação, havia feito a solicitação no final de agosto, após o vazamento de fotos do corpo esquartejado do empresário. Foi a segunda tentativa do advogado de manter o processo em sigilo.

Em sua decisão, o magistrado argumentou que o julgamento feito pelo júri popular “traz em seu bojo a transparência identificada de um Estado Democrático de Direito, onde a publicidade é regra e o sigilo é exceção".

O crime

Marcos Matsunaga levou um tiro na cabeça dentro do apartamento onde morava, na Vila Leopoldina, zona oeste da capital. A autora do disparo foi a mulher dele, a ex-garota de programa e bacharel em direito Elize Matsunaga. Ela está presa desde o dia 5 de junho, após confessar o crime. Durante interrogatório, revelou ainda que esquartejou o corpo do marido e espalhou as partes perto da estrada de Cotia, na Grande São Paulo.

O promotor do caso, José Carlos Cosenzo, contesta a versão de crime passional apresentada pela acusada. Na avaliação dele, a motivação foi financeira.

Cosenzo denunciou Elize por homicídio doloso (quando há intenção de matar) triplamente qualificado, já que teria sido praticado por motivo torpe, de forma cruel e sem dar chance de defesa ao empresário. O promotor viu como agravante o fato de a autora ter sido casada com a vítima. Ela também foi denunciada por ocultação de cadáver. O Ministério Público estima que a pena dela possa chegar a 35 anos de reclusão.

À polícia, Elize afirmou que atirou na vítima, quando ambos estavam de pé, após levar um tapa durante uma discussão por ciúme. Mas a divulgação do laudo necroscópico do IML (Instituto Médico Legal) colocou em xeque a versão.

Segundo a perícia, a trajetória da bala que atingiu a cabeça de Marcos foi de cima para baixo. Como Elize tem estatura menor do que a do marido, a trajetória da bala teria que ser, necessariamente, de baixo para cima.

Outra contradição levantada pela perícia foi quanto ao esquartejamento. De acordo com Elize, após atirar no empresário, ela deixou o corpo dele por dez horas no quarto de hóspedes antes de começar a cortá-lo. Isto só teria ocorrido, segundo a bacharel em direito, quando o executivo já estava morto.

A perícia, no entanto, mostrou que o empresário morreu por traumatismo craniano, provocado pelo tiro, associado à asfixia por ter aspirado sangue durante a decapitação.

R7

Estudante coloca cabeça para fora de ônibus, bate em poste e morre no ES


Motorista foi levado para o DPJ da Serra para prestar esclarecimentos.
'Não tenho palavras para descrever tanta dor', disse o padastro da jovem.


Uma estudante, de 14 anos, morreu após bater a cabeça em um poste, ao colocar parte do corpo para fora de um ônibus escolar, na noite desta quinta-feira (4), na Serra, município da Grande Vitória. De acordo com a polícia, a menina foi socorrida e levada ao Pronto Atendimento (PA) da Serra Sede, mas não resistiu aos ferimentos e morreu. O motorista do ônibus foi levado para o Departamento de Polícia Judiciária (DPJ) da cidade para prestar esclarecimentos.

De acordo com a polícia, o motorista e a assistente do coletivo prestaram depoimento e foram liberados na mesma noite. O caso será encaminhado a Delegacia de Delitos de Trânsito.

Lauryane Helen Gomes estudava na escola municipal Herbert de Souza, no bairro Colina da Serra. Ela entrou no ônibus que a levaria para casa no bairro Belvedere. “Era uma garota que honrava a Deus em tudo eu prazer dela era cantar os hinos. Não tenho palavras para descrever tanta dor”, disse o padrasto da estudante, Daniel do Carmo.

De acordo com testemunhas, o ônibus tinha acabado de sair da frente da escola quando a menina colocou a cabeça para fora da janela para brincar com alguns colegas. O veículo passou ao lado de um poste e a cabeça da menina bateu na estrutura. Lauryane Helen desmaiou e foi levada desacordada ao PA.

O tenente Rodrigues do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar informou que o motorista foi conduzido ao DPJ para prestar esclarecimentos e se houve alguma falha juntamente com a assistente que estava no ônibus. o motorista do coletivo fez teste do bafômetro e o resultado deu negativo.

De acordo com o padrasto da estudante, ela não deveria ter ido à escola por que na última quarta-feira (3), ela recebeu uma suspensão de três dias por ter levado celular para a sala de aula, só que os pais da menina insistiram para que ela fosse estudar.

Prefeitura
De acordo com a Prefeitura da Serra, a estudante deu entrada no Pronto Atendimento (PA) da Serra Sede, vítima de um acidente envolvendo ônibus de transporte escolar, que presta o serviço para o município. A adolescente foi atendida no início da noite com traumatismo craniano, apresentando um quadro de parada cardiorespiratória aguda.

Informou ainda que a equipe do PA tentou reanimar a paciente por cerca de 30 minutos. Prefeitura prestou o socorro imediato, entrou em contato com os pais e está dando assistência aos familiares.

G1

A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL


Izabel Sadalla Grispino *

O mundo todo desperta-se para a importância da educação infantil. Até pouco tempo atrás esse ensino era tido como de menor importância.

Hoje, sabemos que a estimulação precoce das crianças contribui e muito para o seu aprendizado futuro. Desenvolve suas capacidades motoras, afetivas e de relacionamento social. O contato das crianças com os educadores transforma-se em relações de aprendizado.

Uma outra concepção é o desenvolvimento da autonomia, considerando, no processo de aprendizagem, que a criança tem interesses e desejos próprios e que é um ser capaz de interferir no meio em que vive. Entender a função de brincar no processo educativo é conduzir a criança, ludicamente, para suas descobertas cognitivas, afetivas, de relação interpessoal, de inserção social. A brincadeira leva a criança ao conhecimento da língua oral, escrita, e da matemática.

Acompanhando a implantação da nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), o Ministério da Educação (MEC), com o objetivo de assessorar as escolas, elaborou referenciais para um ensino de qualidade da educação básica, os chamados Parâmetros Curriculares Nacionais.

Os Parâmetros não têm caráter obrigatório e servem de orientação às escolas públicas e particulares. Os Parâmetros, assessorando a competência profissional, contribuem para a elaboração de currículos de melhor nível, mais ajustados à realidade do ensino.

Os “Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Infantil” propõem critérios curriculares para o aprendizado em creche e pré-escola. Buscam a uniformização da qualidade desse atendimento. Os Parâmetros indicam as capacidades a serem desenvolvidas pelas crianças: de ordem física, cognitiva, ética, estética, afetiva, de relação interpessoal, de inserção social e fornecem os campos de ação. Nesses campos são especificados o conhecimento de si e do outro, o brincar, o movimento, a língua oral e escrita, a matemática, as artes visuais, a música e o conhecimento do mundo, ressaltando a construção da cidadania.

O então ministro da Educação, Paulo Renato Souza, ao se referir aos Parâmetros Curriculares do Ensino Fundamental, ponderou: “Passamos a oferecer a perspectiva de que as creches passem a ter um conteúdo educacional e deixem de ser meros depósitos de crianças. Em todo o mundo está havendo a preocupação de desenvolver a criança desde o seu nascimento”.

Dados de 1998, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apenas 25% da população de zero a 6 anos freqüentam creche ou pré-escola. São 5,5 milhões de crianças de um total de 21,3 milhões.

A educação infantil é definida na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) como parte da educação básica, mas não da educação obrigatória. A lei define, também, nas disposições transitórias, a passagem das creches para o sistema educacional. O Ministério da Educação (MEC) determinou que, a partir de janeiro de 1999, todas as creches do País deveriam estar credenciadas nos sistemas educacionais.

Conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, cabe aos sistemas municipais a responsabilidade maior por esses atendimento. A Constituição da República diz que “A educação é direito de todos e dever do Estado”. A emenda constitucional n.º 14/96 alterou dispositivos relativos à educação e estabeleceu que a educação infantil é atribuição prioritária dos municípios.

A educação infantil tem-se revelado primordial para uma aprendizagem efetiva. Ela socializa, desenvolve habilidades, melhora o desempenho escolar futuro, propiciando à criança resultados superiores ao chegar ao ensino fundamental.

A educação infantil é o verdadeiro alicerce da aprendizagem, aquela que deixa a criança pronta para aprender.

* Supervisora de ensino aposentada.
(Publicado em julho/2006)

Informação recebida por e-mail

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Adolescente sem documentos hospeda-se em hotéis do Paraná. Situação facilita abuso e exploração sexual


Hotéis falham no controle de entrada é a primeira matéria. A investigação constata a facilidade com que uma adolescente, sem documentos, registra-se nos hotéis do Paraná. Em cinco cidades, 29 hotéis, apenas quatro se recusaram a hospedar a jovem. O comportamento facilita o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes.

Centro de Curitiba tem 40 hotéis piratas é a segunda matéria. Os alunos de Jornalismo visitaram 104 endereços da região central da cidade onde havia uma placa informando a existência de um hotel. Descobriram 40 estabelecimentos piratas.

Assinam as reportagens os alunos Ana Kruger e Gustavo Panacioni, do 4° período. Colaboraram com a produção: Amanda Bacilla, Amanda Lima, Matheus Klocker, Tayná de Campos Soares, Thomas Mayer Rieger, Renata Silva Pinto e Paola Marques.

Hotéis falham no controle de entrada

Tudo de que um criminoso precisa para ficar impune é diminuir seus rastros. E uma falha no sistema de fiscalização dos hotéis do Paraná pode estar tornando empresários e autoridades cúmplices de uma série de crimes sexuais contra crianças e adolescentes. Uma investigação feita por professores e alunos de Jornalismo da Universidade Positivo em parceria com a Gazeta do Povo revelou o problema: menores de idade podem se registrar em hotéis do estado sem qualquer documentação, mesmo em companhia de adultos, o que facilita a ação de pedófilos e de redes de exploração sexual.

Sob a orientação de duas professoras, durante cinco meses oito alunos da universidade visitaram estabelecimentos em cinco cidades: Curitiba, Foz do Iguaçu, Paranaguá, Guaratuba e Matinhos. A reportagem fez um teste simples: pediu a uma adolescente que tentasse se registrar em 33 hotéis. Acompanhada de um repórter, a menina, de 17 anos, conseguiu entrar sem problemas em 29 deles. Foi barrada apenas em quatro, como a lei exige que ocorra em todos os casos. Isso significa que, do total de hotéis pesquisado, 88% descumpriram uma obrigação legal.

Proteção

Os hotéis são parte fundamental da barreira que a sociedade pode erguer contra casos de exploração sexual. Se os criminosos não tivessem locais como esses para cometer seus crimes, dificilmente ocorreriam casos como o de Rachel Genofre, morta aos 9 anos por um pedófilo possivelmente em um hotel de Curitiba, em 2008. É para evitar histórias como essa que a lei exige determinados cuidados por parte das empresas. “A facilidade de entrada de menores em hotéis agrava bastante a questão da exploração sexual de menores”, explica Juliana Sabbag, coordenadora do Fórum Estadual de Erradicação do Trabalho Infantil.

A legislação obriga os estabelecimentos a preencherem a Ficha Nacional de Registro de Hóspedes. É preciso informar nome completo, o número da carteira de identidade e o tempo de estadia. Além disso, menores de 18 anos, de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), não podem se hospedar em hotéis desacompanhados de pais ou responsáveis ou sem sua autorização expressa.

Durante a pesquisa feita pela reportagem, foram identificados dois tipos diferentes de irregularidades. Em uma das situações, os hotéis não pediam os dados. Em outra, pediam as informações, a adolescente mostrava sua identidade e, mesmo assim, sua entrada era permitida.

Recepcionista burla leis com “um jeitinho”

O Hotel Paraty, no Centro de Curitiba, foi o ponto de partida da série de investigações. Logo na entrada percebia-se o descaso com a identificação de quem entrava. O repórter não precisou apresentar documentos, apenas preencheu uma ficha sem que seus dados fossem confirmados. O funcionário até desconfiou da situação, mas não barrou a entrada. “Poder não pode, mas a gente dá um jeitinho”, afirmou sobre a entrada da acompanhante adolescente.

O Hotel Granville, também no Centro, foi outro que não solicitou documento. A ficha foi preenchida pelo próprio repórter e o nome da adolescente foi apenas anotado no verso da ficha, sem que nenhuma identificação fosse pedida – prática que se repetiu em diversos outros estabelecimentos.

O Mercure Curitiba Golden Hotel, no bairro Batel, tem cartazes nas paredes contra a exploração sexual de menores de idade e a televisão interna exibe programas declarando que o estabelecimento não permite a entrada de adolescentes desacompanhados e sem a autorização dos pais. Mesmo assim, o cadastro da equipe de reportagem foi feito em nome da própria adolescente. O documento foi pedido, mas a idade dela foi desconsiderada.

Quatro hotéis foram investigados em Paranaguá, onde a equipe constatou um comportamento adequado apenas em um deles: o San Rafael. A funcionária exigiu todos os documentos necessários e chegou a cadastrar o repórter, mas, ao perceber que um dos hóspedes tinha menos de 18 anos e não possuía autorização dos pais, barrou a entrada. Na região de Matinhos e Guaratuba, no Litoral, e em Foz do Iguaçu, apenas um hotel não permitiu a entrada da adolescente. O Hotel Santa Paula alegou que sem a autorização autenticada a adolescente não poderia hospedar-se.

Setor resiste em reconhecer que há exploração

A exploração sexual infanto-juvenil ocorre em Curitiba, como em outras grandes cidades brasileiras, ainda que setores indiretamente envolvidos não reconheçam o problema. Em muitos casos, hotéis são o local escolhido para esse tipo de crime. Camila e Bianca (nomes fictícios) são duas adolescentes que viveram histórias desse gênero na cidade. Quando eram menores de idade, as duas frequentavam hotéis para fazer programas.

Bianca usava o documento de uma amiga mais velha para entrar nos estabelecimentos. Muitas vezes, os recepcionistas nem chegavam a solicitar informações. “Uma vez, num hotel no Centro, estava com um cliente do exterior. Por ser um hotel bem bonito, fiquei com medo, mas ninguém me pediu documento”, conta. Camila também viveu situações semelhantes em estabelecimentos no Centro, Boqueirão e Pinheirinho. “Nunca fui barrada em nenhum hotel. Em alguns casos, os funcionários até ligavam para mim para avisar que havia um cliente novo”, diz.

Parte da rede hoteleira relativiza o problema, ainda que o reconheça em alguma medida. “Curitiba não é uma cidade litorânea e a população é estressada com os afazeres cotidianos”, diz o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, Henrique Lenz César Filho. “É difícil que algum turista venha para cá para fazer turismo sexual. O nosso povo é mais exigente e até mais culturalmente evoluído que o resto do Brasil. Não é que não exista, mas o índice é muito pequeno”, afirma.

O diagnóstico é contestado por Juliana Sabbag, coordenadora do Fórum Estadual de Erradicação do Trabalho Infantil. “Não só nas principais cidades como Curitiba, Foz do Iguaçu e no Litoral. O problema existe no interior também e em todo o estado.”

Ana Kruger e Gustavo Panacioni, 4º período

Colaboraram Amanda Bacilla, Amanda Lima, Matheus Klocker, Tayná de Campos Soares, Thomas Mayer Rieger, Renata Silva Pinto e Paola Marques.

O projeto que deu origem a esta reportagem, que continua amanhã, foi vencedor da Categoria Temática Especial do 6º Concurso Tim Lopes de Jornalismo investigativo, realizado pela Andi e Childhood Brasil (Instituto WCF), com apoio do Unicef, OIT, Fenaj e Abraji. Esta reportagem foi produzida pelo Núcleo de Jornalismo Investigativo da Universidade Positivo sob a orientação das professoras Rosiane Correia de Freitas e Elza de Oliveira e publicada originalmente na edição de terça-feira, dia 25 de setembro de 2012 do jornal Gazeta do Povo.

Fonte: Blog da Andi - 28/09/2012

promenino

McLaren anuncia Ayrton Senna como o maior piloto da equipe


Pesquisador faz lista dos 50 destaques da história da escuderia e inclui Emerson Fittipaldi em quinto

LONDRES - Algo que já era uma verdade para milhões de fãs brasileiros ou não foi oficializado pelo site da McLaren, uma das mais importantes escuderias da Fórmula-1. Ayrton Senna foi o maior piloto da história da equipe inglesa. Esta publicou em seu site uma análise do jornalista especializado Alan Henry, que listou os 50 maiores nomes da escuderia, que tem oito títulos de construtores, 12 de pilotos, 180 vitórias, 718 GPs em 47 temporadas, desde 1966.

O pesquisador não incluiu pilotos na ativa, como Lewis Hamilton, campeão pela equipe em 2008; Jenson Button, campeão pela extinta Brawn GP, em 2009; e Fernando Alonso, que pilotou pela escuderia de Woking em 2007.

Para Henry, Senna foi o eterno número um da McLaren, com seus títulos em 1988, 1990 e 1991, tendo pilotado pela equipe de 1988 a 1993. Em 1994, quando de sua morte, era da Williams.

Ao analisar o ídolo, Henry classificou-o como genial: “Seus feitos ao volante foram igualados por alguns contemporâneos, mas ele provavelmente foi o maior homem que já se sentou no cockpit de um carro de F-1”, escreveu o autor, sem deixar de citar no mesmo patamar o próprio pai da equipe, Bruce McLaren, que foi da Cooper entre 1958 e 1966 e deu a largada em sua própria equipe em 1966. Quatro anos depois, ele morreria em um acidente, em 1970.

Em segundo na lista, está o finlandês Mika Hakkinen, que defendeu a escuderia entre 1993 e 2001 e foi bicampeão mundial de 1998 e 1999. O terceiro colocado é o francês Alain Prost, que pilotou para a equipe em 1980 e de 1984 a 1989, tendo sido tetracampeão em 1985, 1986, 1989 e 1993 (este pela Williams). Em quarto ficou o britânico James Hunt, da equipe entre 1976 e 1978 e campeão de 1976. O quinto neste grid é outro brasileiro, Emerson Fittipaldi, bicampeão em 1972 e 1974, que pilotou pela então vermelha e branca McLaren em 1974 e 1975.

Segundo Henry, Emerson liderou a onda de talentos brasileiros que começariam a aparecer nos anos 70, embora, para o autor, tenha cometido o erro de trocar a equipe inglesa pela brasileira Copersucar Fittipaldi, que fecharia em 1980: “Tinha um estilo gentil e suave, equilibrando grande habilidade natural com o senso de percepção tática além do que seria de se esperar de alguém de sua idade.” Outros nomes foram os de Niki Lauda, tricampeão em 1975, 1977 e 1984, este último pela McLaren; Keke Rosberg, David Coulthard, Peter Revson e John Watson, fechando a lista dos dez primeiros.

No GP do Japão, às 3h da madrugada do próximo domingo, Jenson Button, da McLaren, será punido com a perda de cinco posições no grid. A medida é uma punição por mudança não prevista no câmbio, segundo a equipe. O inglês, ganhador em Suzuka-2011, foi segundo em Cingapura na prova passada.

A McLaren descobriu, depois da corrida, que o câmbio tinha o mesmo problema que levou o companheiro de equipe Lewis Hamilton a abandonar a prova quando estava na liderança. Button ocupa o sexto lugar no campeonato, com 119 pontos, contra os 194 do líder, Fernando Alonso, da Ferrari.

O Globo

4 DE OUTUBRO - DIA DE SÃO FRANCISCO


Dias dos Animais, pois é o protetor de todos eles

Que nesse dia proteja a todos nós , os nossos animais, os que precisam encotrar um lar que os adote, os que ainda estão pelas ruas e os que estão doentes também.
AMÉM!

Mãe e avó querem punição de responsáveis por morte


A mãe Aline Souza da Costa, de 28 anos, e a avó Marisa Azevedo Souza Costa, de 50, querem a punição dos responsáveis pela morte de Carlos Eduardo Souza Costa, de 12 anos. A criança foi atropelada e cortada por um trator, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense.
— Essa máquina não tinha condições de estar ali. Era um barranco. A gente não quer acusar ninguém até ter certeza de quem era o responsável pela obra, mas quero que os responsáveis sejam punidos.

Saiba mais sobre o caso:

O delegado Marcos Henrique de Oliveira, titular da Delegacia da Posse (58ª DP), informou que foi feita, no início da manhã desta quarta-feira (3), a perícia na máquina que cortou ao meio o menino Carlos Eduardo Costa Cardoso, de 12 anos, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. Os peritos testaram freios e vistoriaram o equipamento e farão testes em outra máquina semelhante para saber se há alguma diferença entre elas. A Polícia Civil disse que a previsão é de que o resultado do laudo fique pronto entre 15 e 30 dias.

O delegado disse ainda que está previsto para a tarde desta quarta o depoimento de um representante da associação dos moradores. Para ele, todas as hipóteses serão investigadas, inclusive a de que a obra seria uma ação política de um candidato a vereador.

O condutor da máquina prestou depoimento às 18h de terça-feira (2), na 58ª DP. O menino teve o corpo cortado ao meio na última segunda-feira (1º), na rua Pernambuco, no bairro Viga.

De acordo com André Luiz Azevedo, um dos vizinhos que socorreu a criança, moradores pensaram em agredir o condutor.

— Os moradores queriam linchá-lo, mas após verem que ele estava desesperado e entenderem o que aconteceu foram até ajudar. Um pegou um copo de água com açúcar, outro tentava conversar. Mas ele não parava de chorar.

Segundo Azevedo, o desespero do motorista da draga foi tão grande que ele chegou a pensar em suicídio. O condutor não conseguia se conformar com a tragédia.

— Assim quando aconteceu o acidente, ele entrou em desespero. Ele gritava chamando por socorro, ficou em estado de choque. Ele gritava dizendo que a criança tinha morrido que ele não ia aguentar. Chegou a dizer que iria se matar.

O menino foi enterrado por volta das 17h de terça-feira no cemitério de Nova Iguaçu. A mãe da criança passou mal e precisou ser amparada.

Vizinhos lembram momentos dramáticos após o acidente

Os vizinhos que ajudaram no resgate do menino relataram os momentos dramáticos que ocorreram após o acidente. Eles lembram como tentaram ajudar a criança. Para Jonathan Moreira, de 21 anos, que viu todo acidente ocorrer, a primeira imagem da criança foi traumática.

— Foi desesperador. Quando vimos a draga vir e cair, corremos para tentar ajudar e vimos as pernas. Procuramos para ver onde estava o restante do corpo e encontramos ele segurando uma raiz. O menino ainda estava vivo, mas apenas com a metade do corpo. Ainda peguei o corpinho dele. Ele apertava minha mão pedindo para não deixá-lo morrer. Nunca mais esqueço isso.

André da Silva, de 25 anos, que ajudou nos momentos anteriores à chegada da ambulância, relatou que o menino entrou em pânico após não ver as pernas.

— Enquanto os bombeiros não chegaram tentamos ajudar no que foi possível. Ele desmaiava e voltava. O pior momento foi quando ele viu que não estava com as pernas e começou a chorar.

R7

Mãe consegue salvar filha de 8 meses enquanto assaltante levava seu carro


Mulher e bebê foram abordadas quando estavam dentro do veículo parado.
Crime aconteceu na manhã de quarta, no Parque Amazônia, em Goiânia.


Uma mulher foi abordada por um assaltante armado quando estava dentro de um veículo com a filha de 8 meses de idade, na quarta-feira (3), no Parque Amazônia, em Goiânia. A empresária Priscila Vilard conta que se desesperou nesse momento, pois só pensava na filha.

“Eu falei para ele, olha, tem minha filha que está atrás. E ele: ‘perdeu, perdeu. Vou levar’. No que ele foi ultrapassar do banco do passageiro para o do motorista, eu abri a porta e a puxei. Não sei nem como. Foi um milagre de Deus, assim, eu estar com ela. Eu não sei qual era a intenção dele: levar, ou o que ele ia fazer”, relata a mãe, emocionada.

O carro ainda não foi encontrado pela polícia. Priscila conta que ela e a filha tentam se recuperam do susto, “O carro, eu acho que, a gente trabalha, compra outro, conquista, caso ele não seja achado. O pior, foi aquela pior sensação do mundo, o medo de perder a minha filha e de não saber o que poderia acontecer naquele momento. Não desejo isso para ninguém no mundo”, afirma a empresária.

Roubos
De acordo com a polícia, esse tipo de assalto tem crescido na capital. Roubo de carros com pessoa dentro do veículo tem crescido na capital. O motorista para para conversar com alguém e permanece dentro do carro, a chave fica na ignição, e isso facilita a vida do criminoso.

Imagens captadas por câmeras de segurança de um prédio em junho deste ano mostram três jovens (veja vídeo acima). Eles observam um homem se preparando para entrar no veículo. Em poucos segundos, eles rendem o motorista, a vítima foge e o carro é levado pelo grupo.

A polícia faz um alerta sobre os cuidados que o motorista deve ter. “O bandido age exatamente onde há o descuido do cidadão. É isso, facilitando a ação do marginal, é claro que o marginal vai tomar as providências de assaltar, por assim dizer. Então, parar na porta de casa, namorar, ficar conversando com um amigo, o carro ligado, então, está dando sorte ao azar, infelizmente. O bandido vai agir, obviamente, onde o cidadão descuida”, declara o assessor de planejamento da Polícia Militar de Goiás, Juferson de Oliveira.

G1

Major da BM desabafa no Facebook após soltura de jovens suspeitos de assaltar médica na Capital


Para o chefe do setor de inteligência do CPC, major Leandro Luz, decisão da Justiça é um "soco na cara"

A informação de que os jovens suspeitos de terem participado da tentativa de assalto em frente ao Parque da Redenção, na terça-feira, que terminou com uma médica pediatra baleada, foram soltos pela Justiça causou revolta na Brigada Militar. Pelo Facebook, o major Leandro Luz, chefe do setor de inteligência do Comando de Policiamento da Capital (CPC), desabafou.

"Eu preciso ainda, depois de tomar esse soco na cara, levantar de mais um nocaute, levantar da lona e levantar meus companheiros de serviço e ainda ir trabalhar amanhã sem qualquer tipo de frustração", escreveu em seu perfil pessoal o major Luz ainda na quarta-feira.

Ele também lembrou que ambos os suspeitos possuem diversos antecedentes. Por volta das 9h, o texto postado havia recebido 73 curtições e 59 comentários, a maioria deles a favor do policial militar.

Como o Ministério Público não formalizou o pedido para a decretação da prisão preventiva de Eduardo Paulon Madruga, 21 anos, e José Lucas Peixoto Mesquita, 18 anos, o juiz Mauro Caum Gonçalves, da 10ª Vara Criminal, determinou a soltura dos dois.

De acordo com a assessoria de imprensa do Tribunal de Justiça do Estado, a soltura veio acompanhada de duas medidas cautelares restritivas que exigem a presença de Madruga e Mesquita, de 15 em 15 dias, no Foro Central, para dizer o que estão fazendo e que os impede de sair de casa das 22h às 6h. Se forem encontrados na rua durante esse horário, serão presos.

Confira abaixo o desabafo do major Leandro Luz:

"Eu e minha equipe a partir do momento da ocorrência não medimos esforços para realizar as prisões e dar uma pronta resposta a sociedade, ontem a noite na chuva, completamente encharcados, saímos as 5 horas da manhã do flagrante na área judiciária. Acredito que tentar roubar e quando não der certo o intento do vagabundo eles simplesmente realizarem disparos contra a vítima, ferindo de maneira quase que mortal não é mais crime. Meus amigos da sociedade de bem salvem-se quem puder............. Eu preciso ainda depois de tomar esse soco na cara levantar de mais um nocaute, levantar da lona e levantar meus companheiros de serviço e ainda ir trabalhar amanhã sem qualquer tipo de frustração. Deus nos proteja!!!!"

ZERO HORA

terça-feira, 2 de outubro de 2012

Pnad: analfabetismo diminui, mas ainda atinge quase 13 milhões de pessoas no Brasil


Rio de Janeiro – A taxa de analfabetismo entre pessoas com 15 anos ou mais caiu de 9,7% em 2009 para 8,6% em 2011, totalizando 12,9 milhões de brasileiros. A maior proporção ainda é verificada na Região Nordeste, mesmo com queda na taxa de 18,8% para 16,9%.

Segundo os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) 2011, divulgada hoje (21) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 96,1% dos analfabetos do país têm 25 anos ou mais. Mais da metade deles se concentram na faixa acima de 50 anos.

A gerente da Pnad, Maria Lúcia Vieira, destaca a desigualdade regional na taxa de analfabetismo. De acordo com os dados, 35,6% das pessoas no Nordeste com 50 anos ou mais eram analfabetas em 2011.

“As taxas de analfabetismo para as populações até 24 anos são muito baixas, no Sul e no Sudeste, então, não chega a 1%. Elas são maiores quando a gente vai para as regiões Norte e Nordeste e conforme a faixa etária vai aumentando”, destaca Maria Lúcia.

Para a diretora executiva do Movimento Todos pela Educação, Priscila Cruz, a pesquisa do IBGE não leva em conta o nível de proficiência dos alunos em leitura e escrita.

“Alfabetização é muito mais do que escolarização. O IBGE olha os jovens e adultos com mais de 15 anos, aqueles que tem quatro anos ou mais de escolaridade já são considerados alfabetizados. Mas, como a gente tem uma qualidade de educação muito ruim no Brasil, o que ocorre é que tem muita criança de 11, 12 anos, jovem que está no ensino médio com 15, 17 anos, que ainda é analfabeto. Infelizmente, isso ainda é uma realidade no nosso país”, diz Priscila.

De acordo com ela, dados da Prova ABC - uma parceria do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionaisa (Inep), do Todos pela Educação, do Instituto Paulo Montenegro, a Fundação Cesgranrio - mostram outra realidade. “Essa prova mostrou que, das crianças de 8 anos no Brasil, só metade é plenamente alfabetizada. É um dado bem diferente do apresentado pelo IBGE. É diferente você fazer a prova e testar [o aluno] de você considerá-lo alfabetizado apenas pelo número de anos de estudo que ele tem.”

Os dados da Pnad apontam ainda que, de 2009 a 2011, houve aumento do nível de instrução entre pessoas com 25 anos ou mais. A proporção de brasileiros com ensino fundamental completo subiu de 8,8% para 10%. No caso do ensino médio, passou de 23% para 24,5% e do ensino superior, de 10,6% para 11,5%. Do mesmo modo, caíram os percentuais para o ensino fundamental incompleto (de 36,9% para 31,5%), médio incompleto (de 4% para 3,9%) e superior incompleto (de 3,5% para 3,4%).

Na distribuição por gênero, a média de anos de estudo entre as mulheres ficou em 7,5 em 2011 enquanto entre os homens atingiu 7,1.

Fonte: Agência Brasil

promenino

STJ unifica jurisprudência e diz que qualquer estupro é hediondo


O Superior Tribunal de Justiça unificou sua jurisprudência para considerar que qualquer modalidade de estupro ou atentado violento ao pudor (ato sexual sem penetração vaginal) é crime hediondo. A decisão vale para crimes cometidos antes de 2009, quando uma mudança na lei unificou os dois tipos e acabou com a divergência.

Até então, parte da doutrina e dos tribunais considerava crimes hediondos apenas os estupros e atentados violentos ao pudor dos quais resultassem lesão corporal grave ou morte.

O crime hediondo se difere do comum por não aceitar anistia ou indulto. Além disso, todos os crimes hediondos são inafiançáveis, a pena começa a ser cumprida em regime fechado e o condenado precisa cumprir 2/5 da pena para progredir de regime --o criminoso comum deve cumprir 1/6.

Com a unificação em 2009, pacificou-se o entendimento de que o estupro simples já é considerado crime hediondo. Ficou a dúvida, entretanto, quanto aos crimes cometidos antes dessa data, que ainda estão sendo julgados no STJ.

Na quarta, o tribunal deu ganho de causa ao Ministério Público, que pedia que um acusado de atentado violento ao pudor fosse julgado por crime hediondo. A decisão uniformiza a jurisprudência do tribunal: todos os recursos que forem levados ao STJ sobre o tema terão a mesma solução.

Folha OnLine

Adolescente de 14 anos esconde gravidez dos pais e estrangula bebê


Uma adolescente de 14 anos está sendo acusada de estrangular seu filho recém-nascido, na Flórida, nos EUA, no último dia 19. C.G. teria escondido a gravidez dos pais, e estrangulado o bebê assim que ele nasceu, no banheiro de casa.
As informações são do jornal americano New York Daily News.

O filho de Cassidy nasceu com 4.3 kg e 51 cm. Ela teria colocado uma toalha em sua própria boca para que seus pais não escutassem qualquer barulho.

Após a morte do recém-nascido, a jovem escondeu o corpo do bebê em uma caixa com roupas sujas, informaram as autoridades locais.

Após três dias, a mãe da adolescente, Teresa Goodson, notou um cheiro estranho no quarto de C. e encontrou os restos do bebê.

Os investigadores ainda estão decidindo se ela vai responder pelo crime como um adulto.

"O bebê ainda estava ligado a C. pelo cordão umbilical quando ela o sufocou até a morte", contou o xerife Grady Judd em uma coletiva de imprensa. C. teria apertado o pescoço do recém-nascido por cerca de um minuto, até ter certeza de que ele havia parado de respirar.

Para evitar que os pais desconfiassem da gravidez, ela usava roupas largas. Ainda não se sabe a identidade do pai da criança.

Portal az

Professor que fugiu com aluna comemora extradição para ficar perto do seu amor


O professor britânico Jeremy Forrest, que fugiu para a França com uma aluna de 15 anos, será extraditado nesta terça-feira (2) para a Inglaterra.

Forrest foi preso na sexta-feira (28) e responderá a um processo por sequestro.

A fuga do casal provocou comoção na Grã-Bretanha e gerou uma megaoperação de buscas envolvendo as polícias britânica, francesa e a Interpol

R7

Polícia intima psicóloga e assistente social do São Bento para traçar perfil de menino que caiu do 5º andar


Delegado diz que é pouco provável que ele tenha sido jogado. Segundo amigos, criança seria vítima de bullying

RIO - O delegado-adjunto da 1ª DP (Praça Mauá), Audrin Genuíno da Rocha, esteve nesta terça-feira no Colégio de São Bento para buscar imagens de câmeras de segurança que possam ajudar a explicar a queda de um aluno do 5º andar do estabelecimento, que fica no Centro do Rio, ocorrida na sexta-feira passada. O policial foi à escola também para intimar a psicóloga, a assistente social, um monitor e o professor que dava aula no momento do acidente para tentar traçar um perfil psicológico do aluno, de 12 anos, e saber dos acontecimentos que antecederam a queda.

Ainda não se sabe se o adolescente caiu da janela de um corredor ou da sala de aula. O titular da delegacia, José Afonos Mota, contou que recebeu a informação de que foi encontrado próximo da janela uma mochila com um par de sapatos que pode ser do menino. O delegado afirma que não descarta nenhuma hipótese, mas que segue alinha de tentativa de suicídio.

— Vamos seguir a linha do suicídio e investigar o que teria motivado o adolescente a fazer isso. É pouco provável que ele tenha sido jogado.

O delegado acrescentou que num segundo momento serão ouvidos colegas de turma, e que ainda nesta terça-feira será feita perícia na escola. Segundo ele, o colégio poderá responder civilmente por falta de cautela.

No início da manhã desta terça-feira, a Secretaria municipal de Saúde informou que o estado de saúde do menino continua muito grave. Ele permanece internado no CTI do Hospital Souza Aguiar, inconsciente. O menino sofreu traumatismo craniano e foi submetido a uma cirurgia no baço.

O caso chocou uma das mais respeitadas instituições de ensino da cidade. O delegado adjunto da 1ª DP (Praça Mauá), Aldrin Genuíno da Rocha, afirmou que vai ouvir o serviço de psicologia da escola para traçar o perfil do estudante. O acidente, noticiado pela coluna de Ancelmo Gois no GLOBO, ganhou repercussão nas redes sociais. No Twitter, alguns comentavam que o aluno, que cursa o 7º ano do ensino fundamental, estaria sofrendo bullying — seria vítima de repetidas agressões psicológicas na escola.

O caso foi registrado no sábado à tarde na 5ª DP (Centro), por funcionários do colégio, como lesão corporal culposa. As investigações, no entanto, estão sob a responsabilidade da 1ª DP. Uma perícia na escola deve ser feita nesta terça-feira.

Polícia busca imagens da queda

A polícia vai buscar imagens de câmeras do São Bento ou de possíveis celulares que possam ajudar a esclarecer o caso. Ainda esta semana, parentes do aluno devem ser ouvidos. Funcionários do São Bento também serão chamados pela polícia para dar informações.

Em nota publicada no site do São Bento, a reitoria afirma que o estudante sofreu uma queda de "alta gravidade", ocorrida no horário de saída da escola. Ainda de acordo com o colégio, todas as informações já foram dadas oficialmente às autoridades. Para a escola, o momento é de reserva e de silêncio, um pedido dos parentes da vítima.

O Globo

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Polícia investiga morte de estudante baleada na porta de casa em SP


Crime aconteceu no sábado, no bairro da Lapa, na Zona Oeste da capital.
Estudante de administração tinha 21 anos.


A Polícia Civil ainda não identificou o assassino da estudante de administração Vanessa Ferreira Carobone, de 21 anos, que foi morta em uma tentativa de assalto, na noite deste sábado (29), na porta de casa, no bairro da Lapa, na Zona Oeste de São Paulo.

A estudante ia sair com o namorado, que a aguardava dentro do carro, na frente da residência. Ele disse que a jovem percebeu uma movimentação incomum na rua. “Ela entrou no carro rápido e falou: ‘Vamos logo que tem gente estranha na rua’. Comecei a arrancar o carro. O cara não deu voz de assalto. Ele só chegou, apareceu do lado na minha janela e disparou”, contou o rapaz, que pediu para não ser identificado.

O tiro foi dado na janela do lado do motorista, mas a bala atingiu Vanessa, que estava no banco do passageiro. O namorado ainda conduziu o carro até um posto da Polícia Militar. Os policiais socorreram a jovem. Ela chegou morta ao hospital.

Revoltados, os pais lamentaram a morte da filha. “A gente nunca pensa que vai acontecer com a gente. Eu amava minha filha. Agora fiquei sem ela”, disse Gilberto Carobone, pai de Vanessa.

“Ninguém pode sentir o que nós estamos sentindo. É a coisa mais triste que alguém pode passar é perder um filho principalmente nessas condições”, declarou a mãe, Marisa Carobone.

G1
Verbratec© Desktop.