sábado, 9 de junho de 2012

Caso Yoki: Polícia parou carro de mulher com o corpo do executivo



Marcos e Elize se conheceram em um site utilizado por garotas de programa

SÃO PAULO – A Polícia Rodoviária Estadual de São Paulo chegou a parar o carro de Elize Araújo Matsunaga, de 30 anos, uma Pajero TR4, no dia 20 de maio, mesma data em que a técnica em enfermagem e bacharel em direito se livrou dos sacos plásticos onde colocou as partes do corpo do marido, o executivo da Yoki Marcos Kitano Matsunaga, de 40 anos, morto e esquartejado por ela no dia anterior. Elize seguia de carro para o Paraná, onde nasceu e pretendia jogar os sacos plásticos, mas foi abordada por policiais rodoviários em Capão Bonito, no interior paulista, que receberam a informação de que um “radar inteligente” detectou que o licenciamento do veículo estava vencido. A Pajero, porém, não foi revistada – as malas com os sacos plásticos estavam no porta-malas - e Elize acabou liberada após receber uma multa.

A mulher de Marcos viajou por mais de 200 quilômetros, mas desistiu de ir até o Paraná por conta da filha de um ano, que estava com uma das babás. Elize e Marcos se conheceram em 2004, em um site utilizado por garotas de programa, e começaram a conversas após o executivo demonstrar interesse pelas fotos expostas de Elize. Eles estavam casados há dois anos.

A polícia considera o caso praticamente encerrado. O delegado Jorge Carrasco, diretor do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) disse que o inquérito deve ser concluído nos próximos dias. Elize foi presa na segunda-feira. Na quarta-feira, a Justiça prorrogou o pedido de prisão temporária de 5 dias para mais 15 dias, tempo considerado “suficiente” para a polícia concluir a investigação. Elize deve ficar no Centro de Detenção Provisória (CDP) de Itapevi, na Grande São Paulo, até o término do prazo. A polícia vai pedir a prisão preventiva dela. Com isso, ela deverá ficar presa até o julgamento.

- O caso está praticamente fechado. Ficam faltando somente alguns laudos da perícia, que devem ser enviados nesta semana próxima. Temos 15 dias ainda, baseado na prorrogação da prisão temporária dela decretada pela Justiça, para trabalhar nesse inquérito. Não há necessidade de uma nova reconstituição, aquela já feita (de quarta para quinta-feira) foi bastante esclarecedora. Também não devem ser realizadas novas perícias no apartamento do casal – disse Carrasco, ontem.

A arma do crime, uma pistola calibre 380, já foi apreendida e periciada. Faltam ainda serem encontradas a faca utilizada no esquartejamento e as três malas de viagem com rodinhas onde foram dispostos os sacos plásticos com partes do corpo do empresário. À polícia, Elize diz ter deixado as malas dentro de uma caçamba de lixo, na Zona Oeste da capital paulista. Disse também ter descartado a faca e a CPU de um computador nas lixeiras de dois shoppings distintos da capital paulista. Desse computador ela teria enviado uma mensagem à família de Marcos após o crime, através do e-mail dele, dizendo que o empresário ‘estava bem’. Aos familiares do marido, Elize contou que o casal teve uma discussão, e Marcos saiu de casa. O irmão do empresário registrou boletim de ocorrência no dia 22, três dias após o crime, na delegacia antissequestro (a família suspeitou desse tipo de crime), no Palácio da Polícia, centro de São Paulo.

- As malas são de boa qualidade. Quem as achou deve ter pego. É provável que nós não as encontremos – disse o delegado Carrasco.

O Globo


sexta-feira, 8 de junho de 2012

Chinesa de seis anos tem corpo coberto por pele preta e não consegue fazer amigos



A menina Liu Jiangli, de seis anos, nasceu com um revestimento de pele preta e grossa em seu rosto e por mais de 60% do corpo. A mãe de Liu a abandonou quando a menina tinha apenas dois anos de idade. Pouco depois, seu pai a deixou na creche e nunca mais voltou. A escola colocou anúncios no jornal, buscando parentes de Liu. Foi apenas seis meses após o primeiro anúncio que a avó de uma das primas de Liu apareceu para buscar a menina.

Desde então, Liu Mingying tem tomado conta da menina, mas se preocupa que ela sempre será discriminada por sua aparência. A pequena Liu não consegue fazer amigos e outras crianças se assustam ou implicam com ela. Não existe uma explicação oficial para a condição de Liu, apesar de ser parecida com a hipertricose universalis, que deixa a pessoa coberta de pelos por todo o corpo.

Os textos e fotos são do jornal inglês The Sun

Extra Online

Babá acusada de torturar menino com deficiência física e mental é presa



Crime foi em 2005; criança acabou morrendo no ano seguinte

Policiais da Delegacia de Imbariê (62ª DP), em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, prenderam na última quarta-feira (6) a babá Sílvia dos Santos acusada de torturar Pedro Pinheiro Fabbri, 7 anos, que sofria de deficiência física e mental.

Ela foi flagrada em Curitiba, capital do Estado do Paraná, por dois agentes da delegacia da baixada.

O crime foi praticado em 2005 e a criança acabou morrendo com uma lesão no pâncreas, em 2006.

Em 2008, a Justiça do Rio de Janeiro condenou Sílvia a cinco anos e sete meses de prisão por torturar Pedro.

A criança era portadora de uma doença chamada displasia cortical não lisencefálica, que não permitia que ela falasse e andasse.

As agressões foram flagradas por uma câmera de vídeo instalada pelos pais da criança na casa da família, na Tijuca, zona norte do Rio.

A gravação de oito horas mostra imagens da babá batendo no menino com violência, enfiando um pano em sua boca e fazendo o menino engolir o próprio vômito.

R7

quinta-feira, 7 de junho de 2012

Casal obriga filhos a viver em casa repleta de lixo na Inglaterra


Um casal da cidade de Hartlepool, na Inglaterra, foi condenado após obrigar suas crianças a viver em meio ao lixo. Móveis quebrados, roupas, restos de comida se espalhavam por toda a casa, e as crianças eram obrigadas a dormir juntas em uma cama, porque a outra estava quebrada e coberta por materiais inutilizados.

Policiais chegaram até a casa após serem contactados pela escola. Lá, descobriram o estado deplorável em que as crianças eram obrigadas a viver. Além da sujeira e da bagunça, a casa ainda oferecia riscos, por conter materiais como espelhos quebrados pelo chão e nas escadas, conforme afirmou o promotor Guy Prest:

- Havia cacos de espelho espalhados pela escada, resultado de uma briga entre os pais, que não havia sido retirado. A mãe afirmou que ela não havia limpado o local porque ela não queria ser incomodada por nada.



Os pais, que não tiveram seus nomes divulgados por questões legais, admitiram negligência no tribunal e foram condenados a um ajuste de conduta sobre supervisão das autoridades, além de terem que pagar cerca de R$ 550 pelos custos do processo. Qualquer deslize pode acarretar penas mais severas. A mãe alegou que sofre de depressão e é viciada em jogo. Ela se recusava a cozinhar e a família vivia basicamente de comida entregue por restaurantes.



Extra Online

Filha de casal dormia em quarto durante morte de executivo, diz polícia


Elize Matsunaga confessou ter matado e esquartejado diretor da Yoki.
Advogado diz que babá estava no imóvel na manhã do esquartejamento.


A filha do casal Matsunaga, de 1 ano, estava no apartamento na noite em que ocorreu a morte do diretor-executivo da Yoki Marcos Kitano Matsunaga, em 19 de maio, de acordo com a Polícia Civil. A criança estava dormindo em um dos quartos quando o executivo levou um tiro na cabeça após discutir com sua mulher, a bacharel em direito Elize Araújo Kitano Matsunaga, segundo confissão dela à polícia. Peritos realizaram uma reconstitução do crime na noite desta quarta-feira (6).

A babá havia sido dispensada por Elize horas antes do crime. "A nova babá chegou às 5h e não percebeu nada", afirmou nesta quinta-feira (7) o diretor do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), Jorge Carlos Carrasco. Em nenhum momento os vizinhos foram procurados pela bacharel em direito, afirma Carrasco.

A criança acordou por volta das 6h30, segundo o advogado da família da vítima, Luiz Flávio D'Urso. Neste horário, a nova babá já havia chegado e estava no quarto para cuidar da menina. "No momento em que houve o disparo, estavam os três no apartamento”, disse D’Urso, referindo-se ao casal e à filha.

“Depois que chegou essa babá, na manhã do dia seguinte, é que a Elize foi para o quarto onde estava Marcos [diretor da Yoki]. Foi aí que, até segundo a própria confissão, ela começou o esquartejamento”, disse D'Urso.

A criança ficou com a babá no apartamento durante as 12 horas em que Elize esteve fora do prédio, no dia 20 de maio, afirma o advogado. A bacharel, que também é técnica em enfermagem, saiu levando três malas contendo as partes do corpo do diretor-executivo.

A polícia não divulgou se já colheu o depoimento das duas babás - a que foi dispensada no dia 19 de maio e a que chegou na manhã do dia 20. Nesta quinta-feira (7), ainda de acordo com o advogado D'Urso, a filha do casal estava no apartamento onde ocorreu o crime, na Vila Leopoldina, Zona Oeste de São Paulo. “Como já houve a perícia, o apartamento foi liberado”, disse. A criança estava no local sob os cuidados de uma tia materna e passava bem.

O advogado afirmou que os familiares de Marcos ainda não pararam para discutir se irão pedir a guarda da criança. Segundo D’Urso, eles estão aguardando o final das investigações policiais para pensar no assunto.

Reconstituição
Após prestar depoimento durante oito horas na sede do DHPP e ter confessado ser autora do homicídio e esquartejamento, Elize foi levada ao edifício onde morava com Marcos e a filha. Ela chegou ao local por volta das 20h55 de quarta-feira (6). Peritos já estavam no apartamento para seguir com o trabalho iniciado na noite de segunda (5), quando utilizaram o luminol, um reagente químico, para procurar manchas de sangue na cozinha, no quarto do casal e na área de serviço. Desta vez, os reagentes foram utilizados nos cômodos apontados por Elize.

Os peritos levaram um boneco para auxiliar na reconstituição do crime, que teve início pouco depois das 21h e terminou às 0h30, de acordo com o delegado do DHPP, Mauro Dias. Aos peritos, Elize indicou o local onde alvejou o marido, por onde o arrastou e onde realizou o esquartejamento. Em todos os pontos indicados, os peritos encontraram vestígios de sangue humano, segundo o perito criminal Ricardo da Silva Salada.

"Todos os locais estavam coerentes com os vestígios encontrados. Ela atirou nele na sala e depois o arrastou até um quarto de hóspede, uma distância de 15 metros. O luminol indicou por onde ela foi arrastado e depois onde o esquartejou, no banheiro da empregada. A versão dela foi comprovada com reagentes. Um destes reagentes comprovou que se trata de sangue humano. Agora o exame de DNA deverá comprovar que é o sangue do Marcos. Com a simulação, temos a comprovação de toda a dinâmica do crime", disse Salada.

Segundo o perito criminal, a arma utilizada no crime, uma pistola .380, estava em uma gaveta na sala onde ocorreu o homicídio. Elize teria se emocionado em alguns momentos da reconstituição. "Mas creio que muito mais por preocupação do que vai ocorrer com a filha. Em termos de arrependimento, não me pareceu", disse. Pouco antes da 1h da madrugada de quinta, Elize saiu em um carro da Polícia Civil e foi levada para a delegacia de Itapevi, na Grande São Paulo.

O delegado do DHPP Mauro Dias acompanhou a reconstituição e a conclusão do trabalho da perícia, finalizado totalmente às 2h30, no apartamento. "Ela apontou e detalhou tudo sobre o que ocorreu no dia dos fatos. Inclusive, carregou malas com pesos aproximados com os dias do crime. Agora vamos em busca de provas que confirmem ou não a versão dela", disse Dias.

A polícia retirou do apartamento 30 armas, entre elas pistolas, fuzis e até submetralhadora, que faziam parte da coleção do diretor-executivo da Yoki, por uma medida de segurança. "É para a tranquilidade dos moradores. As armas vão ser guardadas no cofre do DHPP e consultaremos o Exército sobre qual o procedimento a ser tomado. As armas são todas regularizadas e autorizadas para uso de colecionador", afirmou Dias.

Imagens divulgadas
Polícia Civil divulgou na noite desta quarta as imagens das câmeras de segurança de um prédio na Vila Leopoldina, na Zona Oeste de São Paulo, que mostram o que aconteceu antes e após a morte do diretor-executivo da Yoki.

As imagens do edifício onde o casal morava mostram Marcos entrando no prédio no dia 19, mas não registram sua saída. No dia seguinte, a gravação mostra Elize saindo do elevador, levando três malas com rodinhas. E mostra também a volta dela, 12 hora depois, sem as malas (confira a cronologia na arte ao lado).

Traição
Durante o interrogatório nesta quarta, que durou cerca de oito horas, Elize disse à polícia que matou o marido com um tiro na cabeça após discutir com ele por causa de uma suposta traição, segundo Carrasco, diretor do DHPP. A mulher afirmou ainda que foi agredida pelo executivo e que, por isso, atirou.

"Não houve premeditação, houve uma briga”, disse o diretor do DHPP. Questionado sobre o fato de nenhum vizinho ter ouvido o som do disparo, Carrasco respondeu que o apartamento, além de ter uma área grande (é um triplex), tem janelas antirruído.

A Justiça concedeu a prorrogação da prisão de Elize por mais 15 dias. A mulher contou em depoimento que, após atirar no executivo, arrastou o corpo até um quarto, onde usou uma faca de 30 centímetros para esquartejá-lo. “Por ser conhecedora de anatomia humana, por ter feito um curso de enfermagem, ela pegou uma faca e cortou nas juntas, nas cartilagens”, disse Carrasco.

A ausência de sangue, segundo o delegado, deveu-se ao tempo passado entre a morte e o desmembramento. “Ele já estava com rigidez cadavérica. O sangue estava coagulado.” Segundo relato dela à polícia, as partes foram colocadas em três malas e espalhadas em uma área de mata em Cotia, na Grande São Paulo.

A pistola usada no crime vai ser periciada e já está com os policiais. Segundo Carrasco, a mulher contou que a arma foi um presente do marido. Ambos praticavam tiro e o empresário tinha uma coleção de armamentos. O delegado acrescentou que Matsunaga, assustado com as notícias de arrastões em condomínios, deixava por precaução armas espalhadas pelo apartamento e que uma delas foi a que o matou.

Em depoimento, Elize disse ter feito tudo sozinha. Para Carrasco, sua versão é convincente. “Não tenho dúvida da autoria nem da materialidade. Acredito que ela agiu sozinha." A babá da filha do casal que havia sido dispensada também deve depor.

Desde o dia em que foi presa, o G1 tenta contato com o advogado de Elize.

Detetive particular
A polícia tenta identificar o detetive particular que foi contratado por Elize para investigar se o excutivo a traía. Ele é procurado para que seja intimado a prestar depoimento sobre seu trabalho. Policiais informaram à equipe de reportagem do G1 que o profissional seguiu o executivo e comprovou a infidelidade dele. Fotos e relatórios sobre três supostas amantes foram enviadas para a bacharel. No computador da vítima, peritos da Polícia Técnico-Científica identificaram acessos a sites de prostituição.

G1

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Criança acorda durante o próprio velório no Pará


Caso está sendo investigado pela Polícia Civil; menino morreu após o episódio

A Polícia Civil investiga o caso de um menino de dois anos que acordou durante o próprio velório em Icoaraci, distrito de Belém (PA). O garoto foi dado como morto pelo Hospital Abelardo Santos. A causa da morte foi insuficiência respiratória, broncopneumonia e desidratação.

Durante o velório, na madrugada do sábado (2), o pai disse que a criança acordou e falou que queria água. Antes disso, parentes do garoto chegaram a comentar que parecia que ele ainda respirava.

A família levou o menino até uma unidade de saúde próxima ao local do velório, mas a criança já teria chegado à unidade morta. De acordo com o pai, Antônio Santos, o médico fez uma nova avaliação e garantiu que realmente o menino estava morto.

Ele foi enterrado no fim da tarde do sábado. A família tentou adiar o sepultamento para ver se ele levantava novamente. O pai conta que o menino estava com pneumonia e teria tido uma parada cardiorrespiratória durante a noite, quando já estava no hospital. O atestado de óbito mostra que ele faleceu às 19h40. O hospital ainda ajudou no funeral da criança, já porque a família não tinha condições de pagar pelos custos do enterro.

A Secretaria Estadual de Saúde disse que a criança chegou em estado grave ao hospital e foram feitos todos os procedimentos de reanimação, porém ele não resistiu. A secretaria confirma as informações prestadas na declaração de óbito.

R7

Mulher contratou detetive particular para flagrar traição de empresário



Polícia Civil tenta identificar profissional que descobriu traição da vítima.
Mulher está presa suspeita do crime e presta depoimento em São Paulo.


A bacharel em direito e técnica em enfermagem Elize Araújo Kitano Matsunaga, de 38 anos, presa temporariamente por suspeita de matar e esquartejar o marido, o empresário Marcos Kitano Matsunaga, de 42 anos, neto do fundador da Yoki, contratou um detetive particular para flagrar a traição do executivo da empresa alimentícia. É o que aponta a investigação do Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP). A informação foi confirmada nesta quarta-feira (6) ao G1 por policiais civis que apuram o caso.

Além de Elize, que está sendo interrogada nesta quarta na sede do DHPP, na capital paulista, a polícia tenta identificar o detetive para que ele seja intimado a prestar depoimento sobre seu trabalho. Policiais informaram à equipe de reportagem que o profissional seguiu e vigiou o executivo e comprovou a infidelidade dele. Fotos e relatórios sobre três supostas amantes foram enviadas para a bacharel. No computador da vítima peritos da Polícia Técnico Científica identificaram acessos a sites de prostituição.

Também deverão prestar depoimento nesta quarta a empregada e a babá da filha do casal. As duas foram dispensadas por Elize horas antes do desaparecimento de Marcos no dia 19 de maio. Partes do corpo do executivo foram encontradas dentro sacos plásticos espalhados numa área de mata em Cotia, na Grande São Paulo, no dia 27 do mês passado.

A polícia suspeita de crime passional, mas motivação financeira não está descartada. Segundo informou na terça-feira (5) o delegado Jorge Carrasco, diretor do DHPP, Elize é suspeita de assassinar o marido por ciúmes após descobrir a traição.Ela e a filha teriam direito a receber R$ 600 mil no caso de morte do empresário.

Também é apurado pela polícia se Elize teve a ajuda de alguém para se desfazer do corpo da vítima. Uma testemunha ligou para a Guarda Civil Municipal de Cotia afirmando que um motociclista estava jogando sacos por uma estrada. Dentro deles haviam membros humanos.

Em conversas com policiais, Elize negou o crime. A mulher, que teve a prisão temporária decretada pela Justiça, passou a primeira noite na cadeia de Itapevi, na Grande SP. Por volta das 11h desta quarta, ela foi levada para o DHPP, na capital, onde deverá falar pela primeira vez sobre o caso.

Para a polícia, Elize matou o empresário no apartamento do casal, na Zona Oeste de São Paulo, com um tiro na nuca. Ela havia feito de curso de tiro, assim como o marido. As imagens das câmeras do edifício não foram divulgadas, mas, segundo a investigação, mostram Marcos entrar no prédio no dia 19, mas não registraram sua saída.
“A gente sabe que ele entrou no apartamento e não saiu. Em tese, o homicídio aconteceu lá”, disse o delegado Mauro Gomes Dias na terça.

Em seguida, a gravação mostra Elize saindo do elevador, levando três malas com rodinhas. E mostra também a volta dela, 12 horas depois, sem as malas.

Além das câmeras de segurança, que registraram a saída dela sozinha do prédio, e das sacolas plásticas apreendidas na residência do casal serem idênticas as encontradas com o corpo da vítima, um terceiro indício é levado em conta pela polícia para suspeitar de Elize. No mesmo dia em que foi presa ela tinha entregado três armas para a Guarda Municipal, para que fossem destruídas. Uma delas usa balas do mesmo calibre que matou o empresário.

G1

'Dois dias depois da cirurgia, Rafa já queria brincar', conta Ticiane a revista



Filha de Justus e Ticiane aparece pela primeira depois da operação realizada em março para corrigir uma alteração óssea na face.

A revista "Contigo", que chega às bancas nesta quarta-feira, 6, traz na capa Ticiane Pinheiro e Roberto Justus com a filha Rafaella, recém-operada para corrigir uma alteração óssea na face. "Dois dias depois da operação ela chegou em casa e já queria brincar", contou Ticiane à revista.

Na entrevista, tanto Ticiane quanto Justus encheram a filha de elogios na entrevista e destacaram o desenvolvimento da menina. “Rafa caminha para os 3 anos, está desabrochando, evoluindo. Até entrar na escola, continuará com as aulas de inglês de segunda a quinta, além da classe de música, que frequenta desde os 8 meses”, disse a mamãe coruja. "Rafa já sabe mexer no iPad, tira foto, filma... Outro dia ela me disse: papai, vou colocar em modo avião. Duvidei, mas ela entrou nos ajustes e mudou!", completou o pai.

Ticiane também contou que a menina é vaidosa e já começa a querer escolher as próprias roupas.“Rafa vai às festas e adora posar para fotos, brinca, é simpática com todos. É raro vê-la chorar, nem parece que tem criança em casa. Agora ela está numa fase de escolher o sapato. Em Miami, quando entra nas lojas, pega um vestido e fala: “Mamãe, que fofinho!” Ela já curte moda!".

Às vésperas do Dia dos Namorados, o casal, que completou no último dia 30 seis anos de casados, falou também sobre os planos para a data. “Sempre saímos para jantar. E quatro dias depois é aniversário da Tici, ou seja, aumenta a exigência do presente. Evito dar o famoso dois em um. Às vezes, compro algo simples, como uma sandália, e quando ela senta à mesa para jantar encontra um anel”, contou Justus. "Vivemos nossa melhor fase. Nossa filha enche a casa de alegria”, completou.

ego

terça-feira, 5 de junho de 2012

Família de jovem esquartejada diz que o motivo foi o bebê


Segundo o pai da adolescente, Renata foi morta pois não pretendia dar o filho. O bebê de um mês de idade teria sido sequestrado por um casal conhecido da vítima.

Executivo da Yoki é enterrado em São Paulo


Desaparecido desde o último dia 20, o empresário teve o corpo esquartejado. A polícia suspeita da mulher, presa desde segunda-feira

Foi enterrado na tarde desta terça-feira, no Cemitério São Paulo, o empresário Marcos Kitano Matsunaga, de 42 anos, diretor executivo da empresa de alimentos Yoki, uma das gigantes do setor. Desaparecido desde o último dia 20, o empresário foi esquartejado e teve partes do corpo encontradas em diversos pontos na região de Cotia, grande São Paulo.

Os detalhes da investigação serão apresentados pela Polícia Civil em entrevista coletiva que acontece a partir das 16 horas desta terça-feira, na sede do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). O diretor do DHPP, delegado Jorge Carrasco, adiantou à Globonews haver “fortes indícios de participação” da mulher do empresário, Elize Matsunaga, no crime.

Elize foi presa temporariamente na última segunda-feira, depois que policiais passaram mais de cinco horas realizando perícias no apartamento do casal – onde foi utilizado o luminol, equipamento que detecta a presença manchas de sangue invisíveis a olho nu.

Entre os indícios apontados pela polícia está o vídeo do circuito interno de TV do edifício, que mostra a última vez em que Marcos Matsunaga foi visto com vida. As imagens não foram divulgadas, mas segundo a polícia mostram o empresário entrando no prédio e, algum tempo depois, a mulher deixando o edifício com uma mala de rodinhas.

Outro indício apontado pela polícia é a precisão dos cortes feitos nos membros do empresário, indicando conhecimentos de anatomia. Elize é bacharel em Direito, mas já trabalhou como enfermeira. A polícia também vê coincidência entre a marca dos sacos plásticos utilizados para transportar as partes do corpo e a encontrada na residência do casal.

Ainda não se sabe a motivação do crime. O advogado da família Matsunaga, Luiz Flávio D’Urso, cogitou a possibilidade de crime passional. Outra hipótese é de haver relação com o conturbado processo de aquisição da Yoki pelo grupo americano General Mills, por R$ 1,95 bilhão, negócio que foi concluído enquanto o empresário ainda estava desaparecido.

Veja

País começa a explorar energia limpa das ondas



Usina pioneira na América Latina já está pronta no Ceará e será lançada durante a Rio+20

RIO - O país começa este mês sua primeira grande experiência para aproveitar a energia das ondas do mar. A primeira usina de ondas da América Latina funciona no porto do Pecém, a 60 quilômetros de Fortaleza e será lançada oficialmente durante a Rio+20. Para os pesquisadores, o local é um laboratório em escala real onde serão ampliados os horizontes da produção energética limpa e renovável.

O potencial é grande, asseguram. O litoral brasileiro, de cerca de 8 mil quilômetros de extensão, é capaz de receber usinas de ondas que produziriam 87 gigawatts. Na prática, de acordo com especialistas da Coppe, que desenvolve a tecnologia, é possível converter cerca de 20% disto em energia elétrica, o que equivaleria a 17% da capacidade total instalada no país.

Fronteira estratégica para a tecnologia

Antes de pensar em mais usinas no litoral brasileiro, porém, é preciso testar conceitos e comprovar tanto a viabilidade quanto a confiabilidade do projeto, que é financiado pela Tractebel Energia através do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento da Agência Nacional de Energia Elétrica, com o apoio do governo do Ceará.

Dois enormes braços mecânicos foram instalados no píer do porto do Pecém. Na ponta de cada um deles, em contato com a água do mar, há uma bóia circular. Conforme as ondas batem, a estrutura sobe e desce. O movimento contínuo dos flutuadores aciona bombas hidráulicas, que fazem com que a água doce contida em um circuito fechado, no qual não há troca de líquido com o ambiente, circule em um ambiente de alta pressão.

— Fazendo uma analogia com uma usina hidrelétrica, em vez de termos uma queda d’água, temos isso de forma concentrada em dispositivos relativamente pequenos, onde a pressão simula cascatas extremas de 200 a 400 metros — explica Segen Estefen, professor de Engenharia Oceânica da Coppe. — A água sob pressão vai para um acumulador, que tem água e ar comprimidos em uma câmara hiperbárica, que é o pulmão do dispositivo.

O mar tem sido encarado pelos pesquisadores da Coppe como uma fronteira estratégica na qual o Brasil pode ser o líder tecnológico. Somente no projeto da usina de ondas, foram investidos R$ 15 milhões em quatro anos.

O Ceará não foi escolhido aleatoriamente. Sua grande vantagem estratégica é a constância dos ventos alísios, resultado da rotação da Terra. O movimento do ar gera ondas regulares no mar brasileiro. Elas não são grandes, mas estão sempre batendo. Poder contar com o movimento praticamente o tempo todo aumenta a eficiência da nova usina.

— Há alguns anos, o Brasil, por suas características, não era incluído em debates ou fóruns internacionais. Hoje, entendemos que não basta ter ondas grandes. Elas atuam em somente 20% do ano. Já as nossas batem de forma constante em mais do que 70% do ano — afirma Estefen. — Desenvolvemos o domínio tecnológico para atividades que, nas próximas décadas, vão acontecer cada vez mais no mar, que cobre 71% das superfície do planeta.

Ainda há um longo caminho a ser percorrido para que as usinas de onda passem a fazer parte da paisagem brasileira. Os especialistas evitam compará-las às hidrelétricas, que, em geral, têm custo de produção quatro vezes menor.

Na corrida pela viabilidade desta tecnologia, o vento é o principal concorrente. A energia eólica costuma ter a metade do custo. No entanto, os especialistas esperam uma redução de custos com aumento da escala de produção das usinas de ondas.

— Em alguns locais, há grande vantagem estratégica para a usina de ondas. Por exemplo, há estudos para o arquipélago de Fernando de Noronha, onde a energia vem da queima de diesel. Isso leva a riscos ambientais, inclusive em relação ao transporte do combustível — ressalta o especialista da Coppe.

Estação abastecerá o próprio porto de Pecém

Por outro lado, barreiras legais, além do custo, se interpõem no caminho das usinas de ondas. Algumas das localidades consideradas de grande potencial energético são preservadas por leis ambientais. Nestes casos, seria necessário alterar a legislação, num processo que costuma suscitar muita polêmica e, muitas vezes, resistência de associações locais.

— Há limitações para colocar dispositivos de conversão em áreas de preservação ambiental. Temos que levar em conta os benefícios da usina de ondas e os riscos ambientais que já existem hoje — alerta Estefan. — Dependendo do local, apesar do custo de implantação, a usina de ondas se torna mais competitiva. O Reino Unido entra com força nesta tecnologia porque julga fundamental ter fontes de energia alternativas ao petróleo. Daqui a dez anos, eles querem garantir que 20% de suas fontes sejam renováveis.

A energia gerada em Pecém será consumida no próprio porto. Mas já há planos de ampliação da quantidade de braços mecânicos com bóias, que captam a energia do mar convertida em eletricidade. Toda a estrutura é feita em módulos, que podem ser acrescentados para aumentar a potência. Basta acrescentar flutuadores.

O Globo

Advogado pede imagens de brasileira pulando de navio na Itália



O advogado da família da Lais Santiago Almeida Santos, 21, afirmou que já solicitou ao Consulado Geral do Brasil em Roma as imagens que teriam registrado a jovem pulando do navio em que era camareira na costa da Itália. A garota estava desaparecida desde a última sexta-feira (1º).

O Itamaraty afirmou ontem (4) que a Capitania dos Portos de Catania comunicou ao Consulado Geral do Brasil em Roma que as câmeras do navio Costa Magica registraram imagens da jovem subindo ao convés e se atirando ao mar após minutos de hesitação, às 2h de sábado.

Segundo o advogado Vicente Cascione, foi enviado ontem ao consulado um pedido por e-mail solicitando que o órgão peça aos autoridades italianas as imagens --inclusive as que antecedem a queda--, cópias dos depoimentos prestados, informações se Lais recebeu algum atendimento médico antes, além de contatos das pessoas próximas a jovem no navio.

Ele afirmou que a garota entrou em contato com a mãe, que está doente, no último dia 23 e afirmou que não cumpriria o contrato firmado com o cruzeiro, reclamou das condições de trabalho e disse que retornaria ao Brasil no dia 28. A mãe não notou alterações na jovem, segundo ele.

O desaparecimento da brasileira havia sido relatado pelo namorado dela, que disse não ter encontrado a jovem na cabine que dividiam. O navio, que possui 1.358 camarotes, estava atracado em Catania e foi inspecionado na tentativa de localizar a brasileira.

A reportagem entrou em contato com a Costa Cruzeiros por telefone, na manhã desta terça-feira, mas a empresa ainda não se manifestou sobre o caso.

Folha OnLine

Mulher é presa por queimar o filho com água quente, diz polícia na BA



Garoto de 16 anos está no Hospital do Oeste, na cidade de Barreiras.
Polícia efetuou flagrante após agressão na noite de segunda-feira (4).

Uma mulher de 33 anos foi presa em flagrante na noite de segunda-feira (4) por ter queimado o rosto do filho de 16 anos com água quente. Segundo a polícia da cidade baiana de Barreiras, onde ocorreu o crime, a agressão aconteceu porque mãe e filho se desentenderam. De acordo com testemunhas, a mulher estava alcoolizada.

Na delegacia, ela disse que não tinha o objetivo de atingir o filho. "Eu estava com água no fogo. Estava muita e tirei um pouco. Quando joguei para o fundo, ele vinha de lá no escuro e se queimou", relata.

O garoto permanece internado no Hospital do Oeste nesta terça-feira (5). A unidade de saúde ainda não informou o estado de saúde do paciente.

G1

No Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, vamos mostrar que a natureza não se vende



Para marcar o Dia do Meio Ambiente 5/6), organizações da Cúpula dos Povos farão manifestações contra a mercantilização da vida, em defesa dos bens comuns em diferentes pontos do Centro do Rio de Janeiro.

Às 13h, em frente ao Instituto Estadual do Ambiente (Inea), na av. Venezuela, 110, ao lado da Praça Mauá; e às 16h30, em frente à sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), na av. Mal. Câmara, 210. Intervenções também estão previstas para o período das 13h30 às 15h30, na Cinelândia.

EM SÃO PAULO, TAMBÉM ACONTECE!!!!!!!!!

O Dia Internacional do Meio Ambiente (5/6) promete ser o ensaio-geral para a Cúpula dos Povos. Diversas mobilizações em defesa dos bens comuns e contra a mercantilização da natureza estão programadas para acontecer em diferentes partes do mundo. Em São Paulo, entidades realizam a Tenda contra a Mercantilização da Vida – Não à Economia Verde, pela justiça ambiental, por uma economia solidária e pela sociedade do bem-viver, das 10h às 16h, no Largo São Francisco, região central da cidade.

ORGANIZAÇÂO: SINFRAJUPE, SEFRAS, ABONG, JUFRA, CIMI, Fórum Brasileiro de Economia Solidária, Fórum Permanente Contra os Agrotóxicos, PJ Regiona SUL, Movimento Nacional de Catatores.

Cúpula dos Povos na Rio+20

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Distribuição gratuita de medicamentos para asma começa nesta segunda-feira hoje em todo o país



A incorporação dos medicamentos deverá ampliar o orçamento atual do Programa Saúde Não Tem Preço em R$ 30 milhões ao ano

Agência Brasil

A partir desta segunda-feira (4), drogarias credenciadas no programa Aqui Tem Farmácia Popular começam a distribuir gratuitamente remédios contra a asma. De acordo com o Ministério da Saúde, os três medicamentos – brometo de ipratrópio, diproprionato de beclometasona e sulfato de salbutamol – estarão disponíveis em mais de 20 mil estabelecimentos em todo o país. Para retirar os remédios, é preciso apresentar um documento com foto, o CPF e a receita médica dentro do prazo de validade.

A decisão de disponibilizar gratuitamente os medicamentos tem o objetivo de atender, prioritariamente, crianças com até 6 anos, já que a asma está entre as principais causas de internação nessa faixa etária. Em 2011, do total de 177,8 mil internações no Sistema Único de Saúde (SUS) em decorrência da doença, 77,1 mil foram crianças com essa idade. Além disso, cerca de 2,5 mil pessoas morrem por ano por causa da asma.

Ainda segundo o ministério, a incorporação dos medicamentos deverá ampliar o orçamento atual do Programa Saúde Não Tem Preço em R$ 30 milhões ao ano. Atualmente, o Farmácia Popular atende a 200 mil pessoas que buscam remédios para a asma, mas a previsão é que a gratuidade beneficie até 800 mil pacientes por ano.

Vida Saudável

Goleiro Bruno resistiu à conversão no início, dizem pastores



O encontro do goleiro Bruno Souza com a fé não foi fácil. Responsáveis pela conversão do jogador — preso na penitenciária Nelson Hungria, em Minas Gerais, sob acusação de matar a ex-amante, a modelo Eliza Samudio — os pastores Anderson e Aline Duarte, presidente e vice da Igreja Evangélica Restaurando Vidas, contam que o começo da conversão foi de resistência e desconfiança da parte do jogador. Foram dois meses até que ele finalmente resolveu se aproximar. Depois disso, mais cinco meses para que ele estivesse pronto para ser batizado na nova religião.

Segundo os religiosos, porém, tudo partiu da vontade do próprio jogador em querer mudar de vida.

— No começo, ele chegava muito devagar e preocupado. Até mesmo porque a mídia estava batendo muito nele. Antes, não assistia a todas as nossas reuniões. Hoje, ele participa de todos os encontros — conta a pastora.

Essas reuniões acontecem há quatro anos na Nelson Hungria, duas vezes por semana. Para os pastores, não houve qualquer tipo de restrição ou regalia por Bruno ser famoso. Eles procuraram não querer saber os motivos pelos quais o o jogador estava preso.

— Nosso trabalho é feito com respeito e a palavra de Deus. Somos apenas intermediário Dele para levar uma palavra de conforto a esses presos — explica Aline.

No entanto, na hora em que Bruno seria batizado, porém, todo o planejamento deu errado. Os pastores disseram ter ficado frustados por terem sido barrados na porta da penitenciária na última quinta-feira, dia marcado para a cerimônia.

Ao chegarem à penitenciária Nelson Hungria eles foram surpreendidos pela direção da unidade, que impediram o batismo do goleiro — ao contrário do que havia ocorrido com outros presos.

— Não sabemos o que houve. Agora, precisamos de uma autorização da unidade para realizar o batismo. Se não conseguirmos lá dentro, vamos esperar que ele saia. Para nós, será indiferente. O importante é saber que ele colheu frutos para chegar a isso — diz o pastor.

Extra Online
Verbratec© Desktop.