sábado, 25 de junho de 2011

Jovens degolaram professor em MS durante encontro sexual, diz polícia


Um dos suspeitos era ex-aluno e mantinha relações com a vítima, diz delegado.
Rapazes roubaram e trocaram carro por dinheiro e drogas na Bolívia.


Um jovem de 20 e outro de 24 anos foram presos nesta quinta-feira (22) em Corumbá, município a 444 quilômetros de Campo Grande, suspeitos de matar e roubar um professor de 47 anos. Segundo o delegado Jeferson Rosa Dias, responsável pelo caso, o crime, ocorrido no último dia 14 de junho, foi premeditado e aconteceu durante um encontro sexual entre os três.

Dias explica que o suspeito de 20 anos é ex-aluno da vítima. Os dois, segundo o delegado, mantinham relações sexuais com frequência desde 2008. No dia do crime, o rapaz apresentou o comparsa para a vítima, que levou os dois até sua casa.

De acordo com o delegado, um dos rapazes contou ter imobilizado o professor durante um momento de carícias. O outro, de acordo com Dias, deu uma facada no peito da vítima. O cabo quebrou e a lâmina ficou encravada. O suspeito pegou outra faca e degolou o professor.

Após o crime, os dois pegaram um home theater, um computador, celular, o carro da vítima e fugiram. “Eles levaram os objetos para a Bolívia e venderam por 300 gramas de cocaína e U$ 200 e disseram que receberiam mais dinheiro depois”, conta Dias.

O delegado pediu mandados de prisão temporária e busca e apreensão nas residências dos suspeitos. Somente o segundo foi deferido. Equipes da delegacia de Polícia Civil de Corumbá foram até os endereços, que ficam no Loteamento Pantanal. Por causa da droga encontrada eles foram presos em flagrante por tráfico e depois confessaram o homicídio.

Dias explica que o rapaz de 20 anos sabia que a vítima morava sozinha, tinha carro e aparelhos eletrônicos e acredita que o crime tenha sido premeditado.

Foram encontrados somente o celular, 250 gramas de cocaína e o monitor do computador roubado. Na próxima segunda-feira, de acordo com Dias, eles devem ser indiciados por homicídio doloso, quando há intenção de matar.


G1

Número de diabéticos mais que dobra desde 1980, diz estudo

O diabetes do tipo 2 está relacionado com hábitos alimentares pouco saudáveis


O número de adultos com diabetes em todo o mundo mais do que dobrou desde 1980, chegando a quase a 350 milhões de pessoas segundo estudo divulgado na publicação científica Lancet.

Os pesquisadores, em conjunto com a Organização Mundial da Saúde, afirmam que os índices da doença vêm aumentando em quase todas as partes do mundo nos últimos 30 anos.

Uma das principais consequências do aumento seria a sobrecarga dos sistemas de saúde em diversos países.

Dos 347 milhões de diabéticos, 138 milhões vivem na China e na Índia e outros 36 milhões nos EUA e na Rússia.

Estimativas anteriores calculavam que o número de portadores da doença seria de 285 milhões.

"O diabetes pode ser o principal assunto em se tratando de saúde global na próxima década", disse um dos autores do estudo, Majid Ezzati, do Imperial College de Londres.

Ele ressalta que o estudo ainda não reflete a geração de crianças obesas ou acima do peso, portanto predispostas a desenvolver o diabetes em algum momento da vida.

"Não chegamos ao auge desta tendência ainda. E ao contrário da pressão alta e do colesterol, ainda não temos tratamento para o diabetes", disse ele.

O tipo mais comum de diabetes, o 2, é associado com obesidade e um estilo de vida sedentário.

"A menos que desenvolvamos maneiras mais eficientes para detectar pessoas com elevadas taxas de açúcar no sangue e os ajudemos a melhorar suas dietas e praticar atividades físicas para controlar o peso, o diabetes continuará a representar um peso para os sistemas de saúde em todo o mundo", disse Goodarz Danaei, da universidade americana de Harvard, outro coautor do estudo


BBC Brasil

Dia Internacional de Combate às Drogas será comemorado neste domingo



Todos os anos, em 26 de junho, o Escritório das Nações Unidas contra Drogas e Crime prepara uma campanha internacional de prevenção às drogas para contribuir no desenvolvimento socioeconômico de países.

Domingo, 26 de junho, comemora-se o Dia Internacional de Combate às Drogas. Instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1987, a data este ano tem uma motivação maior: o crescimento de ações desenvolvidas por instituições e administrações públicas no enfrentamento ao crack e outras drogas. No Brasil, um bom exemplo foi o Observatório do Crack, criado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM).

Divulgado durante a XIV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, em maio deste ano, o Observatório do Crack foi considerado uma iniciativa inédita no Brasil. No site, é possível encontrar dados detalhados sobre os casos de incidências de drogas, principalmente o crack.

Todos os anos, em 26 de junho, o Escritório das Nações Unidas contra Drogas e Crime (UNODC, na sigla em inglês) prepara uma campanha internacional de prevenção às drogas para contribuir no desenvolvimento socioeconômico de países.

No Brasil, segundo a ONU, os dados são alarmantes. A proporção da população brasileira que consome cocaína teria crescido de 0,4%, em 2001, para 0,7%, em 2005. Em 2001, 1% dos brasileiros entre 15 e 65 anos consumia a droga. O índice subiu para 2,6% em 2005. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), em todo o mundo são pelo menos 200 milhões de consumidores de drogas, dos quais 40 milhões são dependentes.

Manifestações
Centenas de Municípios brasileiros estão engajados na luta contra as drogas. E neste 26 de junho, muitos Municípios reunirão a população em combate a esse mal. Em Ilhabela (SP), por exemplo, a comunidade vai às ruas da cidade vestida de branco protestar contra o tráfico e a violência. Em uma caminhada silenciosa, faixas e cartazes levarão à tona a mensagem desejada.

Agência CNM, com informações do UNODC

Campo Maior em Foco

Ameaçadas pelo tráfico, 2500 crianças vivem sob proteção no Brasil



SÃO PAULO - "Teve uma noite que dormi mal porque tinha cheirado muita farinha (cocaína). No dia seguinte eu tava só o pó, me enrolei na contagem dos papelotes e disse pro traficante que na biqueira (ponto de venda de droga) tinha muito mais do que realmente tinha para vender. Fiquei na dívida de R$ 430, não consegui arrumar e o cara foi na minha casa dar a 'letra' pra minha mãe: ou o teu filho paga o que deve ou o corpo dele vai amanhecer na represa".

Aos 16 anos, diante da ameaça, Rodrigo (nome fictício) não teve saída, a não ser deixar às pressas a cidade para onde havia se mudado há sete meses, no ABC paulista. Viciado em maconha e cocaína desde os 10 anos de idade, apresentado ao crack aos 13 anos e contratado pelo tráfico no ano seguinte, Rodrigo buscou proteção no poder público municipal, embora ele não esteja na contagem da Secretaria de Direitos Humanos em relação às crianças e aos adolescentes ameaçados de morte, que oficialmente já chega a 516 jovens em 11 estados.

Longe das estatísticas oficiais, como o caso de Rodrigo, o número é ain$mais alarmante: estima-se que mais dois mil meninos e meninas no país estão sob proteção por meio de ONGs e prefeituras, que os encaminham para centros de recuperação distantes de casa. O número oficial de 516 jovens ameaçados consta do Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte (PPCAAM) da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência, que ainda envolve 876 familiares sob risco de morte em razão da ligação de um parente com o tráfico de drogas, exploração sexual ou com grupos de extermínio.

Dos que estão sob a tutela do governo, via programa federal, 57% têm envolvimento direto com o tráfico de drogas. Ao serem inseridos, são encaminhados para outros estados nos quais há referência familiar ou levados para casas de apoio, onde podem ficar até seis meses. O perfil dos jovens ameaçados de morte é o seguinte: 70% são negros, 60% têm o ensino fundamental incompleto, 63% vivem com renda familiar inferior a um salário mínimo e 80% têm entre 13 e 17 anos.


O Globo

.



O estudante de direito Lucas Bomtempo Correa Leite, 19, preso na quinta-feira (23) sob a suspeita de disparar com uma espingarda de chumbinho contra três meninas que brincavam em um dos parques mais movimentados de Santo André, ABC paulista,-- disse que apenas "testava" a arma e que "estava atirando contra uma construção".

Jovem é preso após atirar em crianças com arma de chumbinho
O estudante afirmou ter dado cinco tiros e que mirava a construção perto de seu apartamento por acreditar que, sendo feriado, não havia nenhum trabalhador na obra.

Na tarde desta sexta-feira, Felipe Augusto de Oliveira Vibian, advogado do acusado, disse à Folha que não podia falar sobre o caso e que a reportagem devia procurá-lo à noite. Dez contatos foram feitos, mas Vibian não atendeu o celular em nenhum momento.

Filho de um casal de médicos, Leite atirou contra as crianças da sacada do apartamento do 14º andar de um prédio de classe média alta na região central da cidade.

No momento dos disparos feitos pelo universitário, as três meninas brincavam em um chafariz. Elas foram feridas na perna, ombro e pescoço. Levadas ao hospital, elas foram medicadas e liberadas.

Ao ser ferida, uma da crianças chegou perto do pai e, chorando, disse que havia sido picada por uma abelha. Quando ele olhou as costas da filha percebeu o sangue e viu as outras duas meninas começar a chorar também.

Nesse momento, Leite foi visto ao se esconder com a arma na sacada do prédio.

REVÓLVER

A Polícia Militar foi chamada e, ao revistar o apartamento, descobriu que ele mantinha escondido um revólver calibre 32, com a numeração raspada.

Os PMs também encontraram a arma de pressão para munição de chumbo, várias armas de brinquedo, três punhais, cinco espadas, um machado de artes marciais, três canivetes, uma máquina de choque, um cassetete, um soco inglês, munições calibre 38, e uma réplica da máscara do personagem Jason, do filme "Sexta-Feira 13".

Depois de ser preso em flagrante por lesão corporal e posse de arma de fogo, Leite foi levado para a cadeia de Santo André.

Ao descrever Leite no registro do caso, a delegada Vivian Maria de Paiva Netto escreveu que ele sofre "ataques", sem detalhar quais seriam esses problemas.

Folha OnLine

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Idoso é preso suspeito de abusar de duas adolescentes de 13 anos no Borel


Meninas foram encontradas nuas pelos policiais da UPP

Um idoso de 79 anos foi preso na última quinta-feira (23) suspeito de abusar sexualmente de duas meninas de 13 anos no morro do Borel, na Tijuca, zona norte do Rio.

De acordo com a assessoria da UPP (Unidade de Polícia Pacificadora) do Borel, o homem foi encontrado seminu na sua casa pelos agentes por volta de 23h. As adolescentes estavam nuas no imóvel.

Na tarde de quinta, a avó das adolescentes foi à UPP denunciar que as netas estavam desaparecidas há dois dias. A partir de então, policiais alertaram todas as patrulhas para que procurassem as menores de idade. A noite, chegou a informação de que elas foram vistas com um idoso que morava na comunidade.

Os três foram encaminhados para a Delegacia da Tijuca (19ª DP), onde o caso foi registrado para verificar se houve crime de estupro vulnerável.


R7

Parentes acompanham missa de sétimo dia de vítimas de queda de helicóptero na Bahia

RIO - Parentes e amigos acompanharam, na noite desta sexta-feira, as missas de sétimo dia em memória de Jordana Kfouri Cavendish, Fernanda Kfouri, Gabriel Gouvea, Lucas Magalhães Lins e Mariana Fernandes Noleto, mortos na semana passada na queda de um helicóptero no sul da Bahia . Cerca de 350 pessoas acompanharam a cerimônia da família Cavendish, que foi realizada na Igreja Nossa Senhora da Paz, em Ipanema.

Durante a missa, o vocalista da banda "Biquini Cavadão", Bruno Gouvea, deixou todos emocionados com seu discurso sobre a perda do filho Gabriel. Ele declamou ainda a poesia 'Partida', que fez em homenagem ao filho. Os participantes da missa aplaudiram Bruno, que em seguida cantou a música "Vento, Ventania", uma das canções de sua banda que o filho sabia de cor. O empresário Fernando Cavendish, casado com Jordana, também estava presente e em diversas ocasiões chorou.

Na Igreja de Santo Inácio, em Botafogo, foi realizada a missa em memória de Mariana Fernandes Noleto, que era namorada Marco Antônio Cabral, filho do governador Sérgio Cabral. Marco esteve na cerimônia acompanhado de sua mãe, Suzana Neves. O governador chegou junto com sua mulher, Adriana Ancelmo.

A missa acabou por volta das 20h15m, e todos deixaram a igreja com uma rosa nas mãos. Carlos Artur Nuzman, do Comitê Olímpico Brasileiro; o secretário estadual de Transportes, Júlio Lopes, o ex-presidente da Alerj Jorge Picciani e o secretário da Casa Civil Régis Fitchner estiveram presentes.


O Globo

Ataque hacker foi o maior já sofrido por sites do governo na internet


Servidores na Itália teriam sido ponto de partida para ação de grupo.
LulzSecBrazil reivindicou autoria de ataque de 'negação de serviço'.


O ataque hacker às páginas da Presidência da República, Portal Brasil e da Receita na madrugada desta quarta-feira (22) foi o maior já sofrido pela rede de computadores do governo brasileiro. De acordo com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), o ataque - que não causou danos às informações disponíveis nas páginas - partiu de servidores localizados na Itália.

Para derrubar os sites, os hackers utilizaram sistemas que faziam múltiplas tentativas de acesso ao mesmo tempo, técnica batizada de “negação de serviço” e conhecida pelas iniciais em inglês DDoS (Distributed Denial of Service). O objetivo dessa ação é tornar o serviço indisponível.

A ação foi reivindicada pelo grupo LulzSecBrazil, que teria ligações com o LulzSec, responsável por ataques recentes a empresas de videogame como Sony e Nintendo, às redes de televisão americanas Fox e PBS e a órgãos governamentais americanos como a CIA (agência de inteligência americana) e o FBI (polícia federal), além do serviço público de saúde britânico, o NHS.

Nos ataques a sites do governo brasileiro, foram mais de 2 bilhões de tentativas de acesso em um curto período de tempo. Entre as 0h30 e 3h as páginas ficaram fora do ar por causa do ataque, mas entre a 0h40 e 1h40 foi o período de maior concentração dos ataques e o sistema ficou congestionado.

Durante a tarde, o site da Petrobras também saiu do ar, voltando a funcionar em alguns momentos. No Twitter, hackers do grupo LulzSecBrazil avisaram que a Petrobras seria alvo de DDoS mesmo das páginas saírem do ar. A página da Petrobras já havia ficado indisponível na manhã desta quarta (22) durante alguns minutos. Segundo a assessoria de imprensa da instituição, houve apenas uma instabilidade.

Como justificativa para o ataque, os hackers publicaram mensagens no Twitter criticando o alto preço dos combustíveis no país. “Acorda Brasil! Nao queremos mais comprar combustivel a R$2.75 a R$2.98 e exportar (sic) a menos da metade do preco! ACORDA DILMA!”.

Governo diz que bloqueou tentativa
A Secretaria de Imprensa da Presidência da República divulgou uma nota oficial informando que o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) detectou e bloqueou a tentativa de ataque às páginas da Presidência da República, Portal Brasil e da Receita.

"Isso já ocorreu outras vezes, não chega a ser uma novidade. Mas eles não conseguiram ter acesso a nenhuma informação desses sites. Eu não conheço esse grupo de hackers", disse o diretor-superintendente do Serpro, Gilberto Paganotto, em entrevista à agência de notícias Reuters.

Uma fonte do governo informou que na terça-feira durante o dia a presidente Dilma Rousseff foi informada de que havia um movimento estranho de acesso aos sites do governo. Segundo essa fonte, o governo estava de sobreaviso para um eventual ataque que acabou ocorrendo durante a madrugada.

Na nota divulgada nesta quarta-feira, a Secretaria de Imprensa da Presidência informa também que houve um congestionamento das redes e que os sites ficaram fora do ar por cerca de uma hora.

"O Serpro (Serviço de Processamento de Dados) detectou nesta madrugada, entre 0h30 e 3h, uma tentativa de ataque de robôs eletrônicos aos sites Presidência da República; Portal Brasil e Receita Federal. O sistema de segurança do Serpro, onde estes portais estão hospedados, bloqueou todas as ação dos hackers, o que levou ao congestionamento das redes, deixando os sites indisponíveis durante cerca de uma hora", diz a nota.

Ainda segundo o texto da assessoria da Secretaria de Imprensa da Presidência da República, o ataque dos hackers foi controlado e os dados dos sites não foram violados. "O Serpro informa que o ataque foi contido e os dados e informações destes sites estão absolutamente preservados".


G1

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Não há nenhuma dúvida sobre quem matou Louise Maeda, diz delegado



Terceiro e último suspeito foi ouvido por cinco horas nesta quinta (23).
Polícia não responde perguntas sobre a arma do crime, por exemplo.

O delegado da Vigilância e Capturas de Curitiba, Marcelo Lemos de Oliveira, disse na tarde desta quinta-feira (23) que não tem dúvidas sobre a autoria do crime que matou a estudante Louise Maeda. Para ele, os três presos até agora são os responsáveis.

Depois de ouvir por cinco horas o terceiro suspeito, preso também nesta tarde, considerou que ainda são necessários esclarecimentos sobre participação de cada um: “Resta-nos a individualização do que aconteceu naquela noite”.

Louise desapareceu na noite de 31 de maio deste ano, em Curitiba, depois de sair do trabalho. O corpo, encontrado mais de duas semanas depois, em avançado estado de decomposição, com dois tiros na cabeça – segundo laudo do Instituto de Criminalística – foi cremado também nesta quinta.

Para o delegado, o depoimento deste terceiro preso trouxe “detalhes substanciosos”. O jovem se entregou, acompanhado do pai e do advogado, com os quais depôs. A polícia enxergou “detalhes interessantes”, mas não respondeu aos repórteres nenhuma pergunta sobre a arma do crime, por exemplo.

“Mas quanto à autoria, desde o início não há nenhuma dúvida [de que os três presos até agora são os responsáveis]. (...) Temos resolvidas as questões da materialidade e autoria”, finaliza.

Ele prometeu novas informações para a próxima segunda-feira (27). Deve haver reconstituição, porém a acareação está descartada.

No sábado (18), duas colegas de trabalho de Louise foram presas. O jovem que se entregou é namorado de uma delas.

G1

Brasil é principal rota de passagem da cocaína rumo à Europa, diz relatório


Um relatório da agência da ONU sobre Drogas e Crime (UNODC) divulgado nesta quinta-feira aponta que o Brasil foi o principal país usado por traficantes para transportar a cocaína produzida na região dos Andes para a Europa.

Segundo o Relatório Mundial sobre Drogas, o número de carregamentos de cocaína advindos do Brasil interceptados na Europa saltou de 25 (ou 339kg), em 2005, para 260 (1,5t), em 2009.

O documento afirma que o Brasil foi citado pela Organização Mundial das Aduanas como um dos mais importantes centros de distribuição mundiais de cocaína, ao lado da Venezuela, do Equador e da Argentina, tendo registrado “crescente importância” no transporte da droga para a Europa em 2009.

Ainda de acordo com o órgão, o Brasil foi o único país sul-americano de onde partiram carregamentos de cocaína interceptados na África em 2009.

O maior uso do Brasil como rota de passagem de cocaína para a Europa também se traduz no crescimento das apreensões da droga no território brasileiro, que passaram de 8t em 2004 para 24t em 2009, das quais 1,6t foi apreendida em cinco interceptações de aviões.

O relatório aponta ainda que o Brasil foi o país que registrou maior apreensão de crack nas Américas. Em 2009, foram interceptados 374kg da droga no Brasil, número bastante superior aos do Panamá (194kg), Estados Unidos (163kg) e Venezuela (80kg).

No início deste mês, o governo lançou o Plano Estratégico de Fronteira. O objetivo é desenvolver uma ação coordenada entre as Forças Armadas, Polícia Federal, Força Nacional e Polícia Rodoviária Federal nas divisas do Brasil com os países vizinhos, para combater o tráfico de drogas e os crimes de fronteira.

Plantio em queda

Apesar do aumento nas apreensões e cocaína no Brasil, o relatório indica que o plantio de coca (matéria-prima da droga) na região andina caiu 32% nos últimos dez anos, e 16% entre 2007 e 2010.

Em 2010, a planta foi cultivada em 149.100 hectares, ante 221.300 hectares em 2000. O documento atribui o declínio principalmente à queda na produção na Colômbia, que, ao lado de Peru e Bolívia, concentra quase todas as áreas de plantio da coca no mundo.

A redução das áreas cultivadas de coca foi acompanhada pelo declínio nas apreensões de cocaína na América do Norte, principal mercado da droga. Houve queda de 43% nas interceptações entre 2005 e 2009, o que, segundo a UNODC, reflete “a redução generalizada do mercado de cocaína na região”.

Por outro lado, no mesmo período, houve na América do Norte aumento das apreensões de anfetaminas (87%), ecstasy (71%), maconha (32%) e heroína (19%).

Anfetaminas e ecstasy
O relatório aponta ainda diminuição nos fluxos de anfetaminas e de ecstasy da Europa para a América do Sul, já que a produção local dessas drogas estaria crescendo.

A UNODC afirma que frequentes carregamentos de metanfetamina de países da África Ocidental (especialmente a Nigéria) para vários destinos no leste e sudeste asiático vêm se tornando uma preocupação internacional.

Também segundo o órgão, a Ásia tem se transformado numa das principais conexões para a produção e o tráfico de ATS (estimulantes sintéticos do grupo das anfetaminas), tendo registrado 64% de todas as apreensões mundiais em 2009.


BBC Brasil

TOC na infância: conheça os sinais e a importância do tratamento

CRESCER conversou com a psiquiatra Ana Beatriz Barbosa Silva, autora de Mentes e Manias, para esclarecer dúvidas sobre o transtorno obsessivo-compulsivo em crianças

Crianças são cheias de manias. Você bem sabe disso. Só que essa característica também está ligada a quem tem o transtorno obsessivo-compulsivo (TOC). Para diferenciar o que é próprio da fase do seu filho ou um problema é preciso observar a frequência em que essas manias acontecem. Ou seja, quando a criança simplesmente não consegue deixar de fazê-las e sofre com isso. Mas lembre-se: só um especialista pode dar o diagnóstico. Nem tudo é TOC. Para entender melhor sobre o transtorno, CRESCER conversou com a psiquiatra Ana Beatriz Barbosa Silva, que recém-lançou Mentes e Manias (Ed. Fontanar/Objetiva R$ 34,90). Na obra, ela dedica um capítulo inteiro para falar do TOC na infância.

CRESCER – O TOC tem idade para começar?
ANA BEATRIZ BARBOSA SILVA– Geralmente, começa na adolescência, mas pode aparecer na infância também, entre 6 e 8 anos, em média. Essa é justamente a fase em que a criança começa a ser ver como indivíduo e parte de uma sociedade. Até então, ela achava que era uma extensão dos outros ao seu redor. E para esse amadurecimento natural é comum que ela adote certos rituais e apresente pensamentos obsessivos. Por exemplo: as crianças costumam temer muito a morte da mãe, então, elas coçam o nariz três vezes para protegê-la, ou só andam nas pedrinhas brancas quando estão na rua. Essas pequenas manias fazem parte do crescimento. O problema está quando, junto com elas, vem um alto nível de ansiedade - e o que era só esporádico vira rotineiro e passa a atrapalhar a socialização -, como aquela criança que não consegue ir para a casa de um amigo porque tem medo de deixar a mãe sozinha e algo de ruim acontecer com ela.

CRESCER – Como diferenciar manias de TOC?
A.B.B.S. – O TOC traz sofrimento. A criança não consegue deixar de repetir aquele ritual, e isso compromete a sua vida na escola, com a família, os amigos. É importante prestar atenção no seu filho e ver se aquelas manias típicas da infância não ultrapassam a linha do que é saudável ou não. Uma criança que tem pavor de se sujar, e precisa trocar de roupa imediatamente, e aquela que arruma o quarto de um modo que, se alguém mexer, ela se tornará explosiva, são casos que merecem atenção. Outro exemplo são aquelas que não admitem um erro: se escrevem uma palavra com a grafia incorreta, não são capazes de passar a borracha no caderno, arrancam a folha e começam tudo de novo. Mexer sistematicamente em machucados, arrancar as casquinhas ou fios de cabelo e pêlos da sobrancelha. Tudo isso pode ser indício de TOC. Mas essas coisas têm de envolver sofrimento, porque as crianças simplesmente não conseguem não fazer.

CRESCER – O TOC em crianças acontece da mesma forma que nos adultos?
A.B.B.S. – Nas crianças há o agravante de que elas ainda vivem em um mundo permeado por fantasia. Isso quer dizer que elas realmente acreditam que, se não ficarem o dia todo monitorando a mãe pelo celular, ela poderá morrer. O adulto, por outro lado, tem consciência de que os seus rituais não são lógicos, apesar de ambos não conseguirem controlá-los. Até por isso é mais fácil o diagnóstico nas crianças. Por mais que elas não falem abertamente sobre a questão, elas dão muito mais indícios. Já os adultos se sentem constrangidos e geralmente escondem o problema.

CRESCER – Como o transtorno é desencadeado?
A.B.B.S. – É preciso ter uma predisposição genética para desenvolver TOC e algum fator que o desencadeie. Nas crianças, pode ser um estresse prolongado (que dure entre 1 e 2 anos), como a separação complicada dos pais, algum parente com uma doença séria, o bullying na escola. Crianças com essa carga genética também serão mais perfeccionistas e extremamente controladoras. Porém, o mais importante não é descobrir o que desencadeou o TOC, mas sim tratá-lo.

CRESCER – E como é o tratamento?
A.B.B.S. – O TOC é o transtorno que mais mexe com a taxa de serotonina, uma espécie de antidepressivo cerebral. Funciona assim: quanto mais baixo o nível de serotonina, maior a incidência de pensamentos negativos e obsessivos. Então, o primeiro passo é procurar um médico, já que o problema não melhora espontaneamente. O tratamento é medicamentoso e psicoterápico. Remédios para controlar a taxa de serotonina e terapia para expor a criança ao objeto de obsessão ou a situações que antes ela achava catastrófica – o objetivo é que ela perca completamente o medo e bloqueie o ciclo de pensamentos ruins. Por isso, os pais não podem ter preconceito em dar remédio para os filhos. No livro, uma mãe diz em seu depoimento que foi muito difícil a decisão de dar medicamentos psiquiátricos para o seu filho, mas, no fim, ela percebeu que era como se ele tomasse remédios para o coração, por exemplo. Ele teria que conviver com aquilo. Tratar o TOC na infância abre uma possibilidade enorme de que na idade adulta, fase mais crítica, o transtorno fique em um grau mais leve.

Crescer

Substância dopante deixa nadadora Fabíola Molina fora do campeonato do mundo



A nadadora brasileira Fabíola Molina foi suspensa por dois meses pelo uso de uma substância estimulante, deixando-a de fora do campeonato do mundo que se realiza no próximo mês.

A confederação brasileira indicou, em comunicado emitido terça-feira, que o teste anti-doping à nadadora de 36 anos deu positivo, acusando o estimulante metilhexanamina durante um evento, que decorreu em Abril no Rio de Janeiro.

Molina disse que foi por engano que tomou a substância que integra diversos suplementos e medicamentos para a gripe e que foi incluída na lista de substâncias proibidas da Agência Mundial Anti-Dopagem no ano passado.

Por causa da suspensão, Molina não vai participar no campeonato mundial de desportos aquáticos, que irá decorrer em Xangai e irá perder o índice que conquistou na prova de qualificação dos 100 metros costas para os Jogos Olímpicos de Londres de 2012.

A confederação brasileira notificou a Federação Internacional de Natação – FINA –, a quem compete uma decisão final sobre a suspensão.

Molina participou nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008, onde conquistou a medalha de bronze na prova de 50 metros costas.


O Jogo Online

Vulcão Puyehue causa morte de 500 mil ovelhas no sul da Argentina



Segundo autoridades, dentre os 600 mil ovinos que sobreviveram 50 mil correm risco de morrer

por Agência EFE

Cerca de 500 mil ovelhas morreram na província de Chubut, no sul da Argentina, por causa do acúmulo de grossas camadas de cinzas procedentes do complexo vulcânico chileno Puyehue Cordón-Caulle, confirmaram nesta quarta-feira (22/06) fontes oficiais.

Dentre os 600 mil ovinos que sobreviveram 50 mil correm "risco de morrer", informaram às rádios locais o chefe do gabinete do governo de Chubut, Pablo Korn, após lamentar o fato de a província não ter recebido ainda a ajuda prometida pelas autoridades centrais.

Korn informou que o governo federal enviou apenas 50 mil máscaras de proteção à população das áreas urbanas e rurais, onde o acúmulo mata de fome e sede às ovelhas. "Os pequenos produtores somente receberam forragem para seus animais", afirmou o presidente da Federação de Sociedades Rurais de Chubut, Ernesto Siguero.

A disseminação de cinzas do complexo vulcânico chileno, que entrou em atividade no início de mês, obrigou a declarar "zona de desastre" a localidades de Chubut e das vizinhas províncias de Rio Negro (província) e Neuquén, na Patagônia argentina.

Em Rio Negro, o fenômeno vulcânico ameaça um rebanho de 600 mil cabeças, a maior parte ovinos, nas propriedades de 3 mil produtores, explicou Haroldo Lebed, secretário de Emergência e Desastre Agropecuário do Ministério da Agricultura e Pecuária.

"Há 300 mil cabeças de gado que estão em um grau importante de risco. Os animais comem pasto com cinzas, quebram os dentes e se intoxicam", comentou as emissoras de rádio de Buenos Aires depois de percorrer todas as localidades afetadas.

A situação mais grave é da localidade de Engenheiro Jacobacci, em Rio Negro, "que ficou coberta por areia vulcânica, que é mais grossa e pesada que as cinzas".

Fontes do Serviço Meteorológico da Argentina informaram nesta quarta-feira que o Puyehue-Cordón Caulle começou a expulsar lava enquanto as nuvens de cinzas voltaram a ser impulsionadas pelo vento em direção a este país.

Os voos comerciais entre Buenos Aires e cidades do sul do país, suspensos no início de mês, começaram a ser retomados nesta quarta-feira e devem ser restabelecidas nesta quinta-feira (23/06), enquanto mantém alerta pelas atividades do vulcão chileno.

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Tremor de magnitude 6,7 atinge a costa do Japão


Sismo aconteceu às 6h50 no horário local na quinta-feira (23).
Agências meteorológicas divergem sobre alerta de tsunami.


Um terremoto de magnitude 6,7 atingiu a costa da ilha de Honshu, a principal do Japão, na madrugada de 6h50 desta quinta-feira (23) no horário local (18h50 desta quarta em Brasília), informou o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS na sigla em inglês).

A magnitude do terremoto, inicialmente de 6,8 foi revista pelo USGS.

O epicentro do tremor está localizado a 86 km da cidade de Hachinohe e a 524 km da capital, Tóquio, a uma profundidade de 32 km.

O Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico não emitiu até o momento alerta de tsunami para a área. Já a Agência Meteorológica do Japão emitiu alerta de ondas de até 50 cm na costa da província de Iwate, que foi devastada pelo tsunami de 11 de março.

*Com informações da Reuters e France Presse


G1

Adolescentes têm alto desempenho em técnicas de ressuscitação


Projeto em Minas Gerais ensina como fazer massagem cardíaca

Sem demonstrar o menor sinal de ansiedade, a estudante agachou, entrelaçou os dedos e esticou os braços sobre o peito da vítima. Concentrada, em silêncio absoluto, ela ouviu com atenção as informações técnicas e iniciou a massagem cardíaca. No final, o sorriso da vitória. Nesta semana, a aluna Fernanda Cristina Costa, de 17 anos, e outros cinco colegas do Colégio Tiradentes, em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, relembraram o curso de ressuscitação cardiopulmonar feito nas dependências da escola.

Como as paradas cardíacas não escolhem hora, e na maioria das vezes acontecem dentro de casa ou em lugares públicos, o cardiologista Yorghos Lage Michalaros desenvolveu um projeto em escolas públicas da capital mineira e região metropolitana para ensinar, na prática, como proceder em casos de enfartes, derrames e outras complicações que levam à morte súbita.

O especialista, que é pesquisador da Faculdade de Medicina da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), provou em sua dissertação de mestrado que adolescentes apresentam alto desempenho no domínio de técnicas de ressuscitação.

A pesquisa avaliou um grupo de 215 estudantes, com idades a partir de 11 anos, selecionados em três escolas públicas da região metropolitana. Além da massagem cardíaca, os alunos aprenderam a usar o desfibrilador. Em BH, uma lei municipal obriga a rodoviária, shoppings e outros locais que comportem mais de mil indivíduos a ter o aparelho.

Os estudantes submetidos à pesquisa tiveram aulas com duração de até duas horas na própria instituição. A média de desempenho dos alunos chegou a 80%. Com base nesse resultado, Yorghos Michalaros defende que as escolas passem a ensinar essas técnicas na grade curricular.

Segundo ele, a atuação de leigos no socorro de paradas cardiorrespiratórias é essencial para melhorar as taxas de sobrevivência em todo o mundo.

– A proposta é construir uma corrente para salvar vidas. Os adolescentes aprendem técnicas básicas para serem feitas até a chegada de uma ambulância.

O cardiologista reforça que o número de pessoas que conhecem esses métodos ainda é baixo e, para aumentar, é preciso investir nos jovens.

Pelo visto, o aprendizado funciona. Logo após a aula, o aluno Pedro Henrique da Silva Campos, de 16 anos, tinha todos os conhecimentos na ponta da língua.

– Com o que aprendemos, podemos salvar a vida de muitas pessoas.

Para ele, o ensino deveria ser estendido para outras escolas de Minas Gerais.

A aluna do 3° ano do Ensino Médio Franciele Nataly Lopes de Oliveira, de 17 anos, aprova a iniciativa. Ela diz que o resultado positivo da pesquisa representa estímulo para continuar firme nos estudos e passar no vestibular de medicina.

– Sempre gostei desta área. Agora, pretendo fazer faculdade e me especializar em cardiologia.

A proposta do cardiologista também recebeu aval da diretora do Colégio Tiradentes, Mônica Maria Lako. A acadêmica avalia que o curso pode e deve ser incluído como uma atividade extracurricular para estimular o aprendizado dos alunos.


R7

Crise na Espanha empurra imigrantes latino-americanos para o Brasil


Entre 2003 e 2007, a Espanha recebeu dezenas de milhares de imigrantes, mas a crise econômica que persiste no país está alterando o fluxo migratório. Sem emprego no presente e sem perspectivas para o futuro, os estrangeiros procuram saídas em outros lugares. E o Brasil virou meta para os latino-americanos de baixa formação.

De acordo com quatro relatórios que investigam as respostas dos imigrantes diante da crise, o Brasil aparece entre os três destinos preferidos de sul-americanos hispânicos (junto com Estados Unidos e Argentina) como opção para conseguir emprego.

Uma pesquisa da agência de empregos Randstad revelou que 65% dos imigrantes ilegais na Espanha estão pensando ou decididos a trocar a Europa por outro mercado se não encontrarem trabalho até 2012.

Os estudos antecipam um fluxo que já pode ter começado. Em 2010, pela primeira vez nos últimos 35 anos, a Espanha registrou uma taxa de saída de população ativa maior do que a de entrada.

No ano passado, 48 mil imigrantes chegaram e 43 mil estrangeiros retornaram aos seus países de origem, mas 90 mil espanhóis também foram morar no exterior.

O ritmo de redução é tão vertiginoso que em cinco anos o fluxo de chegada pode ser praticamente nulo. Pelas previsões da Fundação de Estudos de Economia Aplicada, se a crise se mantiver como agora, em 2014 chegariam apenas 3 mil imigrantes.


Saídas

Josep Oliver, professor de economia da Universidade Autônoma de Barcelona e um dos autores do Anuário de Imigração da Espanha, do Ministério do Interior, disse à BBC Brasil que “80% dos imigrantes não têm outras saídas além do aeroporto rumo a mercados com melhores opções, como o Brasil, que oferece oportunidades sólidas”.

A pesquisa Mobilidade Laboral, da Randstad, indica que a Espanha perdeu interesse para o trabalhador estrangeiro de baixa formação.

A razão é o perfil destes imigrantes, cujos currículos se limitam a ofícios relacionados a áreas que não se reativam, como serviços e construção.

O setor de construção foi precisamente o que detonou a crise de desemprego. De 2008 a 2010 quebraram mais de 200 mil empresas do ramo, que davam trabalho a 70% dos imigrantes sul-americanos, segundo dados oficiais.

Os estrangeiros entrevistados na pesquisa responderam que querem sair da Espanha, mas temem crises políticas e econômicas na América Latina e só vêem bonança financeira no Brasil, onde criticam a falta de segurança pública.

Mais ainda assim estão convencidos de que se não encontrarem emprego até 2012, o caminho é o aeroporto. Estados Unidos, Brasil ou Argentina, na ordem dos mais votados.

Alta formação
O Brasil também aparece como opção para espanhóis de alta formação.Um estudo elaborado pela consultora Adecco e pela Universidade de Navarra indica que os espanhóis com alto grau de formação e que também foram atingidos pela crise colocam o Brasil como um dos seis destinos preferidos para emigrar por emprego.

O mercado brasileiro é visto como opção para 55% dos entrevistados, junto com Alemanha, França, Grã-Bretanha, Estados Unidos e Argentina.

O perfil médio dos interessados em cruzar o Atlântico é de homens, entre 25 e 35 anos, com formações em engenharia, arquitetura, informática, medicina, biologia e investigação científica.

“Que engenheiro ou arquiteto não quer ir para o Brasil, de olho nas obras de infraestrutura? Está tudo por fazer, e agora há também recursos, referências de empresas espanholas já estabelecidas e a abertura ao (idioma) espanhol”, disse à BBC Brasil o professor de Economia da Universidade de Navarra Sandalio Gómez, autor do relatório apresentado em janeiro.

“Essas pessoas entendem que insistir aqui é uma perda de tempo. O Brasil cresce a uma velocidade que nenhum país da Europa pode se comparar”, concluiu.

Os dados do Instituto Nacional de Estatística confirmam a tendência. Até janeiro de 2011, havia 1,8 milhão de espanhóis morando em outros países; 92.260 no Brasil, um aumento de 10.071 pessoas em um ano no território brasileiro.

Problemas
Mas, apesar das oportunidades, o país perde para outros destinos em vários quesitos.

Os entrevistados da pesquisa ressaltam insegurança, falta de serviços públicos de qualidade, instabilidade econômica e jurídica para quem quer criar um negócio próprio e a distância de seus lugares de origem como barreiras a levar em consideração.

O governo espanhol reforça estas conclusões. A diretora-geral do Departamento de Emigração, (que estuda as condições dos espanhóis em outros países), Pilar Pin, define como impedimentos as carências nos sistemas de seguro-desemprego, rede púbica de saúde e educação e a legislação trabalhista.

Em um relatório oficial apresentado em maio depois de uma visita a Brasília, Pin afirmou que o Brasil tem “enorme potencial com seus iminentes eventos como a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos, além de obras para abastecimento de energia, proteção ambiental e turismo".

Apesar disso, o relatório observa: “A legislação de implantação de empresas no Brasil é restritiva demais. Nossos trabalhadores vão com licença de obra. No final do contrato encontram muitas dificuldades para estabelecer-se por conta própria”.

Mesmo assim, segundo o relatório, as autoridades brasileiras calculam que faltam 1,9 milhão de profissionais de alta qualificação. Uma lacuna que os espanhóis poderiam ocupar.


BBC Brasil

terça-feira, 21 de junho de 2011

Antigo Alagoas Iate Clube vira ponto de consumo de drogas na Ponta Verde


Local está abandonado e também serve de abrigo para moradores de rua


O local que reuniu a alta sociedade alagoana para festas, com grandes bailes e eventos, agora tem uma imagem de destruição e total abandono. No mar da Ponta Verde, desaba o antigo Alagoas Iate Clube, mais conhecido como “Alagoinha”, hoje apenas palco de encontros de drogados.

De acordo com policiais militares das Rondas Comunitárias do 1º Batalhão, responsáveis pela área, é comum encontrá-los à noite. “Eles usam droga, fazem sexo explícito. Tomamos providências, mas depois eles retornam. O espaço está abandonado e qualquer um que seja abandonado é logo adotado por usuários, moradores de rua como alojamento”, disse o cabo PM J. Carlos.

Luiz Aurélio que comprava acarajé em frente ao Alagoinha falou da tristeza que sente com o novo visual do clube que já fez história. “É o descaso. Nós que somos mais antigos e moramos aqui perto, principalmente, acompanhamos toda a história do Alagoinha e participamos dela também. Quem não queria ir a uma festa aqui? Era o auge em Maceió. E hoje, eu sento aqui e fico olhando para aquela destruição, aquela entrada que agora só tem madeira velha. Bom, é só recordação agora”, enfatiza.

Gazetaweb

Decisão que anulou união homossexual em Goiás é cassada

Juiz que anulou a união alegou que o STF não tinha poder em mudar a Constituição

Débora Zampier


A corregedora do Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO), desembargadora Beatriz Figueiredo Franco, cassou decisão do juiz goiano que anulou a união estável de um casal homossexual e proibiu os cartórios do estado de emitir outros contratos de união estável. A desembargadora também definiu que levará o caso para a Corte Especial do tribunal amanhã (22), para decidir se abre processo disciplinar contra o juiz.

O juiz Jerônymo Pedro Villas Boas, da 1ª Vara da Fazenda Pública Municipal e de Registros Públicos de Goiânia, anulou a união estável de um casal alegando que a Constituição determina que somente homens e mulheres podem viver em união estável e que o Supremo Tribunal Federal (STF) não tem poder de mudar isso. A decisão foi divulgada na última sexta-feira (17).

Em maio, o STF equiparou os direitos de casais de pessoas do mesmo sexo ao de casais de heterossexuais. Com isso, casais gays passaram a poder firmar contratos de união estável em cartórios de todo país.


JB Online

Procurado pela Justiça dos EUA é preso no Rio


O americano Kenneth Craig, que estava na lista dos criminosos sexuais mais procurados dos EUA, foi preso nesta terça-feira no Rio.

Em parceria com o Disque-Denúncia, era oferecida uma recompensa de R$ 15 mil por informações que levassem à prisão --o maior valor já oferecido pelo serviço.

O Disque-Denúncia diz que uma das 42 denúncias sobre o caso ajudou a prender Craig. Agora, o responsável pela informação deve entrar em contato com o serviço para reivindicar a recompensa.

Como a denúncia é anônima, o denunciante recebe uma senha, e ela será usada para confirmar a identidade do autor da informação.

BUSCAS

De acordo com informações do Disque-Denúncia, Craig foi preso em novembro de 1998 em um motel de Deerfield Beach, no Estado americano da Flórida, acusado de ter abusado sexualmente de dois adolescentes. Ele teria forçado as vítimas a praticar sexo e filmado tudo, com o objetivo de vender as imagens pela internet.

O americano ficou dez meses na prisão, aguardando julgamento. Em 1999, já com julgamento marcado, pagou fiança e não compareceu a uma audiência.

Com base em informações dos Estados Unidos, Craig já havia sido preso no Brasil pela Polícia Federal, usando o nome Eric. Ele vivia em Botafogo, na zona sul do Rio, e trabalhava como professor de inglês.

Craig ficou preso mais de um ano, aguardando o julgamento do pedido de extradição. Para julgar o caso, o Supremo Tribunal Federal pediu ao governo americano diversos documentos, que não chegaram ao Brasil. Com isso, o americano foi solto novamente.

Segundo o Disque-Denúncia, Craig fala português fluentemente e costuma atrair suas vítimas, a maioria meninos, com presentes, drogas, álcool e jogos.


Folha OnLine

Pedófilo procurado pela justiça dos EUA pode estar escondido no Rio


Kenneth Craig é acusado de abusar sexualmente de dois jovens nos EUA.
Ele usou nomes falsos e se passou por professor de inglês e músico.


Um dos homens mais procurados pela justiça americana pode estar escondido no Rio. O Disque-Denúncia oferece uma recompensa para quem ajudar a encontrar o Kenneth Craig, acusado de abusar sexualmente de dois adolescentes nos Estados Unidos.

A história foi mostrada no último domingo (19), no “Fantástico". De acordo com o governo americano, o homem usou nomes falsos e se passou por professor de inglês e por músico, no Rio.

Ele chegou a ser preso pela Polícia Federal no ano passado, mas foi solto. Ele fala português fluente e usa drogas, álcool e presentes para atrair as vítimas, na maioria meninos. O telefone do Disque-Denúncia é 2253-1177.


G1

Duas colegas de trabalho são presas acusadas de envolvimento na morte de universitária em Curitiba


CURITIBA - A Polícia Civil do Paraná afirma ter esclarecido a morte da universitária Louise Sayuri Maeda, de 21 anos, em Curitiba. Duas colegas de trabalho da jovem estão presas e o namorado de uma delas, também acusado de envolvimento no crime, foragido. Louise foi assassinada porque teria descoberto que as colegas estavam desviando dinheiro do caixa da loja onde trabalham, no Shopping Mueller, na capital paranaense.

Os exames mostram que Louise foi morta com dois tiros na cabeça no dia 31 de maio. O corpo dela foi achado na última sexta-feira, em uma chácara no bairro Campo de Santana, na capital paranaense. Segundo a polícia, o corpo da vítima estava em avançado estado de decomposição.

Descartada a possibilidade de sequestro, a polícia começou a investigar os amigos e colegas de trabalho da vítima. Uma das jovens presas, Fabiana Perpétua de Oliveira, de 20 anos, falou que na noite em que Louise desapareceu, em 31 de maio, se despediu da amiga e caminhou por uma rua próxima ao shopping onde ambas trabalhavam até um ponto de ônibus. As câmeras de um estacionamento localizado na via, no entanto, mostram que Fabiana não passou no local. Além disso, o bilhete de ônibus dela não foi usado naquela noite. Interrogada novamente, a jovem contou a verdade.

Fabiana aparece nas imagens do shopping feitas no dia 31 deixando o local com Louise. Ela e outra colega de trabalho, Márcia do Nascimento, de 21 anos, deram carona para a universitária no carro do namorado de Márcia, Elvis de Souza, de 20 anos.

Com Márcia, a polícia encontrou R$ 2,4 mil em dinheiro vivo. As moças estão presas e negam ter atirado em Louise. A polícia ainda não localizou a arma do crime. Na casa de Elvis foi encontrada a bolsa de Louise.

- Alguns fatos faltam ser esclarecidos, como a autoria do disparo, realmente a confirmação do motivo do crime, além da prisão do Elvis, que hoje já é foragido da Justiça - diz o delegado Marcus Michelotto.

A família da estudante morta não quis comentar as investigações.


O Globo

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Corpo da namorada do filho de governador do Rio é enterrado



O corpo de Mariana Noleto, 20, namorada de Marco Antônio, um dos filhos do governador do Rio, Sérgio Cabral (PMDB), foi enterrado às 17h desta segunda-feira no cemitério São João Batista, em Botafogo (zona sul do Rio). Ela morreu em um acidente de helicóptero em Porto Seguro (BA), na última sexta-feira.

O corpo estava sendo velado no cemitério desde as 14h45. O governador esteve presente, assim como o vice, Luiz Fernando Pezão. O prefeito do Rio, Eduardo Paes (PMDB), também acompanhou o enterro.

Mais cedo, em nota, Cabral afirmou que Mariana "fez parte de nossa família durante sete anos" e que "trará sempre à lembrança todo o seu encantamento".

VÍTIMAS
O helicóptero caiu após decolar do aeroporto de Porto Seguro rumo a um resort no distrito de Trancoso. Segundo a Capitania dos Portos, havia chuva e neblina do momento do voo.

Sete pessoas estavam na aeronave. Além de Mariana, morreram Fernanda Kfuri, 35, seu filho Gabriel Kfuri, 2 (ex-mulher e filho de Bruno Gouveia, vocalista da banda Biquini Cavadão), Lucas Kfouri, 3, e a babá das crianças, Norma Batista de Assunção, 49.

Ainda estão sendo procurados dois ocupantes da aeronave: o empresário Marcelo Almeida, que pilotava o helicóptero; e Jordana Kfuri, mulher do empreiteiro Fernando Cavendish, dono da construtora Delta, a quem pertencia a aeronave.

ACIDENTE
De acordo com a a Aeronáutica, o helicóptero --modelo Esquilo, prefixo PR-OMO-- decolou por volta das 18h40. O voo até o Jacumã Ocean Resort deveria levar dez minutos, mas o helicóptero não chegou ao destino. A última visualização por radar da aeronave ocorreu às 18h57, quando ela estava distante 23 km do aeroporto, em direção ao mar. Segundo a Capitania dos Portos, havia chuva e neblina do momento do voo.

De acordo com registros da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), a licença do piloto Marcelo Almeida estava vencida desde julho de 2005.

Os primeiros corpos e destroços foram encontrados próximos à praia de Ponta da Itapororoca, em Caraíva, distrito de Porto Seguro. As buscas começaram por volta das 19h, quando a Capitania dos Portos foi alertada do desaparecimento da aeronave.


Folha Online

Adolescentes se unem para combater bullying nas escolas



No fim de semana cerca de 300 adolescentes se reuniram na câmara municipal de vereadores de São Paulo para discutir medidas de combate ao bullyng.


R7

Pré-escola luta contra estereótipos com boneco assexuado na Suécia

Ambiente é planejado para não criar influência de estereótipos de gênero.
Instituição é exemplo de esforço sueco para promover igualdade sexual


A pré-escola "Egalia", que fica em Estocolmo, na Suécia, mostrou nesta segunda-feira (20) como seus professores costumam trabalhar para não impor estereótipos de gênero sobre as crianças, fazendo com que elas tenham mais liberdade ao escolher sua opção sexual.

A instituição, localizada no distrito liberal de Sodermalm, foi aberta no ano passado e está entre os exemplos mais radicais dos esforços suecos para promover a igualdade entre sexos desde os primeiros anos da infância.



Pré-escola luta contra estereótipos com boneco assexuado na Suécia
Ambiente é planejado para não criar influência de estereótipos de gênero.
Instituição é exemplo de esforço sueco para promover igualdade sexual.

A pré-escola "Egalia", que fica em Estocolmo, na Suécia, mostrou nesta segunda-feira (20) como seus professores costumam trabalhar para não impor estereótipos de gênero sobre as crianças, fazendo com que elas tenham mais liberdade ao escolher sua opção sexual.

Crianças brincam em parquinho na escola 'Egalia', na Suécia (Foto: AP)A instituição, localizada no distrito liberal de Sodermalm, foi aberta no ano passado e está entre os exemplos mais radicais dos esforços suecos para promover a igualdade entre sexos desde os primeiros anos da infância.


Detalhes que vão desde a cor e a distribuição dos brinquedos até a seleção dos livros são pensados para que as cerca de 30 crianças da pré-escola não sejam influenciadas, e assim não passem a reproduzir os estereótipos que já existem na sociedade.

Até bonecos pedagógicos chamados de "emotion dolls", que não têm qualquer distinção de sexo, são usados na escola.

"A sociedade espera que garotas sejam frágeis, gentis e bonitas, e que garotos sejam machões, ásperos e extrovertidos. A Egalia lhes dá a fantástica oportunidade de serem quem eles quiserem", afirma Jenny Johnsson, uma das professoras.

Até pronomes como "ele" ou "ela" são evitados na fala dos professores, que preferem usar termos que sirvam para ambos os sexos na língua local.

G1

ANS:Plano de saúde tem que marcar consulta médica em até 7 até 21 dias


RIO - Clientes de planos de saúde passarão a contar com prazos máximos para marcação de consultas médicas, exames laboratoriais e internação. Eles vão variar de sete até 21 dias úteis, de acordo com a especialidade. Para marcação de consultas de pediatria, clínica médica, cirurgia geral, ginecologia e obstetrícia o prazo que passa a vigorar é de sete dias úteis. As demais especialidades, que não são consideradas de alta complexidade, devem ser marcadas em até 14 dias úteis.

Já para os clientes que necessitarem marcar consulta com nutricionista, psicólogo ou terapia ocupacional, por exemplo, o prazo que passa a valer é de dez dias úteis. A norma da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) foi baixada nesta segunda-feira e começa a valer imediatamente, mas as operadoras de saúde terão 90 dias para se adaptar.

No caso de o paciente querer ser atendido por um médico específico, que tenha um prazo de espera maior, e decidir aguardar, ele continuará podendo fazer isso. A diferença agora, é que a operadora precisa dar alternativas de outros médicos que atendam mais rapidamente, se o paciente assim desejar.

-A norma traz a garantia de acesso a qualquer médico. Se o consumidor precisar de um médico, que não seja específico, imediatamente a operadora é obrigada a garantir. A expectativa é de melhora no atendimento - afirma, reconhecendo que pode haver até um aumento das reclamações.

Se considerada negativa de cobertura, a multa prevista em caso de não cumprimento dos prazos é de R$ 80 mil, independentemente da especialidade. Além disso, a ANS pode decretar que um fiscal seja deslocado até a operadora para verificar se ela tem uma rede compatível.

Antes da norma, não havia prazos estipulados. Quando as marcações demoravam além do bom senso, a agência enquadrava como negativa de cobertura, o que resultava em notificação e multa para as empresas.

-A expectativa não é multar ou punir, mas melhorar o acesso ao atendimento e a qualidade do atendimento - afirma Carla Soares, da ANS

A Associação Brasileira de Medicina de Grupo (Abramge), que representa os planos de saúde, diz, em nota, que participou das discussões a respeito dos prazos para marcação de consultas e que grande parte já é praticada pelo mercado.

"Além disso, vale lembrar que os médicos têm total controle de suas agendas de marcação de consultas, assim como os laboratórios para exames", informa a associação.

O tempo de espera, assim como a falta de cobertura estão entre as principais reclamações recebidas pela ANS. Entre as outras maiores queixas de consumidores estão o aumento indevido e a insuficiência de rede.

As análises laboratoriais terão o prazo de três dias úteis, enquanto que diagnósticos laboratoriais, como biópsias, terão de ficar prontos em até 10 dias úteis. Procedimentos altamente complexos, como cirurgias específicas, ou aquelas que não forem consideradas de urgência terão o prazo de 21 dias. Urgência e emergência continuam sendo imediatas. Já as consultas de retorno ficam a critério do médico.

Além disso, agora os planos de saúde ficam obrigados a cobrir a ida e a volta do paciente caso não ofereçam a especialidade no município de residência dele. Nesse caso, ele deve ser transportado para a localidade mais próxima. Caso o paciente tenha menos de 18 anos ou mais de 65 anos, o plano tem que cobrir também a ida do acompanhante.

Sindicato dos médicos prevê descredenciamento em massa
Médicos podem acabar sendo punidos pelas operadoras de saúde com a norma da ANS, avalia o presidente do Sindicato dos Médicos do Rio, Jorge Darze. Ele prevê descredenciamentos em massa e mais pressão sobre médicos, como forma de a operadora não ser multada.

- A operadora pode estabelecer uma política de arrocho caso esses prazos não sejam cumpridos, mas a crise está no fato da política dessas empresas contar com poucos profissionais e tabelas aviltantes de remuneração - afirma.

Segundo Darze, a solução para a marcação de consultas é "simples" e seria resolvida com a ampliação da quantidade de médicos credenciados.

- O problema hoje é que o número de médicos é insuficiente e incompatível com a demanda. A norma talvez esteja equivocada e o problema vai romper do lado mais fraco - considera.

Ele afirmou que a federação vai acionar a agência para esclarecimentos.

Como reclamar
Caso a operadora falhe no atendimento ou ofereça reembolso em consulta em outro médico, o consumidor é orientado pela ANS a fazer uma reclamação, por meio do telefone: 0800 701 9656.

Segundo Carla Soares, da ANS, não é necessário apresentar protocolo de atendimento para comprovar reclamações.


O Globo

A liberação da marcha da maconha



(*Archimedes Marques)

O Supremo Tribunal Federal (STF), nossa Corte do judiciário de última instancia, ao garantir na quarta-feira (15/06/2011), o direito de cidadãos realizarem manifestações pela legalização de drogas em todo o Brasil, decisão esta proferida por unanimidade dos oito ministros que participaram do julgamento, pondo fim de vez a celeuma sobre o assunto e consentindo, a partir de agora, a livre manifestação de protestos e eventos públicos, como a marcha da maconha e tantas outras do gênero que queiram fazer, abre sério e grave problema para a nossa sociedade.

A Corte que julgou ação proposta pela Procuradoria-Geral da República (PGR) que defende o direito a manifestações pela descriminalização das drogas, sem que isso seja considerado apologia ao crime, deixa a dubiedade da interpretação da sentença, vez que, o uso de drogas ilegais é crime previsto em lei no nosso país.

A decisão do Supremo teve como base o direito, garantido na Constituição, de expressar ideias e se reunir para debater sobre elas, ou seja, o direito de livre expressão do cidadão.

Para não muito me alongar no texto, cito somente algumas frases justificativas de votos de dois ministros do STF: O relator do processo, ministro Celso de Mello, defendeu a liberdade de se manifestar desde que seja pacífica e não haja estímulo à violência. Para ele, as chamadas marchas da maconha não fazem apologia às drogas, apenas promovem um debate necessário, ao argumentar: “No caso da marcha da maconha, do que se pode perceber, não há qualquer espécie de enaltecimento defesa ou justificativa do porte para consumo ou tráfico de drogas ilícitas, que são tipificados na vigente lei de drogas. Ao contrário, resta iminente a tentativa de pautar importante e necessário debate das políticas públicas e dos efeitos do proibicionismo”.

A Ministra Ellen Gracie asseverou: "Sinto-me inclusive aliviada de que minha liberdade de pensamento e de expressão de pensamento esteja garantida".

Assim, dos motivos alegados pelos citados ministros da Suprema Corte, baseados que foram no principio da liberdade de expressão, convicto de que a minha liberdade de pensamento também há de ser garantida, é que venho de público, após manifestar o meu respeito pela decisão proferida, discordar da mesma em sua totalidade.

Comungando na cartilha dos cidadãos brasileiros discordantes desta suprema decisão, o Juiz de direito, Onaldo Rocha de Queiroga, da Justiça do estado da Paraíba, em seu artigo intitulado A MARCHA, assim se expressa: “Essa decisão esvazia a aplicação do delito de Apologia ao Crime. E mais, dizer que essa marcha não incita o crime é querer negar o óbvio. É muita filosofia e pouca realidade. Diante dessa elasticidade de liberdade, o STF abriu uma porta muito perigosa, pois amanhã outros cidadãos poderão reivindicar, dentro desse espírito democrático, o direito de organizar outras marchas, agora com a finalidade de defender o Neo Nazismo, a descriminalização do estupro, da tortura, do latrocínio, do homicídio. Aliás, sem medo de errar, tenho consciência de que mais de 50% dos homicídios praticados hoje no Brasil d ecorrem do tráfico de drogas. O aumento de furtos e roubos, como outros delitos, estão também ligados ao tráfico de entorpecente”.

Partindo desse principio, desta decisão histórica, certamente teremos em breve também as marchas pelo haxixe, ecstasy, morfina, heroína, ópio, LSD, cocaína, merla, paco, codeína, crack, oxi...

Por falar em crack e oxi, as duas piores das drogas, tão perigosas quanto avassaladoras, devastadoras e mortais em todos os sentidos, principalmente por conter nas suas composições químicas o lixo da cocaína que é diluído com o ácido sulfúrico, misturados e manipulados com a cal virgem e o bicarbonato de sódio, querosene ou gasolina, transformando os seus usuários em verdadeiros mortos-vivos, seria cômico se não fosse trágico, ver um verdadeiro exército de zumbis a se levantar do imundo chão, das nojentas calçadas, das pegajosas marquises, dos espaços disputados com os ratos e baratas, das fétidas sarjetas provenientes dos lixões da crackolandia paulista e tantas outras, para reivindicar os seus direitos em marcha do crack e oxi. Um batalhão de maltrapilhos que ferem o princípio da dignidade humana, barbudos, imundos, se mimortos ou mortos-vivos, precisando tão somente e exclusivamente da mão do governo para salvá-los em última instancia via tratamento de saúde, psiquiátrico e psicológico, a gritar pelas ruas por seus direitos de usarem essas drogas, ou então da possibilidade de que sejam as mesmas de vez liberadas para consumo legal...

Em contrassenso, a decisão suprema também deixa uma missão espinhosa para a polícia, que terá que garantir a segurança dos manifestantes em tais marchas e ao mesmo tempo coibir o uso dessas drogas. Incompreensível, para não dizer, inexplicável.

Ao mesmo tempo em que a nossa Carta Magna garante a liberdade de expressão, também conduz em seu texto a observância de princípios fundamentais, como o da dignidade humana, da proteção à família e o da moralidade, todos no mesmo patamar de aplicação, entretanto, aparece aos meus ingênuos olhos e pensamentos confusos que a liberdade de expressão no caso em pauta, sobrepõe os outros princípios citados.

Devemos primar, pela moral e pela família. A liberdade de expressão não está acima da moralidade nem tampouco acima da dignidade humana, vez que é de fato indigno para qualquer ser humano ver o seu semelhante se arrastando como imundo verme nas crackolandias que se espalham a olhos vistos nos quatro cantos do país, matando ou morrendo por um cigarro de maconha, por uma cheirada de cocaína, por uma pedra de crack ou oxi, enquanto seus entes queridos, desprotegidos, choram em lágrimas de sangue suas perdas em vidas como se mortos estivessem.

Se existem leis frágeis, com a máxima vênia, também há decisões igualmente frágeis.

Autor: Archimedes Marques - Delegado de Policia Civil no estado de Sergipe. (Pós-Graduado em Gestão Estratégica de Segurança Pública pela UFS)

archimedes-marques@bol.com.br

domingo, 19 de junho de 2011

Escolas públicas de Belo Horizonte vão ter detectores de metal


Projeto de lei votado em maio foi aprovado pelo prefeito da cidade, Marcio Lacerda

As escolas municipais de Belo Horizonte com mais de 500 alunos passarão ter com detectores de metais. Um projeto de lei aprovado em maio foi sancionado pelo prefeito da capital mineira, Marcio Lacerda (PSB).

A lei define que a entrada de pessoas em escolas e instituições de ensino da rede pública municipal, sem exceção, terão que passar por detectores de metais e inspeção visual de seus pertences, como bolsas e mochilas, quando for constatado algum problema.

A medida, porém, foi recebida com críticas por educadores. O projeto de lei - de autoria do vereador Cabo Júlio (PMDB), um ex-policial militar - é de 2009, mas foi aprovada no calor da comoção causada pelo massacre na escola Tasso da Silveira, em Realengo, no Rio de Janeiro.

Na maior tragédia ocorrida em uma escola brasileira, 12 estudantes foram mortos pelo ex-aluno Wellington Oliveira de Menezes, de 23 anos, que entrou na escola com duas armas.

Para o doutor em ciências sociais Rudá Ricci, especialista em educação, os detectores de metais são uma "ação midiática", vinculada a uma tendência de criar "mecanismos de controle" nas escolas. Medidas como essa ajudam a formar gangues juvenis, diz ele.

- É uma ação emergencial, completamente catastrófica a longo prazo. Quando você cerca, você cria reação.

A presidente da Confenapa (Confederação Nacional das Associações de Pais e Alunos), Iedyr Gelape Bambirra, considera a lei uma "cortina de fumaça".

- É um gasto que não sei se surtirá qualquer efeito. Quando querem entrar com arma ou bebidas, basta jogar pelo muro. Não vai ser o detector que vai resolver.

*Com informações da Agência Estado

R7

Zé Gotinha contra a Pólio e Sarampo - 18 de junho/2011

Babá acusada de agredir duas crianças em Andradina, SP, é solta

SÃO PAULO - Está em liberdade a babá acusada de agredir duas crianças em Andradina, a 625 km de São Paulo. De acordo com o site da TV Tem, Neuza Bereguel Lossávaro ficou oito dias presa na cadeia de Ilha Solteira e foi solta depois que a Justiça aceitou o pedido de habeas corpus feito pela defesa acusada. A babá é suspeita de agredir uma menina de sete meses e o irmão dela, de dois anos, que tem síndrome de Down.

A história ganhou repercussão nacional com a divulgação das imagens das agressões. As gravações foram feitas por câmeras instaladas pela família, dentro da casa, e entregues à polícia.

Na primeira gravação, a babá aparece dando um tapa e puxando o cabelo da menina de 7 meses. Uma segunda gravação mostra que ela agredia com tapas também o irmão do bebê. Em depoimento à polícia, a babá afirma que as imagens captadas pela câmera de segurança eram apenas brincadeiras e gestos de carinho. Ela também alegou sofrer de depressão.

A Delegacia da Mulher de Andradina aguarda laudos da perícia e do Instituto Médico Legal (IML) para dar continuidade ao caso.


O Globo

Corte judaica teria condenado à morte cão suspeito de ser advogado reencarnado

Cães são considerados animais impuros no judaísmo tradicional

Um tribunal judaico de Jerusalém (Israel) condenou um cão vira-latas à morte por apedrejamento, devido ao temor de que ele fosse a reencarnação de um advogado que insultou juízes da mesma corte, segundo apontam relatos.
De acordo com o site de notícias israelense Ynet, o cachorro entrou há algumas semanas no tribunal - composto por rabinos - e não saiu mais de lá, o que fez um juiz lembrar de uma maldição imposta a um advogado secular, já morto.

Notícias relacionadasEm meio a comoção por maus-tratos, Austrália veta venda de gado à IndonésiaPolícia usa 'urubus detetives' para encontrar corpos na AlemanhaOrganização denuncia por maus-tratos zoológico com orangotango fumanteTópicos relacionadosisrael, InternacionalNa ocasião, há cerca de 20 anos, os juízes do tribunal do bairro ultraortodoxo de Mea Shearim desejaram que o espírito do advogado entrasse no corpo de um cão - animal tido como impuro no judaísmo tradicional – depois que ele proferiu insultos à corte.

Mesmo sentenciado à morte por apedrejamento, o cachorro conseguiu escapar do prédio do tribunal antes que a condenação fosse levada a cabo, afirma o Ynet.

Segundo relatos, um dos juízes do tribunal pediu às crianças da localidade que encontrassem o cachorro e executassem a sentença. Devido ao caso, uma organização de proteção aos animais registrou queixa na polícia contra uma autoridade da corte.

Vingança

Segundo o site Ynet, o tribunal nega que os juízes tenham condenado o vira-latas à morte.

No entanto, um representante da corte disse ao jornal Yediot Aharonot que o apedrejamento foi ordenado como uma "maneira apropriada de 'se vingar' do espírito que entrou no pobre cão".

Os tribunais rabínicos (battei din) são investidos do poder de julgar questões religiosas em Israel e em algumas outras comunidades ultraortodoxas pelo mundo.


BBC Brasil
Verbratec© Desktop.