sábado, 23 de outubro de 2010

Marcador genético "denuncia" câncer logo no início

Marcador foi achado em tumores como o de pulmão

Descoberta pode levar a novos exames para detectar a doença

Cientistas americanos e franceses anunciaram nesta quarta-feira (20) a descoberta de um marcador genético presente em pelo menos 11 tipos de tumores cancerosos, o que pode dar origem a novos exames e tratamentos para a doença.
Pesquisadores da Faculdade de Medicina Monte Sinai, dos EUA, e do Instituto Nacional de Saúde e Pesquisa Médica da França afirmaram ter descoberto o receptor do hormônio folículo estimulante (FSH) em mais de 1.300 pacientes com câncer. No estudo, descobriu-se que o FSH, originalmente encontrado apenas nos órgãos reprodutivos humanos, está presente em células dos vasos sanguíneos de todos os tumores pesquisados, independente do tipo ou do estágio de crescimento.
Aurelian Radu, da Monte Sinai, diz que isso pode ser usado para melhorar a detecção do câncer. A ideia é injetar no corpo substâncias que reajam à presença do receptor FSH e tornem visíveis os tumores, ainda que em estágio inicial.
Os cientistas reforçaram que são necessários testes complementares para confirmar suas descobertas e descobrir se o marcador está presente em tumores relacionados com outros tipos de câncer. Mas disseram que a descoberta é "muito promissora".
Na pesquisa, publicada na edição desta quinta-feira (21) do New England Journal of Medicine, foram avaliadas amostras de tecido dos tumores de 1.336 pacientes com 11 tipos de câncer: próstata, mama, cólon, pâncreas, bexiga, rins, pulmões, fígado, estômago, testículos e ovários.

Copyright AFP - Todos os direitos de reprodução e representação reservados


R7

Advogado Ércio Quaresma é internado em hospital de Minas Gerais


O advogado Ércio Quaresma, que defende o goleiro Bruno Souza, foi hospitalizado nesta sexta-feira, entre 11h e 17h, no Biocor, hospital que fica na região sul de Belo Horizonte. A assessoria do hospital confirmou a informação e disse que ele recebeu alta após comum acordo entre seu médico particular e os médicos do Biocor.
O hospital afirmou que não está autorizado a passar o motivo da internação da Ércio Quaresma, mas, segundo informações apuradas pelo Terra, ele teria sentido fortes dores no peito.

Peça sobre anorexia é encenada em hospital de São Paulo


Aos 15 anos, a garota Natalia Bonfim foi diagnosticada com anorexia nervosa, uma doença que envolve fatores psicológicos, fisiológicos e sociais. Em 2009, ela foi internada em uma clínica especializada em transtornos alimentares em São Paulo. Logo após sua saída, ela lançou o livro Patativas, sobre os muitos aspectos da doença. A história agora chega ao teatro encenada por quatro atrizes que vivem os diversos conflitos de Natália. Beatriz Calló, Luisa Taborda, Luíza Zaidan e Maria Eugenia Portolano são as estrelas de Quase Muda, espetáculo dirigido por Rafael Masini que estreia no sábado (23/10), na Aclimação, em São Paulo.
O espetáculo se passa em um hospital, o Instituto A Casa, um local pensado como alternativa às instituições manicomiais. Natalia recebeu tratamento na instituição antes de ser internada na clínica que ela compara a Auschwitz.
De 23 de outubro a 21 de novembro. Sábados às 20h30 e domingos às 19h30. Instituto A Casa: Rua Dr. João Maia, 118 – Aclimação, tel.: 5574-0677.
Ingresso: R$ 20.


Época

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Projeto transforma estudantes em profissionais da área teatral


Oficinas capacitam estudantes de escolas públicas a atuarem como cenógrafos, iluminadores e maquiadores
POR ANGÉLICA PAULO

Rio - Realizar uma peça teatral requer uma verdadeira força-tarefa: cenografia, iluminação, maquiagem e figurino são itens que exigem, além de talento, mão de obra qualificada e que, hoje em dia, é considerada cada vez mais rara no mercado brasileiro. De olho nesse segmento, alunos do Ensino Médio de diversas escolas da rede pública têm participado de oficinas de capacitação em artes cênicas, através do projeto Passageiros do Futuro. O objetivo é formar profissionais capacitados a atuarem em diversas áreas, desde a produção até a montagem de palco para uma produção teatral.
“Nosso objetivo é trazer sangue novo para a área técnica do teatro, tão carente desse tipo de profissionais”, conta Juliana Teixeira, idealizadora do projeto, que existe há dez anos, atendendo comunidades carentes em toda cidade.
Ex-aluno do Colégio Estadual Paulo de Frontin, no Rio Comprido, Zona Norte da cidade, Robert Rodrigues, 18 anos, conheceu o projeto durante uma palestra na escola. Apaixonado por teatro, fez sua inscrição e descobriu que, além dos palcos, também se dava bem nos bastidores, tornando-se um dos melhores alunos da turma. Dois anos depois de passar pelo projeto, atua como monitor de cenografia, além de ter conquistado uma bolsa integral no curso de Educação Física de uma universidade particular.
“Além das técnicas de cenografia, o projeto me ensinou a ter mais organização, responsabilidade e segurança e me tornou um profissional melhor”, analisa.
Itinerante, o Passageiros do Futuro atua em comunidades carentes, selecionando jovens estudantes para participar de oficinas que incluem técnicas de luz e som, figurino, maquiagem, adereços, contra-regragem e cenografia. Ao todo, são dez meses de aulas, que incluem ainda reforço escolar em Língua Portuguesa e Matemática e visitas a museus e centros culturais.
O projeto também acompanha o desempenho escolar dos estudantes matriculados. Ao todo, são atendidos 60 alunos por ano, em uma sede montada na própria comunidade. No biênio 2009-2010, o trabalho aconteceu em 21 comunidades da região da Tijuca, como Borel, Morro da Formiga, Andaraí e São Carlos. De acordo com Juliana, um dos principais objetivos do Passageiros, além de levar o teatro locais onde o acesso a esse tipo de arte é mais difícil, é melhorar o desempenho escolar dos envolvidos no projeto.
“Fazemos uma troca com os pais e também com a escola, envolvendo todos para auxiliar o aluno. Além disso, também traçamos um paralelo entre as oficinas e as matérias do currículo escolar formal”, explica. Um dos resultados do trabalho é o crescimento de alunos que conquistam bolsas universitárias. De acordo com Maria Ignez Lopes, assistente social do Passageiros do Futuro, somente em 2009, sete alunos conquistaram bolsa integral em instituições de ensino privadas. Nos últimos três anos, a classificação no vestibular de instituições públicas também tem apresentado uma melhora considerável.
“A primeira coisa que fazemos quando os alunos chegam é mudá-los como pessoa, transformando hábitos e atitudes. Também nos preocupamos em incentivar seu desempenho escolar, estimulando sua frequência no projeto, para que ele não abandone as oficinas”, conta.
Além da melhora no desempenho, muitos jovens também conquistaram o tão sonhado primeiro emprego graças ao que aprenderam nas oficinas. Para estimular os participantes, o programa também remunera os alunos com uma bolsa-auxílio no valor de R$ 250 mensais, durante todo tempo em que permanecem no projeto, que vai de março a novembro.
Ao final do projeto, os formandos empregam seus conhecimentos na produção de uma peça, onde são responsáveis por toda a produção, desde o figurino, até a iluminação. Neste ano, a obra apresentada é “Forrobodó”, musical de autoria de Chiquinha Gonzaga, que terá entrada franca em suas diversas apresentações.
“Queremos usar o teatro de uma forma lúdica, como uma ferramenta para formar um indivíduo mais capacitado e com mais oportunidades”, finaliza Juliana.

SERVIÇO:
Espetáculo Forrobodó – Projeto Passageiro do Futuro
Duração: 60 minutos
Classificação: Livre
Entrada franca

Programação:
19/10 às 15h00 - Tijuca Tênis Clube - Rua Conde de Bonfim, 451 – Tijuca 20/10 às 15h00 - Sesc São Gonçalo – Av. Presidente Kennedy, 755 – São Gonçalo.
28/10 às 15h00 – Escola Municipal Presidente João Goulart - Rua Barão de Mesquita, 850 – Andaraí


Criança resgatada no Rio passará fim de semana em abrigo, diz Conselho



Conselheira ouviu pais e avó nesta sexta-feira (22) e notou contradições.
Menino de 1 ano e 8 meses foi resgatado de janela por guardas municipais.

A criança resgatada por guardas municipais na janela de um prédio, na quinta (21), no Bairro de Fátima, no Centro do Rio, passará o fim de semana em um abrigo, por determinação da 1ª Vara da Infância, Juventude e Idoso, de acordo com o Conselho Tutelar.
O Conselho Tutelar do Centro recomendou nesta sexta-feira (22) que a juíza da 1ª Vara, Ivone Ferreira Caetano, estude mais a situação da família antes de decidir o destino do menino de 1 ano e 8 meses.
A recomendação foi tomada após a conselheira Márcia Regina Alves da Silva ouvir nesta sexta os pais e a avó da criança e notar contradições nos depoimentos. Segundo a conselheira, os pais da criança – que moram em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense – alegam que o menino foi deixado por 10 dias com a avó, moradora do Bairro de Fátima. Mas a avó nega, afirmando que é ela quem cuida da criança, e não os pais.
“Quando o menino foi resgatado, ele estava com muita febre e parecia estar com uma forte gripe. A mãe nos contou que ele tem problema de bronquite”, contou a conselheira, acrescentando que a criança foi medicada e passa bem.
Ainda segundo a conselheira, a avó mora com dois filhos menores – um menino de 10 anos e uma menina de 8 – e foi notificada nesta sexta a comparecer novamente ao Conselho Tutelar na próxima semana para depor sobre as crianças. O ex-marido dela, que é pai das crianças, e vizinhos contaram, segundo a conselheira, que a mulher tem o costume de deixar seus filhos sozinhos.

Resgate heroico
A conselheira fez questão de elogiar a atuação dos guardas municipais que resgataram a criança, ao avistá-la na janela do apartamento da avó. “Um dos guardas parou um caminhão e subiu em cima para ficar próximo ao menino, distraindo ele, enquanto outro guarda entrava no apartamento. Ele teve uma atuação excepcional”, contou.
“No prédio onde a criança morava com a avó, verificamos que não foi a primeira vez que o menino tinha ficado sozinho dentro de casa”, acrescentou Márcia Regina.
A Delegacia da Criança e do Adolescente Vítima (DCAV) informou que a avó vai ser autuada por abandono de incapaz e a pena pode chegar a 3 anos de prisão, mas que pode ser convertida em pena alternativa, como serviços à comunidade e distribuição de cestas básicas.


G1

Jovem agredido com taco de beisebol em livraria morre após 10 meses em coma


Henrique de Carvalho Pereira estava internado no Hospital das Clínicas, em São Paulo

O designer Henrique de Carvalho Pereira, de 22 anos - agredido com um taco de beisebol dentro da Livraria Cultura do Conjunto Nacional, em São Paulo - morreu por volta das 5h30 desta sexta-feira (22), no Hospital das Clínicas. A informação foi confirmada, no início desta manhã, pela assessoria do hospital.
O rapaz estava internado em coma havia dez meses. O corpo dele foi levado ao IML (Instituto Médico Legal) central. Pereira foi espancado no dia 21 de dezembro de 2009. O agressor - o personal trainer Alexandre Aleixo, de 38 anos - foi detido em flagrante após o ataque e indiciado por tentativa de homicídio.
Antes do crime, em outra ocasião, Aleixo havia quebrado a vitrine da livraria, mas não feriu ninguém. A assessoria de imprensa da Livraria Cultura afirmou que vai se pronunciar sobre o caso ainda nesta sexta-feira (22).

Manicômio
Na primeira audiência sobre o caso, no dia 3 de março, o personal trainer não chegou a ser interrogado devido ao seu estado emocional. Agressivo e com os olhos arregalados, falava frases desconexas e precisou ser contido por quatro policiais.
Segundo informações preliminares, antes do ataque o preso havia sido diagnosticado com esquizofrenia paranoide e estava sendo submetido a tratamento médico.
Aleixo chegou a aguardar julgamento no CDP (Centro de Detenção Provisória) de Pinheiros antes de ser internado.


R7

Suposta epidemia de cólera já matou 135 no Haiti


Pelo menos 135 pessoas já morreram em consequência de uma provável epidemia de cólera no Haiti, segundo autoridades locais.

Segundo o governo haitiano, mais de 1.500 pessoas apresentaram os sintomas da doença, com forte diarreia, febre alta e vômitos.
O diretor-geral do Departamento de Saúde, Gabriel Thimote, disse que está esperando os resultados de testes de laboratório para confirmar a contaminação pela bactéria da cólera.
Thimote e o ministro da Saúde, porém, dizem acreditar que se trata mesmo de uma epidemia de cólera.
A epidemia está concentrada na região de Artibonite, ao norte da capital, Porto Príncipe.
A cólera é uma infecção intestinal provocada por uma bactéria transmitida por meio de água ou comida contaminada.
A origem da contaminação é normalmente fezes de pessoas contaminadas.
A doença provoca diarreia e vômitos, levando à desidratação severa, e pode matar rapidamente se não for tratada. O tratamento é feito por meio de reidratação e antibióticos.

Hospitais lotados
A Organização Panamericana da Saúde (OPS) enviou duas equipes para o sul da região de Artibonite, que concentra a maioria dos casos, segundo afirmou à BBC um membro da entidade.
Enquanto aguardam os resultados dos testes laboratoriais, as autoridades da OPS e do Escritório da ONU para Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA, na sigla em inglês) atribuem as mortes a “diarreia aguda”.
As organizações se dizem preocupadas com a gravidade da epidemia e o alto número de mortes registrado.
“Nada pode ser verificado neste momento. Não temos números, não temos dados epidemiológicos”, afirmou o médico Michel Thieren, coordenador da OPS no Haiti.
“O que sabemos é que as pessoas têm diarreia e estão vomitando, e eles podem morrer rápido se não forem vistos em tempo”, disse Catherine Huck, vice-diretora da OCHA para o Haiti.
Hospitais no entorno da cidade de Saint-Marc, a cerca de 100 quilômetros de Porto Príncipe, estão lotados com pessoas procurando por atendimento.
Em alguns deles, pacientes têm sido atendidos em locais como estacionamentos por falta de leitos. Muitos pacientes estão sendo transferidos para hospitais em outras regiões.

Terremoto
A possibilidade de uma epidemia de cólera era um dos temores gerados após o devastador terremoto que atingiu o país em janeiro e que provocou a morte de cerca de 250 mil pessoas e deixou 1,5 milhão de desabrigados.
Muitas pessoas ainda estão vivendo em campos improvisados, sob condições sanitárias precárias e com pouco acesso a água potável, mas segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), não houve epidemias até agora.
O Departamento de Artibonite não foi tão atingido pelo terremoto, mas milhares de pessoas que perderam suas casas nas áreas atingidas estão vivendo em campos de desabrigados ou com parentes na região.


'Perícia particular' inocenta Bruno e Bola no caso Eliza, diz Sanguinetti


Parecer técnico aponta 'Macarrão' e menor como únicos suspeitos por crime. Médico, que trabalhou no caso Isabella, foi contratado por defesa de 'Bola'

O médico George Sanguinetti, contratado pela defesa de um dos réus acusados de participar do desaparecimento da modelo e atriz Eliza Samudio – que já é tratada como morta apesar de o corpo não ter sido encontrado –, afirmou que realizou um parecer sobre os laudos da Polícia Técnico Científica e depoimentos dados à Polícia Civil de Minas Gerais, que demonstram que o goleiro Bruno Fernandes das Dores Souza e o ex-policial Marcos Aparecido dos Santos, o Bola, são inocentes do crime de homicídio.
Em entrevista gravada por telefone, concedida na tarde desta quinta-feira (21) ao G1, Sanguinetti ainda afirmou que o resultado do que chama de “laudo particular” vai apontar que o ex-atleta do Flamengo teria, no máximo, cometido omissão de socorro. De acordo com ele, o documento ainda não está pronto porque faltam resultados de outros exames. A previsão do médico é que isso ocorra até segunda-feira (25).
O perito, que atuou nos casos PC Farias e Isabella, falou ainda que os únicos suspeitos pelo sumiço e suposta morte de Eliza são Luiz Henrique Ferreira Romão, o Macarrão, e um adolescente. O menor está apreendido. Outros seis acusados também seriam inocentes “por tabela”. “Bruno e Bola são inocentes. Bruno pode ter cometido omissão de socorro pelo fato de haver depoimentos que dizem que ele viu Eliza ferida no sítio dele em Minas e não prestou socorro. Outros seis acusados [Sérgio Rosa Sales; Dayanne Souza; Elenilson Vítor da Silva; Flávio Caetano; Wemerson Marques; e Fernanda Gomes de Castro] também são inocentes por tabela”, disse Sanguinetti, contratado pelo advogado Zanone Manuel de Oliveira Júnior, que defende 'Bola'. A reportagem não conseguiu localizar o defensor para comentar o assunto.
“Eu derrubo a imputação da polícia de que há prova contra eles. Além de analisar os laudos oficiais, eu fui à casa de cada um deles no interior de Minas. Colhi material que foi analisado por um laboratório de genética forense em Alagoas, onde moro”, afirmou Sanguinetti, sem entrar em detalhes ou apresentar cópias do parecer que afirma ter feito.
Para a investigação, Bruno é considerado o principal suspeito pelo sumiço de Eliza. Ele seria o mentor intelectual do crime. Em 2009, ela teve um relacionamento com o goleiro, engravidou e afirmou que o pai de seu filho é o atleta. Ela tentava provar na Justiça que o ex-capitão do Flamengo é pai do filho dela. Eliza desapareceu em junho. A caseira do sítio do goleiro afirmou que ela esteve no local entre os dias 7 e 10 daquele mês. Bruno nega qualquer participação no crime.
A polícia afirma também que o ex-policial Marcos Aparecido dos Santos, o Bola, é o executor. O adolescente que foi apreendido chegou a dizer que Bola teria dado partes do corpo de Eliza para cães comerem, o que foi desmentido posteriormente pelo menor. “Contra Bola só tem o depoimento desse garoto que mudou de versão três vezes e ainda chegou a pedir desculpas ao ex-policial por ter mentido”, disse Sanguinetti. Ainda, de acordo com Sanguinetti, os únicos suspeitos pelo crime são Macarrão e o menor.
Em audiência no dia 8 deste mês, no Fórum de Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, o adolescente disse à juíza Marixa Fabiane Lopes Rodrigues que queria pedir desculpas ao ex-policial Marcos Aparecido dos Santos – o Bola – por ter dito que este era responsável pela morte de Eliza. Segundo o menor, o homem chamado por Bola no inquérito policial não é o Bola que ele conhecia. O adolescente alegou que havia inventado a história de que o corpo da jovem teria sido devorado por cães.
“Eliza estava com eles [Macarrão e o adolescente] quando saiu de carro do Rio de Janeiro e foi para Minas. Durante o trajeto, ela foi golpeada e ficou com um corte na cabeça”, disse Sanguinetti, que não revelou quanto recebeu para fazer o parecer.

Acusações
A Justiça de Minas Gerais aceitou a denúncia do Ministério Público contra Bruno e outros oito envolvidos no desaparecimento e morte de Eliza. O goleiro; Luiz Henrique Ferreira Romão, o Macarrão; Sérgio Rosa Sales; Dayanne Souza; Elenilson Vítor da Silva; Flávio Caetano; Wemerson Marques; e Fernanda Gomes de Castro responde na Justiça por homicídio triplamente qualificado, sequestro e cárcere privado, ocultação de cadáver e corrupção de menor.
Marcos Aparecido dos Santos, o Bola, é o único que responde por dois crimes. Bola foi denunciado por homicídio triplamente qualificado e ocultação de cadáver. Todos os acusados negam o crime. As penas podem ultrapassar 30 anos.
A pedido do Ministério Público, a Justiça decretou a prisão preventiva de todos os acusados. Com essa medida, eles devem permanecer na cadeia até o fim do julgamento.


Educação promove seres livres da miséria, degradação e prostituição



Prostituição existe no país inteiro. Como a gente percebe, é a ignorância e miséria juntas. Depois vêm a droga e a prostituição, e aí a degradação. É fácil interromper esse ciclo vicioso. Falta querer.

O “Bom Dia Brasil” desta terça-feira mostrou Cingapura, um paraíso que há menos de 50 anos era um lugar pantanoso, pobre e sujo. Assim como a pujante Coreia do Sul há 60 anos era um lugar arrasado, com maioria analfabeta. Mas aí veio a vontade. Investiram em educação, uma educação que fez um futuro opulento.
Por que não querem educação por aqui? Por que fingem que estão investindo em educação se não investem em professores? Porque educação liberta da miséria, da dependência, do assistencialismo. Converte escravos de tudo em seres livres, e promove uma mudança. Aquela mudança da inscrição da bandeira do município de São Paulo: “Non Ducor Duco”, “não sou conduzido, mas conduzo”.
Na prostituição infantil do Nordeste, é bom combatermos os aliciadores, quem está promovendo isso, mas é preciso chegar às origens: a educação e formação. Pegando filhos, pais e professores e escolas. Coisa para revolução. Se os donos dos votos deixarem.


Bom Dia Brasil

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

'Jéssica queria voltar para SP', diz pai de universitária morta em Três Rios


Corpo foi encontrado com corte profundo na cabeça, na segunda (18).
Delegada não descarta nenhuma hipótese para o assassinato.


O engenheiro Ângelo Tadeu Giusti, pai da universitária paulista Jéssica Phillipp Giusti, que foi assassinada em Três Rios, na Região Sul Fluminense, afirmou nesta quinta (21) que a filha queria ficar em Piracicaba, sua cidade natal.
“Ela estudava direito em Três Rios desde março deste ano. Mas recentemente comentou com a avó que queria voltar para Piracicaba. Não sabemos por que, já que ela gostava muito de estudar. Ela dizia que queria nos dar orgulho”, contou o engenheiro. Jéssica cursava direito na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).
Jéssica foi encontrada morta em uma construção rural, no bairro Purys, na última segunda-feira (18). Segundo a delegada Cláudia Teresa Abbudy, da 108ª DP, o corpo da jovem de 21 anos foi encontrado com um corte profundo na cabeça.
De acordo com a delegada, a polícia não descarta nenhuma hipótese para o assassinato da menina. “Algumas pessoas estão prestando depoimento. Estamos mobilizados para solucionar esse crime”, explicou Abbudy.

Pai conta que estudante sofreu quando foi para Três Rios
De acordo com o pai de Jéssica, a estudante sofreu quando saiu de Piracicaba e foi morar no Sul Fluminense.
“Ela precisou mudar totalmente a vida dela. Vencer a insegurança, não podia ser fraca. Ela encarou o desafio, mas ligava para a família umas quatro ou cinco vezes por dia”, contou ele.
Segundo os amigos de Jéssica, a universitária era tímida e muito estudiosa. “Ela era quieta, não saia muito e nunca tratou ninguém mal. Era uma das melhores alunas da nossa turma. A mãe da Jéssica desconfia que ela pode ter sido vítima de bullying, mas eu acho muito difícil porque nunca presenciamos nenhuma situação”, contou Henrique Haller, que estudava na mesma classe que Jéssica.

Enterro
O corpo da estudante foi enterrado no final da tarde de quarta (20) no Cemitério da Saudade de Piracicaba, no interior de São Paulo. Durante o velório, familiares e amigos estavam inconformados. Amigos de Jéssica, que identificaram o corpo em Três Rios, foram a Piracicaba e levaram uma faixa em protesto contra a violência cometida contra a amiga.
Segundo a delegada, Jéssica morava sozinha. A delegada adiantou que a jovem não foi vítima de violência sexual, já que não havia sinais de estupro nem espancamento pelo corpo.

Thamine Leta

É indevida a concessão de salário-maternidade à jovem menor de 16 anos


A Advocacia-Geral da União (AGU) conseguiu, na Justiça, decisão favorável contra sentença de 1ª instância, que condenou o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) a conceder benefício indevido de salário-maternidade à jovem menor de 16 anos, na condição de segurado especial.
No caso, a adolescente desejava obter do INSS salário-maternidade alegando que vivia em zona rural e exercia a profissão de lavradora. O pedido foi concedido pelo juízo de 1ª instância.
A Procuradoria Federal no estado do Amapá (PF/AP) recorreu da decisão, ressaltando que o juiz se omitiu ao deixar de manifestar o disposto no parágrafo 6º, do artigo 11 da Lei nº 8.213/91. O dispositivo diz que para serem considerados segurados especiais, o cônjuge ou companheiro e os filhos maiores de 16 anos deverão ter participação ativa nas atividades rurais do grupo familiar.
A procuradoria demonstrou, ainda, que o que está previsto na legislação se coaduna com o disposto no inciso XXXIII, do artigo 7º, da Constituição Federal, que proíbe "trabalho noturno, perigoso ou insalubre a menores de dezoito e de qualquer trabalho a menores de dezesseis anos, salvo na condição de aprendiz, a partir de quatorze anos". Segundo PF/AP, conceder salário-maternidade a menor de 16 anos é ir de encontro tanto ao previsto na legislação infraconstitucional, quanto, de maior gravidade, ao disposto na Constituição Federal.
Diante do exposto, a Seção Judiciária do estado do Amapá acolheu os argumentos da PF/AP e julgou improcedente o pedido de benefício, por entender que para configurar a qualidade de segurado especial, a idade mínima é de 16 anos.
A PF/AP é uma unidade da Procuradoria-Geral Federal, órgão da AGU.
Ref: Processo nº 0010280-62.2009.4.01.3100/AP - Seção Judiciária do estado do Amapá

Gabriela Coutinho/ Bárbara Nogueira

Fonte: Advocacia-Geral da União


Perito da defesa de Bruno diz que crime teria sido omissão de socorro


Análise contratada por goleiro contesta investigação da Polícia Civil de Minas Gerais

O médico-legista alagoano George Sanguinetti, contratado pela defesa dos suspeitos de matar Eliza Samudio, minimizou a participação de acusados na suposta morte da modelo, ao afirmar, em entrevista ao R7, que eles teriam praticado o crime de omissão de socorro, segundo os depoimentos. Sanguinetti afirma que os depoimentos dizem que a ex-amante do goleiro Bruno Fernandes foi levada com lesão grave na cabeça ao sítio do goleiro em vez de ter sido levada a um hospital.

Testemunhas são ouvidas nesta quinta-feira (21)

A conclusão faz parte de laudo paralelo que deve ser divulgado nesta quinta-feira (21) pelo médico-legista em Maceió. As análises foram realizadas em laboratórios da Universidade Federal de Alagoas sob a supervisão de Sanguinetti. Ele também aponta falhas da perícia.
Depoimentos dizem que coronhadas desferidas na cabeça de Eliza provocaram uma lesão onde era possível ver parte da massa encefálica da vítima. Omissão de socorro é crime previsto no artigo 135 do Código Penal. A pena é de seis meses a um ano de prisão, prazo que geralmente é substituído por prestação de serviço para a comunidade.
De acordo com Sanguinetti, a polícia usou de "artifícios" para incriminar os acusados. Ele disse ter analisado locais onde teriam acontecido pontos-chave do suposto crime, como o sítio do goleiro Bruno e a residência do ex-policial civil Marcos Aparecido dos Santos, o Bola, onde a polícia aponta que Eliza morreu, em Vespasiano, na região metropolitana de Belo Horizonte.
Em entrevista ao R7, Sanguinetti disse que a perícia não analisou corretamente blusas femininas encontradas na casa vizinha à de Bola. As peças, recolhidas pela polícia, não foram reconhecidas pelos vizinhos. De acordo com o perito, a investigação descartou as roupas por não terem sido achadas secreções humanas. Na opinião dele, essas peças deveriam ter sido analisadas.
– Era importante ter periciado e determinar de quem eram as roupas.
Outro item encontrado na casa de Bola foi uma corda. Sanguinetti diz que a Polícia Civil também falhou ao não estudar esse item. Segundo o especialista, o que embasa o inquérito são os depoimentos, mas a veracidade das falas não teria sido checada, segundo ele. O médico-legista dá como exemplo supostos chutes desferidos por Bola em Eliza, também relatados em depoimento. Os sapatos do suspeito não foram analisados pelo Instituto de Criminalística, segundo o alagoano.
– Não custava nada periciar.

Depoimento de menor
O inquérito policial também se baseia no depoimento de um adolescente envolvido no crime, o primo de Bruno. Segundo Sanguinetti, o Instituto Médico Legal de Minas Gerais emitiu um laudo sobre a oitiva (audição da autoridade da investigação, no jargão técnico) do garoto. Sanguinetti diz que isso vai além da função do órgão. O documento assegura que a descrição do garoto sobre um estrangulamento está de acordo com a realidade.

– Imagina se eles começam a emitir laudos para cada oitiva feita pela Polícia Civil?

Posteriormente, o jovem disse que inventou a história, pois estava sob o efeito de drogas. O garoto também desmentiu a versão de que o corpo de Eliza teria sido dado para ser comido por cães. Sanguinetti analisou o pátio onde os cachorros teriam devorado o cadáver. Segundo ele, não há indícios de que o suposto crime, descrito pelo menor de idade, tenha ocorrido no local.
A Polícia Civil de Minas Gerais disse, por meio da assessoria de imprensa, que não vai rebater as críticas de Sanguinetti. Segundo a polícia, as conclusões dos laudos anexos às provas que compõem os sete volumes do inquérito policial sobre o sumiço da Eliza já foram encaminhadas à Justiça.
A instituição ainda diz que coube ao Ministério Público avaliar e apresentar as denúncias. A assessoria de imprensa ressaltou que agora a questão passa a ser da ordem da Justiça e que não cabe mais à polícia comentar a questão.
Bruno e outros oito acusados respondem a processo por homicídio em Minas Gerais. Sanguinetti foi contratado no início de agosto pela defesa do goleiro Bruno. Ele já trabalhou em outros casos de repercussão na imprensa, como o caso da morte da menina Isabella Nardoni, em que as análises do médico-legista foram descartadas pela defesa após a troca de advogados que defenderam os condenados pelo crime, Alexandre Nardoni e Anna Carolina Jatobá.



R7

Casais mais recentes conhecem melhor parceiros que os mais antigos, diz estudo


Casais em relacionamentos longos sabem menos sobre seus parceiros do que aqueles que estão juntos há pouco tempo, segundo um estudo recém-publicado.
Os pesquisadores, de universidades na Suíça, na Alemanha e nos Estados Unidos, acreditam que a explicação para as diferenças é que as pessoas em relacionamentos recentes teriam mais a ganhar tentando conhecer melhor seus parceiros, enquanto aqueles em relacionamentos muito longos assumem que já sabem tudo sobre a outra pessoa.
O estudo analisou dois grupos de casais, um mais velho, com idades entre 62 e 78 anos, e outro mais novo, com idades entre 19 e 32, com relação aos conhecimentos sobre as preferências dos parceiros.
Os casais mais novos estavam juntos em média por dois anos e um mês, enquanto os relacionamentos dos mais velhos tinham em média 40 anos e 11 meses.

Preferências
Os dois grupos foram questionados sobre as preferências dos parceiros em relação a três temas: móveis de cozinha, filmes e comida.
Cada um dos participantes foi convidado a classificar 118 itens diferentes relacionados aos três temas em uma escala de 1 (não gosta nada) a 4 (gosta muito).
Segundo os resultados do estudo, publicado na revista especializada Journal of Consumer Psychology, os casais mais velhos acertaram em média 36,5% das preferências dos parceiros, enquanto os mais novos acertaram em média 42,2%.
As maiores diferenças entre os acertos dos dois grupos foram relacionados às preferências sobre comidas, que tiveram o maior índice geral de acertos entre os três temas.
No outro extremo, as preferências sobre móveis de cozinha tiveram a menor média de acertos em geral e também a menor diferença entre os dois grupos de casais.

Relacionamentos estabelecidos
“Uma das razões (para os resultados) pode ser que os casais mais velhos prestam menos atenção um ao outro, porque eles veem seus relacionamentos como já fortemente estabelecidos ou porque eles acham que já conhecem bem seu parceiro”, afirmam os pesquisadores no estudo.
Segundo eles, outra questão importante é que entre os mais jovens os acertos foram maiores em relação aos itens classificados nos dois extremos da escala de 1 a 4 (não gostam nada ou gostam muito), mas entre os mais velhos não houve essa diferenciação.
“Isso indica que os mais velhos não estão prestando atenção às preferências dos seus parceiros, incapazes de diferenciar entre seus sentimentos fortes e fracos”, disse.
As pessoas com preferências mais semelhantes às de seus parceiros tiveram uma média de acertos maior, independentemente da idade e do tempo de relacionamento, indicando que casais formados por pessoas com gostos semelhantes se conhecem melhor.


Menores se prostituem por R$ 30 em estradas do Nordeste


SÃO PAULO - Meninas se prostituem na beira de estradas, no interior de estados do Nordeste, por cerca de R$ 30. A rota da prostituição na região vai de Salgueiro, no Pernambuco, a Pena Forte, no Ceará. A conexão é intensa também entre o município pernambucano de Trindade e Marcolândia, no Piauí. E de Garanhuns, no Pernambuco, para Patos, na Paraíba.
A rota da exploração sexual de crianças e adolescentes não respeita a divisa entre os estados de Pernambuco e da Paraíba. E, se antes, o mapa da prostituição infantil era formado principalmente pelas capitais e sustentado pelo turismo sexual, hoje, a nova rota inclui cidades pequenas do interior marcadas pela miséria e por graves problemas sociais.

(Leia atambém: Bahia e Paraná têm maioria dos pontos críticos de prostituição de crianças e adolescentes em estradas federais )

Em um flagrante, um caminhoneiro estava com duas jovens. As imagens foram gravadas em uma operação conjunta do Ministério Público do Trabalho e da Polícia Rodoviária Federal na Paraíba. Uma garota é menor de idade, o caminhoneiro mente:
- É tudo de maior aí. São todas maiores de idade. Elas ficam direto no posto - diz o caminhoneiro.

Uma das meninas diz:
- A outra é minha irmã. A outra vai fazer dezoito agora. Só eu que sou de maior, já vou fazer 21 -
A prostituição destrói a infância de muitas meninas. Uma da meninas, de 15 anos, disse que começou a fazer programas há três anos:
- Quando comecei a sair de casa, andar pelas ruas, eu ia, ainda virgem -

Exploradas sexualmente, algumas adolescentes também são seduzidas pelas drogas. Em geral, o crack e a maconha.
- Maconha misturada com crack - conta uma jovem.

Uma adolescente de Salgueiro, no Sertão de Pernambuco tem 13 anos. Desde os 12, ela faz programas por R$ 30. Tão nova, ela já é acusada de aliciar outras meninas para a prostituição e foi encaminhada pela Justiça para uma unidade de recuperação no Recife.

- É difícil. Entra quem quer. Para sair, sei não - afirma.
- Muitas delas acontecem quando elas são abusadas na própria família, ainda na infância. E aí elas passam a ter transtorno de comportamento e aí se torna mais difícil essa recuperação. Principalmente quando não tem família, quando a família não é presente ou quando a família contribui pra que ela vá em busca de angariar dinheiro vendendo o seu próprio corpo - aponta a conselheira tutelar de Salgueiro (PE) Maria Aparecida.


Crianças mineiras estão pagando até com sangue pelo péssimo ensino da matemática


A notícia abaixo indica que estão tirando sangue das crianças em Minas
por desconfiarem que não aprendizagem matemática possa ser por defeito
genético. Nos documentos anexo da minha pesquisa provo que são as ações em matemática o que não se qualificam para haver aprendizagem.

Att. Prof. João Batista do Nascimento
UFPA/ICEN/ Fac. Matemática
http://lattes.cnpq.br/5423496151598527
www.cultura.ufpa.br/matematica/?pagina=jbn
jbn@ufpa.br, joaobatistanascimento@yahoo.com.br
=======================
SEM HABILIDADE COM NÚMEROS
Junia Oliveira, O Estado de Minas, 08/06/2010
Crianças e jovens com notas baixas em matemática e dificuldades
persistentes, não se limitando a perder média em algumas provas, merecem atenção dos pais e alerta na escola. O problema pode não ser apenas o desafio em assimilar a matéria. Eles podem sofrer de discalculia, um transtorno crônico na aprendizagem da disciplina, que não pode ser atribuído à falta de interesse do aluno, a uma educação deficiente nem à escassez de estímulos.
A doença ainda não foi completamente desvendada pelos cientistas, mas a estimativa é de que, por causa dela, 6% da população não tenha habilidade com os números.
Em Minas Gerais, um grupo de pesquisadores está colhendo mais
informações e traçando um perfil de crianças e adolescentes portadoras
da síndrome. O trabalho, iniciado em 2008, está sendo feito por
profissionais do Laboratório de Neuro-psicologia do Desenvolvimento da
Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich), em parceria com o
Laboratório de Genética Humana/Médica do Instituto de Ciências
Biológicas (ICB), com colaboração do Serviço Especial de Genética do
Hospital das Clínicas, todos da Universidade Federal de Minas Gerais
(UFMG), e do Centro de Tratamento e Reabilitação de Fissuras
Labiopalatais e Deformidades Craniofaciais (Centrare), da PUC Minas. No estudo, crianças de 7 a 14 anos de escolas públicas e particulares de
Belo Horizonte e Mariana, na Região Central de Minas, são submetidas ao teste de desempenho escolar. Aquelas que obtêm resultado abaixo de 25% no subteste de matemática são convidadas para uma segunda etapa de avaliação, em que passam por entrevista clínica, testes psicológicos e
de inteligência. Elas também têm o sangue coletado.
Até agora, 1,4 mil voluntários já passaram pela triagem. Desses, mais de
200 foram examinados na segunda fase. Segundo o coordenador do Laboratório de Neuropsicologia, o médico Vitor Haase, a meta é que 500 crianças sejam submetidas aos testes psicológicos.
Haase afirma que, além de médias insuficientes, uma defasagem de pelo menos dois anos no nível de desempenho em relação à série no qual o estudante se encontra é um forte indício do problema.
“Nunca podemos falar em discalculia na 1ª ou 2ª série. é preciso fazer uma avaliação clínica e neuropsicológica”, diz.
Também acende alerta a dificuldade para decorar a tabuada ou no conceito de números, como a noção de grandezas e quantidades. O coordenador ressalta que a causa não pode ser primariamente
emocional, portanto, casos de dificuldade na aprendizagem que são
consequência de ambiente familiar desajustado ou de conflitos, por
exemplo, são descartados.
O diagnóstico também não é usado em pacientes com retardo mental.
Segundo o médico, uma situação recorrente nos pacientes é a síndrome
do transtorno não verbal de aprendizagem. Estão nesse perfil crianças
que têm uma inteligência normal, geralmente não muito alta, e que, no
início da vida, têm um atraso de desenvolvimento: demoram a firmar a
cabeça, a se sentar, a caminhar e a falar, o que é superado
posteriormente. “Muitas vezes, a família pensa que o menino tem
deficiência mental, mas não é o caso”, diz. Na idade pré-escolar,
falam bem e começam a apresentar um comportamento de agitação.
Normalmente, são diagnosticados como hiperativos, o que persiste até a
idade escolar. Na fase de alfabetização, podem ter um pouco de
dificuldade também.
Haase relata que é na fase inicial do currículo escolar que os problemas se agravam, principalmente na matemática, devido a outros comportamentos que se tornam mais evidentes.
As crianças têm bom vocabulário, não trocam os sons quando falam, mas têm dificuldade com interpretação de textos, com desenhos, coordenação motora e espacial e, principalmente, um perfil bastante característico na interação social.
“São amistosas, mas um pouco ingênuas, pouco perspicazes e com problemas para entender o que é adequado ou não numa determinada situação. Não têm noção da maldade das pessoas também.
São indivíduos pouco intuitivos e aprendem pouco pela experiência. Esses meninos não se entrosam muito em grupos e são mais tímidos. Esses são aqueles com as formas mais puras e mais graves da discalculia”, relata.
O transtorno não verbal ocorre em 1% da população em idade escolar e, dos que se consultam na UFMG, 10% são portadores.
GENÉTICA Uma terceira etapa da pesquisa será feita pela equipe do
laboratório de genética humana do ICB, que examinará parte do genoma dos voluntários. Na conclusão dos trabalhos, os dois resultados serão
comparados.
Os pesquisadores já sabem que as causas da discalculia são de
ordem genética, mas ainda é preciso identificar as áreas do genoma
associadas ao transtorno. A universidade disponibiliza o diagnóstico para pessoas com dificuldade em matemática no serviço de psicologia aplicada.
Os interessados devem entrar numa lista de espera. O telefone para
marcação de consulta é o (31) 3409-5070 ou 6295.

Fonte :
http://wwo.uai.com.br/EM/html/sessao_18/2010/06/08/interna_noticia,id_sessao=18&id_noticia=141062/interna_noticia.shtml
Consta em
http://www.exkola.com.br/scripts/noticia.php?id=34579041
http://blog.opovo.com.br/educacao/sem-habilidade-com-numeros/
http://isaude.net/z9h8, europsicologia e genética decrifram causas e
consequências da discalculia, Saúde Pública


Informação enviada por e-mail pelo leitor Prof.João Batista do Nascimento

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Comparsa de empresária suspeita por sequestro de idosa é preso


Policiais da 77ª DP (Icaraí) identificaram e prenderam o namorado e cúmplice da empresária Flávia Machado Pinheiro, José Paulo Nunes de Lima. Vulgo Baiano, ele teria acompanhado a empresária no sequestro relâmpago de uma idosa, no dia 5 deste mês.
Quando a idosa estava na delegacia, nesta terça-feira, para identificar Flávia, Baiano acompanhava a cúmplice. A vítima imediatamente reconheceu-o. A polícia pediu um mandado de prisão, e ele foi preso nesta quarta-feira. A empresária já havia sido detida, na terça-feira, e está presa na Polinter de Mesquita.
José Paulo Nunes de Lima já havia três anotações criminais por receptação, além de ter sido preso por 12 anos na cidade de São Paulo por roubo.


Extra Online

Magreza das celebridades afeta relação das meninas com o próprio corpo


Crianças citam modelos, atrizes e apresentadoras infantis como modelos de beleza

Há apenas uma década, ossos aparentes e pernas finas eram sinais de saúde frágil e, possivelmente, um distúrbio alimentar. Hoje, a magreza é desejada por nove entre dez mulheres e já começa afetar profundamente a relação das meninas com o próprio corpo. Um estudo feito pelo médico britânico Aric Sigman mostra que as internações por anorexia e bulimia aumentaram 80% na Inglaterra nos últimos dez anos. E, cada vez mais, o problema atinge crianças e pré-adolescentes.
Uma pesquisa feita pela revista especializada 'British Journal of Developmental Psychology' mostra que quase metade das meninas com idades entre 3 e 6 anos se preocupam com o peso e tem medo de engordar. Sigman afirma que elas quase sempre citam modelos, atrizes e apresentadoras infantis como modelos de beleza. A tendência, para o médico, é preocupante, já que a exposição regular a mulheres magras demais pode mudar o cérebro das crianças e das adolescentes, deixando-as mais propensas a ter algum distúrbio alimentar.
— Como pai de meninas, me preocupo muito com o tipo de exemplo que estamos dando às nossas filhas. Dou aula e trabalho com mulheres racionais e inteligentes que estão cada vez mais obcecadas com a aparência. Isto já está virando questão de saúde pública. Apenas 40% das mulheres que desenvolvem anorexia ou bulimia se recuperam totalmente.
Em um estudo feito pela Universidade de Utah, nos Estados Unidos, cientistas puderam perceber que o cérebro de uma mulher ficava alterado ao ver fotos de outras mulheres extremamente magras. O córtex pré-frontal, que regula as emoções, ficava superestimulado, aumentando a sensação de tristeza e ansiedade. Outro, feito pela Universidade de Harvard, mostrou o impacto da televisão na autoestima das meninas. Quanto mais elas viam televisão, mais faziam dieta e se diziam insatisfeitas com o próprio corpo.


donna

Vão devolver também as crianças ilegalmente trazidas pela mãe ao Brasil??



"A ordem judicial para a devolução da menina Gabriela ao Brasil chegou ao Líbano e agora a mãe da garota de 6 anos, Cláudia Boutros, começa outra batalha: a de conseguir apoio para viajar ao país e recuperar a filha, levada sem autorização pelo pai."
A menina Gabriela de 6 anos que morava com a mãe Cláudia Boutros no Brasil, foi levada ilegalmente pelo pai Pedro Boutros há 8 meses para o Líbano e o Brasil JÁ emitiu uma ordem judicial para que a menina seja devolvida à mãe. Por que o Brasil demora tanto, então, para devolver ao pai, as crianças trazidas pela mãe ilegalmente para o Brasil?? Acompanhamos o caso do americano David Goldman que demorou 5 longos anos para levar seu filho de volta aos Estados Unidos e não conseguiu rapidamente assim, nem com o falecimento da mãe de Sean Goldman.
"Será pedido uma indenização de R$ 1 milhão contra o Estado e de mais R$ 1 milhão ao comerciante libanês. “Ao Pedro, pelo sofrimento causado à Cláudia, por ficar sem a criança”, explicou o advogado."
Alguém fará comentários dizendo que essa mãe só está pensando em dinheiro como fizeram com o pai de Sean Goldman? Os amigos de Goldman se mobilizaram para ajudá-lo. Fundaram o bringseanhome.org para ajudá-lo a vir ao Brasil diversas vezes, antes de finalmente conseguir ter o filho de volta. Essa mãe desempregada falou declaradamente à tv que espera um patrocínio de um artista para ajudá-la. Por que a mãe pode mover montanhas para ter sua filha de volta e é vista como coitada e se o pai faz o mesmo, na mesma situação, é visto como golpista?? Pois diziam que David Goldman não tinha emprego, nem dinheiro, por isso queria tanto levar o filho para morar com ele.
Segue abaixo o link para que vocês ajudem então, a devolver na mesma rapidez essas crianças que foram trazidas ilegalmente para o Brasil pelas mães:
http://bringseanhome.org/wordpress/active-cases/active-case-index/

Quero deixar bem claro que acho ótimo que devolvam Gabriela à mãe, que se cumpra a lei, mas espero que o Brasil pare de privilegiar apenas a mãe e devolva aos pais estrangeiros seus filhos que moram hoje ilegalmente no Brasil.

Roberta Palermo


Roberta Palermo
Terapeuta Familiar
http://www.robertapalermo.com.br/
11 91913454


ONU: Crime organizado gera 119 bilhões de dólares por ano no mundo

Policiais apreendem drogas em Honduras

VIENA — O crime organizado gera cerca de 119 bilhões de dólares por ano no mundo, sendo o tráfico de drogas o mais lucrativo, informou nesta segunda-feira o Escritório das Nações Unidas de luta contra o narcotráfico e o crime organizado (UNODC).
O crime organizado aumentou "até tomar proporções mundiais", declarou o diretor da UNODC Yuri Fedotov em um comunicado difundido por ocasião da abertura da reunião da Convenção de Palermo contra o Crime Organizado.
A cocaína e a heroína rendem 105 bilhões de dólares por ano, segundo um relatório anual da UNODC, sediado em Viena.
O tráfico de seres humanos, imigrantes ou profissionais do sexo gera para as organizações criminosas quase 10 bilhões de dólares.
Novos tráficos estão se desenvolvendo, como o comércio ilegal de recursos naturais (3,5 bilhões de dólares), contrabando de medicamentos (1,6 bilhões de dólares), ou a cibercriminalidade (1 bilhão de dólares).
Segundo Fedotov, a Convenção de Palerma, que visa a facilitar a cooperação entre polícia e justiça para lutar contra o crime organizado, é um instrumento poderoso, mas não utilizado suficientemente.
"Nós temos também necessidade de uma resposta global que reforça a resistência ao crime organizado em seus locais de origem, ao longo das rotas do tráfico e nos destinos finais dos bens ilegais", declarou ainda Fedotov.
Os 157 Estados que ratificaram a Convenção de Palerma de luta contra o crime organizado transnacional, adotada em 2000, se reunirão até a sexta-feira em Viena para fazer um balanço da aplicação deste acordo.

Copyright © 2010 AFP. Todos os direitos reservados


AFP

Pai de Mércia critica decisão da Justiça em manter Mizael livre



Macoto Nakashima comentou julgamento do mérito de habeas corpus.
Audiência de instrução do caso deve terminar nesta quarta.

O pai de Mércia Nakashima, Macoto Nakashima, considerou uma “ducha de água fria” a decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) em manter livres o policial militar reformado Mizael Bispo de Souza e o vigia Evandro Bezerra Silva. Eles são acusados de matarem a advogada. A decisão foi tomada na manhã desta quarta-feira (20) após desembargadores do TJ-SP julgarem o mérito do habeas corpus que mantinha os réus soltos.
“Foi uma ducha de água fria e espero que isso não seja um incentivo para que as pessoas continuem fazendo violência contra a mulher. A esperança é a última que morre e espero que Mizael seja pronunciado ao fim da audiência. Espera forças pra aguentar até o fim da audiência”, disse Macoto ao chegar ao Fórum de Guarulhos para o último dia da audiência de instrução do caso Mércia, no início desta tarde.
Durante a tarde desta quarta, o ex-namorado da advogada, Mizael, e o vigilante Evandro deverão ser interrogados pelo juiz Leandro Jorge Bittencourt Cano. A audiência começou na segunda (18), seguiu na terça (19) e deve terminar nesta quarta.
O primeiro a ser interrogado nesta quarta-feira será Wilson Aparecido da Silva Ferreira, que estaria com Mizael no dia que Mércia desapareceu. Em seguida, Leonardo de França, funcionário de uma empresa de rastreadores. Elechegou a registrar boletim de ocorrência contra Mizael e o advogado Ivon Ribeiro. Os dois teriam se exaltado após França ter se negado a trocar o rastreador do carro do réu. O terceiro a ser interrogado será o perito Renato Pattoli, responsável por fazer o laudo da reconstituição do crime.
A expectativa no Fórum de Guarulhos é que a Justiça decida se os réus irão ser levados para julgamento popular ou não. Apesar disso, existe a possibilidade de o juiz Bittencourt Cano não dar a sentença nesta quarta sobre essa etapa do processo, chamada de pronúncia ou impronúncia, respectivamente. O motivo é o fato de os desembargadores não terem julgado ainda o mérito do habeas corpus impetrado pela defesa dos réus que pede a transferência do juízo de Guarulhos para Nazaré Paulista, no interior do estado de SP. A alegação dos defensores é que o caso tem de ser julgado onde o crime ocorreu. Mércia morreu afogada numa represa em Nazaré.
Segundo o TJ, a decisão a respeito da incompetência de juízo deve ser analisada na próxima quarta-feira (27). Se os desembargadores optarem por levar o caso a Nazaré e o juiz de Guarulhos tiver se manifestado sobre a pronúncia ou impronúncia, toda a audiência pode ser adiada. Para não correr esse risco, uma alternativa seria Bittencourt Cano encerrar a fase da instrução processual sem finalizar o “sumário da culpa”, na qual profere tal decisão.
Nessa hipótese, o juiz ouviria os réus, mas não abriria a sessão para os debates e sustentações orais da acusação, representada pelo Ministério Público e assistente, e da defesa dos réus, formada pelos advogados de Mizael e Evandro. Em outras palavras, Bittencourt Cano pode fazer isso e pedir dez dias para dar a sentença sob a alegação que há um recurso ainda para ser julgado. Se fizer isso, os depoimentos das testemunhas e réus não seria anulado porque faz parte da fase de provas.
O promotor Rodrigo Merli Antunes afirmou que independentemente da decisão do juiz nesta quarta, irá pedir a ele, nesta tarde ou nos próximos dias, a prisão preventiva de pelo menos um dos réus. A argumentação será a de que Mizael tentou fraudar provas. Quanto a Evandro, o Ministério Público ainda não se posicionou.


G1

Acusada de matar suspeito de abusar do filho é absolvida pela 2ª vez em SP


SÃO PAULO - Uma mulher acusada de matar um suspeito de cometer abuso sexual foi absolvida pela segunda vez em São Carlos, a 229 km da capital paulista. A dona de casa Maria do Carmo Ghislotti, acusada de matar um adolescente de 15 anos suspeito de abusar de seu filho de 3, foi absolvida, após 11 horas de julgamento nesta terça-feira, no Tribunal do Júri.
O número de votos dos jurados não foi divulgado. Essa é a segunda vez que Maria é absolvida do crime e a decisão não cabe mais recurso. No primeiro julgamento , realizado em 2006, ela foi absolvida por 5 votos a 2, depois que a defesa usou como argumento que ela agiu sob forte emoção e em defesa da criança.
O promotor Marcelo Mizzuno recorreu da decisão da Justiça, alegando que o suspeito já estava detido e a dona de casa, que deveria aguardar o julgamento do menor, agiu por vingança.
Após o anúncio da sentença, Maria do Carmo disse que se arrepende do crime, mas que nunca vai esquecer de tudo o que aconteceu. "Nunca vai apagar. O que tinha que acontecer, já aconteceu com meu filho", disse emocionada.
O crime aconteceu em fevereiro de 2006, quando o menor foi detido suspeito de abusar sexualmente do filho de Maria, no distrito Santa Eudóxia, e levado para a Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de São Carlos. No local, ela esfaqueou o adolescente no pescoço. Ele foi socorrido, mas não resistiu aos ferimentos.


TCE: Estado tem 258 mil crianças sem acesso a educação infantil

Enquanto a maior parte das cidades gaúchas não cumpre as metas, Muçum atende 88,6% das crianças e não sofre com falta de vagas - Caco Konzen, Especial

Levantamento do Tribunal de Contas do Estado (TCE) revela desempenho gaúcho ruim na oferta de creche e pré-escola
Um levantamento elaborado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) revela dados preocupantes sobre os rumos da Educação Infantil no Rio Grande do Sul. De acordo com a radiografia, 96,1% dos municípios gaúchos oferecem menos vagas em creches do que a meta estabelecida pelo Plano Nacional de Educação (PNE), criado em 2001. O mesmo vale para as vagas na pré-escola, que em 77,2% das cidades também estão abaixo do alvo.
Para chegar a esse diagnóstico, o TCE comparou dados do Censo Escolar 2009 e do IBGE com as diretrizes do PNE. A ideia, segundo Hilário Royer, coordenador da pesquisa, foi avaliar até que ponto os objetivos estão sendo cumpridos. A partir daí, foi possível elaborar um ranking, baseado no total de matrículas na Educação Infantil e no número de habitantes de até cinco anos de cada município. Além de identificar 141 cidades onde simplesmente não há registro de matrículas em creches, o TCE chegou a uma estimativa de vagas que precisam ser criadas para atender à exigência mínima. Os dados assustam.
Ao todo, o PNE prevê que pelo menos 50% das crianças de até três anos tenham acesso a creche. No Estado, só 19 municípios passam dessa marca. Seriam necessárias mais 174,1 mil vagas do tipo para atingir o mínimo desejado. Na pré-escola, o PNE estabelece a meta de 80%, mas 383 cidades estão abaixo. Seriam necessárias mais 84,4 mil vagas. Ao todo, faltam 258,6 mil vagas no Estado.
– Temos uma das menores taxas de natalidade do país e, ainda assim, as prefeituras, principais responsáveis, não dão conta – avalia Royer.
Para o presidente da Federação das Associações dos Municípios (Famurs), Vilmar Zanchin, os prefeitos estão trabalhando, mas haveria uma questão cultural, principalmente em cidades menores, que levaria casais a optar por deixar os filhos em casa, com avós.
Cidades como Muçum, no Vale do Taquari, mostram que é possível universalizar o acesso. Lá, 88,6% das crianças são atendidas, o melhor índice do Estado, e não faltam vagas. A preocupação com a educação levou o prefeito Tarso Bastiani a aumentar de 25% para 27% o investimento na área.Vice-presidente do TCE, Cezar Miola espera que outros administradores sigam o exemplo e aumentem os recursos voltados à Educação Infantil – cuja oferta é considerada obrigatória pelo Supremo Tribunal Federal.

"A escolinha é fundamental para o desenvolvimento da criança"

Entrevista Tania Beatriz Marques, professora da UFRGS
Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Tania Beatriz Iwaszko Marques é uma defensora da Educação Infantil. Para a educadora, os benefícios para as crianças que desde cedo frequentam creches e escolinhas são muitos: da convivência com os colegas aos estímulos para o desenvolvimento físico e mental. Ela concedeu a seguinte entrevista a Zero Hora:
Zero Hora – Qual é a importância da Educação Infantil?

Tania Beatriz Iwaszko Marques – A escolinha é fundamental para o desenvolvimento das crianças. Porque essa é uma fase em que o cérebro está em plena formação. É nessa época que elas começam a se relacionar com o mundo ao seu redor e a se situar nele. Por isso é tão importante que sejam estimuladas de diferentes formas, com brincadeiras, canções e conversas, por pessoas com formação adequada.

ZH – Muitos pais creem que podem cuidar melhor de seus filhos em casa, em família. Estão certos?

Tania – Na escolinha são construídas as primeiras noções de respeito ao outro, por exemplo. Entre crianças que ficam apenas em casa, cuidadas por avós ou familiares, esse processo muitas vezes não acontece. É importante essa relação próxima com a família e com o carinho dos pais e avós, mas também é importante que as crianças frequentem a Educação Infantil.

ZH – Muita gente associa creche a assistencialismo. Como a senhora avalia isso?

Tania – Muita gente pensa assim e acredita que qualquer um pode cuidar da criança nessa idade. Mas é justamente o contrário.

Na pior colocada, avó terá de deixar emprego
Letícia Barbieri

Em fevereiro, depois de terminado seu período de licença-maternidade, a auxiliar de vendas Chaiane Gomes de Azevedo, 18 anos, terá de voltar ao trabalho sem ter uma escola onde deixar o filho, hoje com 27 dias.
Para que a criança não fique com estranhos, a mãe dela, Maria Inês da Silva Gomes, 44 anos, já decidiu que vai largar o emprego de merendeira para cuidar do neto. A situação ocorre em Jaquirana, município gaúcho com o pior índice de oferta de vagas na Educação Infantil
– A maioria não tem uma mãe como a minha para fazer isso. Ela está abrindo mão do trabalho por causa dessa situação – conta Chaiane.
Com 5 mil habitantes, o município da região serrana tem apenas 19 das suas 445 crianças de até cinco anos atendidas pela Educação Infantil – o equivalente a apenas 4,27%.
As dificuldades financeiras de uma cidade pequena são a justificativa oferecida pelo prefeito Ivanor Rauber (PP) para a falta de uma escola infantil.
Somente agora, com verba do Ministério da Educação, o primeiro estabelecimento do tipo começa a ganhar forma. Até junho do ano que vem, Jaquirana espera inaugurar o prédio. O investimento é de cerca de R$ 1,5 milhão. A promessa é de 120 vagas para as crianças de até cinco anos.
– Aqui, as mães que trabalham em firmas são poucas. A maioria mora no interior. As famílias vivem da pecuária, e as crianças ficam em casa – diz Rauber.
O prefeito promete traçar um plano para criar novas vagas.

Juliana Bublitz


ZERO HORA

Cão surdo aprende linguagem de sinais e ganha prêmio de obediência


Vicky Tate, uma britânica de 65 anos que vive em Essex, na Inglaterra, criou sua própria linguagem de sinais para se comunicar com Zippy, seu cachorro de estimação. O curioso é que, apesar de ser totalmente surdo, o animal acaba de ganhar o mais importante prêmio de obediência concedido pela Kennel Club, uma reconhecida entidade de defesa dos animais.
“Foi a primeira vez que a Kennel Club concedeu o prêmio a um cachorro com problemas de audição e todos ficaram surpresos quando ele venceu”, afirmou Vicky ao jornal Daily Mail. A britânica passou a criar Zippy quando ele tinha 7 semanas (hoje, ele tem dois anos) e logo descobriu que havia algo de errado com ele. “Ele não respondia quando o chamavam”, contou. Um teste num hospital veterinário confirmou a surdez.
Além dos movimentos de mãos e pernas para se comunicar com o animal, a senhora Vicky colocou em Zippy um colar vibratório especial, que ela pode acionar para atrair a atenção e dar algum tipo de instrução ao cão. “Também falo com ele o tempo todo, porque apesar de não poder ouvir, ele pode entender minhas expressões faciais”, diz a mulher. “Antigamente, era comum sacrificar animais que fossem surdos, mas eles podem ter uma vida satisfatória. Zippy é meu grande amigo”, completa.
“O prêmio dado a Zippy mostra que um bom treinamento está acessível a todos os cachorros”, afirma Heidi Lawrence, educadora do Kennel Club.


Planeta Bicho

Homens bebem mais do que mulheres porque sentem maior prazer


Eles liberam mais hormônios de satisfação do que elas

Pesquisadores americanos descobriram por que os homens têm duas vezes mais chances de se viciar em álcool do que as mulheres. Segundo o estudo, eles sentem mais satisfação com a bebida do que elas. A razão para isso é um hormônio chamado dopamina.
Os cientistas das universidades de Columbia e de Yale avaliaram homens e mulheres de idade universitária com o costume de beber. Os estudantes ingeriram bebidas alcoólicas e não alcoólicas e, em seguida, passaram por um exame de tomografia. O teste mediu a quantidade de dopamina liberada em consequência do álcool.
Essa substância tem diversas funções no cérebro. Uma delas está relacionada à sensação de prazer proporcionada por algumas experiências como sexo, apostas e drogas.
Os resultados da tomografia mostraram que os homens liberam uma quantidade maior de dopamina do que as mulheres. Esse crescimento foi encontrado em uma parte do cérebro relacionada ao prazer e ao vício. Segundo os cientistas, essa descoberta mostra que a influência do álcool na liberação do hormônio tem um papel importante no comportamento das pessoas.
Para a médica Anissa Abi-Dargham, autora do estudo, quando episódios de bebedeira se repetem, a quantidade de dopamina liberada é menor.
A diferença do alcoolismo entre os sexos, segundo os especialistas, deve ajudar em futuras pesquisas sobre esse vício.


R7

A condição peculiar da pessoa em desenvolvimento

Antonio Carlos Gomes da Costa é pedagogo e participou da comissão de redação do Estatuto da Criança e do Adolescente

Uma das sínteses mais elucidativas e felizes do Novo Direito das Crianças e Adolescentes do Brasil foi – sem dúvida alguma – a formulação e a adoção do conceito de crianças e adolescentes como “pessoas em condição peculiar de desenvolvimento”.
Vamos analisar esta expressão termo a termo, buscando captar a verdade, que pulsa no cerne de cada um de seus elementos integrantes, buscando, em seguida, extrair do conjunto as conseqüências práticas para a luta e o trabalho dos que se empenham na promoção e na defesa das pessoas entre 0 e 18 anos de idade.
Em primeiro lugar, é preciso ressaltar que, enquanto a
Convenção Internacional dos Direitos da Criança refere-se a esta faixa etária, utilizando a palavra criança, o artigo 227 da Constituição Federal adota os termos criança e adolescente para designar pessoas da mesma faixa etária. Por isso, quando nos referimos a esse segmento, podemos usar as palavras crianças, adolescentes e jovens.
Há ainda pessoas e organizações mais detalhistas, que pretendiam adotar um leque muito mais amplo de etapas do desenvolvimento humano nessa caracterização: como o embrião, o feto, o nascituro, a primeira infância, a pré-adolescência e a juventude. Acabou prevalecendo o bom senso e as palavras que passaram a designar esta faixa etária no texto da lei foram crianças (0 a 12 anos incompletos) e adolescentes (12 a 18 anos).
O artigo 6º do ECA elenca os critérios a serem utilizados na interpretação da Lei 8.069/90:
• Os fins sociais a que ela se destina;
• As exigências do bem comum;
• Os direitos e deveres individuais e coletivos;
• E a condição peculiar da criança e do adolescente como pessoas em desenvolvimento.

Analisemos, rapidamente, cada um desses critérios:
(i) Quando nos referimos “ aos fins sociais a que ela se destina”, estamos estabelecendo que, na sua aplicação, os fins universais do Estado, estabelecidos na Constituição e nas leis, não podem ser sobrepassados por qualquer outro bem ou interesse;
(ii) A menção clara “ às exigências do bem-comum” vem reforçar o critério anterior, alçando este bem a uma condição hierárquica, situada acima de qualquer outro bem ou interesse;
(iii) “ os direitos e deveres individuais e coletivos” exprimem claramente o conceito de Norberto Bobbio de cidadania como “o direito de ter direitos e o dever de ter deveres”;
(iv) “ a condição peculiar da criança e do adolescente como pessoas em desenvolvimento”. Esta expressão significa que a criança e o adolescente têm todos os direitos, de que são detentores os adultos, desde que sejam aplicáveis à sua idade, ao grau de desenvolvimento físico ou mental e à sua capacidade de autonomia e discernimento.
Um bebê não pode exercer o direito de ir e vir. Uma criança não pode e não deve trabalhar. Tampouco pode ser responsabilizada perante a lei pelo cometimento de um ato infracional da mesma forma que um adolescente ou um adulto. E isto se repete em diversas situações.
O artigo 6º deve servir de critério para a interpretação de todos os demais artigos do ECA. Quantos equívocos de entendimento e de ação poderiam ser evitados, se este dispositivo fosse interpretado de forma mais límpida e madura, ou seja, isenta dos conceitos e preconceitos herdados da morta, mas não enterrada, Doutrina da Situação Irregular?

Antonio Carlos Gomes da Costa


Luzes simulam abraço do Cristo Redentor


RIO - Uma ilusão de ótica criada por uma projeção de luzes simulou o Cristo Redentor abraçando o Rio na noite desta terça-feira. A iniciativa, do VJ Alexis, da Visualfarm, teve como objetivo chamar atenção para o problema da exploração sexual de crianças.

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Moradores de Nazaré e funcionários de empresa de GPS foram ameaçados, diz delegado do caso Mércia


Antonio de Olim foi ouvido por juiz do fórum de Guarulhos, na Grande São Paulo

O delegado Antonio de Olim, responsável pelas investigações do caso Mércia Nakashima, disse em depoimento à Justiça nesta terça-feira (19) que moradores da cidade de Nazaré Paulista, onde o corpo da advogada foi encontrado, relataram ter recebido ameaças. Olim também informou que funcionários da empresa de rastreamento do carro de Mizael Bispo, um dos acusados da morte da advogada, sofreram ameaças.
Ele não comentou, entretanto, quem seriam os autores dessas ameaças. O promotor Rodrigo Merli disse nesta terça-feira que pedirá a prisão preventiva de Mizael e de Evandro Bezerra da Silva ao final da audiência que acontece no fórum de Guarulhos, na Grande São Paulo, previsto para quarta-feira (20).
Samir Haddad Junior, advogado de Mizael, disse na terça-feira (19) que a acusação deve usar depoimentos de testemunhas sobre supostas ameaças - na terça-feira, o irmão de Mércia, Márcio Nakashima, disse que a família vem sofrendo ameaças - para formular um novo pedido de prisão.
A estratégia da defesa de Mizael durante o depoimento de Olim foi questioná-lo a respeito de detalhes sobre o laudo do rastreamento do carro do acusado. Segundo a defesa, o documento não mostra todas as ruas em que Mizael esteve no dia do desaparecimento da ex. O laudo aponta o trajeto que o ex-PM fez ao longo desse dia. Entre as informações apuradas, o documento diz que o carro dele esteve na região da casa da avó de Mércia. A advogada foi vista pela última vez, em 23 de maio, saindo da residência da avó.
O advogado de defesa Ivon Ribeiro questionou Olim sobre o por que de a polícia ter supostamente omitido algumas ruas em que o carro passou durante esse dia. O delegado respondeu que quem fez o laudo foi o perito do DHPP (Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa) Renato Pattoli, convocado para prestar depoimento na quarta-feira.
A defesa de Evandro insistiu sobre a possibilidade de o acusado ter passado um período longe de Olim, em Aracaju, antes do depoimento à equipe do DHPP, em que admitiu o crime. Foragido da polícia paulista, Evandro foi preso no interior de Sergipe. Nesse depoimento, Evandro confessa ter participado da morte de Mércia, mas depois negou a versão, alegando ter sido torturado.
Olim disse que Evandro estava à vontade na hora do depoimento em Sergipe e que em momento algum relatou qualquer tipo de tortura física e psicológica.
Quatro testemunhas convocadas pela defesa do vigia Evandro Bezerra da Silva foram dispensadas na tarde desta terça-feira. Elas são Émerson Silva de Souza, Marcos José dos Santos, Enaldo Bezerra Silva e Maria Izabel Ferreira Aleixo.

Camila Rigi


Termina o segundo dia de audiência do caso Mércia



Oito testemunhas de defesa de Mizael, acusado de matá-la, foram ouvidos.
Previsão é que audiência de instrução termine nesta quarta-feira (20).

Terminou por volta das 19h desta terça-feira (19) o segundo dia da audiência de instrução do caso Mércia.
Oito testemunhas arroladas pela defesa de Mizael falaram. A audiência deverá ser retomada nesta quarta (20) à tarde, quando serão ouvidas as quatro testemunhas do juízo. Em seguida, será a vez dos réus falar.
Além do delegado do caso, Antônio de Olim, o juiz ouviu amigos de Mizael, que relataram um relacionamento tranquilo entre ele e Mércia Nakashima. O advogado Carlos Floriano Filho disse que conhece Mizael há 20 anos e que o réu sempre foi “gentil e atencioso” com a namorada. Ele também negou ter conhecimento de qualquer briga entre o casal.
A fala do comerciante Pedro Cantuária começou com um pedido do Ministério Público para constar dos autos que a testemunha já teve uma condenação por falsidade ideológica. A solicitação provocou reações dos advogados de defesa de Mizael, que disseram não terem citado antecedentes das testemunhas de acusação. Houve discussão e o juiz precisou interceder. O assistente de acusação, Alexandre de Sá Domingues, disse que irá interpelar judicialmente um dos advogados de Mizael por causa de uma insinuação de que os irmãos de Mércia, Cláudia e Márcio, também respondem a processos.
O advogado Samir Haddad Júnior, representando a defesa, comentou o episódio ao fim da audiência. “Todas as testemunhas de acusação têm processos”, afirmou, acrescentando que não tinha, no momento, detalhes dessas ações. O assistente de acusação rebateu a declaração que inclui os irmãos de Mércia. “Não existe nenhum antecedente, foi um comentário leviano”, disse ao deixar o fórum.

Depoimentos
O comerciante Pedro Cantuária afirmou que nunca ouviu falar mal de Mizael no bairro onde moram em Guarulhos. Segundo ele, o relacionamento do advogado com Mércia era “excelente”. “Eu sempre a via sorrindo”, contou. Ele falou durante cerca de 10 minutos.
O advogado Matheus Ferreira dos Santos prestou depoimento depois. Ele contou que conhece Mizael desde 1998, porque eles estudaram na mesma classe da faculdade. Santos afirmou que o réu era uma “pessoa popular”. Outro estudante da sala de Mizael, Marcos Rogério Manteiga foi a última testemunha de defesa do réu a prestar depoimento.
Ele contou que falava “com certa regularidade” com Mizael e conheceu Mércia em 2009. Os dois se encontraram três vezes perto ou no Fórum de Guarulhos. Como também estudou na classe de Cláudia Nakashima, decidiu ir ao velório “por solidariedade”. Mas negou ter dito qualquer coisa sobre o envolvimento de Mizael com o crime.
Três testemunhas de Evandro encerraram a audiência nesta terça-feira (19). Gentil José de Oliveira é encarregado do posto onde o réu era vigia. Ele disse que trabalhou no dia 23 de maio, data do desaparecimento de Mércia, e viu o vigilante deixar o posto por volta das 19h30. Negou conhecer Mizael e afirmou que as câmeras de segurança registram imagens de todo o posto. O outro segurança do estabelecimento, Alfeu Cardoso Santos, falou em seguida. Ele disse que chegou ao posto naquele domingo por volta das 19h40 e viu Evandro no local. Também disse que não conhece o outro réu no processo.
O Ministério Público pediu uma investigação dos dois por causa de um eventual falso testemunho porque ligações realizadas pelo telefone celular de Evandro provariam que ele estava longe do posto no horário. O juiz disse que esse não é o momento adequado para efetuar tal investigação.
O último a falar foi o feirante Luiz Araújo Sobrinho. Ele disse conhecer Evandro há mais de um ano e que ele era segurança na feira. Afirmou que também conhecia Mizael da feira. E que se lembra apenas que Evandro disse que ia viajar.

Delegado
O delegado Antônio de Olim, do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), prestou depoimento durante cerca de duas horas e meia. Ele afirmou que o ex-namorado da vítima, Mizael Bispo de Souza, se contradisse durante os interrogatórios realizados no decorrer da investigação.
“Não batem nenhum dos depoimentos dele, nenhuma das versões”, afirmou Olim, a quarta testemunha de defesa ouvida nesta terça-feira (19), segundo dia de audiência.
O delegado falou detalhes das investigações e sobre o depoimento do vigia Evandro Bezerra Silva, colhido em Aracaju (SE) logo depois da prisão do suspeito de participação no crime. A defesa de Evandro alega que ele foi agredido por policiais da cidade para confessar o crime.
Olim disse que esteve praticamente em todo momento, depois que chegou na cidade, com o suspeito e que ele não falou sobre a suposta agressão. “Em momento algum eu vi tortura”, afirmou o delegado.
Na saída do fórum, Olim disse acreditar que “com o trabalho que fizeram, colocaram ele [Mizael] na cena do crime”.
Durante o depoimento de Olim, Mizael conversou muito com os advogados e chegou a falar diretamente para o juiz, afirmando que o delegado não tinha um mandado judicial quando esteve na residência do réu da primeira vez para recolher objetos. O juiz fez uma pesquisa e disse que um mandado havia sido expedido no dia 29 de maio, antes da visita dos policiais. Mizael e Evandro chegaram a deixar a sala juntos durante o depoimento, mas retornaram alguns minutos depois.
Os advogados de defesa questionaram o delegado sobre os dados do rastreador de Mizael, que são usados como base na conclusão do inquérito do caso. Olim teve que detalhar vários pontos do percurso que ele acredita ter sido realizado por Mizael no dia do desaparecimento da advogada. O delegado também falou da dificuldade em conseguir depoimentos de moradores de Nazaré Paulista, porque, segundo Olim, “todos ali têm medo”do réu.
A ex-mulher de Mizael Bispo de Souza, Nilza Porto de Souza, também prestou depoimento nesta terça, mas na condição de “informante”, ou seja, sem o compromisso de falar a verdade. Nilza havia sido arrolada como testemunha de defesa e passou a ser ouvida como informante após pedido do Ministério Público, acolhido pelo juiz Leandro Jorge Bittencourt Cano. O MP alegou que, por ter tido um relacionamento com Mizael, acusado da morte de Mércia, e ter tido uma filha com ele, ela poderia ser “suspeita de parcialidade”.
Nilza afirmou que o relacionamento com Mizael era “muito bom”. Quando questionada porque, então, tudo terminou, ela disse que “parou de gostar” de Mizael e afirmou que tinha muitos ciúmes dele, e que ele tinha pouco ciúmes dela.Ela negou que tenha lavrado boletins de ocorrência contra Mizael. Entretanto, quando a pergunta foi refeita, ela confirmou que foi a uma delegacia registrar queixa contra o ex-marido, mas que fez isso após o término do casamento por “não aceitar o fim do relacionamento”. Ela também alegou pressão familiar e insistia que quando fez isso era “muito nova”.
A primeira testemunha a ser ouvida nesta terça-feira foi Maria Aparecida de Araújo, que trabalhava como doméstica de Mizael. Ela informou que conhecia o advogado desde 2006, fazendo faxina duas vezes por semana. O depoimento dela durou cerca de dez minutos e ela confirmou que conhecia Mércia, que costumava dormir na casa de Mizael. Ela confirmou o relacionamento de Mizael e Mércia.

Repercussão
O advogado de defesa de Mizael, Samir Haddad Júnior, disse que “foram dois dias amplamente favoráveis à defesa”. Segundo ele, houve contradições entre os depoimentos da defesa e da acusação. “Tenho esperança que [Mizael] não vai para o júri”.
Já o assistente de acusação, Alexandre de Sá Domingues, afirmou que mesmo com os depoimentos das testemunhas de defesa o balanço é favorável para a acusação. “Meu balanço é que eles não conseguiram afastar com as testemunhas tudo o que temos nos autos contra os réus”. Ele citou especificamente o depoimento do delegado Antonio de Olim. “Se eles queriam desmerecer o doutor Olim, não conseguiram. O depoimento dele foi fantástico.”

Luciana Bonadio

G1

Caso Bruno: Quaresma pode ter sigilo telefônico quebrado


Minas Gerais - O advogado José Arteiro Cavalcante Lima, que defende Sônia Samudio, mãe da ex-amante do goleiro Bruno Fernandes de Souza, Eliza, disse nesta terça-feira que fez uma solicitação à Polícia Civil e à Justiça para que seja determinada a quebra do sigilo telefônico do advogado do atleta, Ercio Quaresma. O pedido foi baseado na gravação, divulgada pelo Fantástico, de um telefonema em que Quaresma ameaçaria a noiva de Bruno, a dentista Ingrid Oliveira.
Para Lima, o advogado fez uma "confissão" de envolvimento no desaparecimento e morte de Eliza Samudio ao afirmar que, "se é que existe um cadáver", ele está "insepulto até agora" por sua causa. "Tem que haver investigação para ele sair disso e provar que não tem nada com isso. Ele se colocou na cena do crime, ele deu motivo na medida em que ele fala que é amigo do Bola (ex-policial Marcos Aparecido dos Santos)", disse.
O advogado da mãe de Eliza disse que entrou com uma notícia-crime junto ao delegado-chefe do Departamento de Investigações de Homicídios e Proteção à Pessoa (DIHPP), Edson Moreira, "tendo em vista o teor da conversa" divulgada no domingo. "A notícia-crime está dada, ele (Moreira) tem que investigar, é uma queixa de que alguém possa ter cometido um crime", disse.
Lima informou também que pediu que a juíza Marixa Fabiane Lopes, da comarca de Contagem, determine uma investigação para apuras as "falas de Quaresma". "Sugeri que seja quebrado o sigilo telefônico de Quaresma na época do crime", afirmou. Também em entrevista ao Fantástico, a dentista acusou o advogado de chantagear Bruno. Quaresma nega as acusações. Na semana passada, o goleiro disse em audiência em Contagem que não tem sido ameaçado pelo defensor e que Quaresma "é como um pai".


O DIA ONLINE

Britânica é condenada por abusar sexualmente de bebê de 5 meses


A Justiça britânica condenou uma ex-assistente social por abusar sexualmente de um bebê de 5 meses e permitir que seu namorado, o cabeça de uma rede de pornografia online, tirasse fotos do crime.

Tracy Dawber, 44, que trabalhava no serviço social de Southport, sul da Inglaterra, era uma das quatro mulheres que trabalhavam para Colin Blanchard, seu namorado, na rede de pornografia.
A descoberta da rede chocou o país no ano passado, quando a polícia prendeu a primeira das acusadas, Vanessa George. Ela trabalhava em uma creche em Plymouth, no sudeste do país.
Blanchard, Vanessa e duas outras mulheres – Angela Allen e Tracy Lyons, ambas de 39 anos – já foram julgados e condenados pela Justiça.
A procuradora do caso, Ann Reddrop, disse que o grupo configurava "um das mais chocantes redes do país".
Segundo os investigadores, o mentor do grupo era Blanchard, um engenheiro de informática de 40 anos de Rochdale, no norte da Inglaterra. Ele conhecia as mulheres na internet e as incentivava a praticar abusos contra crianças. A comunicação era feita por computador e telefone.
"Ele (Blanchard) era a razão de tudo, na medida em que ele deu início à atividade. Não sei se teria acontecido sem ele", disse a procuradora a jornalistas antes do julgamento. Ela qualificou o engenheiro de informática de "altamente controlador e manipulador".
Já o detetive responsável pelo caso na unidade de crimes sexuais da polícia de Manchester, Andy Pilling, disse que "ninguém deve pensar que elas (as cúmplices de Blanchard) eram forçadas a abusar de crianças”. “Elas o fizeram de vontade própria", afirmou.

Ligando os pontos
Das quatro envolvidas, apenas Tracy Dawber conheceu o engenheiro, com quem teve um relacionamento.
Segundo os investigadores, ambos se conheceram entre o fim de 2008 e o início de 2009. Os dois deram início a uma intensa troca de mensagens – muitas contendo narrações de cenas explícitas e extremas de abuso sexual.
Em 2008, ela permitiu que Blanchard, seu namorado à época, fotografasse em seu telefone celular o momento em que ela abusava sexualmente de uma bebê de apenas cinco meses, no sofá de casa.
Em junho do ano passado, ao apreender o computador de Blanchard, investigadores encontraram diversos vídeos de pornografia infantil, incluindo um que mostrava Tracy Lyons, uma mãe de família de nove filhos de Portsmouth, abusando de um garoto.
Ela foi presa e admitiu culpa em seis acusações, incluindo duas de abuso sexual contra uma criança menor de 3 anos.
Os investigadores também encontraram no telefone celular de Blanchard filmagens nas quais Vanessa George abusava crianças de uma creche, facilmente identificada por conta do logotipo no avental que a pedófila usava.
Ao ser presa, Vanessa deixou o país chocado, e as famílias das 30 crianças que frequentavam a creche, aterrorizadas.

'Maldade pura'
Mas a personagem considerada mais "sinistra" da rede era Angela Allen, descrita como "a maldade pura" pelos investigadores.
A investigação não pode detalhar os casos específicos, mas Allen era descrita como uma pessoa manipuladora.
Ao ser presa, ela admitiu quatro acusações de abuso sexual e uma de distribuir material indecente. Angela foi condenada a sentença indeterminada, com um tempo mínimo de encarceramento de cinco anos.
Vanessa George, funcionária da creche, também recebeu sentença indeterminada com tempo mínimo de encarceramento de sete anos.
Segundo a Justiça britânica, foram necessários dois julgamentos para condenar Tracy Dawber – o primeiro, em junho, não chegou a resultado por unanimidade.
Ela, Tracy Lyons e Colin Blanchard ainda aguardam a sentença, que será ditada em um tribunal em Bristol.



Audiência do caso Mércia deve ser retomado na tarde desta terça-feira


Está previsto para recomeçar as 13h desta terça-feira a audiência de instrução do processo sobre a morte da advogada Mércia Nakashima, no fórum de Guarulhos (Grande São Paulo). Ontem, a Justiça ouviu sete pessoas convocadas pela acusação, que confirmaram as versões apresentadas à polícia e ao Ministério Público.
Também no primeiro dia de audiência, o juiz Leandro Jorge Bittencourt Cano havia dispensado as 15 testemunhas de defesa, que deverão ser ouvidas hoje. Isso porque não daria tempo de ouvi-las ontem. O magistrado também determinou a inclusão do perito criminal Renato Patolli na relação de testemunhas.
O corpo de Mércia foi encontrado dia 10 de junho na represa de Nazaré Paulista (64 km de São Paulo). São acusados pelo crime o ex-policial militar Mizael Bispo de Souza --ex-namorado da advogada-- e o vigia Evandro Bezerra da Silva. Ambos negam o crime.
Ao todo, 26 testemunhas serão ouvidas na audiência, que está prevista para terminar na próxima quarta-feira. No final, o juiz irá determinar se Mizael e o vigia Evandro Bezerra da Silva serão levados a júri popular.

TESTEMUNHAS
A irmã de Mércia, Cláudia Nakashima, foi a primeira a ser ouvida ontem. O depoimento começou por volta das 11h30 e terminou às 13h. Antes do depoimento, ela encontrou com Mizael nos corredores do Fórum de Guarulhos (Grande SP) e o chamou de assassino.
Abatida, Cláudia afirmou que sente raiva de Mizael. "Se eu encontrar com ele na rua, eu dou ré e passo por cima dele", afirmou. Ela também contou que Mizael sempre andava armado, com duas armas e quando chegava em sua casa --ela e Mércia moravam juntas-- deixava as armas em qualquer lugar. Antes do depoimento, a jovem pediu que Evandro e Mizael fossem retirados do plenário. Pedido que foi acatado pelo juiz.
Depois de Cláudia, o investigador Alexandre Simoni da Silva falou sobre a análise das ligações telefônicas de Mizael, Evandro e Mércia. Segundo o relatório de ligações, no dia 23, Evandro e Mizael se falaram em 19 ocasiões. As ligações ocorreram de um celular não registrado em nome de Mizael e que ele não forneceu no início das investigações.
Em seguida foi a vez de Márcio Nakashima depor. "Eu não acreditava que ele tinha matado a minha irmã. Mas ele não ajudou a procurá-la, pelo contrário, um vizinho dele me ligou para falar que ele estava tirando os panfletos pregados perto da casa dele. Eu achava que ela tinha sido sequestrada, acreditei no sequestro até o fim", disse o irmão da advogada.
Também foram ouvidos nesta segunda-feira o guardador de carros Bruno da Silva Oliveira; Jurandi Ferreira da Silva, funcionário do posto de gasolina onde trabalhava Evandro Bezerra da Silva --acusado de ter ajudado Mizael no crime--; e Maria Cleonice Ferreira, amiga da família de Mércia.
Todos os depoimentos foram gravados em vídeo --são duas câmeras na sala, e todos os envolvidos usam microfones. O recurso já foi usado em outras audiências e, segundo o juiz, o método permite um registro fiel das declarações. Para ele, as transcrições podem não reproduzir os depoimentos "ipsis litteris", e uma vírgula errada poderia mudar a interpretação.

POLÍCIA
Durante os depoimentos à Justiça, Cláudia e Márcio afirmaram que a família teve problemas para registrar boletim de ocorrência no 6º DP de Guarulhos, após o desaparecimento de Mércia.
De acordo com eles, a polícia foi procurada dois dias depois do desaparecimento, mas um investigador afirmou que seria "a palavra da família contra a palavra de Mizael". O policial ainda teria alertado para que ela tomasse cuidado porque poderia ser processada.
Os irmãos contaram ainda que ao deixar a delegacia, uma pessoa que trabalha na delegacia procurou Márcio e aconselhou que o boletim de ocorrência fosse registrado em um delegacia de São Paulo, pois em Guarulhos iam "passar o pano" para o Mizael. Só depois disso, a família da jovem decidiu espalhar pela região fotos de Mércia e procurar o DHPP (Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa).
Márcio afirmou que policiais civis e militares de Guarulhos trabalham como seguranças na empresa de vigilância privada de Mizael.

CRIME
A advogada Mércia Nakashima desapareceu no dia 23 de maio. Seu carro foi encontrado na represa de Nazaré Paulista no dia 10 de junho e seu corpo no dia seguinte.
Mizael é acusado de homicídio triplamente qualificado, mas desde o início das investigações nega qualquer envolvimento com o crime. O vigia Evandro Bezerra da Silva, acusado pela polícia de ajudar Mizael, foi denunciado por homicídio duplamente qualificado.
Silva chegou a falar, em depoimento à polícia, que combinou de ir buscar Mizael na represa de Nazaré Paulista no dia 23 de maio --data de desaparecimento de Mércia--, mas depois mudou a versão e negou envolvimento com o crime.


Folha Online
Verbratec© Desktop.