sábado, 20 de setembro de 2014

Bebê faz gesto de roqueiro e vira sucesso na web


A filha recém-nascida do vocalista de uma banda de metal vem fazendo sucesso na internar após mostrar que leva o estilo musical no sangue com uma foto inusitada.

A japonesinha apareceu mamando enquanto faz o gesto típico de amantes do rock com as duas mãos. O pai músico compartilhou a foto nas redes sociais e logo ela se tornou uma sensação.

Após alguns internautas questionarem como a bebê fez o gesto, o cantor contou que ele mesmo colocou as mãos da filha naquela posição para a foto.

REDETV

Meningite eosinofílica: fique alerta à doença transmitida por caramujo

Estudo nacional mostra que, nos últimos anos, houve registros desse tipo de meningite em diversas regiões do Brasil. Saiba mais sobre a doença e as maneiras de se prevenir contra ela.

Você já ouviu falar na meningite eosinofílica? Diferente de outras meningites - causadas por vírus ou bactérias - essa doença é caracterizada por uma infecção provocada principalmente por parasitas. Um dos maiores responsáveis pelo problema é o Angiostrongylus cantonensis, um verme originário do continente asiático, transmitido por crustáceos e moluscos. De acordo com um estudo publicado em junho de 2014 na revista científica Memórias do Instituto Oswaldo Cruz, o primeiro relato brasileiro desse tipo de meningite decorrente do Angiostrongylus foi feito em 2007. Desde então, houve 34 casos confirmados em pacientes de Pernambuco, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul, sendo que um deles resultou em morte. Os cientistas acreditam que essa distribuição se deve, especialmente, à disseminação do caramujo-gigante-africano pelo território nacional.

O intuito da pesquisa, segundo os autores, é alertar profissionais de saúde para essa versão da doença. "Todos estão muito preocupados com as meningites virais e bacterianas e não conhecem outras possibilidades que, embora mais raras, podem se tornar comuns", alerta Carlos Graeff-Teixeira, professor de parasitologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) e um dos líderes da investigação.

Sintomas


A meningite eosinofílica se manifesta da mesma forma que as outras versões da doença. "O paciente pode apresentar dor de cabeça, febre, vômito e rigidez na nuca", informa o infectologista Paulo Olzon, da Universidade Federal de São Paulo.

Tratamento

Assim como a meningite viral, a cura da eosinofílica é espontânea. "Não existe um remédio que seja capaz de matar o verme", conta Graeff-Teixeira. Por isso, o que se faz é observar o quadro e receitar medicamentos que amenizem os sintomas, como analgésicos e corticoides.

Prevenção

Entre as principais medidas para evitar a meningite eosinofílica estão os cuidados com a alimentação. É fundamental lavar muito bem frutas e verduras, pois eles podem ser contaminados pelo muco de caramujos infectados pelo Angiostrongylus cantonensis. Por isso, antes de levar a alface ou a maçã à boca, é preciso higienizá-las corretamente. "Deixe os alimentos imersos em 1 litro de água com 1 colher de sopa de água sanitária, por uma hora", prescreve o professor da PUC-RS. Em seguida, lave-os em água corrente.

Outra atitude fundamental é lavar bem as mãos depois de tocar moluscos terrestres, como os caramujos. Isso vale principalmente para crianças, que têm mais risco não só de ter contato com esses animais, mas também de colocar a mão na boca após tocá-los.

mdemulher

sexta-feira, 19 de setembro de 2014

SENTENÇA DE ROGER ABDELMASSIH


16ª Vara Criminal



Vistos, etc.

ROGER ABDELMASSIH, qualificado nos autos, foi denunciado como incurso no artigo 213, “caput”, por 56 (cinqüenta e seis) vezes, sendo 04 (quatro) delas em combinação com o artigo 14, inciso I, c.c. artigo 69, do Código Penal, em consonância com a lei 12.015/09 e 8.072/90, porque, no período compreendido entre 1995 e janeiro de 2008, nas dependências da Clínica e Centro de Pesquisa em Reprodução Humana Roger Abdelmassih, na Rua Maestro Elias Lobo, nº 805, Jardim Paulista e, após junho de 2004, situada na Avenida Brasil, nº 1085, Jardim Paulista, praticou as seguintes infrações penais, contra mulheres, pacientes de sua clínica, com exceção de uma delas que era funcionária (ofendida “01”), que realizavam tratamento de fertilização “in vitro”, que tem em uma das etapas, a retirada de óvulos, com aplicação de sedação. O denunciado constrangeu ou tentou constranger as vítimas, sempre mediante violência real, a praticar ou permitir que com elas praticasse atos libidinosos diversos da conjunção carnal, com

16ª Vara Criminal



exceção das vítimas designadas “A”, “23”, “37”, pois em relação a elas constrangeu-as à conjunção carnal. A denúncia foi apresentada em trinta e nove itens referentes às trinta e nove vítimas, conforme segue:

1- Em 2002 constrangeu a ofendida “23”, à conjunção carnal. Na quarta tentativa de fertilização, depois de sedada, ao recobrar os sentidos, foi surpreendida com o denunciado masturbando-a com os dedos sob a camisola hospitalar. Foi para sala de repouso e o réu a empurrou, com força física, contra a parede, colocando uma de suas pernas entre as dela, passando então a lambê-la na região dos seios e a beijar-lhe de forma lasciva na boca. Bradava para que ela segurasse seu órgão genital. Forçou a abertura das pernas da ofendida e com ela manteve conjunção carnal.

2- No primeiro semestre de 2002 e do ano de 2005, por duas vezes, constrangeu a ofendida “39”. Durante uma das consultas, em 2002, no interior de sua sala, aproximou-se da vítima e, com uma das mãos, agarrou-a pelo rosto, impediu a resistência, impondo-lhe lascivo beijo na boca. Empurrou a ofendida contra uma estante, imobilizando-a mediante prevalência física, passando a acariciá-la por diversas regiões do corpo, além de forçá-la a colocar uma de suas mãos em seu órgão genital. Em 2005, na última tentativa do plano, durante uma das consultas, no interior do consultório, valendo-se de força física, agarrou a ofendida, imobilizando-a e arrastando-a contra a parede da sala. Na seqüência, colocou um dos seus joelhos entre as pernas da ofendida e forçou-a a manipular seu órgão genital, além de lançar-lhe libidinosas carícias pelo corpo.

16ª Vara Criminal



3- Em 1995, constrangeu a ofendida “A”, à conjunção carnal, após a aspiração dos óvulos. O denunciado, valendo-se da ação do sedativo e de sua predominância física, sentou a ofendida sobre a cama e, segurando-lhe fortemente pelos braços, impôs-lhe atos libidinosos diversos da conjunção carnal. Através de sua prevalência física, com a vítima ainda inerte sobre a cama, deu-lhe beijos e segurou-a fortemente pelos braços, levantou sua camisola hospitalar e consumou a conjunção carnal.

4- Em 16 de janeiro de 2008, constrangeu a ofendida “01”, recepcionista da clínica, chamada ao seu consultório. Ele foi ao encontro da vítima, puxando-a e imobilizando-a pelos braços, desferindo-lhe lascivo beijo na boca. A vítima tentou reagir, porém, manteve-se subjugada pela predominância física do denunciado, constrangendo-a a satisfazer sua libido.

5- Em 1999, constrangeu, por duas vezes, uma consumada e outra tentada, a ofendida “C”. Após a aspiração dos óvulos, na sala de recuperação, a vítima foi imobilizada pelo denunciado, que debruçou seu corpo contra o dela, abraçando-a, fez carícias no corpo da vítima, nas partes íntimas, beijos na boca com a introdução de língua, puxou uma das mãos da ofendida, impondo-lhe a aproximação até o seu pênis. Quando realizou a transferência de embriões, após o procedimento, segurou fortemente a vítima pelo queixo, tentando beijá-la, mas não logrou êxito.

6- No segundo semestre de 1999, constrangeu a ofendida “12”. O denunciado aproximava-se e apalpava os seios da vítima, em conduta desconexa com o exame de ultrassom que ofendida realizava, em

16ª Vara Criminal



posição ginecológica. Após a coleta de óvulos, na sala de recuperação, o denunciado, além de contar com a fragilidade decorrente do procedimento, impôs-se fisicamente sobre a vítima, debruçando-se sobre o seu corpo e impondo-lhe beijo na boca. A vítima desvencilhou-se de seu agressor tentando abrigar-se no banheiro. Ele a agarrou pelos braços e submeteu-a a novo beijo lascivo.

No dia seguinte ao constrangimento acima, a ofendida retornou a clínica, por apresentar quadro de inchaço. Estava na sala de reuniões, quando o denunciado se aproximou, fechou a porta e foi em sua direção para abraçá-la. Em reação, a vítima o empurrou.

7- No final do mês de novembro de 1999, constrangeu a ofendida “04”. A ofendida detectou comportamento atípico do médico, que a cumprimentava com beijos no rosto, porém, passando-lhe a língua. Após a coleta de óvulos, permaneceu na sala de repouso, para se recuperar dos efeitos da anestesia e das cólicas e não tinha sangramento. O denunciado aplicou-lhe uma medicação endovenosa, ela perdeu a consciência e, ao recobrá-la, sentia intensa dor, da região anal, diversa da até então experimentada e que tinha sangramento. Nos dias subsequentes procurou um gastroenterologista, que diagnosticou a presença de ferimentos na região anal, incompatíveis com qualquer tipo de sonda retal, sinalizando que o problema seria de cunho sexual.

Ao retornar à clínica, foi conduzida para a sala de reuniões, onde foi recebida pelo denunciado que se aproximou e, valendose de sua predominância física, encurralou-a contra a parede da sala e constrangeu-a a permitir carícias em suas pernas. Além disso, após segurarlhe fortemente pela nuca, passou a beijá-la na região do pescoço.

16ª Vara Criminal



8- No final de 1999 e início de 2000, mediante violência real, constrangeu a ofendida “34”, por duas vezes. A vítima estranhou o comportamento do médico, pelos beijos na face acrescidos de “passadas” de língua e abraços a demonstrar sua excitação. No dia da coleta de óvulos, enquanto se recuperava do procedimento anestésico, aproximou-se e lançou um beijo na boca da paciente, além de acariciá-la com as mãos sob a camisola hospitalar. A vítima empurrou o denunciado, que colocou-a em pé e, mediante violência física, consistente em segurá-la pelas costas e forçá-la pela nuca, impôs-lhe lascivo beijo.

9- No primeiro semestre de 2000, em duas oportunidades distintas, atuando com desígnios autônomos, constrangeu a ofendida “30”. A vítima esteve na sala do réu, que foi em direção à vítima, agarrou-a fortemente pelos braços e, encurralando-a contra a porta, impôs-lhe, sem chances de reação, um beijo lascivo na boca.

No dia da aspiração de óvulos, o denunciado, antes de efetivar o procedimento, antes da sedação, sem auxiliares no ambiente, aproximou-se da vítima que se encontrava deitada em posição ginecológica, com as pernas atadas nos apoios da respectiva mesa e sentouse defronte às pernas da ofendida, introduzindo os dedos e movimentando-os no interior da genitália da ofendida.

10- Em 2001, constrangeu a vítima M.B. Na primeira tentativa, após a transferência de óvulos, procedimento sem sedação, na sala de recuperação, projetou-se violentamente, de corpo inteiro, sobre a vítima, que deitada se recuperava do procedimento, imobilizando-a com sua predominância física. Passou a beijá-la na boca, lamber-lhe o rosto e seios,

16ª Vara Criminal



além de manipulá-la em suas partes íntimas. Ela estava com a resistência física anulada e quando tentou gritar, teve a boca tapada.

1- No período compreendido entre outubro de 2005 e outubro de 2006, tentou constranger a ofendida “37” à conjunção carnal, somente não logrando êxito em razão de circunstâncias alheias à sua vontade. Vários dias após o estupro tentado, em desígnio autônomo, constrangeu a ofendida praticar ou permitir que com ela praticasse atos libidinosos diversos da conjunção carnal.

A vítima foi chamada ao consultório do denunciado. No local, diante dos anteriores assédios e galanteios desfechados pelo denunciado (em consulta anterior, o denunciado se levantou, foi até a ofendida, que se encontrava sentada, expôs seu pênis ereto e tentou colocá-lo na boca da vítima, que refutou, empurrando seu agressor), não se sentou, quando convidada. Ele partiu rumo à ofendida, que, para se proteger, correu em torno da mesa, sendo perseguida pelo médico, que em determinado instante a alcançou e imobilizou-a pelos braços, passando a acariciá-la na região dos seios, levantou-lhe a saia e puxou a calcinha para baixo. Após, debruçou-a contra a mesa, somente não efetivando a conjunção carnal por interrupção de funcionário da clínica, que bateu à porta da sala, gerando a cessação da violência e permitindo que a ofendida deixasse o local.

Após a aspiração dos óvulos, a ofendida foi encaminhada para a sala de repouso e voltou a ser surpreendida pelo denunciado, que lançando mão da fragilidade decorrente do anestésico, agarrou-a fortemente e impôs-lhe beijos, além de lambidas pelo rosto

16ª Vara Criminal



12- Em 1997, o denunciado, constrangeu a vítima C.A.P, por duas vezes, em desígnios autônomos. Durante uma das consultas, agarrou uma das mãos da ofendida, levando-a a força contra seu órgão genital. Valendo-se desta imobilização, acariciou-lhe os seios e tentou beijá-la, impondo-lhe, diante da resistência da ofendida, que mantinha a boca cerrada, lambidas pela região do rosto. Na ocasião, tais fatos foram, relatados ao CRM/SP.

Em outra oportunidade, durante o procedimento de fertilização, após a transferência de embriões, enquanto a vítima colocava suas roupas, abraçou-a inesperada e fortemente pelas costas, com o nítido propósito de satisfazer seu apetite sexual, sussurrando comentários obscenos.

13- Em 1999, constrangeu, por cinco vezes, em desígnios autônomos, a ofendida “40”. Em duas consultas, o denunciado aproximou-se da vítima, agarrando-a e imobilizando-a pelos braços e, após aproximar seu corpo ao dela, mostrou sua excitação através de seu membro viril, além de desferir-lhe beijos lascivos.

Nos três procedimentos de aspiração dos óvulos, em períodos distintos, o denunciado, na sala de repouso, com a ofendida se recuperando dos efeitos da sedação, impôs-se fisicamente sobre ela, e, após agarrá-la à força, passou a acariciar seu corpo sob a camisola hospitalar, além de impor-lhe beijos na boca.

16ª Vara Criminal



Após uma tentativa de fertilização, a vítima foi chamada para uma consulta. Passou a consolar a ofendida pela perda e por fim, encurralou-a brutalmente, forçando e conseguindo beijá-la, além de roçar fortemente seu órgão genital excitado contra o dela.

15- Em 1999, constrangeu a ofendida I.V.C. Na segunda tentativa, após a retirada dos óvulos, na sala de recuperação, impondo-se fisicamente, forçou a condução da mão da ofendida até o seu órgão genital, que se encontrava fora das calças, em ato final de masturbação.

16- Em outubro de 2001, constrangeu a ofendida “31”, que realizou cinco tentativas. Suspendeu o tratamento e realizou viagem para o exterior. Ao retornar para a consulta relativa à sexta tentativa, no consultório, de forma surpreendente, aproximou-se da vítima, segurou-a fortemente pelas mãos, impedindo qualquer reação, fez declarações. Na sequência, aplicou-lhe um beijo lascivo na boca.

17- No segundo semestre de 2006, constrangeu a ofendida “19”, que estranhava a forma como ele se despedia. O denunciado aproximou-se e mediante violência física, segurando violentamente a ofendida pela cabeça, impedindo-a de qualquer reação, impôs-lhe um lascivo beijo na boca. Ela conseguiu esquivar-se do ataque e teve que contornar a mesa da sala, seguida por ele, para então alcançar a porta de saída e deixar o local.

16ª Vara Criminal



18- No primeiro semestre de 2001, constrangeu a ofendida “B”. Na segunda tentativa, trajando somente a camisola hospitalar, após a aspiração de óvulos, na sala de repouso, enquanto recobrava os sentidos, debilitada física e psicologicamente, valendo-se tanto da recuperação da vítima e de sua prevalência física, impôs-lhe beijos na boca e rosto, bem como carícias por seu corpo, nas partes íntimas.

19- No início do mês de maio de 2007, constrangeu a ofendida “03” após a aspiração de óvulos, na sala de repouso, ao recobrar os sentidos, deparou-se posicionada em pé, com o denunciado imobilizando-a contra uma porta. Com a vítima subjugada, à mercê da recuperação dos efeitos anestésicos e, principalmente, pela prevalência física imposta, passou a beijar-lhe na boca, além de direcionar sua mão contra seu órgão genital exposto e ereto.

20- No mês de março de 2007, em duas oportunidades, constrangeu a ofendida “24. No dia 20 ou 23 de março de 2007, após exames, a vítima foi chamada a comparecer ao consultório do denunciado, onde passou a assediar a ofendida lançando galanteios, aproximou-se e, através de imposição física, empurrou-a contra a parede da sala, encurralando-a, além de segurá-la fortemente, impondo-lhe beijos lascivos na boca. No dia 27.3.2007, após a aspiração de óvulos, na sala de repouso, com a camisola hospitalar, prevalecendo-se de sua superioridade física, conjugada com a debilidade da vítima, passou a molestá-la, acariciando seus seios e tentando beijá-la, direcionou, à força, a mão da ofendida contra seu órgão genital .

16ª Vara Criminal



21- Em 1995, constrangeu a ofendida “D”. o denunciado segurou a vítima, ainda atordoada por conta dos efeitos da sedação, anulando a possibilidade de resistência, e impôs-lhe, para satisfazer sua libido, beijos na boca. 2- No mês de julho de 1997, constrangeu a ofendida “E”, por três vezes, duas consumadas e uma tentada. Ao se despedir, a vítima foi surpreendentemente puxada e imobilizada pelo médico que lhe desferiu um beijo na boca. Em período posterior, ao término de coleta de sangue, foi surpreendida com o ingresso do denunciado, que se aproximou da ofendida, que vestia seu casaco, puxou-a violentamente pelos braços, impedindo-a de qualquer reação, impondo-lhe um beijo lascivo contra a sua boca.

Na fase de retirada de óvulos, enquanto se recuperava do procedimento, ainda sob efeito da sedação, a vítima foi novamente submetida à satisfação do apetite sexual do denunciado. Abordou a vítima, no final do ato clínico enquanto ela se recompunha e se vestia, agarrando-a pelos braços e tentando beijá-la na região da boca, somente não logrando êxito diante da esquiva realizada pela ofendida, que o empurrou, deixando o local.

23- No primeiro semestre de 1997, constrangeu a ofendida “25”. Após a retirada dos óvulos, quando foi sedada, a ofendida foi encaminhada pelo denunciado para uma sala de reuniões. Nesse local, imobilizou-a e a envolveu fortemente em seus braços, encostando-a contra a parede e impondo-lhe um beijo na boca.

16ª Vara Criminal



24- Em 29.1.1999, constrangeu a ofendida “27”. A vítima se submeteu ao procedimento de transferência de embriões, fase final da fertilização, que dispensa o uso de sedação. Com a vítima deitada em posição ginecológica, o denunciado debruçou-se sobre ela, impedindo-a de qualquer reação, impondo-lhe um beijo na boca.

Veja mais:

sentença de roger abdelmassih

'Era minha melhor amiga', diz viúvo de empresária morta em frente a filhos


Emerson Baroni conversou com o G1 nesta quinta-feira em Osasco.
Sua mulher, Vanessa, foi baleada por assaltantes na Zona Oeste de SP.


“Era minha melhor amiga”, disse ao G1 Emerson Baroni sobre sua mulher, Vanessa, que na noite de segunda-feira (15) foi baleada e morta na frente dos filhos do casal durante reação a uma tentativa de assalto no Rio Pequeno, Zona Oeste de São Paulo.

Um dos filhos adolescentes foi ferido de raspão por um tiro, mas sobreviveu e deixou o hospital nesta quinta-feira (18). O crime foi gravado por câmeras de segurança (veja as imagens no vídeo abaixo). A Polícia Civil procura os dois criminosos que fugiram numa moto sem levar nada.

Durante esta tarde, o empresário falou com a equipe de reportagem em Osasco, na Grande São Paulo, sobre o crime que abalou sua família. “Eu não sei nem o que fazer com os meus filhos. Minha mulher era tudo para eles, era minha melhor amiga”, disse Baroni, que conhecia Vanessa havia 20 anos. “Nos conhecemos na adolescência. Criamos filhos, está aí um com 17, outro com 14.”

Baroni, de 41 anos, e Vanessa Rodolpho Garcia Baroni, de 39, trabalhavam juntos numa empresa de transportes que montaram na região. Seus filhos, que viram a mãe ser morta com um tiro, não estavam na casa do casal. Os parentes pretendem levá-los a um psicólogo -o garoto mais velho estaria se sentindo culpado por ter reagido ao assalto. “Minha mãe quer que eu cuide de todos agora!”, escreveu na quarta-feira (16) no Facebook o jovem.

Debilitado e à base de remédios, Baroni preferiu não abordar com a equipe de reportagem a reação que a sua família teve durante o assalto. “Não consigo fazer mais nada a não ser ficar deitado."

Familiares das vítimas, no entanto, alegam que o adolescente agiu por instinto de defesa. Ele segurou a arma de um dos criminosos que queria roubar o celular, o dinheiro, as roupas dele, do irmão mais novo e da mãe, além da bolsa dela. As imagens mostram os três se atracando com o assaltante, que atira no peito de Vanessa e no braço do rapaz. O tiro que atingiu o jovem foi de raspão.

“Não sei o que falar. Eu queria que tivesse Justiça, sei lá, não vai adiantar, não vai trazer a minha mulher”, declarou Emerson. “Nesse país não tem mais jeito, não. Não tem mais jeito. Não dá para dizer o que todo mundo já sabe o que acontece: não tem mais jeito nesse país”, disse. Ele acrescentou que pretendia se mudar, em breve, de Osasco com a mulher.

“Infelizmente a gente está num país sem lei, sem polícia, sem Justiça, sem educação. Não tem cultura. O país não tem perfil nenhum. Não tem o que falar”, criticou o empresário, que pediu ainda que a polícia identifique e prenda os criminosos. “Só não quero que a mídia pare de dar atenção nisso, porque precisa prender essas pessoas. Por que, se depender da Justiça, não vai. Não vale nada.”

No dia do crime, a empresária havia ido com os dois filhos adolescentes a uma festa de aniversário num condomínio, na Rua Renato Egídio de Souza Aranha. em São Paulo. Por volta das 23h30, quando saíam do prédio em direção ao Audi TT laranja da família, estacionado na rua em frente, dois homens usando capacetes numa moto anunciaram o assalto.

Os assaltantes não queriam o carro mas os pertences das vítimas. Além do Audi, que foi apreendido pela perícia da Superintendência da Polícia Técnico-Científica, os Baroni têm um BMW, que ficou na garagem da casa. O gosto por carros esportivos é um dos hobbies da família, que usa o Facebook para postar fotos de automóveis e de viagens.

Segundo policiais do 63º Distrito Policial, Jaguaré, na Zona Oeste de São Paulo, onde o caso é investigado, os criminosos teriam atacado a mãe e seus filhos após perceberem que eles seriam donos do Audi. O veículo, que custaria em torno de R$ 100 mil, teria chamado a atenção dos criminosos, que estavam em busca de dinheiro. O automóvel foi devolvido, mas Emerson ainda não sabe se continuará com ele ou se irá vendê-lo.

Vanessa foi baleada no peito, chegou a ser socorrida com vida, mas morreu ao chegar ao Hospital Cruzeiro do Sul, em Osasco. O filho mais velho dela foi ferido de raspão um tiro que atingiu o cotovelo e a barriga. O garoto ainda teve a mão mordida por um dos bandidos. O corpo de Vanessa foi enterrado na terça-feira (16) no cemitério AlphaCampos, em Jandira.

G1

A presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro enviou para a Assembleia Legislativa um projeto para conceder auxílio-educação para os filhos de juízes e servidores do Tribunal. Para os magistrados, o auxílio mensal seria de até R$7.250,00 e para os servidores de até R$3.000,00. Segundo Adriana Cruz (O Dia), a proposta ainda prevê R$ 20 mil por ano aos juízes para investirem em estudo. Os servidores receberiam mais R$ 500. O auxílio-educação postulado pode chegar a R$9 mil, se passarem os novos vencimentos dos ministros do Supremo (para R$ 35 mil). A Associação dos Juízes ainda quer mais R$ 1.100 como auxílio-transporte.

Antes das eleições todas essas propostas (nitidamente indecorosas) não serão votadas (porque os deputados estaduais estão em campanha). “A Justiça parece que não entendeu o recado das ruas, no ano passado, com as manifestações que caracterizaram falta de representatividade. Nenhum professor do estado ganha o que os magistrados querem de auxílio-educação”, criticou o deputado estadual Marcelo Freixo, do Psol. No ano passado os deputados já aprovaram o auxílio-moradia para magistrados e membros do Ministério Público sem questionamentos. Atualmente, os valores giram em torno de R$ 5 mil, segundo desembargadores ouvidos pelo jornal O Dia.

É uma incongruência manifesta os tribunais afirmarem que não há verbas para contratar novos juízes ou para melhorar o serviço público da Justiça (reconhecidamente moroso) e, ao mesmo tempo, pedirem mais benefícios mensais que driblam o teto salarial dos desembargadores. A proposta auxílio-educação é indecorosa em todos os seus aspectos, mas existe no seu seio outra aberração inominável, que faria corar qualquer aristocrata racista: o valor distinto para magistrados e servidores significa o quê? Que o filho do magistrado tem que estudar em um lugar melhor do que o do servidor, fazendo preponderar a histórica desigualdade de classes? No tempo do Brasil colonial e imperial o sonho de todo fidalgo era colocar o filho na “folha do Estado”. Esse sonho cultural não acabou; a diferença é que agora já se pretende que o filho vá para a “folha do Estado” desde o jardim da infância.

Depois de alguns anos de vida e de muitos estudos, nada mais natural que os humanos conquistarem incontáveis e díspares ideias e visões do mundo (Weltanschauung). Para transformá-las em algo valioso e útil na vida terrena, antes de tudo devemos combiná-las e submetê-las à moral e às virtudes. A primeira categoria a se dissipar, diante desse acurado exame, é a da vulgaridade (todo esforço do mundo para contê-la será pouco diante dos nefastos efeitos que ela produz ao longo das nossas transitórias existências). Sobretudo quando governamos interesses coletivos, não há como deixar de cultivar a moral e as virtudes, não somente porque dos dirigentes sempre se espera exemplaridade, senão também porque são elas que conferem ao espírito o senso do justo em sua mais profunda extensão e ao caráter a devida elevação assim como a necessária firmeza.

Todos os humanos que assumem o destino das coisas públicas, incluindo os juízes, evidentemente (sobremaneira quando assumem cargos administrativos de governança), deveriam ser obrigados a se submeterem a um curso intensivo, se não de geometria (como postulava o espírito exigente de Platão), ao menos de moderação, tal como pugnava Aristóteles, para afiar a personalidade do administrador e distanciá-lo dos vícios mais deploráveis que podem rondar o exercício do poder, nutrindo sua alma e seu espírito de um conteúdo substancialmente sólido (apesar da sociedade líquida que vivemos, como diz Bauman), de forma a evitar-lhe ao menos os deslizes mais canhestros ou as tentações mais extravagantes, tal como sugeria Stuart Mill).

Por força do princípio da moderação de Aristóteles, para cada virtude existem ao menos dois vícios. Se queremos promover o bem, se queremos ser exemplares para nossos filhos e concidadãos (“Age de tal forma que a máxima do teu querer possa valer em todo o tempo também como princípio de uma legislação geral” – Kant), o primeiro que temos que fazer consiste sempre em evitar o cálice dos excessos, dos vícios e das extravagâncias. A lição aristotélica nos ensina que a coragem desdenha a covardia e a temeridade; a justiça se afasta tanto da fraqueza como do rigor; a temperança é inimiga da devassidão bem como da austeridade; a religião ergue-se entre a impiedade e a superstição; a liberdade se ancora entre a escravidão e a licença e assim vai.

Cai em desgraça infernal (tal como a narrada por Dante) quem, fazendo uso da liberdade, sucumbe à vulgaridade e se concede a soberba licença para promover o escatológico, o estrambólico, o desregrado, o nauseabundo, o asqueroso, o repelente, o repugnante, o bestial, o inconveniente, o abjeto, o sórdido, o torpe, o nefando, o execrável, o obnóxio, o vil, o desprezível, o ignóbil ou o esquálido. Não faltam no mundo, no entanto, pretextos e motivos para se negar a aplicação das doutrinas mais nobres e elevadas, de quantas o humano civilizado já produziu. Mas todas as propostas frívolas e levianas devem ser refutadas de plano, ou seja, devem ser abandonadas à sua própria nulidade, mesmo correndo o risco de o desprezo ser interpretado como uma hostilidade pessoal. Toda proposta que viola a regra da moderação (de Aristóteles) em nada edifica quem aspira deixar um nome respeitado e glorioso. Tendo em vista o que já ganham os juízes, a razoabilidade assim como a imperiosidade da moderação aristotélica, somos pelo NÃO ao citado auxílio-educação.

Blog Visão Panorâmica

Verbratec© Desktop.