sábado, 13 de agosto de 2011

Mães garantem: pais de hoje estão mais participativos

Ângelo Braghirolli e os gêmeos Carlos e Miguel - Priscila De Martini / Agencia RBS


Eles realizam tarefas que, antes, eram consideradas papel só delas

Encontrar um pai em um fraldário era raro. As visitas ao pediatra eram, sobretudo, tarefa da mãe. Comprar roupas para o pimpolho? Eles não encaram as lojas nem para si próprios, a mulher bem que pode ficar com essa incumbência também.

Embora os pais de antigamente também amassem os filhos, as mamães garantem: os de hoje estão bem mais participativos.

– Digo para o meu marido que ele é melhor que muita mãe por aí. Com a Isadora, a única coisa que ele não fez foi amamentar (vá que futuramente até isso vão poder). No mais, faz tudo. Vejo maridos de amigas também, pais ativos! Pudera, né? Nós, mulheres, também estamos fazendo muito mais coisas do que no tempo de nossas mães. Nada mais justo do que poder contar com o pai de nossos filhos – disse Renata da Silveira Gomes Dias sobre o papai Ricardo Gomes Dias, em enquete lançada no blog do Meu Filho na semana passada.

Para ver isso na prática, a reportagem saiu às ruas para flagrar esses pais participativos. Confira o que a gente encontrou.

Tem de trocar fralda
O eletricitário Leandro Becker, 33 anos, entrou sem cerimônias no fraldário e colocou o filho, Pedro Gabriel Bonamigo Becker, um ano e 10 meses, no balcão. Pediu uma fralda, tirou a suja, limpou o bumbum do pimpolho – tudo como manda o figurino (e com agilidade). Alguns minutos depois, chegou a mulher, Fabiana Becker, 38 anos.

– Ela foi no banheiro e aproveitei o tempo – explica o pai.

Fabiana comenta que o marido sempre foi participativo, desde o nascimento da primeira filha, Vittória, nove anos.

– Não tem nada melhor – diz Becker.

– Ele só não troca cocô – entrega Fabiana.

Tem de passear

Pelos corredores, avistamos o açougueiro Everaldo Bizotto, 38 anos, de mãos dadas com a filha, Giovanna Leal Bizotto, seis anos. De folga, ele preferiu passar o dia com a menina a deixá-la na escolinha. Os dois aproveitaram a tarde fria para passear no shopping – algo que ele não costumava fazer com o pai.

– No meu tempo era bem diferente – diz Bizotto.

Tem de comprar
Em uma loja, encontramos o publicitário Carlos Augusto Prestes, 50 anos, calmamente escolhendo, sozinho, roupinhas para seu único filho, Davi Fagundes Verch da Rosa Prestes, um ano. Ele garante que não foi um pedido da mulher: como estava no shopping para fazer outras coisas, decidiu incrementar o guarda-roupa do pequeno. E diz que não é a única coisa que faz.

– Troco fralda, faço comida, dou comida, boto para dormir, dou banho... E adoro – afirma.

Tem de ir ao pediatra
O arquiteto Ângelo Braghirolli, 57 anos, não teve outra opção além de botar a mão na massa quando nasceram os gêmeos Carlos e Miguel, hoje com sete meses. Acorda todos os dias às 6 horas para dar mamadeira e não falta às consultas ao pediatra, onde a reportagem o encontrou na quarta-feira passada.

– Adoro. Achava que era um e vieram dois. Agora, tenho de aproveitar – diz.

Braghirolli terá um intensivo de paternidade: vai tirar licença-prêmio do trabalho por três meses para cuidar dos filhos porque a mulher, Luisa Duran, 24 anos, voltará a dar aulas na Faculdade de Arquitetura da UFRGS. Nada que o paizão não encare com prazer.

donna

Juiz mais ameaçado do país tem escolta de dez agentes federais e posto policial em casa


Odilon de Oliveira denuncia que magistrados estão expostos a atentados

Escoltado por dez policiais federais 24 horas por dia e com um posto policial dentro da própria casa, o juiz mais ameaçado do Brasil, Odilon de Oliveira, disse que o assassinato da juíza Patrícia Acioli, de 47 anos, na madrugada de sexta-feira (12) em Niterói, região metropolitana do Rio de Janeiro, expõe o descaso com a segurança dos magistrados que atuam no combate ao crime organizado.

Patrícia era conhecida por sua atuação rigorosa e tinha um histórico de condenações contra policiais. Apesar de seu nome constar em uma lista de 12 pessoas marcadas para morrer, ela não tinha mais escolta desde 2007. Considerado linha dura, Oliveira perdeu a conta de quantas ameaças sofreu em 13 anos de atuação na área criminal. Ele foi responsável pela condenação do líder da maior facção criminosa do Rio, o traficante Fernandinho Beira Mar.

Titular da 3ª Vara Federal Especializada em Crimes de Lavagem de Dinheiro, em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, Oliveira coleciona centenas de condenações de traficantes e contrabandistas. Ele também foi responsável por confiscar 80 fazendas, 75 imóveis, aviões, centenas de automóveis, embarcações e dinheiro do crime organizado.

Embora conte com um forte aparato de segurança, o magistrado ressalta que muitos juízes que atuam em varas criminais estão vulneráveis a atentados porque não dispõem de escolta e afirma que o Estado brasileiro atua com descaso no combate ao crime organizado.

- Quando um país não tem condições de proteger suas próprias autoridades, imagine a situação da sociedade.

Juízes ridicularizados

Sem papas na língua, Oliveira denuncia que juízes que se sentem ameaçados e pedem segurança são muitas vezes “ridicularizados” pelos tribunais que, segundo ele, também reduzem o efetivo das escoltas frequentemente “à revelia das próprias autoridades”.

- Os próprios tribunais muitas vezes ridicularizam o juiz que se diz ameaçado. Isso é grave e é um descaso muito grande. Eles afirmam: ‘porque não acontece com fulano, fulano, fulano e só acontece com você’. A gente encontra esse tipo de cinismo.

Oliveira cita como exemplo a morte do juiz Alexandre Martins de Castro, que atuava no combate ao crime organizado e foi assassinado em março de 2003, quando saía de uma academia em Vitória, no Espírito Santo. Ele lembra que, assim como aconteceu com a juíza Patrícia, a escolta do magistrado havia sido reduzida de três policiais para apenas um. Segundo Oliveira, se sentindo abandonado, o juíz de Vitória dispensou a presença do agente.

- São ameaças concretas. Ninguém ameça ninguém à toa ou passa trote. Isso não existe. São pessoas alheias que ainda não tiveram compreensão da realidade. Não conhecem nem a realidade brasileira ou se deixam levar pelo cinismo. Isso acontece bastante.

Ele lembra que a juíza Patrícia Acioli atuava em um ambiente de extremo risco porque "condenava, prendia e investigava pessoas muito preparadas e familizariadas com a criminalidade, tanto combatendo quanto navegando com o crime. São pessoas destemidas, daí o risco maior".

Agentes de segurança carimbando processos

Hoje, os magistrados ameaçados de morte contam com uma segurança temporária feita pela PF (Polícia Federal). No Senado Federal, um projeto de lei, recomendado pela Associação de Magistrados, promete criar uma guarda especializada para garantir a proteção de juízes. Pela proposta, cada tribunal teria segurança própria e seria responsável pelo treinamento dos novos policiais.

Oliveira é favorável ao projeto de lei, mas lembra que os tribunais federais já contam com 6.000 agentes concursados para cuidar da segurança dos magistrados e dos fóruns. Entretanto, ele afirma que esse contingente estaria atuando em funções administrativas.

- Estão todos carimbando processos. Há um desvio funcional e o Poder Judiciário é responsável por isso.

Ironicamente, ao mesmo tempo que condena criminosos a penas de prisão, Oliveira perdeu a liberdade de ir e vir durante 13 dos seus 62 anos. Embora se revele "decepcionado e magoado" com o Estado brasileiro, diz que adora o que faz e que pretende continuar trabalhando até "ser expulso pela aposentadoria compulsória aos 70 anos". Ele não sabe, no entanto, se vai contar com o aparato de segurança quando se aposentar, daqui a oito anos.



Conheça os perigos do estresse feminino


Mulheres brasileiras estão entre as mais estressadas

Trabalho, tarefas domésticas, filhos, marido. Com tanta coisa acontecendo ao mesmo tempo, às vezes é difícil manter a calma.

Estudo realizado pela Nielsen Company em 21 países e divulgado em julho apontou que 67% das brasileiras se dizem estressadas. O resultado deixa o país em 4º lugar no ranking de estresse feminino, à frente de países como a Nigéria e a Malásia. A pesquisa creditou a causa do mal aos múltiplos papéis desempenhados pela mulher na sociedade - em economias emergentes, como no caso do Brasil, seria mais difícil conciliar vida profissional e vida pessoal.

Segundo especialistas, o estresse não é completamente ruim. Em fase inicial, ele dá ânimo, vigor e torna a pessoa mais produtiva. Porém, quando atinge níveis mais graves, pode desencadear problemas físicos e emocionais.

Entre as consequências do estresse, estão a queda de cabelos, aumento da secreção sebácea e dermatites.

- O estresse baixa a imunidade do organismo, deixando-o suscetível a vários desequilíbrios, entre eles o do couro cabeludo - explica a terapeuta capilar Patrícia Maciel.

De acordo com Patrícia, a queda de cabelo de fundo psicológico é tratada com a ação simultânea de terapeutas capilares, psicólogos e, inclusive, neurologistas.

O estresse também pode contribuir para o aparecimento de ansiedade, nervosismo, dificuldade de concentração e alterações de humor sem motivo aparente. Além disso, quando alguns hormônios do estresse são liberados - adrenalina e cortisol, principalmente -, ocorre a diminuição da atividade do sistema imunológico. Isso pode desencadear desde simples alergias até hipertensão arterial, doenças cardíacas, câncer, complicações pulmonares e cirrose.

- Uma das principais consequências do estresse ao sistema cardiológico é a aterosclerose, uma diminuição do fluxo sanguíneo nas artérias coronárias. Esta diminuição é causada pelo aumento da produção dos hormônios do estresse, com consequente redução do nível de oxigenação do miocárdio - explica o cardiologista Manoel Carlos Beldi Castanho.

O médico também alerta que o estresse libera colesterol, o que entope as artérias e pode causar infarto.

- Além disso, também podem acontecer acidentes vasculares cerebrais devido ao aumento da pressão arterial e dos batimentos cardíacos - complementa o doutor.

Para a psicóloga Cláudia P. S. Nogueira, uma maneira de lidar com o estresse é aprender a avaliar os acontecimentos de forma mais realista, pois, assim, a pessoa consegue desenvolver habilidades para enfrentar obstáculos da vida e poupar a saúde.

donna

Vulcão submarino entra em erupção


Cientistas captaram imagens de água fervente saindo da cratera de um vulcão na costa do Oregon, nos Estados Unidos.

Os pesquisadores estudam o vulcão submarino de Axial há 13 anos.

Eles previram que ocorreria uma erupção antes do ano de 2014.

Esta foi a primeira vez que cientistas conseguem prever a erupção de um vulcão submarino.

BBC Brasil

Mães de quatro menores suspeitas de praticar furtos em São Paulo são presas


As sete meninas, com idade entre 10 e 14 anos, foram detidas pela polícia depois de tentar roubar duas mulheres que estavam dentro de um carro . As mães vão responder por abandono de incapaz.

Globo Vídeos

Polícia ouve parentes e traça perfil de jovem que caiu de prédio em SP


Flávia Anay de Lima, 16, morreu em julho, na Zona Leste da cidade.
Ela era namorada do jogador de futebol da Portuguesa.


Na tentativa de traçar o perfil psicológico de Flávia Anay de Lima, de 16 anos, morta após cair de um prédio em 31 de julho, na Zona Leste de São Paulo, a polícia ouviu nesta sexta-feira (12) uma tia e uma avó da garota. A adolescente era namorada do jogador de futebol da Portuguesa Rafael Silva. De acordo com a delegada Kelly Cristina Cesar de Andrade, os depoimentos não ajudaram a avançar nas investigações, mas colaboraram com elas.

Questionada se as duas ajudaram a polícia a saber se a moça pode ter se jogado do edifício depois de brigar com o jogador – essa é uma das hipóteses –, Kelly respondeu: “Não dá para contar com isso”. Segundo ela, Flávia foi descrita como uma “adolescente normal, que tinha seus ideais e objetivos”. No depoimento, ainda de acordo com a delegada, a avó da vítima contou que ela “tinha um temperamento forte”. O depoimento foi na 5ª Seccional, Zona Leste.

A delegada, que não revelou o nome das duas mulheres, perguntou se Flávia era ciumenta. “Elas não souberam responder”, afirmou Kelly. “A gente tentou traçar o perfil da Flávia com relação ao temperamento, às qualidades e eventuais defeitos porque elas (tia e avó) são pessoas próximas.”

A família da namorada do jogador rejeita a hipótese de suicídio. Essa versão foi apresentada à polícia pelo jogador. Ele disse que a jovem ficou descontrolada durante uma briga e se atirou pela sacada. Os desentendimentos começaram, ainda de acordo com o jogador, porque Flávia havia ido buscar o atleta em um bar onde ele estava bebendo, perto do apartamento.

G1

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Juíza foi assassinada com 21 tiros, diz delegado



Rio - A juíza Patrícia Acioli, assassinada na noite da última quinta-feira, na Região Oceânica de Niterói, foi atingida por 21 tiros, a maioria na cabeça e no tórax, de acordo com declaração do delegado da Divisão de Homicídios, Felipe Ettore.

"Ela foi executada em uma emboscada", disse Ettore.

O delegado afirmou que a hipótese de crime passional já está praticamente descartada. Ettore também informou que as investigações continuarão a ser conduzidas pela Delegacia de Homicídios, que destacou 60% de seu efetivo para esclarecer as causas da morte da juíza. No entanto, não está descartada a possibilidade da participação da Polícia Federal nas investigações já que este, segundo ele, é um "crime contra o Estado".

Companheiro de Patrícia, o policial militar Marcelo Poubel, prestou depoimento durante mais de seis horas na Delegacia de Homicídios, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio. De acordo com os policiais, até o momento, mais de 10 pessoas foram ouvidas, entre familiares e vizinhos.

Juíza linha dura
Segundo o primo, o jornalista Humberto Nascimento, a juíza tinha o perfil "linha dura". "Ela era considerada 'martelo pesado' como se chama. Sempre com condenações em pena máxima. Condenou gente ligada a máfia do óleo, máfia das vans, milícia de São Gonçalo que estava crescendo absurdamente, policiais envolvidos com desvio, corrupção e tráfico de drogas. Há cerca de três, quatro anos, ela teve a segurança retirada por ordem do presidente do Tribunal de Justiça do Rio da época", afirmou Nascimento, se referindo ao atual presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio (TRE-RJ), Luiz Zveiter.

Ainda segundo ele, a prima sempre recebeu ameaças de todo tipo de criminosos, grupos de extermínio e traficantes que atuam em São Gonçalo, Região Metropolitana. As últimas, porém, eram relativas a milícias que atuam no município. De acordo com Humberto, a juíza participaria na próxima semana de um julgamento importante envolvendo milicianos.

Patrícia Acioli foi a responsável pela prisão de quatro cabos da Polícia Militar e uma mulher, em setembro de 2010, acusados de integrar um grupo de extermínio no município de São Gonçalo. A quadrilha sequestrava e matava traficantes para depois pedir resgates de R$ 5 mil a R$ 30 mil a comparsas e parentes das vítimas.

A magistrada também decretou em janeiro deste ano a prisão preventiva de seis policiais acusados de forjar auto de resistência na cidade. No início da semana, Patrícia Acioli condenou a um ano e quatro meses de prisão, por homicídio culposo, o tenente da PM Carlos Henrique Figueiredo Pereira, 32, pela morte do estudante Oldemar Pablo Escola de Faria, na época com 17 anos. Ele foi baleado na cabeça na boate Aldeia Velha, no bairro Zé Garoto, em São Gonçalo, em setembro de 2008.

O crime
Segundo testemunhas, o ataque foi feito por homens encapuzados em duas motos e dois carros, por volta das 23h30 desta quinta-feira. Pelo menos 16 tiros de pistolas calibres 40 e 45 foram disparados contra o Fiat Idea Weekend cinza, quando a magistrada chegava em casa. Todos atingiram do lado da motorista, sendo oito diretamente o vidro. As balas atingiram principalmente a cabeça e tórax da vítima. Imagens do sistema de segurança da região estão sendo analisadas pela Delegacia de Homicídios (DH) do Rio, que assumiu o caso. O enterro da juíza foi marcado para as 16h30 no Cemitério Maruí Grande, no Barreto, em Niterói.

Justiça condena Estado a pagar R$ 900 mil à família de menino João Roberto


Garoto de três anos morreu com tiro disparado por policiais militares

A juíza Maria Paula Gouvêa Galhardo, da 4ª Vara da Fazenda Pública da Capital, condenou o Estado do Rio a pagar R$ 900 mil de indenização por danos morais à família do menino João Roberto Amorim Soares, morto no dia 7 de julho de 2008, durante uma ação de policiais militares na Tijuca, zona norte da capital. O menino de três anos de idade foi atingido por um tiro na cabeça no carro em que estava com a sua mãe e o irmão de nove meses. O carro foi confundido com um veículo usado por bandidos.

De acordo com a juíza, ficou provado que o menino morreu por causa da ação dos policiais.

- Inegável, na hipótese, que o filho, neto e irmão dos autores [pessoas que entraram com o processo] faleceu em razão da ação direta dos agentes públicos, policiais militares.

A juíza lembrou ainda que as próprias autoridades do Estado, o governador e o secretário de Segurança Pública do Rio, admitiram a culpa dos PMs, chegando a pedir desculpas publicamente.

- Evidente o dano moral suportado pelos autores diante da perda brusca e violenta do filho, irmão e neto.

De acordo com a sentença, a indenização ao pais de João Roberto por danos moral será no valor de R$ 400 mil para cada, R$ 25 mil para o irmão, R$ 50 mil para a avó materna e R$ 25 mil para a avó paterna. A família também receberá pelas despesas com o funeral e os pais do menino receberão pensão do Estado.

Julgamento em setembro

Os acusados da morte de João Roberto são os policiais militares Elias Gonçalves da Costa Neto e Wiliam de Paula. Eles respondem à ação penal no 2º Tribunal do Júri da Capital. Em 11 de dezembro de 2008, Willian de Paula, o primeiro a ser julgado, foi condenado apenas a sete meses de detenção, em regime inicial aberto, pelo crime de lesão corporal leve praticado contra a mãe de João Roberto, vítima dos estilhaços do vidro do carro, e de seu outro filho, na época com 9 meses de idade, que sofreu lesão no ouvido em decorrência do tiroteio.

Os jurados entenderam que o réu, que é primário e tem bons antecedentes, estava estritamente no cumprimento do seu dever. Ainda foi concedido ao PM a suspensão da pena pelo prazo de dois anos e durante um ano ele prestaria serviços à comunidade, sete horas por semana. O Ministério Público recorreu e, em 28 de julho de 2009, a 7ª Câmara Criminal do TJ do Rio, por maioria dos votos, anulou a sentença e determinou que o acusado fosse levado a novo julgamento pelo Tribunal do Júri.

Gonçalves recorreu da sentença. Com isso, o seu processo foi desmembrado e ele será julgado pelo 2º Tribunal do Júri no dia 22 de setembro, a partir das 13h.

Outro lado

Por meio da assessoria de imprensa, a Casa Civil do governo do Estado informou que não vai recorrer da decisão.

R7

Família de adolescente morta em acidente ganha direito de retirar seus óvulos


Um tribunal israelense concedeu à família de uma adolescente de 17 anos morta em um acidente de carro o direito de extrair e congelar os seus óvulos.

Chen Aida Ayash, de 17 anos, morreu no dia 3 de agosto em um hospital de Jerusalem, após ter sofrido ferimentos graves.

A decisão da Justiça israelense é inédita na história do país.

Inicialmente, a família havia pedido que que os óvulos fossem fertilizados, mas a Justiça negou o pedido, sob o argumento de que a família não conseguiu provar que a adolescente quisesse ter filhos.

Por conta disso, ainda não se sabe qual será o destino dos óvulos da jovem.

A extração de óvulos é um fato novo no país, mas em 2003, o então procurador-geral de Israel autorizou a parceira de um homem morto a utilizar o seu sêmen.

Em 2007, os pais de um soldado israelense morto venceram uma batalha judicial para permitir o uso do sêmen do ex-militar para gerar um filho com uma mãe de aluguel, a quem ele nunca conheceu.

Desde o início deste ano, os pais de um homem que morreu aos 27 anos vêm travando uma disputa nos tribunais para conseguir usar seu sêmen para produzir um neto.

BBC Brasil

Patricia Acioli, juíza linha-dura com grupos de extermínio de São Gonçalo, é morta na porta de casa

A juíza Patricia Acioli, da 4ª Vara Criminal, de São Gonçalo, foi assassinada no início da madrugada desta sexta-feira, com mais de 10 tiros, quando chegava em casa, em Piratininga, Niterói. Segundo testemunhas, dois homens numa moto efetuaram os disparos antes mesmo que ela saísse do carro.

Patricia Acioli, de 44 anos, era conhecida por uma atuação dura contra a ação de grupos de extermínio na região. Policiais do 7º BPM (São Gonçalo) denunciados por homicídio em casos que foram registrados, inicialmente, como autos de resistência, seriam julgados pela juíza, que era titular da 4ª Vara Criminal de São Gonçalo desde 1999. Ela era a única que julgava processos de homicídio — e crimes correlatos — na cidade. Conhecida pelo rigor na hora de inquirir os réus e por dar celeridade aos processos, ela considera o crime cometido por um policial durante o serviço mais grave que o praticado por um cidadão comum.

Recentemente, ela havia prendido quatro milicianos do bairro Luiz Caçador — responsáveis por mais de cem homicídios — e outros sete do bairro Engenho Pequeno. Além disso, mandou prender Luiz Anderson de Azeredo Coutinho, tido como o maior bicheiro de São Gonçalo.

Marcada para morrer
Em janeiro deste ano, agentes da 72ª DP (Mutuá), em Guarapari, no Espírito Santo, prenderam Wanderson Silva Tavares, o Gordinho ou Tenente, de 34 anos, apontado como chefe de um grupo de extermínio, formado por policais civis e militares, e investigado por, pelo menos, 16 mortes em São Gonçalo. Com ele, foi apreendida uma "lista negra" com 12 nomes de pessoas marcadas para morrer, entre eles estava o nome de Patricia Acioli.

Além da juíza, faziam parte da lista o promotor Paulo Roberto Mello Cunha, do Tribunal do Júri do município; três policiais do Núcleo de Homicídios da 72ª DP (Mutuá); o delegado Geraldo Assed; além de testemunhas dos crimes, entre elas a mãe de uma das vítimas, e até mesmo os próprios integrantes do grupo de extermínio que o apontaram como sendo líder do bando.

Patricia Acioli dizia não ter medo de morrer. — Quem quer fazer algo vai e faz, não fica ameaçando. Ninguém morre antes da hora — declarou em uma entrevista a "O Globo".

Extra Online

Saída temporária de Dia dos Pais vai beneficiar 20 mil presos em SP


Detentos têm até quarta-feira (17) para retornar às unidades prisionais.
Quem não voltar passa a ser considerado foragido.


Cerca de 20 mil presos do regime semi-aberto irão poder passar o Dia dos Pais com suas famílias no estado de São Paulo. Eles são beneficiados pela saída temporária. A saída em algumas penitenciárias começou na noite desta quinta-feira (11). A volta para as unidades prisionais deve ser feita até a quarta-feira (17).

Têm o direito à saída temporária apenas os presos do regime semi-aberto que tiveram bom comportamento. Caso não voltem no prazo determinado, eles passam a ser considerados foragidos e perdem o direito ao regime semi-aberto.

No ano passado, cerca de 23 mil presos foram liberados no Dia dos Pais – 1,3 mil não voltaram, cerca de 6%. Neste ano, alguns dos beneficiados irão utilizar tornozeleiras eletrônicas para monitoramento.

G1

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Restrição a religiões cresce pelo mundo


142 dos 198 países pesquisados sofrem com ódio ou preconceito religioso

Quase um terço da população mundial vive em países onde está ficando mais difícil praticar religião livremente, afirmou nesta terça-feira um grupo privado de pesquisas dos Estados Unidos.

O Fórum sobre Religião e Vida Pública do Pew Research Center informou que restrições governamentais e hostilidade pública envolvendo religião aumentaram em alguns dos países mais populosos entre meados de 2006 e meados de 2009, a época em que a pesquisa foi feita.

"Durante o período de três anos coberto pelo estudo, a extensão dos abusos e violência relacionados à religião cresceu em maior número de lugares do que o daqueles em que decresceu", diz o relatório "Crescentes Restrições à Religião".

Nesses anos, somente cerca de 1 por cento da população mundial vivia em países onde houve maior tolerância religiosa, assinala o texto.

O estudo feito pelo Pew Center em 198 países constatou que aqueles considerados restritivos ou hostis no relatório anterior tiveram o quadro piorado enquanto o oposto foi verificado naqueles com mais tolerância religiosa.

Um aumento substancial da hostilidade pública em relação a grupos religiosos foi observado na China, Nigéria, Tailândia, Vietnã e Grã-Bretanha, enquanto as restrições governamentais cresceram significativamente no Egito e na França.

O Pew Center examinou leis ou outras políticas governamentais destinadas a banir determinadas crenças, limitar a prática, dar preferência a uma religião específica ou proibir conversões.

Para quantificar a hostilidade, o estudo analisou violência sectária, pressões sobre vestimentas religiosas e outros tipos de intimidação.

Os países mais restritivos ou hostis em relação a certas religiões incluem Índia, Paquistão, Indonésia, Egito, Irã, China, Mianmar, Rússia, Turquia, Vietnã, Nigéria e Bangladesh - embora na maioria dessas nações não tenham ocorrido alterações nos três anos.

Entre meados de 2008 e 2009, pessoas foram mortas, detidas, presas, torturadas, desalojadas de suas casas ou tiveram propriedade destruída por governos por motivos religiosos em 101 países. No período anterior eram 91 países, de acordo com o relatório.

Na época estudada, esse tipo de violência aumentou em mais nações do que declinou.

Ataques de multidões motivados por religião ocorreram em 52 países no ano do estudo encerrado em meados de 2009, enquanto no período prévio foram 38.

Ódio ou preconceito religioso resultaram em violência por parte de grupos de cidadãos em 142 países, quase três quartos dos 198 incluídos na pesquisa e número quase semelhante ao verificado até meados de 2008.

Cristãos e muçulmanos, os dois maiores grupos religiosos do mundo, sofreram perseguição na maioria dos países.

Fiéis de outras religiões também foram importunados. Os judeus, que perfazem menos de 1 por cento da população mundial, foram alvo de restrições ou hostilidade em 75 países.


Jornale

Livreiro distribui sonhos em estantes no Alemão


Décimo homenageado com a medalha ‘Orgulho do Rio’, Otávio é responsável por biblioteca móvel que já foi visitada por mais de 3 mil crianças na comunidade

Rio - Quando, ainda criança, encontrou um livro no lixo, Otávio César Santana Júnior, hoje com 28 anos, não imaginava que ali começava uma história mais encantadora do que a vivida por Dom Raton, o pretendente de dona Baratinha na trama. O amor pela vida de sonhos proporcionada pelas letras levou o menino do Morro do Caracol, no Complexo do Alemão, a percorrer bibliotecas públicas do Rio, lendo 11 livros por dia, até decidir compartilhar a descoberta que mudara sua vida.

Com a ajuda de uma ONG, ele criou a biblioteca móvel que há seis anos percorre becos e vielas do Alemão, reunindo as crianças da comunidade. Otávio monta a barraquinha, arruma os livros na estante e estende carpetes coloridos. Cinco minutos depois, dezenas de meninos são absorvidos pela leitura — como um dia aconteceu com ele junto a uma caixa de brinquedos velhos jogados fora. Foi ali que ele se refugiu também da violência do morro e a vivida em casa, com o pai alcoólico.

São vitórias como essa que levaram O DIA a premiar Otávio com a 10ª medalha ‘Orgulho do Rio’, que coloca em galeria de honra quem faz a diferença no Rio. Trêmulo, o livreiro do Alemão tentou conter as lágrimas ao ver a medalha no peito: “Puxa, valeu a pena. Sabia que, um dia, todo esse esforço seria recompensado.”

Os sonhos de Otávio não pararam na biblioteca móvel. Ele transformou antigo salão de forró na sua primeira ‘Barracoteca’ — biblioteca de obras doadas pelo Ministério da Cultura montada num barraco.

O local será batizado com o nome do escritor dinamarquês Hans Christian Andersen, o mais renomado autor de histórias infantis, autor de ‘O patinho feio’ e a ‘O soldadinho de chumbo’.

Situada no alto do Caracol, a Barracoteca também faz parte do projeto ‘Ler é 10 - Leia Favela’, título do blog onde Otávio narra suas experiências na difusão da literatura. Ensinamentos que reuniu na autobiografia ‘O Livreiro do Alemão’. Segundo ele, mais de três mil crianças das comunidades vizinhas ao Caracol já devoraram os livros que oferece.

Claudio Vieira


Seria o aniversário da Dany


Mais um 11 de agosto sem minha filha, sem festa, sem os netos que viriam dela!

os assassinos estão por aí, livres, leves soltos.Paula Thomaz ficou loura e mudou até de nome: hoje é Paula Nogueira Peixoto. E o psicopata que urdiu a trama, ávido de holofotes, vive do crime cometido, desempenhando o papel de “convertido”

Os psicopatas são mesmo assustadores, na sua falta de remorso, de culpa, no desprezo absoluto pelos outros seres humanos. Quer ver? Escute Guilherme de Pádua em dois trechos de entrevista à revista Manchete e à reporter Lucileia Cordovil. E imagine ouvir isso de alguém que trucidou um filho seu!



Gloria Perez

de tudo um pouco

Presa quadrilha que vendia animais pela internet


Casal de Arapongas é acusado de chefiar o comércio ilegal

O Ibama e a Polícia Federal deflagraram nesta quarta-feira a Operação Arapongas que desarticulou uma organização que vendia animais pela internet sem licença. Os bichos eram adquiridos em sete Estados e sua venda feita a partir da cidade de Arapongas (PR). Seis pessoas foram presas.


Pelo site, a quadrilha vendia animais dentro do Brasil e no exterior. Quem comprava recebia em domicílio todos os tipos de bichos, como répteis, anfíbios, mamíferos e pássaros. Segundo o Ibama, “esses animais seriam obtidos por meio ilícito, como criadouros irregulares e captura de animais silvestres na natureza.”

Nas últimas semanas, um quati era vendido por R$ 3499,00 em até 18X e um jabuti amarelo saía por R$ 499, em até 3 vezes sem juros.

No alto da página na internet, dizia-se “animais legalizados pelo Ibama” e, em seguida, trazia o dizer “Quando o homem aprender a respeitar até o menor ser da criação, seja animal ou vegetal, ninguém precisará ensiná-lo a amar seu semelhante." O site não tinha autorização do Ibama para comercializar animais.

A operação obteve 25 mandados de busca e apreensão em São Paulo, Paraná, Rio, Minas Gerais, Bahia, Ceará e Paraíba, envolvendo 150 policiais federais e 106 fiscais do Ibama.

Segundo o Ibama, os investigados responderão por crimes de tráfico internacional de fauna, tráfico de animais silvestres, estelionato, sonegação fiscal, falsidade ideológica e biopirataria. O site contabilizava na manhã de hoje 71495 visitantes e indicava operações desde dezembro de 2008.

Jornale

Do lixo à elite das escolas da rede pública estadual


O melhor colégio da Região Metropolitana do Rio é formado, basicamente, por filhos de catadores do aterro de Gramacho

POR MARIA LUISA BARROS

Rio - Lições de superação de pais, alunos e professores estão levando escolas do interior e da Baixada ao topo do ensino público no estado do Rio. Resultado do primeiro Saerjinho (provão de avaliação) do ano mostra que das 1.457 escolas da rede estadual, as seis melhores do 9º ano do Ensino Fundamental estão em Trajano de Morais, Cardoso Moreira, Duque de Caxias, Porciúncula e Conceição de Macabu. A melhor da Região Metropolitana é formada, basicamente, por filhos de catadores de lixo.

Por trás do bom desempenho de estudantes na avaliação da Secretaria Estadual de Educação para medir o aprendizado em Português e Matemática, histórias de famílias pobres que não medem esforços pelo futuro dos filhos. Na melhor escola da Região Metropolitana do Rio, a Escola Estadual Lara Villela, em Caxias, muitos alunos são filhos de catadores do Aterro Sanitário de Jardim Gramacho.

Como Adriele da Silva Lopes, 15 anos, que tem planos de voar mais alto que os pais e se tornar aeromoça. “Quero ser alguém na vida e ajudar minha família”, sonha a jovem, que está no 9º ano do Ensino Fundamental. O apoio vem da mãe, a catadora Neuza Maria da Silva Lopes, 34, que estudou só até a antiga 5ª série. “Eu trabalho no lixo porque não tive estudo. Mas não quero essa vida para os meus filhos. Por isso brigo muito pela escola e cobro dever de casa”, ensina Neuza, que retira do lixo livros de poemas para a filha. “Ela adora poesia”, diz. Não foi à toa que o gosto pela leitura rendeu à escola 81,4% de acertos em Português, maior que o de Matemática (75,9%), numa pontuação de zero a 100.

No ranking geral, a campeã foi a E.E.Doutor José de Moraes Souza, em Trajano de Morais, município de 12 mil habitantes na Região Serrana. Lá os alunos acertaram 87,3% em Português e 95,4% em Matemática. “No interior, as famílias participam mais da vida escolar”, avalia o secretário de Educação, Wilson Risolia.

Na campeã, quilômetros de caminhada e nenhuma falta
Jovens que estudam no interior se saem melhor do que os colegas de escolas da Região Metropolitana. Foi o que apontou o Saerjinho. Nos pequenos municípios fluminenses, 75% dos estudantes tiveram desempenho bom e alto, contra 66% dos alunos dos grandes centros urbanos.

“Aqui eles não são só um número na chamada. Todos se conhecem e isso facilita o aprendizado”, diz o diretor Joarênio Neves Olegário, da E.E. Dr. José de Moraes Souza, em Tapera, distrito de Trajano de Morais, a primeira colocada. Segundo ele, mesmo enfrentando quilômetros a pé para pegar o ônibus que leva até a escola, os alunos não desanimam: “Temos 100% de frequência”.

O incentivo aos estudos vem das olimpíadas do conhecimento disputadas entre escolas da cidade, oficinas de leitura e cumprimento do currículo mínimo adotado pela secretaria para orientar escolas sobre o conteúdo que deve ser dado nas disciplinas.

Para Paolo Fontani, coordenador da Unesco no Brasil, a participação da comunidade faz a diferença: “Pais devem ter a consciência do ensino para o futuro dos filhos. A educação é a única chance para que cada um possa mudar a condição em que vive”.

De olho grudado no quadro de metas
Em Caxias, alunos do C. E. Lara Villela não tiram o olho do painel de gestão colado na parede. Lá estão as metas de desempenho — frequência de alunos e professores, presença dos pais nas reuniões, prevenção da gravidez entre outras—, que devem ser melhoradas a cada dois meses, com a supervisão da Secretaria de Educação. “Se estamos no vermelho temos que trabalhar para chegar no verde”, explica a diretora Delorne Bruno Maia.

Na escola onde estudam 600 alunos do 6º ao 9º ano, além do noturno para adultos, eles têm aulas de xadrez, vídeo, produção de texto com jornais e praticam vôlei e futsal. “Antes ajudavam os pais a catar lixo. Agora ninguém fica ocioso. Se agarram a qualquer oportunidade de poder sair da vida que levam”, reconhece Delorne.



Hackers do Anonymous anunciam que vão destruir o Facebook em 5 de novembro


RIO - Insatisfeitos com a forma como o Facebook lida com a privacidade de seus usuários, hackers do grupo Anonymous querem destruir a rede social no dia 5 de novembro. O plano foi divulgado em vídeo publicado no YouTube com o nome de "Mensagem do Anonymous: Operação Facebook, 5 de novembro de 2011" .

"Se você é um ativista hacker ou um cara que quer apenas proteger a liberdade de informação, junte-se à causa e mate o Facebook pelo bem de sua própria privacidade", afirma o narrador do vídeo. "O Facebook passa informações para agências do governo e dá acesso clandestino aos dados a empresas de segurança de modo que elas possam espionar cidadãos de todo o mundo. Algumas dessas firmas, como WhiteHat e InfoSec, trabalham para governos autoritários, como os de Egito e Síria"

Em tweet, o grupo Anonymous informou que a OpFacebook está sendo organizada por alguns de seus membros, "o que não significa que todos os membros do Anonymous concordem com ela".

Mesmo assim, muita gente desconfia que a operação seja falsa. O especialista em segurança Eugene Kaspersky twittou que a ação não passa de uma blefe.

O Facebook não quis comentar o caso.

Especula-se que a ofensiva contra o Facebook por hackers do Anonymous tenha a ver com a decisão do grupo de criar uma rede social própria , após suas contas no Google+ terem sido excluídas por serem anônimas (o que a Google não permite).

A rede social de Zuckerberg já foi atacada anteriormente, mas nunca numa escala parecida com as já impetradas pelo Anonymous. O grupo foi o responsável pelo vazamento dos dados de 77 milhões de usuários da rede de jogos e conteúdo on-line da Sony em abril, além de já ter atacado as redes da Visa, da MasterCard, da Amazon e sites do governo da Síria, entre outros.

O Globo

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Bandidos ameaçaram detonar granada no ônibus: 'Vai explodir'


Rio - Três bandidos armados com pistolas e granada levaram pânico e terror a passageiros de ônibus da linha Praça Mauá—Duque de Caxias, da Viação Jurema, ontem à noite, no Centro. Durante a ação, que durou 1h20, eles ameaçaram detonar o explosivo no coletivo e matar todo mundo: “Vai explodir”, teriam gritado. Houve tiroteio. Segundo o comandante da PM, coronel Mário Sérgio Duarte, dois bandidos acabaram presos, 11 passageiros foram libertados no final da ação e outras cinco pessoas ficaram feridas. O terceiro criminoso, Jean Junior da Costa Oliveira, de 21 anos, fugiu pela Av. Brasil em direção à Favela do Mandela, em Manguinhos, após roubar um Zafira e fazer casal refém, mas acabou preso durante a madrugada.

Os feridos foram identificados como Eliza Monica Pereira, 46 anos, levou tiro no abdômen (está em estado grave); Alcir Pereira, 46, carona num veículo que passava perto do ônibus (tiro no pescoço); Fabiana Gomes da Silva (tiro nas nádegas) e Josuel dos Santos Messias, 46 (tiro na perna). A quinta vítima, um PM, foi levada ao hospital da corporação. Ele estava de folga. Os outros feridos foram para o Souza Aguiar.


A ação começou às 20h, quando o trio invadiu o coletivo e anunciou o assalto, na Av. Presidente Vargas, a poucos metros da Universidade Estácio de Sá. A polícia foi avisada e dois PMs em motos interceptaram o ônibus. O veículo ficou parado no local cerca de 40 minutos. Mega-aparato da polícia cercou o coletivo e fechou as pistas sentido Zona Norte por 35 minutos.

Momentos depois, o coletivo saiu do local, guiado por um passageiro, o analista de sistemas Helio Gomes, 30, que dirigiu por 500 metros. Viaturas de diversos batalhões seguiram o ônibus, que furou o cerco. O passageiro tentou cruzar o canteiro, mas bateu numa árvore. Houve troca de tiros. O Bope chegou para ajudar, mas novamente o ônibus furou cerco. Próximo à estação do metrô da Cidade Nova o veículo parou, com o pneu furado por disparos. Às 21h30, os bandidos se renderam.

Reportagens de Adriana Cruz, Aurélio Gimenez, Celso Oliveira, Clarissa Mello, Flávio Araújo, Gislândia Governo, Marcos Galvão, Maria Inez Magalhães, Maria Luisa Barros, Mariana Moura e Vania Cunha

O DIA ONLINE


Polícia divulga fotos de mulheres com armas de militares da FAB


Imagens estavam no celular de jovem que morreu, diz investigação.
Material será usado na investigação que apura morte em quartel no Recife.


A Polícia Civil de Pernambuco divulgou, nesta terça-feira (9), fotos do grupo de mulheres posando com supostas armas de militares da Força Aérea Brasileira (FAB). Segundo a investigação, as fotografias foram feitas neste domingo (7), dentro do hotel de trânsito do Parque de Material Aeronáutico (Pama), no Recife, instantes antes de Monique Valéria de Miranda Costa, 20 anos, morrer atingida por um disparo acidental.

De acordo com a Polícia Civil, as imagens estão no inquérito policial e serão usadas para identificar se as armas que aparecem nas mãos de duas mulheres pertencem à FAB e se uma dessas armas foi a que provocou a morte de Monique. A investigação apura também se o disparo acidental foi feito por uma das amigas da vítimas.

Segundo a FAB, a morte ocorreu durante um encontro de militares que estavam de serviço no Pama com as três mulheres dentro do quartel. Um dos soldados portava uma pistola com carregador, da qual o disparo foi realizado. No local foram encontradas garrafas de bebida alcoólica.

Em depoimento à polícia, familiares de Monique teriam informado que as fotos estavam no celular dela. As duas mulheres que aparecem nas fotografias também teriam dito, em depoimento, que as imagens foram feitas no mesmo local onde Monique foi baleada.

A família de Monique teria informado à polícia que ela saiu de casa, no domingo, dizendo que iria com amigas a um clube no Recife. No percurso, ela teria recebido o telefonema de um soldado da FAB convidando-as para irem até o quartel. Monique saiu do Pama baleada, socorrida pelos militares e depois levada para um hospital na capital pernambucana.

As causas da morte de Monique serão investigadas pela Polícia Civil. A FAB, em nota, divulgou que abriu um inquérito para apurar as circunstâncias do caso e como as mulheres ingressaram irregularmente no quartel.

G1

Quatro casais com portador do HIV esperam bebês sem o vírus


Foram 150 pares atendidos em São Paulo, o que mostra que a gravidez não é garantida na primeira inseminação

BRASÍLIA

Prevista no consenso terapêutico de aids de outubro, a oferta de técnicas seguras para casais com pelo menos um portador do HIV que querem ter filhos começa a dar resultado. Quatro dos 150 casais atendidos no Centro de Referência e Treinamento de Aids de São Paulo aguardam a chegada de seus filhos, com a segurança de que eles não terão o HIV.

Para que a gestação segura fosse possível, foi usada a inseminação artificial, precedida de uma técnica de "lavagem" do sêmen. O procedimento é indicado principalmente para casais sorodiscordantes, em que apenas o homem é portador do HIV.

"Nessa técnica, o espermatozoide é separado e, antes de ser usado na inseminação, ele é testado para nos certificarmos de que ele não está contaminado", afirma o coordenador do Projeto de Fertilidade do CRT-Aids, Waldemar Carvalho.

O médico, que também é do Centro de Reprodução Assistida em Situações Especiais da Faculdade de Medicina do ABC, conta que outra mulher também engravidou, mas poucos meses depois sofreu aborto.

"Informamos aos casais que não é garantida a gravidez já na primeira inseminação", afirma o médico. Dos 150 casais atendidos, nem todos foram submetidos à técnica. "É preciso que determinadas condições sejam adequadas. Entre os parâmetros está a quantidade de vírus presente no organismo, detectado pelo exame de carga viral", completou Carvalho.

Para ser atendido no serviço, é preciso que o casal seja fértil. "Fazemos a inseminação. Não submetemos a mulher a tratamento para aumentar a ovulação nem usamos técnicas de fertilização assistida", conta Rita Sarti, infectologista do CRT.

A inseminação artificial também é indicada quando dois parceiros estão contaminados. "O preservativo nunca deve ser abandonado, mesmo quando os dois integrantes têm HIV. Isso evita a superinfecção, quando um paciente tem contato com um vírus diferente do que o contamina", afirma Rita.

Também para esses casais, a técnica somente é indicada quando exames de carga viral e de CD4 - que identifica a quantidade de células de defesa do organismo - estão em quantidades consideradas ideais.

"A possibilidade de formar uma família retrata um novo momento para os pacientes. Eles não estão mais preocupados somente em preservar a vida, mas fazem planos, contam com futuro distante, o que é extremamente gratificante", afirma Rita.

Esperança

WALDEMAR CARVALHO
MÉDICO

"Nessa técnica, o espermatozoide é separado e, antes de ser usado na inseminação, ele é testado para nos certificarmos de que ele não está contaminado."

RITA SARTI
INFECTOLOGISTA

"O preservativo nunca deve ser abandonado."



Justiça de Minas Gerais manda acusados do caso Eliza Samudio a júri popular

Primo do ex-goleiro do Flamengo será solto

Os desembargadores do Tribunal de Justiça de Belo Horizonte (MG) decidiram, nesta quarta-feira (10), que os acusados de sequestrar e matar Eliza Samudio, ex-amante do goleiro Bruno Fernandes, irão a júri popular. Por dois votos a um, eles concederam liberdade a um dos réus: Sérgio Rosa Sales, primo do ex-atleta do Flamengo.

Na audiência realizada na 4ª Câmara Criminal, os desembargadores negaram o pedido do Ministério Público para que Fernanda Gomes de Castro, Dayanne Souza, Elenilson da Silva e Wemerson de Souza respondam também pelo homicídio de Eliza.

Sales, que também é conhecido como Camelo, está preso na penitenciária de segurança máxima Nelson Hungria, em Contagem (MG), e deverá ser solto na quinta-feira (11).

Acusações

Bruno Fernandes, Luiz Henrique Ferreira Romão, o Macarrão, e Sérgio Rosa Sales, o Camelo, respondem por homicídio triplamente qualificado (meio cruel, impossibilidade de defesa da vítima e cometer um crime com intuito de garantir impunidade por outro), sequestro e cárcere privado e ocultação de cadáver.

Marcos Aparecido dos Santos, o Bola, foi pronunciado por homicídio duplamente qualificado e ocultação de cadáver.

Fernanda Gomes de Castro, ex-amante de Bruno, foi pronunciada pelo sequestro e cárcere privado de Eliza e de seu filho. Já Dayanne Rodrigues do Carmo Souza, ex-mulher do jogador, Elenilson da Silva e Wemerson de Souza responderão pelos mesmos crimes, mas cometidos apenas contra o filho da vítima. Todos os réus alegam inocência.

Desaparecimento
O desaparecimento de Eliza Samudio completou um ano em junho deste ano. No dia 4 de julho de 2010, Eliza fez um último contato por telefone com uma amiga. Apesar de a polícia ainda não ter encontrado o corpo dela, o delegado responsável pelo caso diz que as investigações concluem que ela está morta. O ex-goleiro do Flamengo é apontado como o mandante do crime.

Quatro réus do caso estão presos: Bruno, Macarrão, Sérgio e Bola, que é ex-policial civil e seria acusado de outros crimes. Outros quatro acusados estão em liberdade: Dayanne, Fernanda, Elenilson e o Coxinha. Todos os envolvidos negam o crime.
Versão da polícia

De acordo com a versão da polícia, Eliza e seu filho, na época do desaparecimento da mãe com quatro meses, foram sequestrados e levados para o sítio do goleiro Bruno em Esmeraldas, região metropolitana de Belo Horizonte (MG). Lá, os dois teriam sido mantidos reféns por alguns dias. A jovem teria sido espancada nesse período.

A polícia diz ainda que, no dia 7 de julho, Eliza foi levada para a casa do ex-policial Marcos Aparecido dos Santos, o Bola, em Vespasiano. Lá, ela teria sido estrangulada até a morte e depois teve o corpo esquartejado. Parte dos restos mortais foram dados como comida para cachorros rottweilers do policial. Bola nega.

R7

MP vai lançar campanha de alerta sobre consumo de drogas


RIO - Com o objetivo de alertar a sociedade para os riscos do consumo de drogas, garantirndo o tratamento adequado ao usuário e sua reinserção à sociedade, o Ministério Público do Rio vai lançar na próxima sexta-feira, às 9 horas, a Campanha "Combate às Drogas - Restabelecendo Laços", com ênfase no crack.

O MP vai orientar políticas públicas e programas para auxiliar a família dos usuários, como o encaminhamento aos Centros de Atenção Psicossocial - CAPS, e deverá adotar medidas judiciais para garantir o tratamento em caso de falta de vagas ou recusa no atendimento.

Promotores e servidores do MP estão sendo capacitados para atuarem nessa frente, e um mapeamento dos municípios fluminenses com mais de 70 mil habitantes já está sendo feito para identificar quais possuem centros especiais para o tratamento da dependência química. Após o levantamento, o MP vai procurar autoridades municipais para debater a criação e a manutenção desses centros. O trabalho será realizadopor promotores das áreas Criminal, Cível, da Tutela da Saúde, da Tutela Coletiva da Cidadania e da Infância e Juventude.

O Globo

O ORGULHO GAY, O ORGULHO HÉTERO E O ORGULHO DE SER IDIOTA.


O mundo debate o estranho projeto de lei aprovado em São Paulo, pela Câmara de Vereadores, que cria o tal do “Dia do Orgulho Hétero”.

Celebridades se manifestam contra ou a favor. Políticos aproveitam a oportunidade para arrecadar votos de um ou de outro lado. Artistas soltam seus pitacos aqui e ali. A imprensa internacional mete o pau (com razão) e critica a medida, que claramente disfarça o preconceito contra os homossexuais, e ocupa o espaço do debate de questões muito mais importantes.

Mas, se olharmos mais profundamente a questão, veremos com clareza repentina que essa excrescência é fruto do exagero das tais “ações afirmativas” propostas recentemente por lideranças homossexuais ávidas em garantir para si os holofotes e angariar poder político ou sair do anonimato.

O preconceito contra os homossexuais é algo muito arraigado em nossa sociedade e é fortemente abraçado por instituições religiosas que moldam a cabeça da grande maioria de nossa população. No entanto, essa era uma visão que vinha mudando lentamente, de forma natural e progressiva, com a evolução do pensamento social e a proximidade de nossa sociedade com culturas mais tolerantes.

Infelizmente, essa não é uma mudança que ocorra “da noite para o dia” e pode levar gerações para que o pensamento preconceituoso regrida a um patamar “aceitável”. Antes que você me crucifixe; o “aceitável” aqui expressa a verdade universal de que o preconceito é fruto da ignorância e do medo. Portanto, ele é inerente ao ser humano e jamais terminará.

Sempre haverá os que odeiam os “crioulos”, os que odeiam “as bichas”, os que odeiam “as baleias”, os que odeiam “os sapatões” e os que odeiam qualquer coisa que seja diferente do mundo que os cerca ou da imagem de “normalidade” que eles têm do mundo.

Preconceito racial, sexual, estético ou de qualquer natureza se combate na sala de aula e em casa com educação de verdade. Com preparo para a convivência com o diferente e com a semente da tolerância e da compreensão de que cada um pode fazer de sua vida o que bem quiser, desde que não violente o próximo.

Por este aspecto devemos perceber as tais “ações afirmativas”, geralmente muito mal aplicadas e direcionadas, unicamente como um atalho que deseja impor um conceito que a sociedade simplesmente recusa ou não está preparada para assimilar.

Entender que homofobia não é contar uma piada sobre gays, não é imitar os trejeitos e exagerar na voz e nos modos para imitar um possível comportamento ou mesmo pregar que diante de Deus o homossexualismo é uma aberração (por mais idiota que isso possa soar, o pensamento religioso é criado num mundo próprio e arcaico ditado por preceitos muito mais arcaicos que podemos imaginar).

Homofobia é partir do pensamento para a ação. Homofobia é agredir física e psicologicamente com o intuito de causar dor e sofrimento em outro ser humano apenas porque você o odeia por ser diferente do que você imagina ser “normal”.

Por que a palavra usada é sempre “tolerância” quando o assunto é combater o preconceito seja qual for? Porque se parte do pressuposto que você pode não gostar de negros, de homossexuais e etc… contudo, socialmente, deve aprender a viver com as diferenças que a raça humana e o convívio social impõem. E, como isso é feito? Trabalhando o pensamento das pessoas para que percebam que o preconceito é algo infundado e fruto de sua própria ignorância.

Leis rígidas que punam fortemente os crimes de ódio e levem realmente os homofóbicos ou os racistas violentos para a prisão por longos períodos são muito mais eficientes do que impor a sociedade cartilhas de apologia ao homossexualismo para crianças de tenra idade, por exemplo.

Exageros como este, fortalecem os núcleos homofóbicos e apenas dão força às vozes preconceituosas para que se levantem e vomitem seu mal sobre todos nós. As últimas investidas de um deputado querendo “deixar seu nome na história” – como ele mesmo disse – serviram apenas para provocar e aumentar o ódio aos homossexuais e promover uma verdadeira (e uníssona) campanha antigay por todas as vertentes das religiões cristãs em nosso país (algo que nem mesmo o combate à fome conseguiu).

Enquanto o combate ao preconceito de qualquer natureza não for levado a sério e encampado por pessoas que não desejam ter o seu nome na história, mas sim mudar a sociedade de forma responsável e através de uma mudança de pensamento – que só vem com uma abordagem científica e desapaixonada da coisa – calcada em uma educação verdadeiramente de qualidade e voltada para todos; nosso país deverá pensar seriamente na criação do “Dia do Orgulho de Ser Idiota” para fazer valer a enorme massa de imbecis que desejam apenas se promover e lançar nossa sociedade nas trevas da exacerbação dos preconceitos e no caos completo de conflitos que deveriam ter sido encerrados desde o fim do século XIX.

Pense nisso


Visão Panorâmica

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Polícia encontra drogas em Manguinhos que fazem referência à Amy Winehouse


RIO - A fama de usuária de drogas da cantora inglesa Amy Winehouse - encontrada morta em sua casa em Londres no fim de julho - inspirou traficantes do Rio, que batizaram entorpecentes com o nome da artista. Policiais do 22º BPM (Maré) encontraram, durante operação que está sendo realizada nas favelas de Manguinhos e Mandela, em Manguinhos, pacotes de cocaína e pedras de crack que trazem o nome da diva.

Durante a operação desta terça-feira, a polícia encontrou ainda uma casa usada por traficantes para embalar drogas. Segundo informações do batalhão, os agentes apreenderam um fuzil calibre 762, uma submetralhadora 9mm e uma granada.

A operação ainda está em curso e, até o momento, não houve prisões. Há registro de tiroteio na chegada da equipe, mas a polícia não tem informações sobre feridos.

Segundo o tenente-coronel Gláucio Moreira, comandante do batalhão, o objetivo da ação é reprimir o tráfico de drogas. Um veículo blindado dá apoio às equipes.

O Globo

A Beleza dos Cães Adotados!!!










O que mais impressiona nas fotos , não é a beleza que eles ficaram, mas sim a mudança do olhar de cada um deles!! Percebam o que o amor que se dedica a um animal abandonado é retribuído com seu olhar de felicidade e gratidão eterna!!
Fotos de cachorros adotados (Antes e depois)
No Brasil, embora não haja uma estatística oficial, o número de animais deve ultrapassar 300 mil simplesmente “jogados fora” e abandonados à própria sorte. E, o que é pior: 85% (oitenta e cinco por cento) morrem nos primeiros 20 dias, a maioria por acidentes de trânsito.







É INCRÍVEL A DIFERENÇA!!! TODO ANIMAL TRATADO COM CARINHO E RESPEITO FICA SIMPLESMENTE LINDO!!!
Apoie a campanha de adoção!!!
Não compre, adote!!!!!!!!
Não existe animal feio...
existe animal mal tratado!!!!
Adote um amigo!!!
ADOTAR É TUDO DE BOM!!!!
Faça parte dessa campanha...
DIVULGUEM!!!!

"A compaixão pelos animais está intimamente ligada a bondade de caráter, e pode ser seguramente afirmado que quem é cruel com os animais não pode ser um bom homem."
Arthur Schopenhauer

E-mail enviado pela querida prima, amiga e coloboradora Nélia Regina Gomes Pereira

Merendeira já teria demonstrado problemas em outra escola no RS

Segundo depoimentos da diretora e da vice-diretora, de uma escola que a merendeira, acusada de envenenar alunos, trabalhou anteriormente, ela já apresentava sinais de perturbação. O a dvogado de merendeira contesta a confissão de envenenamento.

R7

Fumar nos primeiros minutos após acordar eleva risco de desenvolver câncer


RIO - Dois novos estudos descobriram que fumantes que costumam consumir seu primeiro cigarro logo depois que acordam pela manhã podem ter maior risco de desenvolver câncer de pulmão, cabeça e pescoço. Publicados na revista "Cancer", da Sociedade Americana de Câncer, os resultados podem ajudar a identificar fumantes com risco especialmente alto de ter a doença e que se beneficiariam de intervenções voltadas para eles, com a intenção de reduzir a probabilidade de sofrerem de um problema sério.

O hábito de fumar aumenta as chances de um indivíduo desenvolver diversos tipos de câncer. Mas por que apenas alguns fumantes têm câncer? Joshua Muscat, PhD, do Penn State College of Medicine in Hershey, nos Estados Unidos, e seus colegas investigaram se a dependência de nicotina caracterizada pelo horário do primeiro cigarro depois que a pessoa acorda afeta o risco do fumante de desenvolver tumores nas regiões citadas independente da frequência com que a pessoa fuma e também a duração desse ato.

A análise referente ao câncer de pulmão incluiu 4775 casos da doença e 2835 casos de controle, todos fumantes regulares. Comparados com indivíduos que fumaram mais de 60 minutos depois de acordar, os que fumaram em 31 a 60 minutos depois de levantar eram 1,31 vezes mais propensos a desenvolver um tumor no pulmão, e os que fumaram em até 30 minutos após acordar tinham 1,79 vezes mais chances de sofrer da doença.

Já o estudo envolvendo câncer de cabeça e pescoço incluiu 1055 casos da doença e 795 casos de controle, todos com um histórico de fumante. Comparados com pessoas que fumaram mais de 60 minutos depois de acordar, as que consumiram o primeiro cigarro em 31 a 60 minutos depois de saírem da cama eram 1,42 vezes mais propensos a desenvolver câncer de cabeça e pescoço, e os que fumaram em 30 minutos tinham 1,59 vezes mais chances de apresentar algum tumor nessas regiões.

- Esses fumantes têm maiores níveis de nicotina e possivelmente outras toxinas derivadas do tabaco em seus organismos, e eles podem ser mais viciados que os fumantes que se abstenham de fumar por meia hora ou mais - disse Muscat. - Pode ser uma combinação de genética e fatores pessoais que causam uma maior dependência a nicotina.

O Globo

Estudo revela abismo educacional entre classes média e alta



Com a adesão de cerca de 40 milhões de pessoas na última década, a classe média tornou-se majoritária no Brasil, englobando 52% da população. Mas a ambição do grupo por novas chances de ascensão pode ser bloqueada pelo abismo educacional que o separa da classe alta, segundo uma pesquisa divulgada nesta segunda-feira pela Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência (SAE).

Feito com base na última Pnad (Pesquisa Nacional por Amostragem de Domicílios), de 2009, o levantamento revela que, embora os índices educacionais da classe média tenham avançado bastante nos últimos anos, seguem distantes dos da classe alta: ao passo que 87% dos brasileiros mais ricos concluem o ensino médio, apenas 59% da classe média alcançam o mesmo estágio.

O grupo também fica muito atrás quanto a anos de estudo e gastos com educação. Enquanto cada membro da classe média despende, em média, R$ 52 com educação por mês, entre os mais ricos, o gasto chega a R$ 220.

Batizada de A Classe Média em Números, a pesquisa traça os perfis das três faixas de renda brasileiras (baixa, média e alta) conforme critérios educacionais, habitacionais e regionais e define como classe média os brasileiros com renda familiar mensal entre R$ 1.000 e R$ 4.000.

Segunda faixa mais numerosa, a classe baixa representa 34% da população; já a classe alta é engloba 12% do total dos brasileiros.

Acesso às universidades
Para o secretário de Assuntos Estratégicos da SAE, Ricardo Paes de Barros, "o acesso à educação é a grande diferença entre as classes média e alta".

Segundo ele, o levantamento mostra que a classe média dá crescente importância à educação - o grupo vem investindo quantias cada vez maiores com os estudos.

Para reduzir a distância que a separa da classe alta, porém, Paes de Barros diz ser necessário dar maior ênfase à qualidade do ensino médio público e ampliar o acesso da classe média às universidades e ao ensino técnico.

O acesso à cultura também se mostra uma grande barreira entre os dois grupos: enquanto cada integrante da classe média gasta R$ 37 por mês com recreação e cultura, os mais ricos gastam R$ 127.

Nesse caso, o secretário afirma que a classe média tem a desvantagem de crescer mais em cidades médias e pequenas, onde a oferta de bens culturais é menor. "Precisamos ver como levar cultura até eles", disse à BBC Brasil.

Bens e serviços
A pesquisa revela ainda disparidades entre os grupos populacionais quanto ao acesso a bens e serviços.

Apenas 30% da classe média tem acesso à internet em casa, índice bem inferior ao da classe alta (72%). O telefone fixo está presente em 48% dos domicílios de classe média e em 81% dos lares mais ricos.

Há ainda diferenças significativas no acesso a saneamento adequado (76% na classe média, 92% na alta) e gastos com saúde (R$ 135 por mês por pessoa na classe média, R$ 438 na alta).

BBC Brasil

Procurador defende a internação de menores de 12 anos suspeitos de arrastões em lojas de São Paulo


SÃO PAULO - As meninas, com idade entre 5 e 12 anos, apontadas por comerciantes da Vila Mariana, Zona Sul de São Paulo, como responsáveis por uma onda de arrastões a lojas estão de volta às ruas. No sábado, nove haviam sido apreendidas e levadas para um abrigo pelo Conselho Tutelar. Mas elas foram embora no mesmo dia, depois de tomarem um banho, segundo a Prefeitura de São Paulo. O procurador de Justiça Paulo Afonso Garrido de Paula defende a internação provisória dessas crianças.

O Estatuto da Criança e do Adolescente não permite que crianças de menos de 12 anos fiquem apreendidas na Fundação Casa (ex-Febem), instituição que abriga menores infratores. Algumas crianças são levadas para o Conselho Tutelar, mas como a família não é encontrada, elas acabam voltando para a rua.

O Conselho Tutelar diz que o estatuto é claro e não pode ser impedido o direito de ir e vir da criança.

- Elas entraram no abrigo, tomaram banho e foram embora. É o direito de ir e vir. Não podemos aplicar medidas sócio-educativas - diz Vitor Pegler, do Conselho do Direito da Criança e Adolescente da Secretaria Municipal de Participação e Parceria.

Mas, para o procurador de Justiça Paulo Afonso Garrido de Paula, um dos criadores do ECA, a internação provisória da criança é válida em caráter excepcional .

- Hoje, levam essas crianças para um abrigo, elas saem no mesmo dia, voltam para as ruas e dizem que é assim mesmo. Não, não é assim. Estamos diante de uma situação excepcional, tem que dar um tratamento diferenciado e a lei permite isso. O ECA não prevê omissão. O abrigo não tem privação de liberdade? Numa casa também não tem. Mas isso não significa que uma criança de nove, dez anos pode levantar e passar a noite fora. Tem que ter bom senso - afirma o procurador.

E complementa:

- Quando, em razão da própria conduta da criança, se verificar a violação do direito dela, como o direito à saúde, ameaça à própria vida, ou mesmo cometer crimes, A justiça pode determinar, excepcionalmente, a internação provisória. Isso numa tentativa de reinserir essa crianças, tirá-la da rua e fazer cessar imediatamente o perigo em que ela vive - afirma o procurador de Justiça.

Segundo ele, a lei permite, em situação de emergência, que a criança seja acolhida e apresentada ao Judiciário para definir qual o melhor encaminhamento para cada criança.

Nesta segunda-feira, em toda a extensão da Domingos de Moraes havia a presença de policiais. A PM, porém, não confirma se houve reforço na rua. De acordo com a polícia, foram registrados cerca de 20 ataques nos últimos meses. As meninas roubam lençóis, frutas, bijuterias e entram nos ônibus que passam pela Rua Domingos de Moraes para fugir.

- Antes mesmo do meu marido sair da delegacia, após registrar o boletim de ocorrência, elas já estavam soltas, na região da Bela Vista - diz, indignada, uma comerciante, que já teve até um dedo quebrado por uma das meninas em outra tentativa de roubo na sua loja.

Um policial militar que faz rondas na região da Domingos de Moraes disse ao GLOBO que, nesta segunda-feira, a PM foi acionada porque as meninas se preparavam para um novo arrastão. Ao notar a chegada da viatura, o grupo se dispersou no entorno da estação Vila Mariana do Metrô.

Os comerciantes, que preferem não ter seus nomes revelados, estão revoltados com a situação. Eles afirmam que as crianças têm usado tesoura e canivetes nos arrastões. Uma lojista teve um dedo quebrado por uma das menores, enquanto tentava evitar o roubo de uma mercadoria, em novembro do ano passado.

A irmã de uma lojista foi ameaçada com um canivete.

- Durante meses, eu acompanhava minha irmã até o ponto de ônibus e fazíamos caminhos diferentes. Até quando vai isso? Essas meninas sabem que existe a impunidade - conta a comerciante agredida.

Uma outra lojista, que já teve o comércio invadido mais de três vezes, conta que elas dão risada dos policias.

- Elas têm plena consciência da impunidade. Sabem que, se são detidas, estão soltas pouco tempo depois. Elas nos chutam, empurram e você não pode fazer nada. Porque se eu encostar a mão numa criança a lei vai existir para me punir - desabafa uma lojista.

Segundo um soldado que trabalha na Domingos de Moraes, muitas mulheres que conversam no celular enquanto caminham também são vítimas.

- Muitas dessas crianças ainda têm vínculo familiar. Mas há outras em que o vínculo com a rua é maior do que o familiar. Quando essas meninas são abordadas por conselheiros tutelares elas afirmam que estão sem documentos e que a idade é menos de 12 anos. E omitem onde está a família - conta Vitor Pegler, do Conselho do Direito da Criança e Adolescente da Secretaria Municipal de Participação e Parceria.

Para as vítimas, muitas meninas aparentam ter mais de 12 anos, e não abaixo disso, como dizem à polícia.

- A que quebrou o meu dedo, por exemplo, tinha mais de 12 anos. Até a mãe de uma dessas meninas já tentou me assaltar, enquanto eu abria a loja - afirma uma vítima do arrastão.

Pegler defende a presença e atuação de um educador de rua para, aos poucos, conseguir descobrir informações e vínculos dessas crianças.

- O Conselho está trabalhando. Das 30 crianças, já localizamos os pais de 15 na semana passada - fala Pegler.

O Globo

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

28% das mulheres assassinadas no país morrem em casa


O ambiente doméstico é cerca de três vezes mais perigoso para as mulheres do que para os homens. Dentre as mulheres assassinadas no país, 28,4% morreram em casa. O número é quase três vezes maior do que a taxa entre os homens, de 9,7%.

As informações são do Anuário das Mulheres Brasileiras 2011, compilação de dados sobre a situação da mulher no país divulgado em julho pela Secretaria de Políticas para Mulheres do governo federal e pelo Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos). Os dados sobre o local de morte em assassinatos são de 2009.

A residência é o segundo local mais "perigoso" para as mulheres. De acordo com o anuário, as mortes por assassinato de mulheres ocorrem em primeiro lugar na via pública (30,7% dos casos), em segundo lugar em casa (28,4%) e em terceiro lugar no hospital (23,9%).

No caso dos homens, quase metade das mortes por assassinato ocorre nas ruas (46,4%). O hospital responde por 27,7% dessas mortes e a residência, por 9,7%.

Os dados mostram também a relação entre o local das mortes por homicídio e o estado civil da vítima.

Entre os homicídios em que as vítimas são viúvas, 41,7% das mortes ocorrem em casa. No casos dos homens, a taxa é de 30,9%.

No caso dos assassinatos em que as vítimas são casadas, 39,7% das mortes ocorrem em casa. O número entre os homens é de 14% --uma proporção de cerca de três mulheres para um homem.

Dentre os homicídios de mulheres separadas judicialmente, em 36,1% do casos as mortes ocorrem em casa. No caso dos homens o número é de 19,2%.

Já entre as solteiras, 24,8% das assassinadas morrem em casa, contra 8,4% no caso dos homens.

VIOLÊNCIA DOMÉSTICA
De acordo com informações do anuário, quatro em cada dez mulheres brasileiras já foram vítimas de violência doméstica. Os números sobre a violência doméstica são da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) de 2009, feita pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

De acordo com a Pnad, 43,1% das mulheres já foram vítimas de violência em sua própria residência. Entre os homens, esse percentual é de 12,3%.

Ainda segundo os números da Pnad de 2009, de todas as mulheres agredidas no país, dentro e fora de casa, 25,9% foram vítimas de seus cônjuges ou ex-cônjuges.

DENÚNCIAS

A Central de Atendimento à Mulher, serviço que atende queixas de violência doméstica contra a mulher e esclarece dúvidas sobre a Lei Maria da Penha, recebeu 1.952.001 ligações em pouco mais de cinco anos de existência --entre abril de 2006, quando foi criada, e junho de 2011.

No período, foram 434.734 atendimentos sobre informações da Lei Maria da Penha (22,3% do total) e 237.271 relatos de violência, de acordo com a Secretaria de Políticas para as Mulheres. A Lei completou cinco anos no domingo (7).

Segundo a secretaria, 40% das mulheres que entraram em contato com o serviço convivem com seu agressor há mais de dez anos --em 72% dos casos, eles são casados com as vítimas.

APLICAÇÃO DA LEI
Em entrevista à Folha, a ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Iriny Lopes, afirmou que, apesar de avançada, a Lei Maria da Penha ainda não é plenamente aplicada no país.

Segundo a ministra, um dos desafios para a aplicação da lei é o reconhecimento de sua constitucionalidade no STF (Supremo Tribunal Federal). "Aguardamos ansiosamente o julgamento da Adin [Ação Direta de Inconstitucionalidade] para colocar um fim no debate doutrinário sobre a constitucionalidade ou não da Lei Maria da Penha", afirmou.

Para ela, o reconhecimento da lei "pode dar celeridade aos processos e evitar que muitas mulheres que denunciam seus agressores venham a morrer antes do final do processo".

Outro desafio, segundo a ministra Iriny Lopes, é o aumento da rede de proteção às mulheres, com a qualificação de profissionais e a criação de equipamentos como casas abrigo, delegacias especializadas e juizados especiais.

Folha OnLine

Mulher dá à luz duas crianças nascidas de úteros diferentes


Bebês foram concebidos com um mês de intervalo

Rio - Uma mulher indiana com dois úteros deu à luz dois meninos - um de cada útero - e é sensação nos principais jornais locais nesta segunda-feira. Segundo o Daily Mail, as chances de um parto como este acontecer é de um em 50 milhões.

O parto aconteceu na última sexta-feira, na cidade de Patna, na Índia. Segundo os médicos, o caso de Rinku Devi, 28 anos, a mãe dos bebês, é tão raro, que acontece, em média, apenas uma vez por ano em todo o mundo.

A mãe das crianças acreditava que ela estava à espera de gêmeos mas não tinha ideia de sua condição médica, conhecida como útero duplo. Durante o parto, os médicos descobriram que os bebês foram concebidos com um mês de intervalo, durante sucessivos ciclos menstruais.

'Eu só fui saber que tinha dois úteros quando já estava em trabalho de parto ", disse ela. "Eu não sabia como reagir. Eu estava com dor e muito medo. Eu não tinha ouvido falar de nada como isso antes", disse Rinku, que se mostrou feliz e orgulhosa por ter sobrevivido ao parto..

Segundo o ginecologista responsável pelo parto, doutor Dipti Singh, o parto foi feito com sucesso porque Rinku era saudável e seus bebês tinham crescido bem. A cirurgia cesariana durou cerca e duma hora e os meninos nasceram com 1,5 kg e 2 kh, respectivamente.

O DIA ONLINE

Perícia encontra sangue em elevador de prédio de jogador da Portuguesa


Exames deverão apontar se sangue é mesmo de Rafael Silva.
Depoimentos nesta segunda foram interrompidos por falta de luz em DP.


Uma nova perícia realizada na manhã desta segunda-feira (8) achou manchas de sangue no elevador do prédio onde o jogador da Portuguesa Rafael Silva, de 20 anos, vivia com a adolescente Flávia Anay de Lima, de 16, na Vila Carrão, Zona Leste de São Paulo, de acordo com Elisabete Sato, titular da 5ª Seccional. As manchas foram detectadas com luminol, produto químico que reage ao sangue.

De acordo com a delegada, é preciso esperar o resultado de exames para saber se o sangue no elevador é mesmo do jogador da Lusa, que diz ter sido ferido na nuca com uma caixa de som pela namorada durante uma discussão na noite de 31 de julho, quando ela morreu após cair do 15º andar do edifício.

Em imagens do circuito de segurança do prédio divulgadas na semana passada, Rafael aparece batendo a cabeça no elevador, demonstrando desespero, logo após a queda da adolescente. A família da adolescente rejeita a hipótese de suicídio. O jogador, tanto no depoimento à polícia como por meio de seu advogado, disse que a jovem se jogou da sacada e nega quaquer agresão.

A perícia no elevador e no apartamento do casal teve início às 10h desta segunda e durou cerca de três horas, de acordo com a delegada. No dia do ocorrido, foram encontradas manchas no apartamento e Silva disse à polícia que o sangue era dele. As cenas das câmeras do circuito de segurança do prédio foram gravadas às 2h27 de domingo (31). O jogador chegou de carro ao edifício. Em seguida, subiu de elevador. Dez minutos depois, Flávia chegou a pé e também pegou o elevador em direção ao apartamento.

Após 23 minutos, Rafael entrou no elevador e parecia desesperado. Flávia já havia caído do 15º andar. Ele sai do elevador rapidamente assim que a porta abre, anda pelo saguão e vê o corpo de Flávia caído no chão. A polícia chegou às 3h15 e constatou que Flávia estava morta.

Depoimentos
Na tarde desta segunda, estavam previstos os depoimentos da tia e da avó de Flávia, Larissa Kisy de Lima e Dirce de Lima, respectivamente, na 5ª Seccional. O avô da adolescente, João Luís de Lima, também compareceu à delegacia e foi o primeiro a ser ouvido pela delegada. Em seguida, quando Dirce de Lima prestava seu depoimento, a energia no distrito policial, localizado na Avenida Celso Garcia, foi interrompida, por volta das 16h20. Desta forma, Ademar Gomes solicitou o adiamento das oitivas, que foram remarcadas para as 14h de sexta-feira (12).

Ao deixar a delegacia, Larissa, tia de Flávia, disse não lembrar que havia afirmado à polícia na noite do ocorrido que a sobrinha ameaçava se jogar do apartamento caso Rafael a deixasse. As declarações de Larissa constam do boletim de ocorrência registrado no 10º DP, da Penha, naquela madrugada.

"Não afirmei que ela falou nada para mim. Nunca ouvi isso dela. Talvez eu tenha até falado (o que está no boletim de ocorrência), porque estava muito nervosa. Não acredito que ela teria se jogado", disse, nesta segunda-feira. No entanto, ela negou que esteja fazendo qualquer acusação contra Rafael Silva. Sobre o depoimento da próxima sexta, ela afirmou que apenas vai "responder o que a delegada perguntar".

G1

Ciúme Doentio



Quando o bebê nasce, sente, ele e a mãe, como algo único, justaposto, um prazer total, exatamente como era no útero.

No dia a dia, quando a mãe tem que interromper uma mamada, para fazer, por exemplo, xixi, este período breve de afastamento, é sentido como uma separação, despertando raiva, muita raiva. Se soubesse falar palavrões, e pudesse articular, faria, pois nesta época não há compreensão dos fatos e sim sentimentos de abandono, medo, incapacidade e angústia. Tudo porque não está amadurecido e socializado para entender que o afastamento da mãe não significa abandono, e o fato desta se relacionar com o marido e outras pessoas signifique que ele, bebê, não tem qualidades e que ela, mãe, não o ame.

Porém, se ele, bebê, tivesse possibilidade a espancaria, psicoticamente.

Muitos jovens e adultos, que não conseguiram resolver bem esta fase, de certa forma, ficaram parados, não evoluíram na forma de amar. Respiram o cônjuge e assim como o bebê, estão regredidos, amam de forma possessiva, egoísta, ameaçadora e agressiva. Atualizam a perturbação da infância só que com algumas diferenças:
· Possuem inteligência desenvolvida
· Estrutura corporal
· Habilidades para manifestar sentimentos, alguns perigosos e fatais
· Cresceram no corpo e na inteligência, porém afetivamente amam como um bebê

Este ciúme é patológico, perigoso, justificando a máxima interrogativa: quem ama mata? Sim, quem ama doentiamente, pode matar.

Sintomas do ciúme patológico:
Ter ciúme do passado do cônjuge
Querer saber de forma recorrente o que o outro está pensando
Controlar ligações telefônicas
Anunciar, não saber viver sem o outro
Desconfianças injustificáveis
Isolamento social
Ameaças de morte, em casos de rompimento conjugal
Agressões físicas e emocionais
Controlar, de forma generalizada, a vida do cônjuge

O que fazer ?
· Tentar dialogar, a fundo, sobre o assunto e não se submeter às manipulações infantis
· Em caso de adolescentes e jovens, abordar o assunto de forma amiga, porém com pedidos de amadurecimento e mudanças concretas na forma de se relacionar
· Em casos persistentes, procure ajuda psicológica e tome providências concretas
· Lembre-se: na maioria dos homicídios passionais, muitos dos sintomas aqui apresentados, já estavam presentes, ou seja, tragédias anunciadas

Um conselho amigo: se tiver que pecar, peque pela prudência. Não hesite em procurar ajuda psicológica.

Haroldo Lopes

Gangue de meninas é detida em São Paulo, mas já está de volta às ruas


As meninas, entre seis e 12 anos, já foram detidas mais de 15 vezes, na região da rua Domingo de Moraes, na zona sul de São Paulo. Depois de detidas, as meninas voltam às ruas no mesmo dia e voltam a praticar furtos.

R7

domingo, 7 de agosto de 2011

EDUCANDO PARA SEMPRE DIZER A VERDADE

Valor espiritual sobre a Veracidade- Textos de Abdu'l-Bahá

"A veracidade é a base de todas as virtudes humanas. Sem a verdade, o progresso e o êxito de todos os mundo de Deus são impossíveis "
"Em nenhuma circunstância devemos dizer a mentira..."


" Orientação aos Pais:
Sempre digam a verdade.
Se vocês vão sair e deixar seu filho em casa, não mintam dizendo:
"Não vamos sair ", a seguir quando ele não perceber ,saem e o deixam
sem lhes dizer nada.


Se alguém a quem não desejam vier lhes visitar, não mandem a criança
dizer : " Meus pais não estão ".


Se tem doces em casa, mas não querem que seu filho os coma nesse momento não digam:"Não há ", mas sim explique-lhes a razão porque não deve comê-los.


Em cada caso. e com palavras adequadas à sua idade, expliquem-lhe a razão que coces tem para tal ação, e sigam firmes e calmamente em sua decisão.
Mesmo que seu filho chore, aprenderá a confiar em suas palavras, caso a verdade sempre for dita. Pelo contrário, se lhe mentem, ele rapidamente aprenderá a não acreditar em vocês e de todos os modos chorará. "


Texto da Educadora Juanita de Hernandez- Livro "Educar é Ensinar a Viver "


Parece tolo e pequeno este conselho...Mas não é, e vemos esta maneira de viver no cotidiano.
Hoje vivemos numa sociedade onde os adultos, as lideranças, deixam de falar a verdade constantemente, com a maior naturalidade. Como se a mentira seja algo normal, saudável, aceitável...... Só faltam " jurar perante o altar" , como dito no ditado popular, que estão dizendo a verdade.
Mas a gente sente e percebe quando a mentira está instalada.....Cada um sabe....O mundo hoje percebe....

Eduquemos nossas crianças para a veracidade: irá trazer benefício para ela e para sociedade

Blog Ternura de Deus
Verbratec© Desktop.