sábado, 5 de abril de 2014

O grito da vida é mais forte que o da morte

Os médicos consideravam que seu feto estava morto e queriam fazer o aborto terapêutico, mas a esperança de Maria foi maior

Ocorreu em Roma, e graças ao desejo que todos nós temos dentro do coração, especialmente as mães: viver e dar vida.

Aborto terapêutico

Maria, uma jovem mãe italiana, estava no terceiro mês de gravidez, mas, para os médicos do setor de pronto atendimento de San Giovanni Calibita Fatebenefratelli, seu filho estava morto dentro do útero. O único caminho parecia ser o aborto terapêutico. Segundo informou em 24 de março “Il Messaggero”, para eles o feto estava morto, o coração não batia na 5ª semana de gravidez, a ecografia era plana.

No entanto, o bebê nasceu em perfeito estado de saúde, no mesmo hospital.

Instinto materno e desejo de vida

Tudo isso só foi possível graças à “teimosia” da jovem mãe que, naquele dia, não quis se fiar do diagnóstico dos médicos da sala de emergências.

“Apesar dos exames e da ecografia, esse diagnóstico me pareceu apressado demais – comentou Maria – e, naquela noite, em casa, eu me informei e confirmei o que já havia intuído: que nem sempre as batidas do coração do feto são perceptíveis na quinta semana. Era melhor esperar, antes de optar pelos fármacos e pelo bisturi. Minha gravidez não foi planejada, mas eu amava o meu filho.”

A médica que a acompanha confirmou o acerto da sua decisão: “É verdade, o coração não está batendo, mas a gravidez ainda está no começo. Vamos esperar uma semana para ver se houve aborto interno ou não”.

Alguns dias depois, a ecografia acabou com todas as dúvidas: o embrião estava vivo e crescia. O diagnóstico dado no setor de pronto atendimento era incorreto.

Não à superficialidade com a vida

“Meu bebê nasceu no dia 2 de dezembro de 2013 – contou Maria. Pesava três quilos e meio. Foi parto normal. E cada vez que contemplo o meu filho, lembro do perigo pelo qual ele passou. Se eu não tivesse seguido o meu instinto, teria sido eu mesma a assassina do meu filho.”

Maria pede justiça e indenização por danos morais. “Uma ação legal não é apenas uma iniciativa justa, mas necessária. Não se pode ser superficial com a vida”, afirmou.

Aleteia

Morre no Rio o ator José Wilker

O ator José Wilker, de 66 anos, morreu esta manhã em sua casa no Rio de Janeiro. Ele deixa as filhas Isabel, Mariana e Madá Wilker. Ainda não há informações oficiais sobre a causa da morte, mas suspeita-se de infarto.

Votação começa com atentados em áreas isoladas no Afeganistão

Quatro eleitores ficaram feridos em uma explosão em um posto eleitoral na província de Logar
Mais de 350 mil afegãos foram convocados pelo serviço militar para impedir atentados
Cabul foi isolada do resto do país com cordões de segurança, postos de controle e bloqueios de estradas


CABUL — As primeiras horas de votação das eleições presidenciais no Afeganistão começaram neste sábado com registro de ataques em áreas isoladas, enquanto o país embarca em sua primeira transferência democrática de poder desde a queda do Talibã em 2001. Mais de 350 mil afegãos foram convocados pelo serviço militar para impedir atentados. A capital, Cabul, foi isolada do resto do país com cordões de segurança, postos de controle e bloqueios de estradas.

Quatro eleitores ficaram feridos em uma explosão em um posto de votação na província de Logar, no sudeste do país. Foi o ataque mais grave até o momento, numa disputa em que os insurgentes do Talibã prometeram boicotá, classificando-a de uma farsa apoiada pelos Estados Unidos. Na cidade de Kandahar, o berço da insurgência talibã, a atmosfera era tensa. Veículos não podiam circular e havia pontos de controle em todos os cruzamentos.

A polícia da província de Faryab disse que deteve um potencial suicida que tentava em seção eleitoral. Já em Ghazni, no sudeste, foram disparados uma série de projéteis, que caíram longe do centro de votação.

— Peço ao povo para demonstrar aos inimigos do Afeganistão que nada pode detê-los — disse Yousaf Nuristani, presidente da Comissão Eleitoral Independente (CEI ) depois de votar em Cabul.

Cerca de 12 milhões de afegãos vão às urnas em uma eleição com oito candidatos, incluindo os ex-ministros de Exteriores Abdullah Abdullah e Zalmay Rassul e o ex- ministro das Finanças Ashraf Ghani, que são apontados como favoritos.

O atual presidente Hamid Karzai não pode candidatar-se a um terceiro mandato, mas é esperado que ele exerça influência no governo por meio de políticos leais.

Os talibãs alertaram civis que seriam alvos de ataque se tentasse votar. A previsão era que pelo menos 10% dos centros de votação ficassem fechados por ameaças de segurança.

A maioria dos observadores internacionais deixou o Afeganistão após um ataque em um hotel em Cabul no mês passado. Uma fotógrafa veterana da Associated Press morreu e uma correspondente da mesma agência foi ferida nesta sexta-feira, quando a polícia abriu fogo contra as duas mulheres enquanto cobriam os preparativos para as eleições.

Agência de inteligência do país, a Direção de Segurança Nacional, informou que prendeu um homem e apreendeu lançadores de granadas, fuzis e uniformes da polícia em uma casa em Cabul horas antes do início das eleições

O GLOBO

sexta-feira, 4 de abril de 2014

Qual será a melhor idade para o ser humano?

É comum se denominar melhor idade a que está acima dos cinquenta e oito anos.
Pessoas mais maduras costumam brincar, indagando: Melhor idade para quê? Para morrer, para ficar doente, ficar sozinho, para cair? E por aí vão, desfiando o rosário do que acreditam acompanhe aqueles que se encontram beirando a casa dos sessenta anos para mais.

Se perguntarmos, no entanto, às pessoas, qual consideram ser a melhor idade, as respostas variam ao infinito. Vejamos que, quando somos crianças, de um modo geral, ficamos ansiosos para crescer, ter mais anos somados à nossa idade porque isso significa maior independência.
Afinal, os irmãos mais velhos têm liberdade para fazer uma série de coisas que nos são interditadas. Com dez anos, poderemos andar no banco da frente do carro.

Com doze anos, teremos liberdade para assistir certos filmes.
Quando estamos na adolescência, desejamos galgar os degraus da juventude com presteza. Afinal, a juventude é o momento glorioso para os desafios serem vencidos, um a um: a faculdade, as viagens internacionais, a possibilidade de um emprego.
Em alguns momentos, ansiamos pela madureza porque olhamos aqueles que já concluíram os estudos universitários e estão triunfando em suas profissões.
Olhamos para os que têm certa estabilidade financeira e os invejamos. Os que já constituíram a família e desfrutam da alegria da maternidade e da paternidade. Ah, quando chegarmos lá!

É bem natural, também, que, em certas fases mais duras da vida ou de muitas cobranças e deveres, olhemos para os anos passados e expressemos: Eu era feliz e não sabia.
Que saudades da minha infância: sem maiores compromissos, sem ter tanta conta para pagar, sem ter que levantar tão cedo, todos os dias, para atender a agenda lotada.

Ou nos recordamos da juventude e lamentamos o tempo passado. Como era boa a juventude. Saíamos para dançar à noite e, no dia seguinte, aguentávamos o trabalho, sem maiores problemas.
Viajávamos nos finais de semana, para a praia, jogávamos futebol e, na segunda-feira, lá estávamos nós, no batente.
Somos assim mesmo: ora olhando para a frente, vivendo a ansiedade dos dias futuros. Ora contemplando o passado, que nos parece mais feliz do que quando por ele transitamos.

Então, qual será a melhor idade: a infância, a adolescência, a juventude, a madureza, a velhice?

* * *

Acreditemos:
a melhor idade é sempre aquela que estamos vivendo, com sabedoria, desfrutando minuto a minuto, dia a dia.
Cada fase tem seu encanto. A infância é o período dos folguedos, das brincadeiras despreocupadas, do amanhã risonho e pleno de fantasias.
A adolescência é o período das descobertas, das paixões que explodem pela manhã e morrem com o entardecer.
A juventude é o período das conquistas, as surpresas com o curso escolhido, o diploma conquistado arduamente, a carreira que se inicia, a constituição de um novo lar.
Na madureza, a carreira exitosa, os filhos crescidos, novos horizontes que se abrem.
E a velhice é a idade de gozar o aconchego dos netinhos, de realizar as viagens sonhadas em tantos dias, planejar ainda e sempre o amanhã.
Portanto, a melhor idade é aquela em que nos encontramos por ser a única sobre a qual podemos agir.

Por isso, vivamos intensamente o dia de hoje, com a nossa melhor idade.


Redação do Momento Espírita




quinta-feira, 3 de abril de 2014

Cientistas descobrem substância que pode diminuir sintomas do autismo

Especialistas franceses conseguiram reprimir o distúrbio antes do nascimento em filhotes de ratos aplicando uma injeção de diurético nas mães

Paloma Oliveto
O mal é tão desconhecido que sequer existe concordância sobre o número de pessoas afetadas mundialmente. Não se sabe das causas e nem há tratamento padrão. Nos últimos anos, contudo, as pesquisas sobre autismo avançaram, revelando, por exemplo, diversos genes que têm implicação com esse distúrbio do desenvolvimento, caracterizado principalmente pelo isolamento social. Agora, uma série de importantes descobertas foi publicada na revista Science por um grupo de pesquisadores franceses. Elas foram consideradas um passo importante em direção à compreensão do autismo e, por fim, à cura do transtorno.

Além de observar, pela primeira vez, a atividade de neurônios de embriões de ratos programados geneticamente para desenvolver o problema, os cientistas foram capazes de reverter os sintomas antes do nascimento dos animais, aplicando uma injeção nas mães. Previamente, a mesma equipe havia conseguido diminuir a severidade do autismo e da síndrome de Asperger (um tipo de autismo) em crianças usando a mesma droga. A descoberta ainda não vai beneficiar diretamente os humanos, pois muitos testes precisam ser feitos antes disso, mas os resultados animaram os cientistas, que acreditam ter encontrado o caminho certo em busca de terapias eficazes contra o transtorno autista.

Das poucas coisas que se sabe sobre esse distúrbio é que ele se desenvolve muito cedo, ainda na fase embrionária. Por motivos desconhecidos, os neurônios passam a se comportar de maneira diferente, provocando danos irreversíveis ao cérebro. Por volta dos três anos, a criança começa a exibir os sinais do autismo — é quando a maioria dos pais vai aos consultórios médicos atrás de uma resposta. Na pesquisa, os cientistas constataram a necessidade de iniciar o tratamento o mais cedo possível para evitar que esses sintomas se desenvolvam — os mais conhecidos são déficit de atenção, baixa reciprocidade social e comportamentos repetitivos. Uma dificuldade para isso é que, mesmo se comprovada em humanos a eficácia da substância usada no estudo, não existem testes de detecção do autismo durante a gestação.

Tratamento com bumetanida também é testado em crianças

Em uma coletiva de imprensa, Yehezkel Ben-Ari, pesquisador da Universidade de Aix-Marseille, do Instituto Nacional de Saúde e Pesquisa Médica da França, e principal autor do estudo, explicou que, em 2012, uma investigação clínica mostrou que a substância bumetanida reduziu a gravidade de sintomas em 60 pacientes com idade entre três e 11 anos, com poucos efeitos colaterais.

Durante três meses, as crianças tomaram um diurético para diminuir os níveis intracelulares de cloreto, um importante composto orgânico encontrado no corpo. Em quantidades anormais, porém, ele está associado a deficiências nas redes de neurônios — pesquisas anteriores indicam que o problema também tem relação, por exemplo, com a epilepsia. No fim, 75% dos meninos apresentavam sintomas mais amenos, o que foi constatado por meio de três escalas comportamentais utilizadas globalmente para averiguar a taxa de severidade do autismo.

Como exemplo, os pesquisadores citaram um paciente de seis anos que apresentava baixa habilidade linguística e pouca interação social, era hiperativo e exibia um tratamento combativo. Depois de três meses de tratamento, os pais, professores e enfermeiros do hospital onde eles se tratava, além de amigos da escola, disseram que o garoto estava mais participativo. A atenção dele havia melhorado, assim como o contato visual, que é pobre em pessoas com esse distúrbio.

— Apesar de não ser um tratamento curativo, o diurético reduziu a severidade do autismo na maior parte das crianças — destacou Ben-Ari.

A substância foi patenteada pelo instituto de pesquisa francês Neurochlore, que financiou o estudo publicado na Science.

Sintomas amenizados


Em um segundo teste, os cientistas investigaram se, aplicada diretamente nos roedores depois do nascimento, a substância também poderia tratar o autismo. Esses animais, que já exibiam sinais da doença, apresentaram redução dos sintomas.

— Conseguimos comprovar que a bumetanida é eficaz e que, quanto mais cedo iniciado o tratamento, maior o potencial preventivo — diz o pesquisador.

— Dada a ênfase cada vez maior à necessidade de detecção precoce do distúrbio do espectro autista e à descoberta de seus biomarcadores, a possibilidade de tratamento pré-natal com um agente como a bumetanida é uma possibilidade sedutora de prevenção ou terapia precoce — acredita Susan Connors, neurologista do Hospital Geral de Massachusetts.

Ela observa, contudo, que, para isso acontecer, será necessário primeiramente desenvolver métodos confiáveis e seguros de identificação da doença em fase embrionária.

Yehezkel Ben-Ari ressalta que ainda não está na hora de pensar em desenvolver tratamento pré-natal para o autismo, pois a doença tem diversos aspectos que ainda precisam ser investigados a fundo.

— Para tratar, é necessário entender como o cérebro se desenvolve e de que forma mutações genéticas e fatores ambientais modulam a atividade cerebral dentro do útero — pondera.

Ação dos cloretos


Se nos pacientes humanos não se pode falar em cura, no experimento realizado com ratos, a bumetanida eliminou qualquer sinal de autismo antes do nascimento dos animais. Eric Lemonnier, pesquisador do Laboratório de Neurociência de Brest, na França, e coautor do artigo, explica.

— Durante toda a fase embrionária, os neurônios contêm altos níveis de cloretos. Como resultado, o GABA, principal mensageiro químico do cérebro, excita os neurônios durante essa fase, no lugar de inibi-los. Isso é importante para a construção do órgão — explica Eric Lemonnier, pesquisador do Laboratório de Neurociência de Brest, na França, e coautor do artigo.

Mas depois, quando o cérebro já está consolidado, a concentração de cloretos dentro das células cai. Com base nas observações, os pesquisadores desenvolveram modelos de ratos com autismo para checar se o cloreto também poderia estar associado a esse tipo de transtorno. Logo após o nascimento, exames indicaram que as taxas continuavam anormalmente altas. Isso não é comum porque, no momento do parto, a mãe libera um hormônio, a oxitocina, que regula a ação do neurotransmissor GABA. Nos ratinhos testados, nem mesmo essa substância consegue acalmar a superexcitação dos neurônios. A bumetanida, contudo, é capaz de reproduzir o efeito da oxitocina.


Zero Hora

quarta-feira, 2 de abril de 2014

Esquartejador de Higienópolis: família faz reconhecimento de cabeça encontrada na Sé

Confirmação da identidade da vítima depende de exame de DNA

A família de um homem desaparecido procurou o DHPP (Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa) na terça-feira (1º). Eles queriam saber se o parente sumido pode ser a pessoa que foi encontrada esquartejada em Higienópolis e na Sé, regiões do centro de São Paulo. Os familiares levaram uma foto do homem de cerca de 55 anos.

Segundo informações iniciais da polícia, a imagem seria muito parecida com o retrato computadorizado feito da cabeça, que ainda não foi divulgado. Entre as características similares entre as duas imagens estão o bigode, o cabelo e a sobrancelha. Pelo menos outras oito famílias procuraram a polícia em busca de parentes desaparecidos, mas essa foi a primeira vez que as características entre o desaparecido e a pessoa esquartejada combinaram.

No entanto, só será possível saber se esse homem desaparecido é o esquartejado de Higienópolis após um exame de DNA, que deve ficar pronto até sábado.

O caso

Um mendigo vasculhava um lixo na esquina das ruas Sergipe e Sabará, por volta de 9h de domingo (23), quando encontrou as primeiras partes do corpo — pernas e braços. Os dedos das mãos teriam sido cortados para dificultar a identificação da vítima.

Esquartejador de Higienópolis: Polícia Civil foca investigação na região do Brás

Mais tarde, às 12h30, o tronco, que estava envolto em um vestido, foi encontrado, também em sacos de lixo, dentro de um carrinho de feira entre a rua Mato Grosso e a rua José Eusébio, junto ao Cemitério da Consolação. A pele foi aparentemente retirada para evitar o reconhecimento de tatuagens ou sinais. Pouco tempo depois, na rua da Consolação, também perto do cemitério, foram encontradas as coxas envoltas em saco plástico, amarrados com durex e fita crepe.

A cabeça também foi encontrada por um morador de rua na praça da Sé. Ele procurava comida na região quando encontrou o saco com a cabeça dentro.

R7

Cientistas põem fim ao mistério das listras nas zebras

Característica representa uma evolução que ofereceu aos animais proteção contra moscas portadoras de doenças, diz estudo

CALIFÓRNIA (EUA) - Cientistas americanos garantiram a descoberta do mistério que envolve uma das questões mais intrigantes do mundo animal: por que as zebras são listradas? Charles Darwin e o naturalista Alfred Russel Wallace já debateram o assunto há 120 anos. Desde então, diversas hipóteses foram levantadas.

Uma equipe da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, analisou todas essas teorias e concluiu que as listras evoluíram ao longo do tempo para proteger os animais das atenções indesejadas de moscas portadoras de doenças, aponta o jornal britânico “The Independent”.

Para chegar a esse resultado, a equipe pesquisou cinco hipóteses diferentes - apontadas em estudos anteriores. Entre elas estão as ideias de que as listras poderiam ser uma forma de camuflagem, uma maneira de confundir predadores, um mecanismo para manter o calor no organismo, ou até mesmo uma característica para a socialização entre os animais.

O grupo mapeou a localização geográfica de sete espécies de zebras, cavalos e asnos, e suas subespécies, analisando a largura, localização e intensidade das listras. O passo seguinte foi comparar os locais onde esses animais viviam com outros fatores, como a presença de florestas, os predadores, temperatura e a presença de insetos que picam, como a mosca tsé-tsé e a Tabanidae.

- Havia uma quantidade maior de áreas do corpo dos animais cobertas de listras em regiões em que eles eram mais incomodados pelos insetos - afirmou ao “The Independent” Tim Caro, professor de biologia da Universidade da Califórnia e principal autor do estudo.

O resultado foi publicado nesta terça-feira na revista científica “Nature”. Para os autores, o próximo passo na solução desse enigma evolutivo consiste em entender porque as moscas evitam superfícies listradas.


O GLOBO

terça-feira, 1 de abril de 2014


Motorista raivoso encarna o karma instantâneo e vira hit

Segundo o hinduísmo, o karma seria o efeito de nossas ações no futuro, podendo ser logo após o ato ou até em outras reencarnações. O karma instantâneo, por sua vez, seria a reação imediata ao ato. O termo é bastante usado para quem faz uma merda bobagem e acaba por sofrer as consequências ali mesmo, na frente de todo mundo.

Um motorista um tanto quanto raivoso nos Estados Unidos acabou virando na semana passada um exemplo claro do karma instantâneo. O resultado foi um vídeo que viralizou e já tem mais de 8 milhões de visualizações.

O vídeo foi postado na quarta-feira passada e mostra um jovem guiando uma caminhonete e querendo forçar a ultrapassagem sobre uma motorista, que filma toda a ação. Após ultrapassar à direita, o rapaz expressa todo o seu descontentamento mostrando o dedo médio para a motorista. E aí vem o castigo: ele perde o controle da caminhonete e bate em uma placa de trânsito.

A reação da motorista que filmou tudo é cair na risada. Acho que todo mundo que pega um idiota pela frente no trânsito entenderia a situação, não é mesmo?

Em entrevista para a CBS, ela disse que se sentiu um pouco mal por rir da cara do sujeito, mas que foi a reação imediata porque foi “meio engraçado”. Ela ainda informou que o motorista da caminhonete foi preso por direção perigosa e por não estar usando cinto de segurança.

Bebê passa fome e frio em dez horas de voo da US Airways

Mulher é impedida de embarcar com bolsa com fraldas, comida e agasalho para seu bebê
Companhia americana terá de indenizar mãe e filho em R$ 40 mil


RIO - A 27ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro condenou a companhia aérea US Airways a indenizar um bebê de dois anos em R$ 20 mil por danos morais. Segundo a ação, a mãe da criança foi impedida de entrar no avião com uma bolsa com itens para cuidado infantil, como fraldas, alimento e agasalhos e o bebê passou fome e frio durante cerca de dez horas de viagem.

A mãe do bebê também afirma que, após o desembarque, notou que as malas da família estavam com o fecho danificado e que alguns itens foram furtados. Ela também receberá indenização de R$ 20 mil por danos morais.

Os desembargadores consideraram que os fatos narrados pela passageira não são meros aborrecimentos cotidianos e destacam o descaso e desrespeito com mãe e filho.

O Globo

domingo, 30 de março de 2014

MPT move ação contra McDonald’s

O Ministério Público do Trabalho (MPT) no estado do Paraná move ação contra a empresa Arcos Dourados, que controla a rede de lanchonetes McDonald’s, por trabalho insalubre de adolescentes. Caso seja condenada, a rede deverá pagar R$ 10 milhões por danos morais coletivos e desligar os adolescentes que estejam em fundações inadequadas para sua idade.

Segundo o MPT, os jovens entre 16 e 18 anos realizam diariamente atividades que colocam em risco sua saúde como manuseio de chapas quentes e fritadeiras e limpeza do estabelecimento, inclusive dos banheiros. A ação iniciada em setembro tramita sem acordo até o momento e, se acatada, terá efeito nacional.

promenino

UTILIDADE PÚBLICA

Verbratec© Desktop.