domingo, 4 de janeiro de 2009

CONTROLE DE NATALIDADE NA CHINA

Um bilhão em movimento

O país mais populoso do planeta vive em constante transição: seu mais de um bilhão de habitantes há décadas se movimenta entre as tradições e princípios dos antepassados e os desafios do futuro. Se avançou em muitos aspectos, em dezenas de outros pontos a sociedade chinesa continua bastante parecida à que viu Mao Tsé-tung assumir o poder há mais de meio século. A seguir, a situação dos chineses em diversos setores de suas vidas neste novo século:

Família
Enfrentando a perspectiva de uma explosão populacional, a China implementou rígidas leis de controle de natalidade nos anos 70. A famosa lei que permitia que cada casal tivesse somente um filho aparentemente fez efeito. O índice de natalidade caiu - a população na virada do século era de 1,2 bilhão de pessoas, contra a previsão de 1,5 bilhão se não houvesse o programa. Há indícios, no entanto, de que o sucesso do controle foi obtido às custas do desrespeito aos direitos humanos - os relatos de abortos forçados e esterilizações compulsórias atraíram condenação da comunidade internacional. Surgiu também um fenômeno trágico: a multiplicação dos casos de infanticídio. Como os homens são mais valorizados por sua força de trabalho braçal nas áreas rurais, muitas meninas eram sacrificadas por causa da lei de um filho por casal.

Migração e Terceira idade

Uma das principais ameaças ao controle de população na China é o número crescente de migrantes, uma população flutuante que reúne mais de 100 milhões de pessoas em constante trânsito pelas áreas rurais. De acordo com os registros do governo, essas pessoas tendem a desrespeitar as regras de natalidade e planejamento familiar, inflando a população total e aumentando a demanda por trabalho e serviços públicos. Além disso, a expectativa de vida dos chineses dobrou desde a tomada do poder por Mao, em 1949. Na virada do século, o índice era de 70 anos em média. Com poucos nascimentos e cada vez mais idosos, a China corre o risco de, no futuro, abrigar a população mais envelhecida já vista no mundo.


INACREDITÁVEL O QUE ACONTECE POR LÁ!!!!


fonte:VEJA on-line

11 comentários:

  1. isso é uma injustiça olho o que uma mulher pode fazer com uma criaça!!!porque ela não queima seu proprio corpo pra ver se é bom!
    Se gostar me AVISA pra eu me queimar tambem....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olha o erro no português;"criaça"???????

      Excluir
  2. não achei minha resposta! -'-

    ResponderExcluir
  3. meu deus o que e issooooooooooooooooooooooooo

    ResponderExcluir
  4. que crueldade................

    ResponderExcluir
  5. sao os demonios.................

    ResponderExcluir
  6. sao muito crueis........................horriveis

    ResponderExcluir
  7. horror no brasil é a fatalidade de pessoas que fazem filhos e mão tem a tem compromisso em dar educação carinho e amor para com seus filhos.

    ResponderExcluir
  8. Favor reclamar na revista Veja sobre o erro em 'criaça'

    ResponderExcluir

Verbratec© Desktop.