sábado, 14 de abril de 2012

Polícia investiga sequestro de gerente de padaria em Niterói


Em Icaraí, moradores fizeram protesto esta manhã contra a violência na cidade

RIO - A onda de violência em Niterói tem mais uma vítima. A Divisão Antissequestro da Polícia Civil investiga o sequestro do gerente de uma padaria no bairro do Cubango, na Zona Norte da cidade. Ele estaria desaparecido desde o último dia 25 de março. E a polícia busca pistas sobre o paradeiro do comerciante.

Enquanto isso, neste sábado cerca de 50 pessoas - entre moradores de Niterói, voluntários do movimento Rio de Paz e integrantes do grupo Niterói Quer Paz - participaram de um protesto na Praia de Icaraí contra a violência na cidade. Os manifestantes montaram na areia um cercado que simbolizava uma cela e, segundo os organizadores, representava o quadro psicológico do povo de Niterói, que atualmente vive com medo por causa do aumento do número de casos de violência. No fim da manhã, as grades desse cercado foram partidas, expressando a decisão da população de Niterói de enfrentar o medo e de ir às ruas pedir segurança.

O protesto aconteceu bem em frente a uma das cabines blindadas da Polícia Militar. Apesar de nova, a unidade - equipada com forno micro-ondas, frigobar e filtro - parecia abandonada, com a porta do banheiro arrebentada e visivelmente suja. Segundo moradores, no local há tempos não há policiais. Depois das medidas anunciadas pela Secretaria de Segurança, começou neste sábado o patrulhamento sobre duas rodas na cidade, que faz parte do projeto garupa.- As pessoas estão com medo. Estão se sentindo prisioneiras dessa violência. Sou morador da cidade. E nunca antes vi esse clima - disse Antonio Carlos Costa, presidente do Rio de Paz. - A sociedade precisa reagir e ir para a rua.

Os manifestantes fazem cinco reivindicações: aumento do efetivo da Polícia Militar na cidade, policiamento ostensivo nas ruas a pé, melhoria no trabalho de investigação da Polícia Civil, políticas públicas para as comunidades carentes com objetivo de acabar com a desigualdade e política de segurança para as comunidades não pacificadas.

- O pacote de medidas da Secretaria de Segurança oferece alguma proposta. Mas falou-se no policiamento com moto e a cavalo. E nós entendemos que o policiamento a pé, o contato direto do policial com o morador e comerciante, é eficaz. A necessidade de reforma na polícia também salta aos olhos. Não podemos ter duas polícias que fazem trabalhos que se completam, mas que não dialogam e que suspeitam uma da outra - disse o presidente do movimento.

O movimento Niterói Quer Paz programa para o próximo sábado, também em Icaraí, outro manifesto contra a violência da cidade. O movimento convoca a população a se vestir de branco no protesto, marcado para as 14h.

O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.