sexta-feira, 31 de maio de 2013

31 de Maio - Dia Mundial Sem Tabaco


Data serve como uma alerta para os malefícios que o tabagismo desencadeia

No dia 31 de Maio é celebrado o Dia Mundial Sem Tabaco, uma data que visa alertar sobre os malefícios que o tabagismo acarreta na saúde e fazer com que os fumantes larguem o vício adotando um hábito saudável para as suas vidas. No Brasil, o combate ao tabagismo se dá através de uma Lei Federal de 1996, que restringe o uso e a propaganda de produtos derivados do tabaco em locais coletivos, públicos ou privados, em uma clara medida para reduzir o índice de fumantes no país.

O Estado de São Paulo, também engajado na luta para promover a Campanha Antitabagismo, promulgou em 2009 a Lei Antifumo, que proíbe o uso de cigarros e demais produtos fumígenos nos ambientes fechados de uso coletivo em todo o estado, visando proteger também o cidadão que acaba se tornando um fumante passivo.

Em Pereira Barreto, foi iniciado em 2011 o Programa Antitabaco Municipal, que visa atender os pacientes que tem possuem decorrentes do tabagismo através de equipes qualificadas para orientarem a respeito dos cuidados necessário com o vício e com a saúde.
As recomendações para ajudar driblar a vontade de acender um cigarro são: fazer exercícios físicos, tomar muito líquido e mascar chicletes ou um pedaço de canela. O ponto principal é evitar as 'situações-gatilho', aquelas que desencadeiam a vontade de fumar. Por exemplo, se uma pessoa sente mais vontade de fumar quando toma café, ela pode tentar tomar café com leite, ou mudar de bebida.

H+

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.