sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Chefe da Organização Mundial da Saúde diz que ebola está fora de controle

Soldados da Libéria andam pelas ruas para evitar pânico na capital, Monrovia - Abbas Dulleh / AP


Margaret Chan se reuniu com os presidentes de Guiné, Libéria, Serra Leoa e Costa do Marfim nesta sexta-feira

CONACRI - Em reunião nesta sexta-feira, a diretora da Organização Mundial da Saúde, Margaret Chan, deixou claro que o mundo inteiro deve estar em alerta por causa da epidemia de ebola no Oeste da África. Segundo ela, o surto está "se espalhando mais rápido do que nossos esforços para controlá-lo". Trata-se da epidemia mais devastadora do vírus desde 1976, quando a doença foi descoberta. De fevereiro até hoje, 729 pessoas morreram na Guiné, na Libéria e em Serra Leoa, onde o surto está concentrado.

- É uma epidemia sem precedentes acompanhada de desafios sem precedentes. Estes desafios são extraordinários - descreveu Chan. - Se a situação continuar a se deteriorar, as consequências podem ser catastróficas em termos de perda de vidas, mas também de severa crise socioeconômica, com risco de se espalhar para outros países.

A diretora da OMS esteve reunida nesta sexta com líderes dos três países afetados em Conacri, na capital da Guiné, onde a epidemia começou. Segundo ela, o surto está fora de controle, mas ainda pode ser impedido se houver uma grande mobilização internacional. Esta é a primeira epidemia no Oeste da África e envolve a linhagem mais mortal do vírus.

Nos EUA, uma informação está gerando medo na população. Segundo o Departamento de Estado, um avião foi fretado para buscar dois americanos que foram infectados com ebola na Libéria. Trata-se de um médico e uma missionária que contraíram a doença enquanto prestavam socorro a pacientes africanos. Ao que tudo indica, eles serão levados a um hospital especializado em tratamento de doenças altamente contagiosas, em Atlanta, na Georgia.

A reunião em Conacri teve por objetivo organizar a mobilização de centenas de médicos extras como parte de uma ajuda de emergência avaliada em mais de 100 milhões de dólares da OMS. O atual surto de ebola está ocorrendo em áreas rurais de difícil acesso, mas também em cidades densamente povoadas. A reunião ocorreu depois que começaram a chegar os primeiros anúncios de suspensão de voos. A Nigéria anunciou que colocará em quarentena duas pessoas que tiveram contato direto com um homem que morreu de ebola em Lagos, na semana passada.

O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.