terça-feira, 9 de outubro de 2012

Ministério da Saúde lança Campanha de Doação de Leite Humano 2012


“Doar leite materno é multiplicar vida com esperança” é o slogan da campanha deste ano

“Doar leite materno é multiplicar vida com esperança.” Este é o slogan da Campanha de Doação de Leite Humano 2012, lançada nesta quinta (4) pelo Ministério da Saúde. O objetivo é mobilizar as mulheres de todo o país sobre a importância do leite materno para aqueles bebês (em especial, prematuros e recém-nascidos de baixo peso internados em UTI neonatal) que não têm a oportunidade de serem amamentados por suas mães.

No Brasil, anualmente, o número de mulheres que dedicam seu tempo para retirar o leite para doação ultrapassa 115 mil. Por ano, são recolhidos cerca de 150 mil litros de leite materno, que passam pelo processo de pasteurização e controle de qualidade antes de chegarem a mais de 135 mil recém-nascidos. De acordo com o Ministério da Saúde, este volume representa de 55% a 60% da demanda de leite humano no país. “Estamos nos esforçando para sensibilizar cada vez mais pessoas e buscando mães a se envolverem e participarem dessa corrente. A meta do Ministério da Saúde é chegar a 200 mil litros de leite doados. Temos esperança e tecnologia para isso. O Brasil conta com a maior e mais complexa rede de leite humano do mundo”, disse o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. A madrinha da campanha deste ano é a atriz e apresentadora Maria Paula, mãe de Felipe de 4 anos, que doou leite materno enquanto amamentou o filho (assista ao vídeo abaixo).

Segundo o Ministério da Saúde, no Brasil, há 212 bancos de leite e 110 postos de coleta no país. Por isso, se você está amamentando, tem leite em excesso, é saudável e está disposta a colaborar, procure o banco de leite mais próximo de sua residência no site da Rede Brasileira de Banco de Leite Humano.

Como doar

Preparo do frasco

Você pode utilizar um frasco de vidro com tampa plástica para armazenar o leite. Lave bem o recipiente e coloque em uma panela com água para ferver por 15 minutos. Depois, deixe-o secar de boca para baixo em um pano limpo, sem enxugar. Quando ele estiver seco, está pronto para uso.

Coleta

Antes de começar, escolha um lugar limpo e confortável para sentar. Prenda os cabelos, lave as mãos e antebraços com água e sabão, seque em toalha limpa e coloque máscara no rosto. Quando estiver pronta, massageie as mamas com as polpas dos dedos fazendo movimentos circulares no sentido da aréola para o corpo. Para realizar a ordenha, coloque os dedos polegar e indicador no local onde começa a aréola e empurre para trás em direção ao corpo. Comprima suavemente um dedo contra o outro, repetindo esse movimento várias vezes até o leite começar a sair. Os primeiros jatos devem ser desprezados. E uma dica: evite conversar durante o processo.

Como armazenar

Anote na tampa do frasco a data e a hora em que realizou a primeira coleta do leite e guarde-o fechado imediatamente no freezer ou no congelador. Se o frasco não ficou cheio, você pode completá-lo em outro momento. Para isso, use um copo de vidro previamente fervido, por 15 minutos, e escorra sobre um pano limpo até secar. Então, coloque o leite recém-ordenhado sobre o que já estava congelado. Guarde imediatamente o frasco no freezer. Com os potes completos, você pode ligar para um banco de leite humano. E atenção: o leite congelado deve ser transportado para o banco antes de completar 10 dias da data da primeira coleta.

Crescer

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.