sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

[Geek Curioso] Cientistas examinam uma menina de 15 anos que ficou congelada por 500 anos.


Cientistas examinam uma menina de 15 anos que viveu no Império Inca, e que ficou congelada por 500 anos.

Desenterrada em 1999 no cume do vulcão Llullaillaco (a 6.739 metros do nível do mar), perto da fronteira com o Chile, o seu corpo e o de um menino de 7 anos de idade, estão entre as múmias em melhor estado de preservação já encontradas. Os órgãos internos intactos, sangue ainda presente no coração e nos pulmões, pele e características faciais ilesas. Nenhum esforço foi feito para preservá-los: o frio e o ar seco fizeram todo o trabalho.

Além disso, exames de raios X feitos no corpo da menina inca mostraram sinais de infecção pulmonar no momento da morte. A descoberta, feita com uma nova técnica de esfregar cotonetes nos lábios da múmia e comparando-os com amostras de pacientes atuais e do genoma humano, vai ajudar no estudo sobre defesa contra novas doenças.


De acordo com Angelique Corthals, da Universidade da Cidade de Nova York, que é uma das autoras do estudo, a técnica pode auxiliar a descobrir informações sobre como a gripe de 1918 foi tão devastadora no mundo ou ainda melhorar a compreensão sobre possíveis ameaças à saúde da população no futuro, como o surgimento de agentes infecciosos ou doenças que reaparecerem (chamadas de re-emergentes).

Blog Quartogeek

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.