sábado, 18 de maio de 2013

18 de Maio - Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes


Dia Nacional de Combate Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é realizado em Solidão

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) em parceria com a prefeitura municipal, Assistência Social, Conselho Tutelar, Policia Militar, todas as secretarias municipais e diversas entidades de Solidão, Sertão de Pernambuco, realizaram nesta sexta-feira (17 de maio de 2013), o 1º Ato Público em pro do Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.


O evento contou com a presença do Centro de Referencia Especializada da Assistência Social (CREAS), Tony Medeiros (Conselho Tutelar), Moab Algustos (Pr. Igreja Batista Monte Hebron), dos secretários Claudio Alves Nunes, (Sec. Administração), Jacinete de Pereira da Silva Gois (Sec. Bem Estar Social) Erasmo Serafim da Silva (Sec. Agricultura e Meio Ambiente), Jeania Maria Pereira de Melo (Cultura, Turismo e Juventude) Cicera Celma Vicente de Oliveira Melo (Sec. Planejamento e Gestão) que esteve representando a Prefeita Cida Oliveira e demais secretários.


No decorrer do evento houve panfletagens, sensibilização da sociedade civil, discursos sócio-educativos, desfile pelas principais ruas do município entre outras atividades.


Dentre as suas metas do dia 18 de maio, está a promoção do Dia Nacional de luta contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes – como referência de mobilização de massa. Assim, realiza a Campanha anual “Faça Bonito. Proteja nossas Crianças e Adolescentes”.


A campanha tem como símbolo uma flor, acompanhada da frase “Faça Bonito. Proteja nossas Crianças e Adolescentes”, lembrando do cuidado e da necessidade de defesa do direito de meninas e meninos crescerem de forma saudável e protegida.


O símbolo surgiu durante a mobilização do Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes de 2009. Porém, o que era para ser apenas uma campanha se tornou o símbolo da causa, a partir de 2010.


A escolha da data é uma lembrança a toda a sociedade brasileira sobre a menina seqüestrada em 18 de maio de 1973, Araceli Cabrera Sanches, então com oito anos, quando foi drogada, espancada, estuprada e morta por membros de uma tradicional família capixaba. Muita gente acompanhou o desenrolar do caso, poucos, entretanto, foram capazes de denunciar o acontecido. O silêncio de muitos acabaria por decretar a impunidade dos criminosos.


Sua morte, contudo, ainda causa indignação e revolta. O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes vem manter viva a memória nacional, reafirmando a responsabilidade da sociedade brasileira em garantir os direitos de todas as suas Aracelis.

S1 Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.