sábado, 27 de julho de 2013

Prefeitura do Rio monta esquema para fiscalizar casos de trabalho infantil durante Jornada Mundial

Começou, dia 23 de julho, a primeira grande visita internacional do Papa Francisco. Ele visita o Rio de Janeiro e ficará no Brasil até 28 de julho como parte da promoção da 26ª edição da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), evento internacional que reúne milhões de jovens católicos. Ao ser colocado no posto máximo do Vaticano no último dia 12 de junho, Dia Mundial contra o Trabalho Infantil, o pontífice lembrou os milhões de crianças e de adolescentes vítimas de explorações e maus tratos.

A JMJ espera um público de 1,5 milhão de pessoas, por isso, há a preocupação em relação ao número de casos de explorações e abusos contra meninos e meninas, que tende a aumentar em situações de megaeventos, como explica uma das coordenadoras do Instituto Noos, a psicóloga Vania Izzo. “A preocupação é em cima de violência sexual e outras violações, como trabalho infantil. As crianças e adolescentes ficam mais expostos e vulneráveis em grandes eventos”.

A prefeitura do Rio de Janeiro e a Fundação para a Infância e Adolescência (FIA), organizaram junto à sociedade civil, representada pela Rede ECPAT Brasil, algumas ações como forma de prevenção e proteção. “Várias instâncias de garantias de direitos estão presentes nos comitês locais de plantão integrado para que a criança possa ser devidamente atendida e encaminhada dentro do Sistema de Garantia de Direitos”, afirma a coordenadora. Serão dois contêineres de atendimento durante a presença do Papa, localizados em Copacabana e Guaratiba. “Também teremos agentes da prefeitura fazendo o monitoramento para prevenção de situações e circulando pela Jornada”.

A Jornada Mundial da Juventude é realizada a cada dois ou três anos. A última edição foi em 2011, em Madri, na Espanha, e reuniu cerca de 2 milhões de pessoas de mais de 190 países. A agenda do Papa Francisco no Brasil contempla a visita à comunidade de Varginha, no complexo de Manguinhos, na zona norte do Rio, e ao Hospital São Francisco de Assis. Além disso, terá um encontro com a sociedade no Theatro Municipal, no centro da cidade, e ao Santuário de Aparecida, em São Paulo.

Os governos federal, estadual e a prefeitura do Rio anunciaram um gasto milionário com a visita do Papa Francisco, durante a JMJ. Somados, as três instâncias gastarão R$ 118 milhões durante a passagem do pontífice pelo país.


promenino

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.