quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Vulnerabilidade extrema e trabalho infantil no Recife

Publicada nesta segunda-feira, reportagem de jornal pernambucano revelou a situação de vulnerabilidade de famílias e o descaso do poder público na capital. O texto relata o cotidiano de três crianças do bairro de Saramandaia, norte de Recife, que nadam em meio ao lixo no Canal do Arruda em busca de latas de alumínio para reciclagem.

Os garotos, que têm de 9 a 12 anos, vendem as latas em um galpão de reciclagem e conseguem entre 1 e 5 reais, por dia. O dinheiro é usado para comprar comida para eles mesmos ou suas famílias. Os meninos de Saramandaia não estão sozinhos, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) afirma que, no estado de Pernambuco, 726 crianças e adolescentes trabalham com a cata de lixo.

O Ministério Público do Trabalho (MPT) já possui um processo contra a prefeitura de Recife pela não aplicação de políticas de combate ao trabalho infantil. "Isso é uma prova de que a prefeitura podia fazer muito mais. É a face mais crua e cruel da miséria. A imagem prova nossa tese de que o poder público está falhando no combate ao trabalho infantil”, declarou o procurador do Ministério Público do Trabalho, Leonardo Osório Mendonça

promenino

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.