sábado, 5 de abril de 2014

Votação começa com atentados em áreas isoladas no Afeganistão

Quatro eleitores ficaram feridos em uma explosão em um posto eleitoral na província de Logar
Mais de 350 mil afegãos foram convocados pelo serviço militar para impedir atentados
Cabul foi isolada do resto do país com cordões de segurança, postos de controle e bloqueios de estradas


CABUL — As primeiras horas de votação das eleições presidenciais no Afeganistão começaram neste sábado com registro de ataques em áreas isoladas, enquanto o país embarca em sua primeira transferência democrática de poder desde a queda do Talibã em 2001. Mais de 350 mil afegãos foram convocados pelo serviço militar para impedir atentados. A capital, Cabul, foi isolada do resto do país com cordões de segurança, postos de controle e bloqueios de estradas.

Quatro eleitores ficaram feridos em uma explosão em um posto de votação na província de Logar, no sudeste do país. Foi o ataque mais grave até o momento, numa disputa em que os insurgentes do Talibã prometeram boicotá, classificando-a de uma farsa apoiada pelos Estados Unidos. Na cidade de Kandahar, o berço da insurgência talibã, a atmosfera era tensa. Veículos não podiam circular e havia pontos de controle em todos os cruzamentos.

A polícia da província de Faryab disse que deteve um potencial suicida que tentava em seção eleitoral. Já em Ghazni, no sudeste, foram disparados uma série de projéteis, que caíram longe do centro de votação.

— Peço ao povo para demonstrar aos inimigos do Afeganistão que nada pode detê-los — disse Yousaf Nuristani, presidente da Comissão Eleitoral Independente (CEI ) depois de votar em Cabul.

Cerca de 12 milhões de afegãos vão às urnas em uma eleição com oito candidatos, incluindo os ex-ministros de Exteriores Abdullah Abdullah e Zalmay Rassul e o ex- ministro das Finanças Ashraf Ghani, que são apontados como favoritos.

O atual presidente Hamid Karzai não pode candidatar-se a um terceiro mandato, mas é esperado que ele exerça influência no governo por meio de políticos leais.

Os talibãs alertaram civis que seriam alvos de ataque se tentasse votar. A previsão era que pelo menos 10% dos centros de votação ficassem fechados por ameaças de segurança.

A maioria dos observadores internacionais deixou o Afeganistão após um ataque em um hotel em Cabul no mês passado. Uma fotógrafa veterana da Associated Press morreu e uma correspondente da mesma agência foi ferida nesta sexta-feira, quando a polícia abriu fogo contra as duas mulheres enquanto cobriam os preparativos para as eleições.

Agência de inteligência do país, a Direção de Segurança Nacional, informou que prendeu um homem e apreendeu lançadores de granadas, fuzis e uniformes da polícia em uma casa em Cabul horas antes do início das eleições

O GLOBO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.